CEO da IACIT, Luiz Teixeira e o Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno durante assinatura do contrato no estande da IACIT na LAAD 2025

A IACIT, empresa brasileira referência em tecnologia aplicada à defesa e controle do tráfego aéreo, e a FAB (Força Aérea Brasileira), por intermédio do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo) e da Ciscea (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), oficializaram nesta terça-feira (1), durante a LAAD Defence & Security 2025, a assinatura do contrato para o desenvolvimento do Radar Além do Horizonte OTH 0200 Skywave.

A cerimônia de assinatura contou com as presenças do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; do Diretor-Geral do DECEA (Departamento de Controle do Espaço Aéreo), Tenente-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; e do Presidente da CISCEA (Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo), Major-Brigadeiro Alexandre Arthur Massena Javoski.

A parceria representa um avanço significativo para a soberania tecnológica do Brasil. Com este contrato, a IACIT se torna a única empresa brasileira a desenvolver e fabricar essa tecnologia avançada, consolidando sua posição como referência no setor de radares de longo alcance.

“Este contrato reforça o compromisso da IACIT com o avanço da tecnologia de defesa no Brasil. O Radar OTH 0200 Skywave representa um grande salto para a segurança nacional, permitindo vigilância contínua e em tempo real em áreas estratégicas. Estamos orgulhosos de liderar esse projeto inovador que fortalecerá a autonomia tecnológica do país”, destacou Luiz Teixeira, CEO da IACIT.

Defesa nacional

O Radar OTH 0200 Skywave é uma tecnologia inovadora que permite a detecção de alvos a milhares de quilômetros de distância, muito além da linha do horizonte.

Com o emprego de um sistema avançado de ondas refletidas na ionosfera, o equipamento possibilita monitoramento contínuo e em tempo real de grandes áreas do oceano e do espaço aéreo.

Com a assinatura do contrato, o Brasil se posiciona entre os poucos países do mundo capazes de desenvolver e operar essa tecnologia de ponta.

O Radar OTH 0200 Skywave amplia consideravelmente a capacidade de vigilância das fronteiras e do espaço aéreo. A tecnologia é fundamental para detectar aeronaves voando a baixas altitudes e em regiões não cobertas por radares convencionais, aumentando a capacidade de dissuasão contra ameaças potenciais.

Parceria estratégica

A CISCEA, responsável pela implantação e modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, tem desempenhado um papel essencial no fortalecimento da infraestrutura de defesa do país.

A parceria com a IACIT reforça o compromisso do Brasil com a inovação e o desenvolvimento de soluções estratégicas para a segurança aérea e marítima.

Para Luiz Teixeira, CEO da IACIT, este contrato é um muito significativo para a empresa e para o setor de defesa nacional.

“Com o trabalho do DECEA através dos vários orgãos, como a CISCEA, o Brasil tem avançado continuamente, garantindo operações cada vez mais eficientes e protegidas e caminhando para se tornar um dos três melhores do mundo em segurança do espaço aéreo.”, declarou o CEO da IACIT.

Sobre a IACIT

Fundada em 1986, a IACIT é uma empresa brasileira com sede em São José dos Campos (SP), reconhecida por sua excelência no desenvolvimento de soluções tecnológicas para controle e tráfego aéreo, defesa, segurança pública e meteorologia.

Certificada como Empresa Estratégica de Defesa (EED) pelo Ministério da Defesa, a IACIT investe continuamente em inovação para aprimorar suas tecnologias e atender às necessidades do mercado.

O contrato com a CISCEA reafirma a posição da empresa como uma das principais desenvolvedoras de tecnologias estratégicas para o Brasil, impulsionando a inovação e a soberania nacional na área de defesa e segurança.

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Bernardo santos

Muito bom, espero que o projeto ande bem e que tenhamos essa tecnologia nacional pronta.

