Entre os destaques desta edição estão o RBS 70 NG, o radar Giraffe 1X, o sistema de defesa antiaérea móvel MSHORAD e o caça Gripen E

A Saab participa da 15ª edição da LAAD, a maior feira de Defesa e Segurança da América Latina, destacando seu compromisso com o Brasil e ampliando sua oferta de soluções tecnológicas.

O Brasil é um país estratégico para a empresa, com o qual mantém parceria desde os anos 80, com o fornecimento de sistemas e tecnologias para as Forças Armadas e o mercado civil. Desde 2015, a Saab atua com o programa Gripen, junto à base industrial de defesa do Brasil e a Força Aérea Brasileira (FAB) para o desenvolvimento e produção do caça F-39 Gripen.

“O Brasil é uma prioridade estratégica para a Saab. O Programa Gripen celebra uma década de transferência de tecnologia e reforça nosso compromisso de longo prazo com o país. Além do Gripen, enxergamos oportunidades significativas para ampliar nossa presença, oferecendo soluções tecnológicas avançadas para os setores de defesa e civil. Nosso objetivo é fortalecer ainda mais essa colaboração, impulsionando a segurança nacional, a autonomia tecnológica e o desenvolvimento industrial por meio de nossa expertise e inovação”, disse Peter Dölling, diretor-geral da Saab Brasil.

Destaques do portfólio na LAAD 2025

MSHORAD

A Saab apresentará um portfólio robusto na feira, incluindo o RBS 70 NG, sistema de defesa antiaérea adquirido pelo Exército Brasileiro; o radar Giraffe 1X, um radar de vigilância multimissão que detecta, rastreia e classifica ameaças; além de equipamentos de treinamento e simulação.

Um dos principais destaques do estande será o MSHORAD (Mobile Short-Range Air Defence), sistema de defesa antiaérea móvel composto pelo RBS 70 NG, a unidade de radar Giraffe 1X e o sistema de comunicação de Comando e Controle (C2), responsável pela coordenação das operações.

Pela primeira vez na LAAD, a Saab apresenta a Bomba de Pequeno Diâmetro Lançada do Solo, GLSDB (Ground-Launched Small Diameter Bomb) uma munição de precisão de longo alcance desenvolvida em parceria com a Boeing. A GLSDB combina a Bomba de Pequeno Diâmetro com um sistema de lançamento terrestre, oferecendo flexibilidade e eficácia excepcionais em distâncias superiores a 150 quilômetros.

O estande conta ainda com o simulador de voo do caça Gripen, onde convidados poderão vivenciar missões de defesa e ter a experiência de voar o mais novo caça da Força Aérea Brasileira. Um modelo do Gripen em escala também estará no estande.

A Saab está localizada no pavilhão 3, estande I.20.

Agenda na LAAD 2025

  • 01 de abril, 15h40
  • Sala de imprensa do evento, pavilhão 2
  • Gripen Media Brief
    Atualização de mercado do Gripen com Mikael Franzén, Vice-presidente e Chief Marketing Officer (CMO) da Área de Negócios Aeronautics da Saab, seguido por um briefing operacional sobre as capacidades da aeronave, conduzido pelo Tenente-Coronel Aviador Ramon Fórneas, Comandante do 1º Grupo de Defesa Aérea da Força Aérea Brasileira.

Sobre a Saab

 A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 25.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.

 A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL

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Rodrigo Maçolla

Pois é a parte da Saab esta sendo cumprida e o produto é um sucesso, Agora pra ser um sucesso completo era só o governo federal pagar o acertado para termo as entregas feitas conforme o cronograma inicial.

Rafael

Imagino que para um executivo de uma grande indústria bélica deve ser frustrante oferecer produtos em uma região como a nossa.
Para eles a América Latina deve ser o mercado mais periférico que existe.
Quando compram, muitas vezes é material usado, para ser usado até se acabar e depois ser trocado por algo também usado.
Quando compram algo novo, sempre há o risco de atrasarem o cronograma e ninguém sabe se o governo do momento e os próximos vão honrar os compromissos assumidos.

Last edited 3 dias atrás by Rafael
William Duarte

Não é um produto de sucesso, se assim fosse, estaria vendendo para diversos países neste momento. É de fato um produto eficiente, cumpri todas as prerrogativas do projeto. A eficiência dele, somado aos custo-benefício de fato vale a pena, para o país. Entretanto falta uma politica de estado no Brasil e principalmente visão estratégica a média e a longo prazo.

Nativo

Falou tudo.

Alexandro Santos

Falou tudo errado.

Eles não vendem mais por causa da concorrência desleal.
EUA, França, entre outros. Fazem de tudo para barrarem as negociações da SAAB.

O Gripen está no mesmo nível, e ainda é mais barato, do que os concorrentes.

Algumas nações não adquirem, por medo de retaliações.

Neto

Acho que o projeto gripe BR é problemático.
.
O produto gripen é um sucesso

Luís Henrique

Eles precisam mostrar na LAAD o FS2020 ou novos desenvolvimentos sobre um caça tripulado 6G e drones CCAs.
A China já mostrou voando, os EUA já selecionaram, a Dassault e a Airbus ja estão desenvolvendo o FCAS, a Bae e a MHI já estão desenvolvendo o GCAP, a SAAB como uma grande e reconhecida empresa de defesa já demorou muito para mostrar mais sobre seus desenvolvimentos 6G.

Devem oferecer logo para o Brasil, seria muito bom um 6G + drones CCA de propriedade SAAB/Embraer.

