O desenvolvimento do motor turbofan chinês CJ-1000, projetado para equipar o jato de passageiros C919, está avançando de forma promissora e teve desempenho acima das expectativas em testes recentes, segundo executivos da AECC (Aero Engine Corporation of China) durante um fórum aeronáutico realizado em Taicang, província de Jiangsu.

Shi Jianzhong, ex-vice-gerente da fabricante Comac e presidente honorário da Sociedade de Aeronáutica de Xangai, destacou que o motor superou suas “expectativas mais otimistas” e representa um marco na resiliência da cadeia de suprimentos chinesa, especialmente diante da crescente disputa tecnológica com o Ocidente.

O CJ-1000 é o primeiro motor de alto índice de bypass desenvolvido na China para jatos comerciais, sendo uma alternativa doméstica ao Leap, fabricado pela americana GE em parceria com a francesa Safran. Atualmente, os C919 dependem do Leap para voar.

Segundo Wu Guowei, executivo da AECC Chengdu Engine, o CJ-1000 em breve poderá ser usado em voos de verificação com o C919, após testes promissores realizados com a aeronave de transporte militar Y-20. Apesar disso, Wu afirmou que substituir todos os motores Leap é “irrealista”, e que o novo motor servirá como uma opção adicional voltada à autossuficiência.

A China busca consolidar sua independência tecnológica em um setor estratégico, mas ainda enfrenta limitações em expertise, testes e montagem de motores aeronáuticos, o que contribui para a continuidade da dependência de tecnologias ocidentais, mesmo após mais de uma década de desenvolvimento do C919.

Essa dependência é vista como um ponto frágil diante de tensões geopolíticas. Em 2020, durante seu primeiro mandato, o ex-presidente Donald Trump chegou a considerar bloquear a venda dos motores Leap para a Comac. Além disso, empresas afiliadas à AECC foram listadas como usuárias militares finais pelo governo americano, dificultando o acesso à tecnologia dos EUA.

Para acelerar o desenvolvimento, a AECC anunciou planos de empregar inteligência artificial no processo de projeto e simulação. No entanto, segundo o gerente Mei Qing, os algoritmos atuais ainda enfrentam dificuldades para lidar com a complexidade do desenvolvimento de motores, exigindo soluções mais avançadas e maior poder computacional.

Mei também alertou sobre a escassez de profissionais com formação tanto em engenharia aeroespacial quanto em IA. Ele defendeu a criação de uma estrutura nacional de software industrial inteligente e programas de capacitação conjuntos entre universidades e empresas para quebrar o bloqueio tecnológico ocidental e tornar a China mais competitiva nesse setor estratégico.

FONTE: SCMP

Subscribe
Notify of
guest


29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Palpiteiro

O aumento da concorrência é algo saudável para o consumidor. Quando estiver certificado podem reduzir o preço pela metade como tudo que fabricam.

Alecs

Com a metade da qualidade/durabilidade dos motores ocidentais. Esperar o que de uma mídia controlada pelo governo chinês.

Vinicius Soares

Metade da qualidade?? Impressionante como o preconceito ideológico afeta a capacidade de análise de alguns.

A China se tornou referência de qualidade e durabilidade em muitos setores industriais de alta tecnologia (naval, veículos elétricos, painéis solares, IA, etc), mas para o “Alecs” do poder naval eles não são nada.

Pestana

Referência? Melhorou muito a qualidade, muito longe de ser uma referência Você tem ideia da durabilidade de um rolamento chinês, se comparado a um Timken ou SkF As máquinas de fadiga para ensaios mecânicos, são muito boas, porém usam células de carga, válvulas moog americanas, lvdt alemão, strain gage MM americano ou alemão e por aí vai. Se tiver um carro chinês, abra o capô e veja que as peças críticas são de maioria da Europa. Na indústria aeronáutica os parafusos críticos são americanos. No ramo metalúrgico, apesar de grande avanços, estão longe da Alemanha e Estados Unidos, vide turbinas… Read more »

PACRF

A questão não é nem preconceito. A questão é em qual fonte o prezado Alecs se fundamenta para afirmar: “Com a metade da qualidade/durabilidade dos motores ocidentais.”

Mirade1969

Falava se isso dos carros chineses e hoje eles caminham para liderar o mercado de veiculos no mundo se é que já não dominam.

Vinicius Soares

A China ultrapassou o Japão da posição de maior exportador de veículos.

adriano Madureira

estados unidos e europa não são os únicos fornecedores de carro no mundo, há outras alternativas mundo a fora.

Até o Vietnã tem suas marcas de carros, e não são feios.

E já estão para chegar ao Brasil,tanto que já registraram no Brasil a patente de design do seu menor SUV elétrico, o Vinfast VF3. E ele é muito mais brasileiro do que parece. 

comment image

comment image

comment image

E os carros são bons,tanto que tiveram boa pontuação no  euro ncap

Ninguém mais é tão dependente de ninguém.

