Royal Norwegian Air Force F-35A

FORT WORTH, Texas, 1º de abril de 2025 /PRNewswire/ — A Lockheed Martin (NYSE: LMT) concluiu hoje a entrega das 51ª e 52ª aeronaves F-35A para a Força Aérea Real Norueguesa, tornando a Noruega o primeiro país parceiro do programa F-35 a cumprir integralmente seu programa de aquisição original.

“O F-35 é o melhor caça do mundo e estou muito satisfeito que receberemos o último dos 52 caças encomendados pela Noruega à Lockheed Martin”, disse Tore O. Sandvik, Ministro da Defesa da Noruega. “As aeronaves garantem que possamos proteger a soberania norueguesa e manter um controle ainda mais eficaz sobre nossos territórios em terra, no mar e no ar.”

As capacidades avançadas e a interoperabilidade aprimorada do F-35 reforçam a defesa soberana da Noruega e sua cooperação com aliados estratégicos em toda a Europa, incluindo os países vizinhos na região nórdica. A frota de F-35 desempenhará um papel essencial na proteção do Alto Norte e no apoio às missões da OTAN.

“A frota norueguesa de F-35 melhora a interoperabilidade entre os sistemas de defesa das Forças Armadas da Noruega, ampliando a consciência situacional de toda a força e fortalecendo a segurança transatlântica”, afirmou Chauncey McIntosh, vice-presidente e gerente geral do programa F-35 na Lockheed Martin. “É uma honra continuar nossa parceria de mais de 50 anos com a Noruega, garantindo que sua Força Aérea permaneça à frente das ameaças emergentes e possa proteger o país e seus aliados por muitas décadas.”

Como peça central no campo de batalha de 20 nações aliadas, o F-35 promove a paz por meio da força no século XXI. Com mais de um milhão de horas de voo e uma frota global superior a 1.150 aeronaves — e em crescimento —, o F-35 oferece capacidades incomparáveis, fortalecendo a dissuasão militar dos aliados ao redor do mundo. Os F-35 operam em 48 bases em todo o planeta, incluindo 10 países com operações em território nacional.

À medida que adversários avançam rapidamente em tecnologia, a conectividade inigualável do F-35 e sua capacidade de operar em conjunto com ativos em terra, mar, ar, espaço e ciberespaço são essenciais para garantir a superioridade aérea hoje e no futuro.

Sobre a Lockheed Martin

A Lockheed Martin é uma empresa global de tecnologia de defesa que impulsiona a inovação e promove a descoberta científica. Suas soluções de missão em todos os domínios e a visão de Segurança do Século XXI® aceleram a entrega de tecnologias transformadoras, garantindo que seus clientes estejam sempre um passo à frente. Mais informações em lockheedmartin.com.

Subscribe
Notify of
guest


4 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
PACRF

52 F-35, a Noruega tem uma força aérea de peso. Do outro lado está a Suécia com quase uma centena de Gripens. A Finlândia encomendou 64 F-35. A região do Báltico não está para brincadeira.

Heinz

E o Brasil, 9 gripens sem FOC, uns 10 AMx, e alguns F-5.

Santamariense

São 8 Gripen (o 4100 ainda não conta) e acho que ainda não tem nem IOC, quanto mais FOC. São 5 A-1M e 28 F-5M.

Rafael V.

E tem quem acha que assim está bom.