Panamá se junta a mais sete países latino-americanos que escolheram o Super Tucano como sua principal aeronave para a vigilância do país

Rio de Janeiro, Brasil, 02 de abril de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/ B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, anunciou hoje durante a LAAD Defence & Security a seleção da aeronave Super Tucano. A frota de quatro aeronaves será operada pelo Serviço Nacional Aeronaval do Panamá (SENAN) como nova plataforma de vigilância e proteção. O anúncio, que faz parte do programa de estruturação e expansão da capacidade operacional da entidade, beneficiará amplamente o projeto de segurança nacional em andamento no país.

“É uma honra para a Embraer ter sua aeronave selecionada pelo Serviço Nacional Aeronaval e Ministério de Segurança Pública do Panamá. O Super Tucano é líder mundial em sua categoria e com certeza poderá alavancar as capacidades de vigilância, reconhecimento e proteção do território panamenho”, afirma Bosco da Costa Junior, Presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança. “A Embraer é um forte aliado para apoiar o Panamá na sua missão de manter a soberania nacional e garantir que a sua sociedade tenha suas riquezas naturais e direitos preservados”.

Com o anúncio feito pelo Panamá no final de março, o país se tornou a oitava nação da América Latina a escolher o Super Tucano, junto a Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e República Dominicana. Graças a sua flexibilidade operacional e robustez, a aeronave é utilizada para diversas missões, como controle de atividades ilícitas, monitoramento de fronteiras, reconhecimento e treinamento avançado.

O Super Tucano é líder global em sua categoria, com mais de 290 encomendas, ultrapassando 580.000 horas de voo. Atualmente, 20 forças aéreas já selecionaram o Super Tucano e outras nações já mostraram seu interesse pela plataforma devido à combinação de confiabilidade, disponibilidade, robustez e baixos custos operacional.

O Super Tucano é projetado para forças aéreas que buscam uma solução comprovada, abrangente, eficiente, confiável e econômica em uma única plataforma, aliada a uma grande flexibilidade operacional. A aeronave atua em uma ampla gama de missões, como patrulha aérea, operações especiais, coordenador aéreo e tático (TAC), ISR, vigilância de fronteiras, reconhecimento, escolta aérea, treinamento básico, operacional e avançado de Pilotos.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

Subscribe
Notify of
guest


38 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Camargoer.

Olha o “Boscão” lá na Embraer. (riso).

Rodrigo LD

Quantas aeronaves foram encomendadas?

Camargoer.

Acho que são 4 aeronaves que servirão para defesa aérea e repressão ao voo de aeronaves usadas para o tráfico.

Willber Rodrigues

Pra países pequenos da AL, como Panamá e Uruguai, o ST é uma aeronave quase obrigatória, pra quem não pode comprar treinadores a jato.

Sergio Machado

EUA vão permitir?

Camargoer.

Creio que se houvesse um veto dos EUA como aconteceu com os aviões para a Venezuela, a Embraer nem teria feito o anúncio. O problema nunca foram as vendas das Embraer mas quais os clientes. Pelo que lembro, o único veto foi feito para as vendas do AMX e do A29 para a Venezuela. por outro lado…. Há um rumor de os EUA divulgarão um tarifaço amanhã.. sei lá o que vai acontecer. O governo brasileiro está avaliando o que será feito. Pelo que sei, o Brasil não irá responder tarifando importações que prejudiquem a economia brasileira. Isso significa que… Read more »

André Macedo

Os EUA já forçaram a Coreia do Sul a escolher o helicóptero deles antes, com essa birra infantil que o Trump chama de política externa eu diria que há um risco justamente por causa das possíveis retaliações do Brasil.

Mig25

Não é birra infantil, é a política externa do rancor e da vingança. Ele quer que os EUA e o mundo pague por não ter sido reeleito em 2020 e por ter sido criminalmente condenado…

BlackRiver

*Resumão do Trumpete* 🎺🎺🇺🇸🇺🇸 Tarifas aos países, segundo a Casa Branca: *Brasil aplica 10%, vai receber em troca 10%* *China aplica 67%, vai receber em troca 34%* União Europeia aplica 39%, vai receber em troca 20% Vietnã aplica 90%, vai receber em troca 46% Taiwan aplica 64%, vai receber em troca 32% Japão aplica 46%, vai receber em troca 24% Índia aplica 52%, vai receber em troca 26% Coreia do Sul aplica 50%, vai receber em troca 25% Tailândia aplica 72%, vai receber em troca 36% Suíça aplica 61%, vai receber em troca 31% Indonésia aplica 64%, vai receber em… Read more »

adriano Madureira

O idiota acha que o mundo todo enganou e se aproveitou da inocência do poderoso eua por décadas, e agora quer cobrar o que é “devido”. Foi cobrar do Japão e Tóquio já disse que não irá deixar ninguém passar por cima de seus interesses,se de alguma forma essas tarifas afetarem o Iene, os produtos e as montadoras japonesas, eles não irão ficar passivos… Acho que se deve levar a sério quem detém 15% da divida americanas em títulos. Recentemente se desfizeram de USD30BI em títulos,j ogando no mercado. Eles devem muito ao Japão, e se não fossem por eles… Read more »

Last edited 4 dias atrás by adriano Madureira
BlackRiver

Acho incrível vocês revoltados com as taxas dos EUA…
Mas não se revoltam com os impostos e taxas do Brasil, que são os principais responsáveis por não sermos competitivos no mercado global.

Os EUA esta fazendo o serviço de casa, taxando que quer vender para eles e amenizando os impostos da produção interna, estão colocando a casa em ordem….
Ao contrario o Brasil aumenta impostos, taxa quem produz internamente ao invés de taxar consumo e renda somente

Maurício

Taxar consumo????….Que bobagem, vc não sabe o que fala. Vá ler alguma coisa.