Fernando

Ou VC é só um mal informado, ou é mais um que acredita em papai Noel. Esse seu preconceito chega a ser doentio

Juggerbr

China tem massa critica suficiente em engenharia pra superar o Ocidente. Questão de tempo.

Salim

O gigante Chinês trabalhando.

Victor Hugo

Pensei que os Chineses fossem autossuficiente na produção de aviões mais pelo jeito eles são dependentes de N componentes estrangeiros.

Cristiano

Como diz a reportagem: estão buscando a auto suficiência! É questão de tempo! A China é impressionante.

Renato

Os motores da Embraer são fabricados nos EUA, deu muito mole em não buscar a auto suficiência.

José Henrique

É que enquanto o Brasil forma advogado e se preocupa com ideologia de gênero, a China forma engenheiros e produz tecnologias de ponta.

Hélio Jr

Embraer utiliza Rolls Royce, CFM, GE e PW dependendo de cada família de aeronaves. Investimento muito alto para desenvolver motores deste porte, estamos falando na casa de bilhões. Infelizmente perdemos o timing…uma nova oportunidade se abre para motores elétricos e híbridos. Ouvi falar que a Weg está investindo neste mercado….

Diogo

Motor de avião é muito complexo,para aviação comercial hj praticamente quem domina o mercado é a GE americana e a Roy Royce Britânica.

Rinaldo Nery

Rolls&Royce

LUIZ

Os russos estão próximo dos 100% da autossuficiência na produção de motores pra aviões comerciais. Os chineses devem esta 10 anos ou mais atrás dos russos.

Hélio Jr

Luiz, complexo afirmar porém a título de diversão, vou registrar. Rsrs
Para as famílias atuais de aeronaves, eu não acredito que em mais de 5 anos, tenham tecnologia operacional e eficiente.
No caso do novo avião chinês narrowbody em desenvolvimento para concorrer com 787,330,350…este sim, eu acredito em uma dificuldade maior para um fan deste porte eficiente e potente nos próximos 10 anos….mas também não cravaria desafios aos chineses….

Franz A. Neeracher

“No caso do novo avião chinês narrowbody em desenvolvimento para concorrer com 787,330,350.”

Não confunda “narrowbody” com “widebody”.

Hélio Jr

Mercí. Descuido. Me referiria ao 929…e ao futuro…939, ambos Widebody…como o próprio nome diz….

Last edited 2 dias atrás by Hélio Jr
Franz A. Neeracher

Tranquilo 😊👍

Pestana

Parece conversa de Stalin, que em 1939 , considerava os aviões russos, melhores que os aviões alemães e muitos pilotos foram fuzilados por afirmar que eram caixões voadores.
Em 1971 o SR 71 voou de Londres a New York em 1:56 minutos a march 3.
O mig 25 a essa velocidades desintegra a turbina em 20 minutos.

Pedro Sousa

Os russos já produz o turbonfan PS-90 usado tanto em aeronaves militares (IL-476), quanto em civis (Tu-214, IL-96). O que está pra ser alcançado é a conclusão do desenvolvimento de novos motores (PD-14, PD-8) tecnologicamente mais próximos de seus homólogos ocidentais.

João Fonseca

Ainda são. Mas os chineses começaram a dominar essas tecnologias há pelo menos 15 anos – muito com a ajuda da Rússia, mas decisivamente pelo esforço próprio. Então bote mais uns 10 anos aí pela frente e eles deverão dominar praticamente todos os setores essenciais. A IA* e a IC** vão ajudar. Gostaria de ver a indústria e o governo brasileiros, digo, o povo brasileiro, com essa disposição que os chineses e russos têm de se tornarem independentes de tecnologias estrangeiras.
* Inteligência Artificial
** Inteligência Chinesa

João Fernandes

Podem criticar a China, mas os caras são espertos. Querem e vão produzir tudo, para não dependerem de nenhum país e de ninguém. Ao produzir seus aviões, terão também seus próprios motores e assim fechar o cerco nessa tecnologia de produção de aviões. Estão marchando firme pra serem o “melhor ” do mundo e não depender de ninguém

Marquês de São Vicente

A China tem hoje 1.390 bilhões de habitantes. É estimado que 0,1% da população são de pessoas hiperdotadas (QI acima de 160), isso corresponde a 1.39 milhões de pessoas apenas na China continental. Imaginem o potencial disso, se 1% das pessoas mais geniais e estáveis emocionalmente desse grupo (13.900), forem aproveitadas no desenvolvimento de tecnologias disruptivas, financiados por um governo livre de amarras democráticas e com dinheiro praticamente infinito… Não tem como segurar a China

Claudio Lemes Louzada

Parabéns. O motor está em desenvolvimento desde 2014 e representa um marco para a indústria chinesa. Em 2024 começou a instalação do CJ1000 no quadrimotor Y20 em uma cadência de 7 a 9 aeronaves por ano. Com isso, representa um ganho significativo em autonomia e alcance para o Y20, além de aprofundar a experiência e horas de voo com o novo motor.

A China junta-se ao seleto grupo de países com tecnologia para a fabricação de motores a jato!