Força Aérea Brasileira quer caça Gripen pronto para disparar mísseis ainda em 2025

A Força Aérea Brasileira (FAB) espera estar apta a empregar plenamente os armamentos do caça sueco Saab Gripen até o final deste ano. Segundo o tenente-coronel Ramon Fórneas, comandante da base aérea de Anápolis (GO), onde os aviões estão sediados, a próxima atualização de software será recebida nos próximos dias. A FAB já conta com oito unidades operacionais do modelo Gripen E/F, enquanto um nono caça ainda está em fase final de testes.
A integração do Gripen à FAB tem ocorrido em etapas. Apesar de ter sido declarado operacional em abril de 2023, o caça ainda não está autorizado a utilizar seu canhão nem os mísseis Iris-T e Meteor. Atrasos em testes, considerados naturais, impedem a realização de lançamentos reais no Brasil, embora o Meteor já tenha sido testado com sucesso na Europa. Por ora, o papel de efetuar tiros de destruição permanece com os antigos F-5.
O 1º Grupo de Defesa Aérea, sediado em Anápolis, é responsável por proteger a região central do país, incluindo Brasília. Desde a aposentadoria dos Mirage-2000 em 2015, a base operava provisoriamente com F-5. Mesmo com os avanços do Gripen, unidades de F-5 continuam sendo deslocadas periodicamente para a base goiana como reforço.
O ano de 2024 marcou progressos importantes no programa. Após a certificação operacional, iniciaram-se os treinamentos de combate, inicialmente entre Gripens e posteriormente contra F-5. Atualmente, 14 pilotos brasileiros estão qualificados para operar o novo caça, incluindo o primeiro formado inteiramente no Brasil. Antes, o treinamento era realizado na Suécia com aeronaves da geração anterior.

O destaque do ano foi a participação dos Gripen no exercício Cruzex, em novembro, em Natal (RN). Durante as manobras, o caça brasileiro tanto abateu quanto foi abatido por F-15 americanos, em combates simulados que também envolveram F-16 chilenos. Dos oito Gripen baseados em Anápolis, sete participaram do exercício, com desempenho elogiado por Fórneas, especialmente pelo índice de 85% de disponibilidade operacional.
Ao todo, o programa brasileiro prevê a entrega de 36 caças Gripen, sendo 8 deles com dois assentos. A expectativa para este ano é o voo do primeiro Gripen montado na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP), dentro do acordo de transferência de tecnologia. Empresas como AEL e Akaer também participam da produção. Entretanto, ainda não houve decisão sobre a ampliação da frota para 50 unidades, apesar de haver um entendimento político entre Brasil e Suécia.
Segundo Mikael Franzén, vice-presidente da Saab, a negociação por mais caças é separada do acordo em que os suecos adquiriram quatro cargueiros C-390 da Embraer. Ele também comentou o novo cenário de aumento de gastos militares na Europa, que pode beneficiar a Saab e abrir espaço para que a produção brasileira do Gripen atenda a clientes internacionais, após o cumprimento do contrato com a FAB previsto até o final da década.
FONTE: Folha de São Paulo
A integração do Gripen à FAB tem ocorrido em etapas.
Apesar de ter sido declarado operacional em abril de 2023, o caça ainda não está autorizado a utilizar seu canhão nem os mísseis Iris-T e Meteor.
Atrasos em testes, considerados naturais, impedem a realização de lançamentos reais no Brasil, embora o Meteor já tenha sido testado com sucesso na Europa.
Por ora, o papel de efetuar tiros de destruição permanece com os antigos F-5.
“Lockheed Martin F35 que é um programa caro e fracassado”
Mais um exemplo do tipo de ação do comando da FAB; declararam um caça operacional que sequer podia disparar seu canhão (sem falar nos mísseis).
Mas claro, não se pode criticar o que esse comando faz com R$ dezenas de bilhões de dinheiro público em suas “avaliações e opções ultra técnicas”.
E esse é só um dos programas da COPAC…
Não há necessidade de mísseis, o SUPREMO já “descobriu” que um simples batom
pode ser mais letal que um Gripen.
PS.: Pelo menos na utilização….
Que comentário infantil
Se não temos dinheiro pra pagar os gripen e estamos recebendo atrasada de pois que pagamos você acha que mudaria se tivéssemos escolhido o F35??
Acredito que não teria dinheiro nem pra voar com eles
É o fim da picada estarmos tão atrasados com o programa Gripen E! A Força Aérea Brasileira comprou essas aeronaves há mais de uma década, e até agora temos apenas oito unidades no esquadrão. O Brasil investiu pesado nesse projeto, firmou parceria estratégica com a Suécia, e o que vemos? Um progresso a passos de tartaruga. A promessa era de uma revolução na defesa aérea do país, com transferência de tecnologia e um salto operacional para a FAB. Mas, na prática, o que temos é um cronograma constantemente postergado, burocracia emperrando a entrega, e um ritmo de produção que não… Read more »
Caro, não é a burocracia que emperra é a falta de recursos. Esses poderiam vir de várias fontes: o próprio GF, os gordos “deputados e senadores” que não abrem mão de suas (re)mendas para sabe-se lá o que: algumas vezes são úteis e outras nem é bom falar… Imagine se houvesse uma economia de $$2bi, talvez tivéssemos os aviões em 3 ou 4 anos, contando de agora. Mas sei que a coisa não é tão simples…
PS-OFF TOPIC: apresentação do EDA nesta sexta-feira de tarde em Marília
Uma das dez maiores economias do mundo não pode justificar tamanho fracasso alegando falta de grana… falta qualquer outra coisa… menos dinheiro!
