A campanha de testes em túnel de vento marca o décimo teste subsônico do eVTOL da Eve Air Mobility no DNW/LLF (Túneis de Vento Germano-Holandeses – Grande Instalação de Baixa Velocidade) nos Países Baixos.

Estes testes avaliaram rigorosamente a aerodinâmica, a mecânica de voo, as cargas estruturais e a aero acústica sob condições de potência ligada. Os resultados irão aprimorar o desempenho da  aeronave e aproximá-la da certificação.

A Eve Air Mobility, subsidiária da Embraer, está desenvolvendo a aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) com o objetivo de transformar a mobilidade aérea urbana. O eVTOL da Eve apresenta uma configuração “lift+cruise”, utilizando rotores dedicados para voo vertical e asas fixas para o voo de cruzeiro, sem necessidade de componentes móveis durante o voo. Esta abordagem favorece a segurança, eficiência e confiabilidade, além de facilitar a certificação e reduzir os custos operacionais e de manutenção.

Projetado para transportar quatro passageiros e um piloto, o eVTOL da Eve poderá acomodar até seis passageiros quando a operação autônoma for certificada. Cada passageiro poderá levar uma bagagem de mão padrão, e a aeronave está preparada para acomodar cadeiras de rodas dobráveis, garantindo acessibilidade.

Em julho de 2024, durante o 45º Farnborough Airshow, a Eve revelou o primeiro protótipo em escala real da sua aeronave, montado nas instalações de testes da Embraer em Gavião Peixoto, São Paulo. Este marco representou um avanço significativo no programa de desenvolvimento, com planos para construir cinco protótipos adicionais para testes rigorosos, incluindo campanhas de voo.

A empresa também concluiu testes em túnel de vento em maio de 2023, utilizando um modelo em escala do eVTOL, com o objetivo de validar as características e a eficiência da aeronave. Além disso, a Eve finalizou testes do propulsor no Brasil para medir o desempenho aerodinâmico e as propriedades sonoras, visando melhorar a eficiência, reduzir o impacto sonoro e os custos operacionais.

Com quase 3.000 encomendas potenciais, a Eve planeja iniciar a produção em Taubaté, São Paulo, com uma capacidade prevista de 500 unidades por ano. A entrada em serviço está projetada para 2027, sujeita à obtenção das certificações necessárias.

Para mais informações sobre o último teste do eVTOL da Eve Air Mobility no túnel de vento , assista ao vídeo abaixo:

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Underground

Desenho do modelo já está bem mais refinado que o demonstrador que ainda irá voar: parte da frente mais chanfrada, cone no rotor traseiro, saída da cabine para o cone de cauda em curva, esquis redesenhados, novo desenho para a carenagem dos motores elétricos.

Rommelqe

Verificar a eficiência e eventuais vantagens considerando estas distintas configurações – tais como as citadas por vc , caro UNDERGROUND – são justamente um dos principais objetivos dos ensaios em modelo. Muito legal!

Augusto

Lembrando que o KC-390 também foi testado neste mesmo Large Low-speed Facility (LLF) do DNW na Holanda.

Rommelqe

Alias, caro AUGUSTO, considero que a melhor materia ja publicada aqui no do AEREO foi aquela que apresentou justamente os testes de desenvolvimento do KC-390! Espetacular. Se aquela versão do KC390 a ser dotada com sonda de reabastecimento do tipo flying Boom, for de fato desenvolvida, voltada para os F-35 (entre outros), certamente o ideal é testar (se é que já não foi…) considerando várias posições e extensões dos elementos. Seria muito interessante, inclusive, usar também um modelo do F-35 a jusante….

Rommelqe

Fantástico. Conceito e realização. Os ensaios efetuados com modelo em escala reduzida são essenciais. Agora este test rig da DNW/LLF é uma maraviha à parte. Parabéns a todos envolvidos!

José Rabello

As hélices perto das pontas de asa giram no sentido de lançar ar de cima das asas para baixo das asas, ao contrário do que ocorre normalmente nas pontas de asas, melhorando assim sua eficiência.
Nas aeronaves ‘panquecas voadoras’ é assim, o que melhor as viabiliza.

adriano Madureira

Bem que eu achei que o desenho do EVE não era o desenho final, pois era muito fêio mesmo, fora que as pessoas não gostam só de um produto funcional mas com um belo design.

Era só uma plataforma de teste para ser usada para testar a qualidade, eficiência e robustez dos motores e sistemas de voo.