F-47: O caça que vai substituir o F-22 com tecnologia furtiva mais avançada e maior alcance

Artigo na revista Air & Space Forces Magazine discute os avanços que o novo caça F-47 trará em relação ao F-22 Raptor. O Chefe do Estado-Maior da Força Aérea dos EUA, General David W. Allvin, destaca melhorias significativas em alcance, tecnologia furtiva, cronograma, custo e número de aeronaves.
O F-47, recentemente anunciado pelo presidente Donald Trump, é descrito como o primeiro caça tripulado de sexta geração do mundo, apesar das alegações de adversários como a China. A aeronave integrará a frota de sexta geração da Força Aérea dos EUA ao lado do bombardeiro B-21, ambos equipados com tecnologia furtiva de última geração, fusão de sensores e capacidades de ataque de longo alcance para enfrentar adversários sofisticados em ambientes contestados.
As representações gráficas do F-47 revelam diferenças distintas em relação aos caças de quinta geração, como o F-22 e o F-35. O design apresenta um nariz convencionalmente furtivo, canopy em formato de bolha com linhas angulares e uma fuselagem achatada. Além disso, incorpora canards e asas com ângulo ascendente distintivo, características não típicas em designs furtivos anteriores.
O General Allvin afirma que o F-47 terá um alcance “significativamente maior” do que o F-22, que possui alcance superior a 1.850 milhas com dois tanques de combustível externos antes de necessitar de reabastecimento. Líderes da Força Aérea consideram a possibilidade de desenvolver duas variantes do NGAD: uma maior, com maior alcance para atender às vastas distâncias do teatro do Pacífico, e outra menor, mais adequada para as distâncias mais curtas entre alvos militares no teatro europeu.
No geral, a Força Aérea afirma que o F-47 representa um avanço significativo sobre o F-22, com um design modular que permitirá que seja uma plataforma dominante nas próximas décadas. O General Allvin ressalta que aeronaves experimentais têm testado tecnologias do NGAD nos últimos cinco anos, acumulando centenas de horas de voo, testando conceitos inovadores e demonstrando a capacidade de avançar nos limites da tecnologia com confiança.
Essa campanha de testes tem acelerado o desenvolvimento tecnológico, refinado conceitos operacionais e provado que é possível implementar essa capacidade mais rapidamente do que nunca. Como resultado, espera-se que este caça esteja operacional durante o mandato do presidente Trump, que se estende até janeiro de 2029.
IMAGENS: @tomcat_fans no X
Os canards não aumenta a detecção nos radares? Porque vemos f22,f35,SU57 sem canards, apenas o j20 que tem canards em um caça de 5 geração.
F22 e F35 não tem abate, mas tem profundor. E O SU57 tem uma peça móvel na entrada do motor, que pode ser usado como canard.
Mas a coisa não se resume em desenho, mas materiais, dissipação de calor dos motores, geração de turbulência em voo, reflexao materiais internos, geracao de carga eletrica externa…
O que é “abate”? Essa superfície é novidade pra mim. E “geração de carga elétrica externa”? É diferente da interna?
Canard. Canard. Canard.
Digitei no celular e sabe-se lá o motivo mudou para abate. Mas dai já tinha sido postado.
Grato.
Toda aeronave ao se deslocar pelo ar, devido ao atrito, gera carga elétrica.
Eletricidade estática, você quer dizer. Pra isso tem os descarregadores estáticos.
Ao que parece carrega eletricamente o próprio ar em volta, o que seria passível de rastreamento. Já vi análises disso mas aí entraria no campo da física.
O Fellon possui superfícies de controle chamadas de LEVCON(Leading-Edge Vórtex Controller).
Tem gente falando que os canards são para enganar os analistas estrangeiros e que o avião real não os tem. Outros estão falando que os canards auxiliam na estabilidade geral do avião já que este não possui derivas. Talvez daqui a pouco teremos vídeos do avião assim foi com o B-21.
Nao entendo pq um canard seria usado pra enganar analistas já sabemos os efeitos de um canard e ele está totalmente alinhado com um dos pilares da sexta geração que é longo alcance e alta capacidade de carga bélica, agora se você disser que eles estão engando usando as duas asas e na vdd o avião vai ter uma asa só aí sim eu vou te dizer que porra aí eles tem uma puta inovação nas mãos e faz sentido enganar kk
Os americanos resolveram mandar seus Aviões B-2 para atacar o Iêmen e na mesma hora o Iêmen começou a atacar israel com missil hipersônico.