O que disse aqui no aéreo outro dia. Não e falta de dinheiro, e falta de administração.
Falta de administração? Concordo que podemos melhorar bastante, mas não acho que a falta de administração seja o principal vilão. O problema é realmente orçamentário. Nos últimos 20 anos a média do investimento em defesa ficou em cerca de 1,4% à 1,5% do PIB. Agora caímos para cerca de 1% ou um pouco mais, não chega nem em 1,1%. Os problemas de gastos com pessoal vieram de outras administrações, é um problema de décadas. Como é proibido “demitir” servidor público concursado e também é proibido não pagar aposentadorias e pensões, o dinheiro para Aquisições (Investimentos) fica muito pequeno. Em 2024… Read more »
Acabaria com privilégios e penduricalhos nos 3 poderes, daria um fim às viagens da excelentíssima primeira dama, fecharia vários ministérios… Seria um bom começo!
Some os cargos para amigos políticos
Pois é, o governo anterior tinha 22 ministérios em vez de 38. Ficava em hotéis mais simples, até em hoteis do exército para economizar, mas é grosso e discutia com jornalistas, então fazer o que, escolheram o Inácio Ladrão da Silva.
Luis. O número de ministérios faz pouca diferença em termos de gastos… os servidores são apenas realocados… o número de servidores é definido em lei. Existem um número.. uma vez que o servidor é aposentado, este número continua existindo, sendo apenas transferido para folha de pagamento do inativo. Eventualmente, este número se torna como pensão da viúva, viúvo ou dependente. Uma nova vagá só é criada após aquele número (também chamado de código de vaga). Uma vez que exista um novo código gerado, ele só pode ser preenchido após autorizado pelo respectivo ministro; A criação de um ministério ou quando… Read more »
O sr. está considerando apenas os funcionários concursados, está ignorando os companheiros em cargos de comissão, sem falar nas verbas que são destinadas para cada pasta e usadas em pastas que muitas vezes nem precisariam existir. Outra coisa, além de cortar ministérios ele também cortou cargos, o Temer havia cortado 42 MIL cargos e detinha o recorde, o Bolsonaro cortou 61 MIL cargos em seu governo, suspendeu novos concursos por um tempo para enxugar a máquina. E voltando aos cargos de comissão, aqueles que não realizaram concurso público e estão lá pelo QI (Quem Indica), Bolsonaro cortou 21 Mil cargos… Read more »
E quais avanços na área de defesa tivemos no governo Bolsonaro?
Que eu me lembre nenhum..
E olha que eu criei uma enorme expectativa pelo fato dele ser um militar.
Para mim, todos os últimos governos são e foram péssimos.
Desisti, não espero mais nada de ninguém, assim evito decepção.
O “avanço” em defesa do governo Bolsonaro foi entregar de bandeja a Embraer para a Boeing.
Sorte do país que a Boeing é uma empresa falida sem ajuda do Estado dos EUA.
Caro Camargo, não adianta explicar, p’ra quem não quer (ou padece de deficiência cognitiva) entender…
Começaria com a excelentíssima primeira dama, gastos com hoteis luxuosos do “pai dos pobres” e os varios e varios “auxílios” do tres poderes.
Pablo, ainda que seja preciso uma ampla revisão dos gastos em todos os órgãos públicos, porque alguns recebem muito e outros recebem pouco, é preciso lembrar que os três poderes são independentes. Apenas os chefes de cada poder podem determinar os valores e os benefícios dos seus respectivos servidores e dentro de cada poder, os valores mudam em função da carreira… por exemplo, hoje os salários dos professores e dos insittutos federais tem carreiras “espelho”, com os mesmos níveis de progressão e os mesmos valores, mas são carreiras diferentes e nem sempre foi assim. Os salários nas universidades são diferentes… Read more »
“Apenas os chefes de cada poder podem determinar os valores e os benefícios dos seus respectivos servidores e dentro de cada poder”
Independente de qualquer coisa, temos 3 poderes caríssimos e incompetentes. Ponto final!!
Verdade indiscutível, os gastos do atual Presidente e sua Primeira Dama retratam à pífia administração de recursos.
Meu caro, se todo o problema financeiro fosse o gasto do atual DESgovernante e sua digníssima seria fácil resolver.
Esses gastos representam zero 00% para o país.
Quanto a questão moral, de exemplo etc.. Tudo bem, concordo que também não ajuda em nada, e deveria ser diferente.
Mas exigir isso dessa trupe é o mesmo que exigir que um elefante na sala não quebre nada.
