Falece Val Kilmer, o ‘Iceman’ de Top Gun, aos 65 anos

O ator norte-americano Val Kilmer faleceu nesta terça-feira, 1º de abril de 2025, em sua residência em Los Angeles, aos 65 anos, vítima de pneumonia. A informação foi confirmada por sua filha, Mercedes Kilmer, ao jornal The New York Times. Em 2014, Kilmer havia sido diagnosticado com câncer de garganta, do qual se recuperou após tratamento.
Nascido em 31 de dezembro de 1959, em Los Angeles, Val Kilmer iniciou sua carreira no teatro antes de alcançar fama no cinema. Ele ficou amplamente conhecido por seu papel como Tom “Iceman” Kazansky no filme “Top Gun” (1986), contracenando com Tom Cruise. Outro destaque em sua trajetória foi a interpretação de Jim Morrison no filme “The Doors” (1991), dirigido por Oliver Stone, onde demonstrou seu talento musical ao cantar as músicas da banda. Em 1995, Kilmer assumiu o manto do Cavaleiro das Trevas em “Batman Forever”, consolidando-se como um dos atores mais versáteis de Hollywood.
Ao longo de sua carreira, Kilmer participou de diversos filmes de sucesso, incluindo “Willow” (1988), “Tombstone” (1993), “Heat” (1995) e “O Santo” (1997). Em 2022, fez uma aparição especial reprisando seu papel como Iceman na sequência “Top Gun: Maverick”, ao lado de Tom Cruise.
Kilmer foi casado com a atriz Joanne Whalley, com quem teve dois filhos, Mercedes e Jack. O casal se divorciou em 1996. Além de sua carreira artística, o ator era conhecido por seu envolvimento em causas sociais e apoio a diversas organizações não governamentais.
A notícia de sua morte gerou uma onda de homenagens de colegas de profissão e fãs. O ator Josh Brolin descreveu Kilmer como “um fogo de artifício inteligente, desafiador e corajoso”. O diretor Michael Mann, que trabalhou com Kilmer em “Heat”, destacou seu talento e dedicação ao ofício.
Val Kilmer deixa um legado marcante no cinema, sendo lembrado por sua versatilidade e intensidade em seus papéis, que cativaram audiências ao redor do mundo.
Mostrou seu talento como ator e cantor já em seu 1º filme (e como protagonista): Top Secret! – uma ótima comédia.
Descanse em Paz.
Assisti esse filme diversas vezes e sempre tinha um detalhe a mais cada vez que assistia. sensacional.
Também assisti várias vezes e ainda hoje quando aparece algum short c/ trecho dele não resisto e vejo.
RIP …. :-/
RIP
RIP, ICEMAN
Kilmer participou do melhor filme de tiroteio urbano já produzido: “Fogo contra fogo”, de 1995, com Al Pacino e Robert de Niro. As cenas de combate urbano entre policiais e ladrões são impressionantes de tão realistas. A personagem de Kilmer jogava no time dos ladrões. Muita Paz e muita Luz pro Val Kilmer.
A cena dele recarregando o fuzil no meio do tiroteio do assalto ao banco, foi usada em treinamentos nos EUA, como exemplo de como deve ser feito. Aparentemente um sargento dos marines teria dito: “se você não consegue realizar uma recarga tão bem como um mero ator de Hollywood, você não tem lugar nos Marines”.
Muitas coisas me impressonaram naquela sequência do tiroteio nas ruas: as cápsulas voando, a atuação realista dos atores, mas principalmente o som dos tiros. Parecia uma guerra de verdade.
Cena do tiroteio: https://x.com/i/status/1907294405708620199
Realmente melhor do que filmes atuais.
RIP Val. You can be my wingman anytime.
RIP Iceman…
RIP Iceman
Provável que a causa morte seja outra.
Não se justifica um ator milionário morrer de pneumonia em casa aos 65 anos.
Ele teve câncer de garganta em 2014. Talvez a doença tenha voltado, ele talvez estivesse em tratamento de novo (químio e radioterapia) e talvez estivesse com o sistema imunológico enfraquecido. Mas são apenas e muitos “talvez”.
Por que? Tu sabe o nível de comprometimento do sistema imunológico dele? O tipo de infecção causadora da pneumonia, o tipo de patógeno? Esse patógeno era resistente às terapias medicamentosas? Havia outra patologia concomitante à pneumonia? Ele teve câncer de garganta e tratou-se por muitos anos contra a doença, o que debilita o organismo de forma sistêmica. Não vejo nada de surpreendente em um óbito nessas condições.
Um pena Grande Ator sem duvida! , citaram o Filme “fogo contra fogo” de 1995 realmente um filme policial muito bom mesmo, com ótima atuação de Val kilmer, mais na minha opinião sua melhor atuação foi no filme “The doors” de 1991 onde ele interpretou o “Jim Morrison” a interpretação ficou tão boa e de semelhança física que algumas pessoas o confundiam com o verdadeiro vocalista. Que descanse em paz o eterno “ICEMAN”
Gostaria só de complementar o meu comentário com uma observação o Val Kilmer faleceu ontem dia 1º de Abril (seria bom se fosse mentira) e por ironia em na sua última participação em um filme o seu personagem mais conhecido morre. De qualquer forma uma bela despedida
Aparição dele no top gun novo foi muito boa.
Mostra que apesar do Mavericy ser um piloto mais talentoso o Tom Kazanski seguiu em frente e tinha uma patente alta.
Descanse em Paz, ajudou a fazer um dos melhores filmes que eu já vi
Comentario do canal
Piores filmes da semana
: Iceman foi muito, mas muito melhor piloto do que Maverick...o cara ganhou o Top Gun e chegou a um dos postos mais altos da Marinha, caso encerrado!
Verdade.