Oseias

Daqui a pouco a FAB vai ter aviões anfíbios e na sequencia, barcos e navios, submarinos etc.
A quanto tempo a MB tem UM pasmem apenas um no RS e nada foi para frente.
escrevo isso porque a FAB já faz missões SAR e IVR, agora assume o radar além do horizonte, coisa da MB

LucianoSR71

Pelo que eu entendi a grande diferença do Radar OTH 0200 Skywave p/ o Radar OTH 0100 (incrível, mas o vídeo no YT da empresa mostrando este instalado no Farol de Albardão (RS) já tem 7 anos!!! e a MB fez no máximo um acordo p/ usar as informações geradas por ele) é que o mais antigo funciona c/ ondas que se propagam na superfície do oceano, limitando sua aplicação a detecção de embarcações, já esse novo por utilizar ondas refletidas na ionosfera detecta alvos marítimos e aéreos, sendo que por virem de cima p/ baixo detectam alvos voando a… Read more »

Brito

se instalarem algumas unidades em nossas Ilhas, o alcance melhora considerávelmente..

EduardoSP

Faltou informarem o objeto, o valor do contrato e os prazos estimados para a entrega dos produtos.
Aí é que está a essência da coisa.
O resto é um misto de contexto com propaganda.

Last edited 4 dias atrás by EduardoSP
Heitor

Desde os anos 1960 os russos têm ” radares além do Horizonte”. Usam muita potência e era o quebo Ocidente chamava de forte interferência vinda da URSS.

BlackRiver

Exatamente…
Essa tecnologia é tão nova e moderna quanto o rádio HF.

Aéreo

Se virar realidade um dia, esse projeto será de grande importância para o Brasil em especial porque permite o monitoramento de aeronaves em alguma profundidade dentro do espaço aéreo de países vizinhos fornecendo inteligência sobre movimentações aéreas bem antes delas entrarem em território nacional.

Dagor Dagorath

Há muitos anos (pelo menos uns vinte) recordo de ter lido uma reportagem em uma conhecida revista especializada brasileira falando como os australianos conseguiram detectar um B-2 usando um radar OTH.

Carlos Campos

e os franceses juram que viram um F22, a verdade é que pode ser verdade, mas mas não é suficiente para guiar mísseis, de qualquer forma saber que tem um avião rápido e que está fazendo manobras que um avião comercial não faz, já serve muito, para direcionar os futuros radares de GaN, que se focados numa única área poderiam ver um avião Stelth a distância segura

Dagor Dagorath

Ainda assim, detectar uma aeronave stealth à certa distância é uma capacidade impressionante. Com isso já é possível vetorar a aviação de caça até o inimigo.

Brito

Novo elemento para artilharia de costa astros/MANSUP..

Rinaldo Nery

Muito boa aquisição para controle na FIR Atlântico. É pra isso que foi adquirido, e não tem nada a ver com a MB, como outro forista postou. Os vôos para a Europa não têm visualização radar. Secundariamente, poderá ser utilizado para Defesa Aérea e para missões SAR. Isso se a ameaça vier de um porta aviões no meio do Atlântico…

Maverik

Esse radar , assim como o OTH100 poderiam fazer a busca de alvo para o MANSUP ER?

Aéreo

Não exatamente. Esse tipo de radar não tem muita precisão para isso, em especial se o alvo tiver outros tráfegos perto, como navios mercantes ou navios amigos próximos a ele. Mas ele ajuda uma plataforma como um avião patrulha, um caça, uma escola ou um submarino com o míssil anti-navios a chegar na área onde está o alvo. E essa plataforma irá encontrar a melhor solução de tiros com sensores próximos ou de outras plataformas igualmente próximas.

Carlos Campos

Supostamente esses tipos de Radares conseguem alertar sobre aviões Stelth, o Nostradamus da França, suspostamente viu um F22, porém não é possível usar esses radares para guiar mísseis, mas sim avisar aos caças que o Inimigo está na região, parabéns a FAB

adriano Madureira

F.I.N.A.L.M.E.N.T.E !