Diz isso para o ministério da fazenda. Procura aqui no Aéreo. Tem farto material obtido no Diário Oficial e em outras fontes do governo, que mostra a falta de cumprimento dos prazos e valores por parte do Brasil.
Falta de saber votar!!!!
Não é; os atrasos de operacionalidade são devido a problemas críticos de desenvolvimento.
Que inclusive já foram tornados públicos.
Me referi às entregas de aviões. “ Imagine se houvesse uma economia de $$2bi, talvez tivéssemos os aviões em 3 ou 4 anos, contando de agora.“
Entregar aviões em que condições?
Não há nenhum Gripen operacional de fato por causa de problemas críticos de desenvolvimento.
Problemas previstos por análises sérias no tempo do FX-2.
E injetar mais dinheiro para “acelerar” a resolução desses problemas iria aumentar em dezenas de milhões o custo por célula.
Quem iria pagar?
Meu Senhor, leia, interprete! Eu coloquei como hipótese. E nunca soube por uma fonte séria desses problemas que você menciona. paro por aqui.
Fonte séria? FAB?
Ah, então a tua fonte é que é séria???
Poderia canibalizar uma parte dos 15 bi destinados para cultura ( artistas ) ou das viagens reais do casal lules…
Canibalize os vermes dos congressistas também. Esses são os piores e onipresentes.
Se esse fosse o problema…
R$ 1 trilhão para banca nacional (via “rolagem” da “Dívida Pública”) são intocáveis.
Olá Saldanha.. acho que são coisas diferentes… já discutimos muito aqui sobre a lei de incentivo á cultura. Deve existir problemas mas os dados mostram que o setor cultural movimenta uma substancial parte da economia, que o modelo de renúncia fiscal funciona como um filtro interno para a aplicação dos recursos e que a o abatimento do imposto ocorre durante a prestação ed contas.. discutir a questão das viagens presidenciais nos levaria a outras questões que neste momento serviriam apenas para criar uma nova bola de neve ideológico-partidária.. mas se for mesmo necessário, eu até faço a discussão… Agora o… Read more »
Faria qual diferença se o problema principal é dinheiro e nem Suécia nem Brasil tem verba em quantidade? Injeta dinheiro no projeto e tanto as capacidades quanto as aeronaves chegam. Não injeta e ficamos como estamos. Se fosse de prateleira, acha que algum fabricante nos entregaria as aeronaves só porque somos legais e temos belas praias?
O problema vai muito além de dinheiro.
Há n problemas críticos de projeto mesmo.
Previstos e ignorados pela FAB (para variar)…
Quais problemas críticos?
Não leu as notas da FAB?
Nem precisa; não há nada lá.
Espaço interno, superaquecimento, cargas assimétricas e vibrações em REVO são só 4 deles…
Aos poucos já não dão contam de conter os vazamentos da real situação desse programa.
Quem te disse isso?
Oficiais que serviram na COPAC não sabem disso? Ou será que trabalharam na COPAG?
Alguns desses problemas já são públicos e estão online em artigos.
E cada vez mais vão vazar informações.
Já não dá mais para esconder o óbvio.
Os MAV com quem ele se relaciona e que vieram em peso votar nos comentários dessa matéria.
Só pagar que a coisa anda.
Esses atrasos não são nenhuma surpresa para quem de fato avaliou com seriedade o FX-2… Eram muito previsíveis.
Vou mandar uma mensagem pro Belintanni falando que tem um tal de Mauro, aqui na trilogia, que conhece tudo de projetos de aeronaves de combate. Você pode dar umas dicas pra ele. Quem sabe…
Tu é só um corporativista que defende o comando incompetente e lesa pátria da FAB.
Está se lixando para nossa Defesa e Soberania Nacional.
Nenhuma surpresa.
A real desse programa já começou a vazar; e vocês não tem o que fazer.
Espero, mas duvido totalmente com os partidos dos últimos e atual governo, que responsabilidades sejam severamente cobradas.
Vai você no MPF e denuncia.
Mas já podem ser usados em exibições de 7 de setembro e portões abertos. Isto é o que importa.
Nem pra isso serve…eles mandam os F5!
“O Brasil investiu pesado nesse projeto,…” O Brasil assinou um contrato, prometendo que iria pagar corretamente, cumprindo prazos e metas. Mas, não foi isso que aconteceu! E não é o que está acontecendo! A culpa não é da SAAB e nem da FAB…a culpa é de quem tem cria, aprova e libera o dinheiro do orçamento. Desde 2020, os valores liberados para o programa estão muito aquém do que foi acordado. E agora em março começou o pagamento do principal da dívida, chamado repagamento, que incluirá mais 1,5 bi de reais anualmente no valor a ser pago. Se já atrasava… Read more »
Ah, esquece. O Mauro conhece a causa e solução de todos os problemas… Sabe tudo!
Pois é, Rinaldo. Vez ou outra aparece um desses que se considera dono de todas as respostas e especialista em tudo.
Conhece até os problemas do projeto. Não sabia que ele trabalha na EMBRAER, ou no IPEV.
