Turkish Aerospace e Embraer explorarão oportunidades de produção do E2 na Turquia

LAAD Defense & Security 2025, Rio de Janeiro, 1º de abril de 2025 – A Turkish Aerospace (TUSAŞ-Türk Havacılık ve Uzay Sanayii A.Ş.) e a Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) para explorar uma potencial cooperação industrial entre as empresas.
A Embraer está buscando ativamente novos fornecedores e parceiros em todo o mundo para atender à crescente demanda pelos produtos da fabricante. A Turkish Aerospace pretende alavancar suas capacidades estratégicas na fabricação e montagem de estruturas metálicas e compostas, montagem final de fuselagens, componentes, voos de teste e de produção, e pintura.
O acordo aborda a fase colaborativa entre a Embraer e a Turkish Aerospace para discussão de uma potencial parceria industrial abrangente envolvendo Pesquisa & Desenvolvimento (P&D).
O MoU foi assinado por Mustafa Gursoy, Vice-Presidente Executivo da Turkish Aerospace, e Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer durante a LAAD Defence & Security 2025, no Rio de Janeiro. Também marcaram presença na cerimônia o Vice-Presidente do Brasil e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin,; Muhammet Kasım Gonullu, Vice-Ministro da Indústria e Tecnologia da Turquia; e Şuay Alpay, Vice-Presidente do Conselho de Administração da Turkish Aerospace.
“Este memorando é um marco significativo para a indústria de defesa e aeroespacial da Turquia. Buscaremos aprimorar ainda mais as nossas capacidades tecnológicas e moldar o futuro da aviação por meio da nossa colaboração com a Embraer. Ao combinar os nossos pontos fortes, não estamos apenas construindo para hoje, mas também lançando as bases para o ecossistema de aviação de amanhã,” afirma Mehmet Demiroğlu, CEO da Turkish Aerospace.
“A Embraer está entusiasmada com estas oportunidades significativas com a Turkish Aerospace. A sua experiência na fabricação e montagem aeroespacial alinha-se perfeitamente com os nossos objetivos estratégicos. Este Memorando de Entendimento marca um passo significativo para explorar soluções inovadoras e expandir a nossa presença global,” afirma Francisco Gomes Neto, Presidente e CEO da Embraer.
Sobre a Turkish Aerospace
A Turkish Aerospace (TUSAŞ – Türk Havacılık ve Uzay Sanayii A.Ş.) é a principal empresa aeroespacial da Turquia, especializada no projeto, desenvolvimento, fabricação e integração de sistemas aeroespaciais. Com experiência abrangendo aviação militar e comercial, tecnologias espaciais e fabricação avançada de compósitos, a Turkish Aerospace desempenha um papel fundamental na inovação aeroespacial global.
A empresa desenvolve e produz uma ampla gama de plataformas, incluindo caças, veículos aéreos não tripulados, helicópteros e satélites. Com instalações de última geração e um forte foco em P&D, a Turkish Aerospace continua a expandir suas capacidades por meio de colaborações internacionais, moldando o futuro da aeroespacial com tecnologia de ponta.
Sobre a Embraer
A Embraer é uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil. Ela fabrica aeronaves para aviação comercial e executiva, defesa e segurança e clientes agrícolas. A empresa também fornece serviços e suporte pós-venda por meio de uma rede mundial de entidades integrais e agentes autorizados.
Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 150 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e é a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa.
Excelente notícia, a Embraer ultimamente é só bola dentro. Que empresa, que grande administração eles têm. É o que faltou a Avibras
Bom para início de conversas, mas bem que a Embraer poderia entrar no projeto do caça turco de 5ª geração.
Certamente é esse um dos objetivos.
Só há futuro Soberano para nós sem dependência dos EUA e Europa Ocidental (na prática sob tutela geopolítica total de Washington).
Logo, é para ontem a Embraer começar um processo progressivo de substituição de itens Made in USA/Europa Ocidental de suas aeronaves.
Também considero uma excelente notícia. Só resta à EMBRAER crescer sob pena de perder muito mercado para a concorrência. Acredito que um acordo semelhante com os nossos ancestrais lusos também seria muito importante.
Do jeito que o Governo turco investe na sua indústria é bem capaz da EMBRAER estar criando seu rival que um dia poderá derrubar ela. Uns tempos atrás a França estava reclamando que a Alemanha estava prejudicando a indústria Europeia por sempre estar disposta a transferir tecnologia apenas para ganhar clientes e isso estava criando competidores.
EMBRAER, orgulho do Brasil!
Interessante mas o comunicado é um pouco vago sobre o que a Embraer de fato pode obter desse acordo.
A Embraer sabe que a concorrência dos E2 c/ o A220 não é simplesmente entre aeronaves c/ suas vantagens e desvantagens p/ cada cliente e seus perfis de utilização, é contra a Airbus, a nº1 do mundo em aeronaves comerciais, que já chegou a vender o A220 abaixo do custo p/ garantir vendas de seus modelos maiores e mais lucrativos – lembrando que ela não teve que amortizar nenhum custo de desenvolvimento já que foi arcado pela Bombardier e o governo canadense. Nesse momento a Embraer tem a seu favor um prazo de entrega menor, mas se aumentar bem as… Read more »