Nao tem defesa !!!!
https://www.facebook.com/share/v/1BtcQ9zNTK/
Mesmo que a notícia fosse verdade, míssil hipersônico é uma categoria tão ampla que não faz sentido associar uma coisa à outra. Missil hipersônico pode ser desde um míssil balístico comum que insistem em chamar de hipersônico até um míssil scramjet mach 12 em voo nivelado. E mesmo os melhores mísseis hipersônicos não são invencíveis. As artilharias antiaéreas mais modernas conseguem abatê-los sim.
Sim, e segundo os ucranianos, gasta-se toda a munição de uma única bateria de patriot para abater um único kinzal, se lançarem dois já era!
Engraçado, pelo seu raciocínio, se lançar dois resolvesse, ou os russos não lançaram 2 por saberem menos que você ou porque não tinham disponíveis. Você escolhe a explicação.
O Iêmen não tem míssil hipersônico, mísseis hipersônicos por definição atual são aqueles que tem grande precisão e capacidade de manobra, o que os houthis tem são um monte de V2 alemã 2.0, a V2 alemã inclusive que voava a mach 4 no voo terminal, mas que não pode ser caracterizada como arma hipersônica por padrões contemporâneos obviamente pq n eram precisas nem manobráveis. Li inclusive um paper de uns analistas militares chineses da República Popular falando como a Rússia mentia em considerar o Iskander e o Khinzal como armas hipersônicas, sendo que elas não são manobráveis, e a precisão… Read more »
Houtis com mísseis hipersônico? Hehehehehe
Só os canards que não são dos EUA são stealth, os do J20 aparecem no radar como um Boeing 747
Essa geração vai ser feinha né… Os caças vão parecer um doritos kkkkkkkk mas essa representação do F-47 tá mais bonita que as outras
Vamos ver o da Marinha, de acordo com o site the war zone o vencedor (Boeing or Northrop) pode ser anunciado logo.
Pensei o mesmo, já vejo muitos entusiastas falando mal da quinta geração, geração que acho muito bonita inclusive, principalmente pelo F-22 e SU-57, mas até o F-35 acho bonito. Agora, essa sexta geração só vejo coisa bizarra kkkk, vai ser a mais feia provavelmente.
O FCAS não, ele por enquanto, é o mais bonito dos projetos de 6ª geração até o momento.
O da China já está voando de verdade!!!
O Gov Trump mandou publicar que o F47 é o primeiro de sexta geração e acabou…. Ganhando no grito, tipo o Golfo da América.
Esqueceram que na matéria anterior,já haviam falando que os protótipos dos fabricantes,já estão voando a 5 anos.
Ah, os caras falaram que já voava faz 15 anos atrás. Ok, então tá tudo certo. O Golfo da America estava lá desde sempre ….
Na verdade, se procurar por matérias da época aqui mesmo no site, vai ver que já divulgaram que os protótipos já estavam voando a algum tempo.
Você lembra quando foi o primeiro vôo do F-117? Porque ele só foi ‘anunciado’ (e isso já estando operacional), depois de uns 7 anos após o primeiro vôo.
Protótipos demonstradores de tecnologia. Estão voando em vários lugares desde o início do século. Virar o protótipo do F47, ahi é outra coisa.
Demonstrador de tecnologia é uma coisa. Protótipo de aeronave de combate é outra completamente diferente.
Demonstradores, não protótipos…
É o desespero pra ter uma pauta positiva nos EUA
Acho que esse aí, assim como o concorrente derrotado, já devem ter voado. Não iriam escolher sem poder colocar a mão, foi assim com o F-22 e o F-35. É bem provável que tanto China como EUA coloquem suas aeronaves em produção com pouca diferença de tempo. No mais, é certo que esse caça vai ser o terror do contribuinte dos EUA e resta saber se vai ser o terror da China.
No mesmo anúncio eles disseram que o custo unitário será inferior ao do F-22, acho que já aprenderam a lição com o F-22 e F-35
Ninguém sabe o que a Boeing ofereceu melhor que a Lockheed, talvez uma opção de caça mais barato também possa ter ajudado na escolha da USAF. As estimativas antes da revisao do programa NGAD ano passado era que o custo poderia chegar a cerca de 300 milhoes de dolares/unidade, ~3 F35s.
A Lockheed é famosa por enfiar tecnologias ainda não maduras nos seus projetos. Quem não se lembra do Venture Star que iria substituir o space shuttle.
Acredito que a escolha pela Boeing foi mas focada na questão de produção do que em questões técnicas em sim (que podem ser compartilhadas pelas empresas participantes quando realmente há interesse, até porque quem financia os projetos é o governo americano)… A Northrop Grumman, ganhou a concorrência para produção do B21, a Lockheed Martin já está bem atrapalhada com a produção de centenas de F35, portanto, quando os “tambores da guerra” começam a soar, questões como capacidade de produção, linha de suprimentos, etc… fazem toda diferença. Sendo assim, ao escolher a Boeing para esse projeto, os EUA vão manter as… Read more »
Tá atrasado…
https://www.aereo.jor.br/2020/09/15/usaf-voou-secretamente-demonstrador-de-seu-caca-de-proxima-geracao/
Está atrasado, ou a cegueira anti América não permitiu que lesse esse artigo.