Engenheiros que trabalham(ram) para indústrias aeroespaciais do Brasil, EUA e Europa chamam certo tipo de oficial da FAB de “fabinhos”.
Porque será?
É preciso avaliar a instalação de SIRENES e BOCA DE TUBARAO nos desdentados. kkkk
Oxi, e eu achando que era só apertar aquele botaozinho no manche, rsrs. Bem, então por enquanto são 8 aviões de figuração.
Modelos fotográficos
“caças de festin”
Maquetes
Praticamente um Kit Revell
https://www.maismodelismo.com.br/plastimodelismo/bae-hawk-t2-revell-1-32
Quando pensamos que a coisa está ruim,nem imaginávamos que estaria muito pior,Brasillllllsilll.
Não temos condições nenhuma de criticar país nenhum,devemos primeiro olhar o nosso espelho.
Largados e pelados F39 Gripen…kkkkk 8 participantes especialistas em combate são largados pelados no céu brasileiro… não perca nova temporada!
Kkkk
Relaxa meu querido, temos os F5, alguns A1 e dois poderosos A4 prontos para o combate.
O inimigo pensará duas vezes antes de adentrar em nosso espaço aéreo !!!
O mundo todo se armando e nós com 8 caças que nem atiram , nossa defesa anti aérea é da época da segunda guerra , esse país é uma piada
Piada sem graça….
A coisa é pior ainda; não há nem 20 F-5 operacionais.
Na prática hoje não temos defesa aérea no país (de fato sequer “Força Aérea”; nossos “aviões de combate estão quase resumidos a Super Tucanos).
E o comando da FAB não tem culpa alguma, não é mesmo? (Segundo alguns).
Marinha e Força Aérea de Terra e Exército capinador…
2% do PIB de um país como o Brasil é pouco só na mão de incompetente
“A coisa é pior ainda; não há nem 20 F-5 operacionais.”
São 28 F-5M ativos. Operacionais? Ninguém sabe…eu não sei, tu não sabe…só o pessoal da FAB sabe. E se alguém lá de dentro te passou isso, cometeu crime militar.
Estou dizendo que está bom? Óbvio que não!! Mas, falemos o que temos conhecimento e certeza. Não adianta tu trollar, aliás, única coisa que tu faz aqui.
Ignore meus posts e poupe todo mundo dos teus chiliques.
Se há um troll aqui é tu.
Não, não vou ignorar teus posts. Vou rebater uma a uma tuas bobagens. Eu tenho paciência. Me coloca um comentário teu que colaborou, explicou, elucidou, trouxe conhecimento, curiosidades e informações. Não existe comentário teu nesse sentido. Só existem críticas e destilação de raiva, rancor e sei lá mais o que. Isso que tu faz é trollagem. No dicionário, ao lado da palavra trollagem tem o teu nome. Simples assim…
Você só pode trabalhar na FAB ou ter parente por lá, não é possível. Nossas FAs possuem uma estrutura fadada ao fracasso e quando estourar alguma guerra, é fácil, é só recrutar a galera com idade militar e por na linha de frente pra morrer.
“Você só pode trabalhar na FAB ou ter parente por lá, não é possível.”
Por que?? Tem n comentários meus criticando o atraso, a maneira que o programa é tocado e muitas outras críticas pontuais. Só não acho que a coisa é totalmente errada como vocês falam. Mas, teu comentário é tipicamente dicotômico, característico do Brasil atual, onde se tu não concorda comigo, tudo que tu fala é pensa é errado.
Não realmente incrível como alguns não fazem nenhuma relação entre as ações dos comandos das respectivas FAs é a situação delas?
Todos os problemas são de outros… Eles não tem responsabilidade alguma.
E a desculpa de sempre é “orçamento”.
E quando receberam o que fizeram?
Posso entender que um Sukhoi SU-30 venezuelano poderia passear no nosso espaço aéreo livre ….leve e solto …sem ser incomodado.
Um Su-30?
Praticamente qualquer aeronave…
com certeza kkkkk
Os países que mais se armam são aqueles que já sofreram muito com as guerras. O Brasil nunca sentiu de verdade isso na pele. Um brasileiro médio não sabe a difrença de um Gripen pra um F-5 ou de um Hércules pra um KC-390. Talvez não saiba nem o que são. Ou seja, isso não dá voto. Enquantoo Brasil não tiver um problema sério com outros paíes (não torço para isso), para gerar uma comoção popular, as coisas vão continuar nesse ritmo.
Mas festa de peão e aniversários de cidadezinhas custam muito caro e dão voto. O povo prefere, na sua não santa ignorância, dançar.
Ah sim. Muito melhor o político investir nisso, aparecer e ganhar votos, do que levantar a bandeira da Defesa e passar despercebido, praticamente no anonimato. O sistema é f…, como diria o Capitão Nascimento.
Cara, outro dia falei isso. Foi so a Venezuela pensar em alguma coisa, o eb deslocou blindados, comprou o max, spike, inaugurou companhia anticarro. E só dar um sopro que as coisas acontecem.