Chris

A gente esta tentando juntar as moedas pra pagar um pequenino lote de caças 4,5G… E você esta sonhando com 6a ???

rs

Last edited 3 dias atrás by Chris
Luís Henrique

Sim. Não para agora, para esse ano. Não temos dinheiro para nada agora, mas se daqui 2 ou 3 anos as coisas melhorarem, qualquer compra de caças novos levaria alguns anos para negociação e mais alguns anos para as entregas. Estamos falando de 2030 em diante. Investir bilhões em mais Gripen E para serem entregues na década de 2030 não faz mais sentido. Os 5G estarão por toda parte e os 6G chegando. Temos que entrar nesse barco. O ideal seria termos um orçamento militar bem maior e poder adquirir uma boa quantidade. Mas se for para adquirir míseras 36… Read more »

Alexandro Santos

Acredito que vá melhorar sim, mas só daqui a uns 30 anos.

Só após o caos mundial.

brutus

deixa ele , sonhar nao custa nada

Felipe M.

O que é a 6° geração além de marketing? O que a caracteriza? FCAs e Tempest são programas que visam um caça de 5° geração, não? Tô achando bizarro essa forçada de barra em busca do caça de 6° geração por países que ainda sequer conseguiram desenvolver um 5° geração. É a “nova corrida espacial”. Quem conseguir o 6° geração primeiro ganha o jogo. Concorrentes: – EUA: o único com caça de 5° geração comprovadamente atendendo 100% daquilo para o que foi projetado (F22) e com outro que ainda enfrenta problemas decorrentes de seu desenvolvimento (F35), apesar da enorme quantidade… Read more »

Luís Henrique

Isso é mesmo utilizado pelo marketing e cada país pode apresentar diferenças entre o que enxerga como um caça 6G, mas a grosso modo entende-se uma nova geração quando as diferenças de capacidades se tornam significativas. A maioria dos designs de 6ª geração não usam caudas e os avanços nos materiais RAM prometem um nível ainda maior de furtividade. Vemos designs de asa voadora, etc. Tudo indica que os 6G serão mais furtivos que os 5G. A evolução nos sensores, sistemas de computação, IA, etc indicam que os caças terão maior capacidade de operar com enxame de drones. Também alguns… Read more »

Rommelqe
Camargoer.

boas novas… a Embraer fechou a venda firme de 15 E190 para uma empresa japonesa (ANA) (e opção de mais 5).

Mais uma boa notícia neste 26 de março.

Last edited 3 dias atrás by Camargoer.
Rodrigo Maçolla

Sim esta Noticia é muito boa!!, mais uma vez parabéns a Embraer, um dos poucos orgulhos do Brasil… e o senhor presidente aproveitou para tentar surfar esta onda , fazendo o anuncio como se o negócio tivesse saído por causa dele, coisa que não… a venda seria feita com ou sem ele. Mas isso não é exclusividade dele, todo politico faz o mesmo, tem prefeito por ai que gosta de anunciar até a nova placa de inauguração de pracinha que já existe. Só não da pra entender muito (ou melhor da pra entender sim) porque? a Janja foi uma semana… Read more »

Camargoer.

Então… Este ano são celebrados 130 anos de relações diplomáticas Brasil x Japão. A viagem presidencial ocorre neste contexto, Estão programados vários eventos ao longo do ano, alguns sendo organizados e planejados há um ou dois anos. Há um esforço dos dois países para que este ano ocorram muitos anúncios e açẽos efetivo Acho impossível afirmar que algo teria ou não acontecido se o passado fosse diferente.. em 2022, o país perdeu a oportunidade de celebrar o bicentenário da independência.. a data passou sem sequer ser notada. Alguém poderia sugerir (mas seria um equívoco se o fizesse) que sem a… Read more »

Alex Barreto Cypriano

O Gripen entrou nos sonhos de muita gente, do Canadá aa Colômbia, da Tailândia aas Filipinas. Mas ele tem partes americanas (a turbina e um computador) e os EUA podem vetar a venda. O mundo mudou, as fronteiras se fecham sob o desmonte da globalização, quem depender menos de outro será menos afetado. Daí que seja possível que o Gripen deixe de existir, mesmo focando em partes exclusivamente européias – porque os concorrentes estabelecidos não querem mais um concorrente até ontem outsider. O programa Gripen no Brasil foi um fracasso, ao menos do nosso ponto de vista.

Last edited 2 dias atrás by Alex Barreto Cypriano
Moacir Medeiros

Pois, é discussão se o Brasil, devia fazer isso ou aquilo, devia se atentar se o país tem folga financeira para isto, temos problemas gravíssimos de corrupção que nunca foi atacado, o gigantismo estatal gde parte é corrupto e consome muito dinheiro do país, basta ver e não ser cego como funciona a política brasileira, prefeituras são antro de corrupção entre prefeitos e vereadores, tudo que se compra tem propina a funcionários públicos. Como vai sobrar dinheiro para um país tão corrupto em sua essência.??????

Jose Pereira

O RBS 23 BAMSE é um vetor que poderia entrar para o rol de interesses do EB

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Vila Nova

Uma ratoeira passível de embargos!

Daniel

Falando em LAAD, corre um boato que os russos irão trazer o Su-57 esse ano. Será que ele vem mesmo??????

Leandro Costa

Como? Só se for um mockup. A LAAD ocorre no Rio Centro. A pista mais próxima é Jacarepaguá que não é longa.