Suécia reforça defesa da OTAN com envio de caças Gripen para a Polônia

A Suécia, o mais recente membro da OTAN, enviou seis caças JAS 39 Gripen para a Base Aérea de Malbork, na Polônia, com o objetivo de participar na missão de Policiamento Aéreo Reforçado da Aliança Atlântica.
Esta é a primeira vez que aeronaves de combate suecas operam a partir do território de outro país aliado desde a adesão formal da Suécia à OTAN, em março de 2024, uma decisão motivada pela invasão russa da Ucrânia.
Os caças Gripen, fabricados pela empresa sueca Saab AB, foram concebidos especificamente para enfrentar ameaças russas. Conhecidos pela sua flexibilidade e menores necessidades de manutenção, são particularmente adequados para países que fazem fronteira com potenciais agressores, como a Rússia.
A missão de Policiamento Aéreo Reforçado da OTAN foi introduzida em 2014, após a anexação ilegal da Crimeia pela Rússia, com o objetivo de demonstrar a solidariedade entre os aliados e dissuadir possíveis agressões. A participação sueca nesta operação reforça o compromisso do país com a segurança coletiva e destaca a crescente integração das suas forças armadas nas estruturas da Aliança.
Além dos caças suecos, a missão conta também com a participação de Eurofighters Typhoon da Royal Air Force britânica, evidenciando a cooperação entre os membros da NATO na proteção do espaço aéreo aliado.
Alguém sabe dizer quantos Gripen NG a força aérea da Suécia ja recebeu?
Salvo engano, foram recebido bem poucos, entre 2 a 4 exemplares, mas eles ainda passam por testes de aceitação. Nenhum esquadrão operacional recebeu a aeronave ainda.
O Gripen NG era um demonstrador de tecnologia.
O modelo de produção é chamado de JAS-39 E/F.
Prezados, copiem e compartilhem as seguintes verdades que os canais de esquerda e aqueles que se dizem “nacionalistas”, mas que são pró-Rússia, tentam esconder a todo custo:
1. Há três anos, a Rússia não consegue conquistar as três províncias “separatistas”.
2. A Marinha russa foi praticamente destruída e já não opera no Mar Negro.
3. As baixas russas são equivalentes às baixas ucranianas.
4. Mesmo com uma força aérea imensa, a Rússia não consegue obter a supremacia no ar contra um país que não possui uma força aérea significativa.
5. A vulnerabilidade de seus tanques e equipamentos militares é alarmante.
Meu Deus!!!! Realmente ninguém sabia disso. Falta muito então para a Ucrânia chegar em Moscou? Vai ser na próxima contraofensiva?
Isso nunca se tratou da Ucrânia vencer a Rússia e chegar em Moscou, se trata de continuar se defendendo de um país invasor e opressor do povo ucraniano. Mas acho que seu raciocínio ideológico o faz não raciocinar isso corretamente.
Cctz
https://pbs.twimg.com/media/GmzVS2nbAAAr4QB?format=jpg&name=4096×4096
Kkkkkkkkkkkkk
Antunes…. Não existe qualquer conspiração de esquerdistas pró-Russia… Putin é um político de direita.. seu governo é pŕo-capital… Ninguém que seja marxista, lenilista, maoista, castrista, trotkista, hyppie, comunista, socialista, “chuchubelezista”. entende que o modelo econômico russo seja defensável do ponto de vista ideológico. O fato da Russia estar em guerra contra a Ucrãnia e a Ucrãnia ter tido (não tem mais) dos EUA não torna a Russia um regime de esquerda que possa ser celebrado pela esquerda.. e agora ficou tudo mais confuso, porque Trump se coloca ao lado de Putin.., agora.. sobre nacionalistas brasileiros defenderem a Rússia.. isto eu… Read more »
Pois é
Mas há uma paixão “uterina” pela Rússia, partindo de muitos das “esquerdas”, mesmo com um governo de direita, como há de muitos das “direitas” pelos EUA, mesmo quando aquele está sendo governado pela “esquerda deles”, os democratas.
É o contrário.. parece que há um ranço na direita em relação ao passado soviético.. ninguém na esquerda mediamente informado irá sair usando caminhas com a estampa de Putin e uma boina vermelha.. . também não vão sair usando uma camisa vermelha com a estampa de Trump, aliado de Putin
Agora.. vai explicar que Trump, que estaria á direita do partido democrata nos EUA, é ideologicamente alinhado com Putin..