Sim…quando temos medo e necessidade….as coisas acontecem magicamente.
Tem uma matéria em 5 tópicos explicando exatamente isso…um conflito prolongado ou a iminência de um conflito x desenvolvimento
https://www.forte.jor.br/2025/03/16/guerra-e-desenvolvimento-v-america-latina/
Quando leio isso, instantâneamente vem na minha cabeça o pleito do Brasil para ser membro permanente do Conselho de Segurança da ONU kkkkkkkkk
Os nossos “líderes” políticos que pedem isso só podem estar sob efeito de algo, ou têm a capacidade cognitiva de um frango.
Mas essa utopia é daquele super indivíduo da diplomacia dos atabaques.
O Brasil não tem condições nenhuma de fazer parte de nada,agora então com esse desgoverno de inépcios.
E realmente difícil acreditar numa coisa dessa . Só se pode mesmo lamentar.
Oi?
É curioso que na Suécia o “sistema” é semelhante desde o início do programa Gripen nos anos 80…Não existe uma cadência de aquisição e entrega definida, as aeronaves são incorporadas aos poucos e ao longo de muitos anos.
Se os caças não estão prontos pra atirar, nem com o canhão, como enfrentaram os F-15 no recente exercício em Natal (lógico que sei que não há disparos reais porém é uma pergunta que os ianques podem fazer. De brincadeira, é claro
).
Eu iria até comprar uma miniatura do Gripen da FAB que achei, mas acho que vou desistir. É muita vergonha.
Pode comprar sem medo.. mas tem que pagar para receber.
Nossa que novidade…como tem gente que é entusiasta do assunto, mas ainda assim se surpreende com esses dados…zero surpresa para mim. Se acompanharem minhas postagens, verão isso. A cerca de uns 09 meses, um colega aqui dizia que o Brasil não teria problemas maiores com a Venezuela, pois bastaria mandarmos nossos Gripens (risos)…Em verdade vos digo: daqui a uns 05 anos, nós ainda não teremos dois esquadrões prontos para combate (realmente prontos, operacionais e com tudim nos conformes) e olha que já serão mais de 15 anos desde a aquisição. E tome F5 ainda se desmanchando no ar e cumprindo… Read more »
Imagino que a FAB sabia onde estava se metendo ao selecionar o Gripen E/F ainda na fase de projeto e apenas com o demonstrador voando.
Foi um risco que a Força escolheu aceitar e arcar com as consequências, fossem elas positivas ou negativas. Se foi um acerto ou erro, só o tempo irá dizer.
O problema é a falta de compromisso do Brasil, na Suécia já rolou o primeiro disparo de Meteor em 2022
Nada do que está acontecendo é surpresa.
Estava previsto.
Qualquer que criticava seriamente a proposta e apontava os problemas de desenvolvimento e calendário de entregas era massacrado em 2013.
A FAB sabia muitíssimo bem de todos os riscos e mesmo assim selecionou um projeto que sequer tinha protótipo voando (pedalando seus próprios requisitos iniciais).
Agora, obviamente a culpa será de civis/políticos/orçamento. Os brigadeiros/COPAC não tem nada a ver com isso…
Por incrível que pareça, nesse ponto eu concordo contigo. Essa mania de ToT, no Brasil, simplesmente não funciona. Que tivessem escolhido algum dos outros vetores, pois pelo menos já estavam prontos.
Concordo, o Brasil não vai dissuadir ninguém com ToT, agora se tivéssemos 5 esquadrões de F16 amigo, aí a conversa é outra.
Em certos projetos no Brasil ToT só pode ser sigla de TomaoTário…
F-16 não estava nem no short list do FX-2, se tivéssemos F-16 agora estaríamos nos perguntado até que ponto os EUA nos deixaria usar esses F-16, igual estão os europeus com F-35
Calma; fora o detalhe dos misseis, ainda falta chegar/recebermos o resto dos Gripen encomendados; talvez até 3025 os recebamos; talvez……muita calma….
Resumindo, não temos nem um dezena de gripens, e se precisar deles num conflito, não vão servir de nada, já que nem o canhão pode ser usado, é que nem olha azul em gente feia, não serve para nada.
Situação calamitante da nossa defesa aérea, vergonha
Em um País mais sério só deveríamos ter aceitado o produto “pronto”. A própria Suécia não aceitou os seus 2, 3 Gripens E. No momento eles estão sob responsabilidade da FMV até estarem propriamente certificados e prontos. Isso inclui campanha de armamento, etc. Hoje sabemos que as aeronaves precisam de mudanças nos canards e elevons para ficarem “prontas” pois as aeronaves sem essas mudanças tem riscos. No Brasil só a “00” tem os novos canards e elevons. No momento ao que parece ela ainda está passando por testes. Então para que tenhamos algum Gripen ente 01 e 08 com capacidade… Read more »
Em 2018 os suecos dispararam Iris-T, então realmente o problema é nosso
Na verdade não.
A aeronave precisa de mudanças, pois se fosse simples termos disparados os mísseis, nós já teríamos feito. Afinal temos 8 aeronaves no GDA e mísseis recebidos (pelo que li aqui).
