A Marinha dos Estados Unidos está prestes a anunciar o vencedor do contrato para o desenvolvimento de seu caça furtivo de próxima geração, o F/A-XX, destinado a substituir a atual frota de F/A-18E/F Super Hornet. As empresas Boeing e Northrop Grumman são as finalistas na disputa, após a eliminação da Lockheed Martin do processo seletivo no início de março.

O programa F/A-XX é uma iniciativa estratégica da Marinha dos EUA para enfrentar desafios emergentes, especialmente no contexto da crescente assertividade da China na região do Indo-Pacífico. Espera-se que o novo caça apresente capacidades avançadas de furtividade, maior alcance e autonomia, além da habilidade de integrar-se com aeronaves não tripuladas e sistemas de defesa baseados em porta-aviões.

A decisão de excluir a Lockheed Martin da competição foi baseada na avaliação de que a empresa não atendeu aos critérios necessários para avançar no processo. Com isso, a Marinha dos EUA concentra-se nas propostas da Boeing, que recentemente venceu o contrato do caça F-47 da Força Aérea, e da Northrop Grumman, conhecida por sua experiência no desenvolvimento de bombardeiros furtivos como o B-2 e o B-21.

O contrato a ser concedido abrangerá a fase de Engenharia e Desenvolvimento de Manufatura (EMD), com os primeiros jatos de produção previstos para entrar em serviço na década de 2030. Enquanto isso, os F/A-18E/F Super Hornet deverão permanecer operacionais até a década de 2040.

A seleção do contratante para o F/A-XX é aguardada com grande expectativa, pois representa um componente fundamental dos planos dos EUA para manter a superioridade aérea e responder às ameaças emergentes no cenário global. O programa, que poderá se estender por várias décadas, tem potencial para se tornar um empreendimento multibilionário, refletindo a importância estratégica da iniciativa.

Concepções Artísticas do F/A-XX por @tomcat_fans no X

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Heinz

Sinceramente, em que pese a tecnologia ter se desenvolvido, as novas aeronaves de 6° geração são feias, é cada abacaxi.
Os caças de 4° geração são mais bonitos

Pedro I

Repetindo o que aconteceu com os automóveis…

Pedro I

E o pior de tudo é que daqui a pouco terão o formato de “charutos”, “piões”, e “tic-tacs”…rsrs…

JS666

*Música do Arquivo X no fundo*

Volpi

Concordo

Pedro I

E talvez seja pior ainda se esses que aparecem por aí já forem os protótipos da “sétima geração”…rsrs…

MMerlin

Concordo. Basta ver o que tem ocorreu com os SUVS raiz, que foram foram idealizados para serem um misto entre jipe e um veículo urbano. E a proposta funcionava. Possuiam monobloco sobre chassi, estrutura robusta, 4×4 integral, reduzida com caixa de transferência. Encarava qualquer tipo de terreno. Inclusive fomentava mercados dos famosos “upgrades”. A mudanças, focadas em redução de custos, trocaram o 4×4 integral pela AWD, de dupla estrutura ficou só monobloco, de caixa de transferência para uma marcha “zero” escondida. Atualmente, só por ser um pouco maior, já chamam de SUV. Nem precisa mais ter tração AWD. E agora… Read more »

Last edited 2 dias atrás by MMerlin
Nino
PACRF

Além disso, mais eficientes. Afinal, já foram testados em combate. Não se tem notícia que o F-35, o SU-57 ou o J-20 tenham sido testados em combate. São caças prontos para aparecer em “desfiles”. No caso do SU-57, a Rússia propagandeia que ele é muito bom. Se é muito bom, já deveria ter utilizado na invasão da Ucrânia. Afinal, se fosse tão bom assim a invasão já teria se consumado.

Jean Carmona

O SU-57 é tão bom que bombardeou e nunca foi visto.