MMerlin

Nos EUA, impostos federais são cobrados sobre as receitas e impostos estaduais são sobre compras e posses.
Aqui nós temos o famoso imposto sobre imposto.
Claro que alguns setores possuem subsídios, mas isto é outro papo.
O modelo americano é sim dos melhores.
Infelizmente é impossível adotá-lo no Brasil.
Inicialmente a queda de arrecadação seria altíssima. A médio prazo, provavelmente aumentaria.
Mas hoje, com toda a arrecadação que temos, o custo da máquina pública federal (e excluo aí obras públicas e investimento diversos – apenas salários e administração) não é auto-sustentável.

ln(0)

A única coisa que o Brasil faz é taxar consumo… O Brasil não é competitivo por ter um mercado altamente regulado, não me refiro a leis trabalhistas, mas no sentido de que se exigem componentes de segurança, testes, etc que tornam o produto inviável economicamente. E o que dificulta ainda mais, é que para o produto equivalente, só que importado, nada disso se aplica. Nós temos dois pesos e duas medidas, mas a balança favorece o estrangeiro e não o nacional.

MMerlin

“… impostos e taxas do Brasil …  são os principais responsáveis …” Concordo. Temos também a complexibilidade tributária federal/estadual/municipal que chega a beira o ridículo. Mas é o nosso poder público querendo morder, em todos os níveis, e tirar uma fatia do bolo para si. Legalmente claro. Temos também o sistema logístico brasileiro. Inegavelmente melhorou muito com investimento pesado do setor privado mas a parte que depende do estado está estagnada. Que são o fomento da aviação de carga regional mas, principalmente, a expansão massiva da malha ferroviária, tanto para transporte de passageiros, descongestionando a malha rodoviária, quanto transporte de… Read more »

Last edited 3 dias atrás by MMerlin
Camargoer.

Possível.sempre é.. mas acho improvável… Seria aos simples ofertar o.A29 feito nos EUA

Maurício

O pib dos EUA caiu 3% no trimestre, segundo as parciais de Março, o bufão vai conseguir falir mais uma vez .

George A.

Não deve influenciar no negócio, o Brasil iniciará negociações com os EUA logo após o anúncio e já está em contato com o Secretario de Comercio deles. O governo acredita que chegará a algum acordo, mas com a aprovação da lei de reciprocidade no Congresso, caso não chegue, devem haver tarifas retaliatórias definidas pela CAMEX, aí as opções estudadas são: “Apesar da aposta pela negociação, um segundo instrumento avaliado pelo Brasil seria a elevação de tarifas. O Itamaraty considera que tem espaço legal para elevar as tarifas para os produtos americanos, sem violar os compromissos do país na OMC. Pelas… Read more »

BlackRiver

As partes mais caras do avião são fabricados onde?
Motor 🇺🇸
Hélice 🇺🇸

Qual é a ameaça econômica ou há segurança dos EUA 🇺🇸 que essa venda pode causar?

Fabio Araujo

Se o Trump quer combater o narcotráfico essa é uma boa oportunidade para provar isso, esses ST vão ajudar e muito nesse combate!

BraZil

Ótimo e se os EEUU invadirem, teremos a chance de vermos nosso Super tucano enfrentando a USAF ou US Navy. Já pensaram se chega ao menos a travar e disparar em uma aeronave do Tio Sam (risos)…

Camargoer.

Se os EUA invadirem o Panamá, teremos a chance de ver como começou o fim do mundo

Carlos I

Já invadiram uma vez e o mundo não acabou e nem foi tanto tempo atrás.

Luther

Não só o Brasil mas nenhum país tem condições de enfrentar os EUA.

Eduardo

Os 4 Super Tucanos nem vão decolar. Talvez um só consiga e para ser abatido (suicídio).

Salomon Weetabix

Ótima notícia.

Luís Henrique

Tem sites que estão divulgando que o Super Tucano foi escolhido após as ameaças do Trump. hahahahahahaha
Cada piada que aparece.

Camargoer.

Improvável.. contudo a pressão dos EUA para o combate ao tráfico de drogas pode ter ajudado

J R

Estranho, na imagem o ST esta sem as .50, será que comprar em um configuração mais “limpa”

Camargoer.

Acho que a imagem é apenas ilustrativa.. até a entrega, o cliente pode mudar alguma coisa..

Vila Nova

Com esses Super Tucanos será impossível o Trump tomar o Canal do Panamá!

Camargoer.

ainda que seja uma piada, acho que seria preciso a China para enfrentar os EUA, já que a Rùssia está atolada na Ucrânia (em uma guerra estúpida comandada por gente estúpida).. .
Acredito que os A29 serão usados para missões similares ao que os “terceiros” da FAB de interceptação de pequenas aeronaves de contrabandistas e traficantes.

Rosi

Ótimo!! Mais um cliente
Li em algum lugar estudos da MB para comprar o Super tucano em função de apoio aos CFN , sabem algo sobre este assunto d?

Maurício

A notícia era do super tucano, daí inundaram o chat com doentes mentais fã de político bufão. Já não bastam os pop-ups do Google ads, que chatice.

Fabio Araujo

O Panamá deve ser rota de muito voos de traficantes esses ST vão ter trabalho, quem sabe não possam comprar mais no futuro.

Flavio Cardia

Impressão minha ou eles serão desarmados (nem mesmo com as .50)?

Francisco

A EMBRAER está vendendo muitos aviões! Qual a explicação para suas ações EMBR3 terem passado em 15 dias de 79 reais para 60 reais?🤔🤔🤔