Não precisa fazer mudanças, a questão é que você precisa cumprir etapas até chegar a fase de disparo de mísseis
Tempos atrás, quando o Gripen foi declarado operacional pela FAB, eu questionei o fato de que a aeronave ainda não havia sequer alcançado IOC, assim, como poderia estar operacional? Fui criticado e muitos disseram que a aeronave estava pronta para combate se fosse necessário. Agora, vemos que o que eu falei naquela época não estava errado.
O problema do atraso nas entregas é por falta de dinheiro, mas parece que temos outros problemas de teor técnico, de software e talvez hardware.
Certamente de hardware se os canards e elevons precisam ser trocado e de software se o FBW precisa ser certificado com esse novo hardware.
Banânia está sempre a um passo de se por no caminho certo mas irremediavelmente dá um passo atrás e não raro, para o lado contrário. É método e não destino. Os donos de Banânia estão muito bem , obrigado. Pra mim foi um absurdo a escolha de um caça que sequer havia tido seu desenvolvimento concluído para uma força aérea que precisava de um caça para ontem. Fosse eu já descartava o Gripen de cara. Mas aí colocaram na equação a tal da “transferência de tecnologia”. rssss Aham! Sei! Transferência de tecnologia é a madre que los parió. *Se o… Read more »
“Pra mim foi um absurdo a escolha de um caça que sequer havia tido seu desenvolvimento concluído para uma força aérea que precisava de um caça para ontem. Fosse eu já descartava o Gripen de cara.’
Exatamente! O EB, pelo menos coloca com requisito em suas licitações, o equipamento estar operacional, vide os requisitos da VBCOAP 155 mm, da VBC Cav MSR, VBMT-LSR, entre outras.
O problema é que os suecos estão bem com seus C/D e não tem a pressa que temos, se o Brasil metesse grana, assumisse o compromisso, Gripen já teria sido entregue e estariam operacionais.
O que sempre me preocupou no F-18 é o fato dele já estar perto de ser retirado e tirando a Marinha Americana, poucas foram as vendas ao exterior, ficaríamos praticamente como os únicos usuários
A maior vantagem do F-18 é o FMS
FMS é vantagem só para que quer ser vassalo da Política de Estado dos EUA.
Na prática é hardware para desfile e exercícios.
Tô cxgxndo pra esse troço de “vassalo”.
Entenda bem, além da sua doutrinação nível grêmio estudantil da elite dos rebeldes sem causa de iphone que “odeia” os States, quem nasceu para ser Jerry Adriano nunca chegará a ser Roberto Carlos.
Só há lugar para 2 ou 3 potências de fato no mundo, com possibilidade de se autoproclamarem soberanas de fato ( ou quase).
Banânia jamais fará parte desse “trio” e sempre será rabo de algum tubarão. Se não for dusamericano estadunindense vai ser dos ching ling ou de outro qualquer.
Conforme-se!
Os SH estarão operando até 2050 na USN.
Poderíamos ter comprado 32 e feita uma compra de Gripens para funcionarem em 2040.
Com as mudanças rápidas de gerações de aeronaves, F18 não deve demorar tanto assim a sair de cena não, até pq o substituto dele é o F-35 q está a todo vapor
Cipinha,
O F-35C veio para dubstituir os F/A-18 A,B,C e D.
O Super Hornet será substituído pelo F/A-XX.
Não! Tu estás enganado. A US Navy vai operar o SH até, pelo menos, 2040/45.
O Super Hornet vai operar na US Navy até, pelo menos, 2040/2045. Na Austrália e Kwait, mais tempo ainda. Tempo de operação em outros países não seria problema. E o Super Hornet tem mais de 600 unidades produzidas. O Gripen E/F tem, contratados de fato, 96 …
Eu na minha ignorância torci pelo SH.
Adora ter razão!
Ah! Mas os estadunindenses imperialistas fascistas poderiam nos boicotar e desligarem os Super Hornet lá da Casa Branca…
*Os iranianos operam os F-14 há 300 anos.
**Se os estadunidenses podem fazer isso com o SH podem também com o Gripen.
Gripen tem software sueco e temos total acesso, os equipamentos e motor americano podem ser substituídos por europeus, já o F-18 é 100% EUA
Ah, tá! Estamos levando 5 anos para integrar a pxrra de um Meteor num caça mas integrar um turbofan novo é feita em duas semanas.
Facin!
Estamos levando esse tempo, pq não temos compromisso, e haja visto a campanha que já ocorreu na Suécia com lançamento de Meteor e IRIS-T não será nada de outro mundo. Quando a troca de motor, não é fácil, não é barato, mas a velocidade só depende do dinheiro e da vontade
Dinheiro e vontade é o que falta nesse país, Cipinha.
Ai concordamos, mas falta dinheiro pela falta de vontade, já que existe bufunfa para outras coisas menos necessária
A memória pode estar me traindo,mas creio que nem mesmo a China e a India,que por exemplo torraram uma grana preta em pesquisa de motores,desenvolveram os seus,fabricaram sob licença e dizem que até mesmo roubaram tecnologias referentes aos mesmos,até hoje não chegaram a um produto final que superassem ou mesmo se igualassem a congêneres russos,americanos e europeus.