Heli

O pessoal do marketing pega um caça, seja o Rafale/Eurofighter ou o F35, bombardeiam um grupo terrorista não estatal e fazem propaganda dizendo tal caça é aprovado em combate. Tenha dó né

KKce

Os de 5° geração também acho bonitos. F-22, F-35 e SU-57 são lindos, os chineses também. Mas esses de 6° parece até uma competição entre EUA e China pra ver quem faz o caça mais feio.

André Bueno

É o momento de comentar a pintura de camuflagem…

Rodrigo

Acho que em uma 3 guerra mundial, a beleza das máquinas de guerra não será prioridade

Gabriel BR

Eu queria muito que fosse a northtrop Grumman.
Saudade dos aviões deles.

Digo

seria melhor ainda se fosse chamado de hellcat ou wildcat.

Ricardo Cardoso Neto

Ou Bobcat, o lince americano sem cauda.

Leandro Mendes

Tendo a Boeing ganho a outra concorrencia o mais provável é não colocar tudo no colo deles, como fizeram no caso do F-22/F-35

Heitor

O radar vai ser da ng o principal nos eua a base de lucro corporativo tá garantida, se a boeing fizer jus ao legado do Macdonell Douglas vai manter a base da força aérea dos EUA f15/f18 como é hoje… acho que vai ser o mesmo caça grande e longo alcance para salvar porta avião e de decolagem curta e rápido porque o pacífico as pistas de pouso virariam tudo um campo minado de vida curta

Papercutwound

Uma curiosidade que tenho é se ainda terão canhão interno ou irão abraçar de vez o conceito da 6ª geração e não se preocupar com BFM. Acho que seria um erro, visto a experiência com o F-4 na guerra do Vietnam, mas é inegável que os mísseis de hoje são muito melhores e os canhões são cada vez menos importantes.

Bruno Vinícius

A USN nunca adotou um canhão funcional para seus F-4 e – ainda assim – manteve um K/D maior do que a USAF na Guerra do Vietnã.

Last edited 3 dias atrás by Bruno Vinícius
Fabio

Então . Mas isso se deveu ao famoso relatório Ault especificando as deficiências em combate e a criação do topgun para treinamento de combate aéreo . O Phantom da us navy não ter canhão interno se deve ao fato que isso aumentava o tamanho do nariz da aeronave diminuindo a visibilidade na aproximação para o porta aviões . Compare o tamanho do nariz do F-4E e do F-4J que isso fica bem visível. Algo que não foi bem visto pela Marinha e eles optaram por manter o pod de canhão no pilone central.

Juggerbr

Supostamente não chegarão tão perto do inimigo para usar canhões, nem parecem ter aerodinâmica de dogfight, apenas de superioridade aérea.

Leandro Assis

Os canhões provaram ainda serem muito eficientes, principalmente nas guerras modernas, visto que foram bem empregados contra pequenos, lentos e baratos drones.

Carlos Campos

Torcendo pela Northrop, a LM batia recorde de lucros entregando nenhum avião, só resolvendo os problemas do F35

Maurício

Do nada todo mundo agora já tem caça de 6. Geração.

Heitor

Não boto fé em nomenclatura de nível revista ocidental o f22 sem ucav e drone de combate devia se chamar 5 geração menos menos

bit_lascado

Qual publicação oriental sugere o RT?
Patético.

Leandro Assis

Já foi definido o que diferencia um caça de sexta geração de um caça de quinta???

Ricardo Neto

Oficialmente não, mas acredito que possam contar com furtividade all-aspect, uso de armas de energia dirigida(DEW) ao menos para autodefesa inicialmente, fusão total de dados e sensores, IA como copiloto, supercruise incrementado, além da operação junto com CCA’s que já foi divulgada.
Uma crença minha, é de que uma nova geração de camuflagens furtivas seja adotada e que não necessite de tanta manutenção como acontece hoje em dia.

Ricardo Cardoso Neto

Poxa, até que eu gostei dessa concepção, se o desing oficial for por ai vai ficar legal. O problema é a vista lateral, vai ficar estranho sem a deriva, mas eu posso me acostumar.