Eu, particularmente, tenho aversão à esquerda e tudo que ela defende. Eu, particularmente, sei, entendo e compreendo que putin é de direita…e tenho aversão a ele e tudo que ele faz e representa. Então, de minha parte, não sou contrário ao que a rússia está fazendo na Ucrânia por considerar que seja um país de esquerda. Aliás, esquerda e extrema direita são dois lados da mesma moeda… aliás, moeda esta que não vale nada.
Realidade nua e crua: Trump é um cara de Direita. Putin é um cara de Direita. A Europa de forma geral é um aglomerado de países em diversas fases e aspectos de Esquerda. Tanto Putin quanto Trump se opõem ao modelo esquerdista europeu. Tanto Putin quanto Trump são saudosistas de uma época em que seus países eram mais poderosos. Tanto Putin quanto Trump temem a China e a dependência que suas nações estão vivendo dos chineses Tanto Trump quanto Putin estão procurando uma forma de escapar da dependência chinesa e impedir a ascensão da china como o principal poder global.… Read more »
Bom ponto de vista!
Entendo o que quer dizer, amigo. Trump e Putin compartilham várias visões sobre nacionalismo, valores conservadores e ceticismo com instituições internacionais. Eles são alinhados em alguns aspectos e totalmente incompatíveis em outros.
Agora concordamos. Esqueceram que a URSS já acabou, faz muito tempo. Mas a imagem de “Rússia comunista” ficou impregnada na cabeça de muitos.
Em terras tupiniquins então…
Pois é Rinaldo.. eu e vocẽ temos muitos pontos de convergência..
Tenho a impressão que todas as ex-repúblicas soviéticas se tornaram regimes de direita. Também não sei dizer quais das ex-repúblicas soviéticas conseguiram estabelecer um regime de democracia liberal.
Cazaquistão. A ex República soviética que mais cresce. Muito petróleo.
Cazaquistão uma “democracia liberal”??
Segundo a FreedonHouse, o Cazaquistão tem 26 pontos em uma escala na qual as democracias escandinavas atingiram a nota máxima de 100. Nesta escala, o Turcomesqutão (outra ex-república soviética) tem 1 ponto, o Usbequistão tem 12 pontos.. para comparação, a Arábia Saudita em 9 pontos e o Irã 11 pontos… o Brasil tem 72 e os EUA 84 pontos. As eleições no Cazaquistão (70% para o vencedor) foi denunciada por observadores. Há pouco definição política nestas ex-republicas soviéticas.. são pró-mercado mas com governos autoritários com eleições comprometidas. É uma boa discussão… valeria a pena sacrificar a democracia e as liberdades… Read more »
Desculpe, amigo. Mas essa nota de 72% para o Brasil é superestimada. A FreedonHouse, assim como a EIU e a V-DEM por exemplo, não são plenamente confiáveis por sofrerem algum tipo de pressão política ou usar critérios subjetivos. Uma média mais realista seria aproximadamente 65%, com uma queda crescente nos últimos anos devido à polarização política e na crise dos órgãos institucionais brasileiros. Quanto à discussão se valeria a pena morar em um país com uma democracia mais restrita em troca de um melhor padrão de vida, como Cingapura por exemplo, acho que não é o caminho para o ?Brasil.… Read more »
Isso é verdade.
A quantidade de jumentos e mulas-sem-cabeça que invadiu a Trilogia é alarmante.
“Canais de esquerda”…Pai do Céu.
“A quantidade de jumentos e mulas-sem-cabeça que invadiu a Trilogia é alarmante.”
Concordo plenamente!
‘ “Canais de esquerda”…Pai do Céu.’
Aqui eu discordo de ti. É claro que existem canais (TV, rádio, jornal, etc) que tem lado ideológico. Exemplos? Folha se São Paulo tem forte viés de esquerda. Jovem Pan tem fortíssimo viés de direita. Existem muito outros exemplos. Globo? Aqui é um caso bem típico e pontual de prostituição jornalística…pagando bem, faz o que o cliente desejar.
Definiu muito bem a Goebbells.
Pois é, Rinaldo. Não vejo melhor qualificação do que a que coloquei.