Mesmo com muito tempo de pesquisa e grana a rodo,a empreitada é deveras difícil.
Não falei em desenvolver motor nacional, mas substituir o F414 por algo que existe no mercado
Cara, isso não é caro ..é caríssimo!!! Além da troca do motor, tem alterações estruturais na aeronave e, o mais caro e demorado, certificação de todo envelope de voo, testes de desempenho, etc. É muuuuuuito demorado e caro!! Esquece isso!! Nunca, repito, nunca o Brasil vai fazer isso!!!! Décadas atrás, sugeriram a troca do motor Spey do AMX pelo GE F404. Naquela época, a Embraer disse que poderia ser feito, mas custaria ao redor de 400 milhões de dólares (somente a parte de projeto e execução das modificações necessárias, sem incluir os motores propriamente ditos). Hoje, essa mudança no Gripen,… Read more »
Não falei que devemos ou precisamos trocar os motores do Gripen, mas que se fosse necessário, não era algo impossível. Outra que os iranianos usam F-14 há anos sem suporte americano e estão voando até hoje com os mesmos motores
Eu não neguei que é possível fazer. Eu falei que isso não vai acontecer, de maneira nenhuma. E coloquei os motivos para isso não acontecer.
Olá.
Ok,entendi seu ponto. O meu é que entre gastar uma fábula na troca de motor de uma aeronave pronta ou investir num projeto nacional,nada disso irá para frente,justamente pelos custos ,desinteresse governamental e a provável impraticabilidade de tal idéia.
Além do que,trocar o F414 por outra opção disponível no mercado,mesmo que exequível,só nos deixaria ao sabor do humor de um outro fornecedor. O risco de um possível embargo seria praticamente o mesmo.
Posso estar enganado,mas para que tal mudança tenha sucesso,ela deve se originar ainda na fase de projetos,ou seja,uma nova aeronave.
Senhores, pousem na terra, o que eu falei foi de um caso extremíssimo, não existe a necessidade de trocar F414 e provavelmente nunca existira, vide Iran e seus F-14
O dia que o Gripen E/F tiver seu motor F414 substituído por outro, de qualquer origem, vai ser o dia que o sargento Garcia prender o Zorro…
E nem existe uma necessidade real hoje para tal substituição
torci pelo SH Tmb , não em desmérito do Gripen , já quem não se conhecia por completo a sua real capacidade lá em 2012.
Sempre achei que o SH sendo produzido aqui ( montado) daria vantagem para a defesa area do Brasil, alem da possibilidade que foi levantada ser comprado pela MB no seu sonho de verão de revitalização do NAE SP.
Mas vamos com fé , se sem Café, uma hora esta terrinha melhora…
produzir peças tudo bem, agora de resto nao sei
“uma hora esta terrinha melhora…”
Otimismo de sua parte.
O nível de idiotização e de mediocrização a que grande parcela de nossa população foi submetido de forma criminosa pela nomenklatura tupiniquim, principalmente nos últimos 40 anos, irá irremediavelmente nos puxar para baixo.
*Eu com certeza não verei esse país do futuro chegar lá e, sinceramente, não estou mais nem aí.
Sem querer ser engenheiro de obra pronta, mas já sendo, tendo em vista a configuração geopolítica mundial atual e apesar de ter torcido pro SH, me dói reconhecer que o Lula tava certo em ter escolhido o Rafale.
Concordo.
Inicialmente eu torcia pelo Rafale por conta da tradição em relação aos Mirages e por ser um baita caça, mas demonizaram tanto ele em relação ao custo (de aquisição e de operação) que eu preferi o SH.
Bem… favas contadas! Ficamos com o Gripen.
Me parece, que excluindo o Gripen, poderíamos ter escolhido qualquer outro vetor de olhos vendados que estaríamos em uma situação melhor agora.
O Rafale era uma excelente opção, mas hoje eu ainda considero que o Gripen E/F foi a melhor opção…
1º de abril foi ontem.
Não necessariamente, os problemas de entrega estão relacionados a pagamentos, talvez tivéssemos 5 Rafales (são mais caros) em condições de uso
O governo francês é próximo ao governo brasileiro, na entrega do Tonelero o Macron estava no complexo naval e reiterou essa ” parceria ” com o Brasil, creio que estaríamos com pelo menos 1 esquadrão, acho que a França facilitaria um pouco as coisas…..mas isso é ” achismo “
Facilitaria o que? Entregariam um esquadrão tendo recebido o dinheiro de apenas 5 aviões? França agora é papai Noel?
Eu também.