Sou neófito nesse assunto, porém li isso na época.
Eu li o artigo completo e eu não vi vídeo nem foto dele em voo, então é mais do mesmo do Trump falando que voou agora, libera video como a china já fez , e ainda mais que pregam que a china esconde seus avanços mas os EUA sempre mostraram as coisas
Desenho surpreendente a meu ver… Esse nariz achatado com canards que parecem ser bem grandes !… Aguardemos mais informação pois pode ser que esse não seja o desenho definitivo mesmo… e os motores terão vetoração de empuxo 3D? como o SU-57
Basicamente um YF-23 sem a seção traseira e com Canards. Quem diria que o design da Northrop estaria enfim literalmente a frente de seu tempo.
Na época se não me engano o protótipo yf22 levou por ser mais manobravel, e o yf23 era mais furtivo, porém menos manobravel.
Achei parecido, estruturalmente com o mig1.42. proporção das asas, canard e corpo. Não sei se possuem tamanhos semelhantes.
.
A saber se será outro vertedouro eterno de $$ para resolver problemas de processo de produção e/ou de projeto como os últimos projetos da Boeing foram.
A divisao de caças da Boeing tem sido mais ponta firme que a divisão espacial e civil, se bem que o F15 e F18 foram desenvolvidos pela McDonell Douglas, então esse seria o primeiro caça da Boeing.
Essas artes conceituais parecem uma mistura de F-22, com Rafale, Eurofighter e SU-34. Asa em delta, bimotor, canards, pico de pato etc
Eu sinto cheiro de mais um grande sugadouro de recursos do contribuinte…
E com os planos do Trump de diminuir impostos e aumentar os gastos com defesa, não sei como essa conta irá bater.
E se cair na mão da Boeing…
O custo total do programa NGAD pra cerca de 200 aeronaves vai ser bem menor que o custo total do F35 (~2500 aeronaves) pros cofres americanos.
A noticia do F47 ficaria melhor, se tivesse sido divulgada em 01/04 kkkk
Como Tio Sam não pode ficar para traz na corrida armamentista, divulgaram o Phanton o F47….e pior, com vencedor construtor a Oingo Boingo…que tudo que projeta, da problema….
T7
737
777x
KC46
Air Force One
Capsula Orion
Pelo menos deveriam ter anunciado um fabricante com melhor reputação e credibilidade….
Pra USAF, a credibilidade da Lockheed com os atrasos do TR3 e Block 4 está bem pior. Como Northrop já tinha saído da licitação do NGAD, o maior inimigo da Lockheed foi ela mesma.
Sei de um canal brasileiro no YT, HNMM, onde 99% dos inscritos devem estar em êxtase com essa noticia. São patriotas da bandeira americana.
Talvez exista para contrabalancear os inscritos do ADG, onde 99% dos inscritos, movidos pelos temas dos vídeos e livres, são totalmente contra os americanos.
Que se dá bem são os mentores destes sites, que ganham cada vez mais asseclas.
E viva a polarização.
Apenas para dar aquela complementada e polemizada.
Segundo o proprietário deste mesmo canal que mencionei, nosso país deixou de ser um dos maiores produtores de meios navais devido à operação Lava Jato.
Sim. Segundo ele, em tempos recentes, nós estávamos entre os top 5 no segmento de construção naval de grande porte.
Uma baita fake news utilizada para fins políticos.
Não parece ter muito espaço entre as turbinas pra uma baia de armas stealth. Ademais, sequer sabemos se será tripulado ou apenas opcionalmente tripulado ou totalmente não tripulado – lembrem, assim como a indústria descartou o trabalho humano em favor de máquinas automatizadas, a guerra parece seguir na mesma direção (resta saber como será o movimento Luddista entre pilotos militares
; entre os veteranos jogados ao cisco já sabemos como é).
Aparentemente será um avião grande. Será curioso ver o F-47 voando com o B-21 Raider, talvez o menor bomber desde o A-26 Marauder.
Conforme estes desenhos divulgados, os “carnards” são concebidos como superfícies fixas, sem ajustes de angulo em relação à fuselagem. Desta forma podemos até classifica-los como asas fixas e não propriamete carnards. Por que adotar esta configuração? Boa pergnta né?
A escolha do F/A-XX está prevista para essa semana. Vamos aguardar.
Essas imagens mostram que o desenho do F-47 tem clara inspiração no Mig 1.44, dos anos 90.
Que ironia.