Quando assumiu, Bolsonaro fez o que havia prometido em campanha, fechou as torneiras da publicidade do governo, em especial para a globo. Ali foi o início de todo o combate diuturno daquela rede jornalística contra o governo Bolsonaro. E aqui coloco que não vou entrar no mérito dos erros e acertos daquele governo. Eu assistia TODOS os canais e era visível, saltava aos olhos o viés que aquela rede dava em todas as notícias do governo…NENHUM outro canal fez o tipo de “jornalismo” que eles fizeram. Transparecia (e eles não faziam a menor questão de esconder) a guerra que estavam… Read more »
Bolsonaro vendeu a Embraer pra Boeing! Jamais vou me esquecer disso, e postarei sempre, principalmente em dias de grandes notícias da nossa “jóia da coroa” , que tem sido muitas, ultimamente.
Os nossos “patriotas” direitistas deram um jeito de vender a nossa principalmente empresa de ciência e tecnologia, provavelmente. Um dos nossos poucos orgulhos nacionais. Me lembro exatamente do dia dessa notícia, o quão triste e indignado fiquei. Sinceramente, não consigo entender entusiastas brasileiros da aviação que ainda defendem e apoiam esse grupo político…
Escreveu bobagens, amigo. O que aconteceu foi que a EMBRAER enfrentava uma séria concorrência da Bombardier que depois foi vendida para a AIrbus. Temendo perder mercado, ela começou a procurar algum tipo de parceria na área COMERCIAL com algum parceiro que pudesse bater de frente com a Airbus/Bombardier. Foi assim que nasceu a ideia de fusão com a Boeing. A empresa americana pagaria bilhões de dólares que seriam aproveitados em outros setores da brasileira em troca de 80% das ações de uma nova empresa que seria criada. Toda a área estratégica e militar da EMBRAER continuaria totalmente em mãos brasileiras.… Read more »
Na Globo, os jornalistas nem tentam disfarçar a militância política. KKKKK
Essa defesa do Putin por “nacionalistas brasileiros” só faz sentido se ele está falando dos duguinistas e olhe lá.
nem isso..
Opa Xará, só complementando: o tratado de proteção de território da Ucrânia foi assinado por Ucrânia, Rússia, EUA e Reino Unido em troca das armas nucleares da URSS que a Ucrânia herdou; há registro da Ucrânia pedir para entrar na OTAN, veto indicado pelo tratado anterior, ainda na década de 90; Dado o fim do contrato de arrendamento da base militar Ucraniana da Criméia para Rússia houve a tomada da Criméia pela Rússia nos anos 2010; A maior aproximação da OTAN com a Ucrânia posteriormente, inclusive com movimento dos EUA sobre isso, deflagrou essa guerra. Uma Guerra contra um inimigo… Read more »
Apesar da força aérea ucraniana não ser significativa, 125 caças é aeronaves de ataque a colocam acima da força aérea brasileira e acima de muitas outras. Em vez de F-5 e AMX, eles possuem Su-25, Su-24, MiG-29 e Su-27. Tanto em termos quantitativo como qualitativo não estavam tão mal assim. A grande questão é que na guerra os caças não operam sozinhos, o que realmente dificultou para os russos não foram os caças mas os sistemas antiaéreos. 250 lançadores de S-300 + 72 sistemas BUK + 90 sistemas Pechora, totalizando cerca de 412 lançadores de médio e longo alcance. Isso… Read more »
Você é um agente russo, saiba que a Ucrânia nunca perdeu nenhum homem em combate e nunca perderá, enquanto a Rússia perdeu 80 milhões de habitantes. A Ucrânia continuará lutando até o último russo
É um ponto de vista. Do meu, sem a ajuda de países da OTAN para desgastar as forças russas, a Ucrânia já teria caído há muito tempo. Em muitos aspectos, a Guerra da Ucrânia lembra a Guerra do Vietnã. Ali sim foi uma humilhação histórica.
Mas duvido que a guerra ucraniana dure tanto tempo. A Rússia também apresenta sinais de cansaço.
Antigamente, tinha um RPG sobre a 3ª GM.
Começava na Polônia.
Antigamente tinha um peão de corda lançado dentro de um prato… Acho que ainda tem…
Estou ansioso para saber o quê as demais forças aéreas da aliança acham sobre o Gripen, agora que participam de cooperação mais próxima.
Também estou ansioso para saber o que os pilotos de Gripen da FAB acham do SU-57 que vem para a LAAD. Espero que a trilogia faça uma matéria completa sobre o assunto.