A grande questão é sim o governo, esse e o anterior também! Políticos que sequer ligam para a importância e a liderança que o Brasil deveria exercer sobre a América Latina. Antes eu via a modernização da Força Aérea Argentina com descrédito, hoje acredito que a Argentina terá os 24 F-16 operacionais, antes mesmo de termos um primeiro esquadrão (14 caças) operacional de Gripen por aqui. Logo o Chile moderniza os seus F-16 também, a Venezuela repõe os Su30 perdidos e quem sabe adquire uma dúzia de novos caças (quem sabe algum modelo ainda mais moderno), sem contar Peru e… Read more »
Temos 8 Gripens e nenhum “operacional”. Não é problema de verbas… se fosse a Suécia já teria recebido os seus.
É só ler aqui mesmo em ínumeras matérias, as aeronaves precisam de novo “hardware”, e esse tem que ser certificado e as aeronaves “entregues” tem que ser modificadas e validadas. Isso não tem nada a ver com Governo e atrasos, esse é um problema (sério) de desenvolvimento atrasadissimo.
É só olhar a Suécia, eles ainda não aceitaram os seus aviões.
Num avião com alta capacidade, depender exclusivamente de hardware e software e acreditar exclusivamente nisso? Oras, para atualizar um caça desses, que foi dito aos quatro ventos que era altamente atualizável, não basta desenvolver e integrar novo hardware e software de forma rápida? Plug and play eu não digo que seja, mas todo mundo sabe e imagina que deve funcionar como um computador que podemos atualizar – e os nossos engenheiros não estão preparados para tal? Quero eu receber e comemorar a notícia de que os aviões que estão sendo montados por aqui façam seu primeiro voo ainda esse ano… Read more »
Caro Douglas, não esqueçamos que, por hardware, possamos definir não só uma placa de circuito digital mas também elevons e canards… aí o fundo é até mais em baixo (ou, em termos aeronáuticos, o céu é infinito …)
Essa noticia é surpreendente porque o que nos foi passado era que o F-39 Gripen já teria a capacidade e apto a cumprir missões de interceptação /superioridade aérea e com o tempo as demais capacidades como ataque ao solo por exemplo seriam alcançadas…. Então é decepcionante mesmo… A FAB nos enganando não sei se de proposito ou por incompetência mesmo na comunicação. Agora sobre problemas/falha de projetos que tem gente falando ai carece de confirmação porque é a 1º vez que leio algo do tipo.
E o povo esses dias tirando sarro dos argentinos com o caça de treinamento, capaz dos f16 deles estarem realmente operacionais antes que esses do Brasil
Hehehehe….exatamente!! Brasileiro é muito falastrão…e acaba se ferrando, invariavelmente…
Daqui a pouco vai ser a MB com fragata operacional que não pode disparar mísseis e o EB com blindado operacional que não podem disparar canhão.
Resumo dessa opereta bufa: anão político e militar!
Acredito que em breve teremos um aditivo do Gripen. Quanto aos mísseis, duvido que fosse realmente necessário não colocariam, usariam, e pronto. Há muito alarmismo sem necessidade, ao menos neste ponto.
OFF – Gustavo Petro anunciou a escolha do Gripen! https://x.com/petrogustavo/status/1907581651418296325 Después de la carta de intención firmada por el gobierno del Reino de Suecia, y de aprobar la defensa aérea estratégica del país como proyecto priorizado informo: Los flota de aviones que se adquirirá, es completamente nueva, ultima tecnología, ya implementada en Brasil, y son de la marca Saab 39 Gripen. Habrá una compensación em inversión social que consistirá una fábrica de produccion de paneles flexibles solares, última tecnología, que se ubicará en el departamento de Córdoba, la instalación de agua potable para varios puntos del departamento de la Guajira; La… Read more »
Vocês tem que parar com esse negócio de que se o meu político de estimação estivesse lá em Brasília ele já teria pago o Gripen e comprado mais 2 lotes. Eu sempre estou me encontrando com políticos, é da natureza do meu trabalho circular em Brasília. Não existe isso de político preocupado com Gripen, eles nem sabem o que é isso. A FAB é basicamente uma companhia aérea de transporte de elite, gente, é isso que TODOS os politicos pensam dela. Se vocês querem ver mudança as coisas tem que vir de baixo. A grande vdd é que o trabalho… Read more »
Esse País é uma piada, ainda tem gente que defende isso?? Ou não enxerga o tamanho da ineficiência, da desorganização e da falta de compromisso existente aqui? É rir para não chorar. E tome dinheiro do contribuinte para o ralo.
Se fosse um país sério, ah se fosse um país sério.
Mas a gente não tinha “abatido” os F-15? Agora não é só por pólvora nos mísseis?
Aqui falou-se em problemas relacionados a super aquecimento (em qual elemento/componente?), em vibrações excessivas no reabastecimento (em quais condições, com quais características, etc), em cargas assimétricas (armamentos?, componentes internos?) e falta de espaço (falta espaço para agregar o que?). Embora entenda que tais problemas (entre outros, segundo quem os citou) sejam, lógicamente, passíveis de ocorrência, é muito estranho que , primeiro, não tenham sido considerados/superados na fase de projeto/desenvolvimento, segundo não tenham sido constatados nas versões C/D. De qualquer forma, a versão E é significamente diferente das versões anteriores principalmente quando analisamos as alterações referentes à modificação da posição dos… Read more »