Turquia pode voltar ao programa F-35 se desabilitar defesa aérea russa, diz governo dos EUA

F-35 da Turquia na cerimônia de entrega nos EUA em agosto de 2018
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está considerando levantar as sanções impostas à Turquia e retomar a venda de caças F-35 ao país, desde que Ancara torne inoperacional o sistema de defesa aérea russo S-400. Esta possível reaproximação surge após uma conversa telefónica entre Trump e o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.
As negociações em curso incluem a possibilidade de desmantelar parcialmente o S-400 ou transferi-lo para uma base controlada pelos EUA na Turquia. Anteriormente, Ancara foi excluída do programa F-35 devido a preocupações de Washington sobre a coexistência do avançado caça americano com o sistema russo, temendo que este pudesse comprometer a segurança e os segredos tecnológicos do F-35.
Além da questão dos F-35, Trump manifestou intenção de finalizar a venda de 40 caças F-16 e kits de modernização para outros 79 aparelhos da frota turca, num negócio avaliado em 23 bilhões de dólares. As autoridades norte-americanas estão analisando formas de evitar que estas transações violem as sanções impostas pela Lei de Combate aos Adversários da América através de Sanções (CAATSA).
Especialistas destacam a importância estratégica de manter a Turquia como aliada da NATO e alertam para os riscos de afastar Ancara, o que poderia aproximá-la de potências como a Rússia e a China. A possível reintegração da Turquia no programa F-35 e o levantamento das sanções são vistos como passos significativos para reforçar a cooperação entre os dois países no setor da defesa.

Manda o S400 para os EUA dar uma analisada, ai tudo certo.
Depois de ameaçar aliados (Canadá e Groelândia ) todos os países que tem base americana no seu território ligarão o alerta vermelho (colocarão a raposa dentro do seu território) passaram a não confiar nos americanos.
Todo mundo ligou o alerta e esta todo mundo comprando material de guerra de outros países.
Trump está isolando os Estados Unidos com suas medidas bairristas e isso de certa forma é bom para os demais na medida em que força os outros países a procurar fazer mercado com outros compradores fugindo do peso do dólar.A união europeia que tinha um pé atrás com o Mercosul já ver com bons olhos esta integração!
Exatamente. O apresentador de reality show vai aprender, de uma forma ou de outra, que não se faz política externa com ameaças e chantagens, mas com diplomacia.
Só se a Turquia for BURRA! Ninguém hoje pode ter apenas um fornecedor e confiar tudo seu em um único pais! Faça feito a India, compre de todos e se embargarem, encontra outro fornecedor. Esse tempo desse joguinho dos EUA estar prestes a “acabar” e é esse tipo de atitude dos EUA que fará a cada dia mais os outros paises procurarem fabricar suas próprias armas ou a comprarem de outros paises e não mais dos EUA…
Eu sempre achei um tiro no pé embargar ou chatagear um pais dessa forma; a conta vai chegar.
Essa sempre foi a política de quem compra hardware dos EUA, sobretudo via FMS: renúncia automática da Soberania Nacional.
Vacilão se Rússia china Coreia tiver poder maior averar tempos ruins_________________________
EDITADO:
2 – Mantenha o respeito: não ataque outros comentaristas.
Bom dia. Jonas você é aparentemente mal educado e semi alfabetizado. Melhore suas maneiras e terá uma convivência melhor nos Fóruns. Comentar os temas propostos é muito bom, mas com educação e respeito fica melhor.
Sei que não tem nada a ver com o post.
Mas ninguém vai falar nada sobre um HIMARS ter abatido um Ka-52.
Acho que ninguém mais aguenta comentar sobre essa guerra. Todo dia tem um feito incrível de um lado ou de outro, mas nada muda o ritmo ou o resultado da guerra.
É F-16 abatido, é caça russo que foi derrubado com tiro de revólver…
Se alguém disser que abateu um míssil de cruzeiro com uma pistola eu acredito e nem me impressiono mais.
O que mais vai me impressionar é se a Ucrânia conseguir sair dessa, ou se o ocidente largar a mão dela e dar a vitória a Rússia.
Exatamente!! A Rússia já destruiu Himars e Patriots. Que surpresa tem a destruição de helicópteros e aviões russos se a Rússia faz o mesmo na Ucrânia?
Quatro!
na verdade foram dois KA-52 e dois MI-8, um grande dia para os operadores do Himars. Perde 4 helicópteros assim, é uma baque pesado.
HIMARS virou antiaéreo agora? Kkkk
Não estavam
Estavam numa base improvisada.
Bem que o Brasil poderia oferecer a solução.
Enviamos 12 C-390 para a Turquia e eles enviam as 4 baterias S-400 para nós.
Como possivelmente 04 baterias são insuficientes teríamos que adquirir outras mais..
Mas seria um começo.
Principalmente se pudessemos produzir as outras em territorio nacional com ToT que o Gov e as Forças gostam tanto…
E como vem da Russia não iam criar nenhuma narrativa do tipo “não podemos comprar porque esse pais esta bombardeando a palestina”.
Se lembrarmos que a Itália tem 3 baterias samp/t e cada uma deve ter 6 lançadores, totalizando 18 lançadores e que o samp/t usa mísseis Aster-30 com cerca de 120 km de alcance e seu radar principal detecta ameaças a cerca de 300 km de distância. E olharmos que as 4 baterias S-400 turcas devem ter 36 lançadores, com mísseis com 250 km de alcance e 400 km de alcance e o radar principal detectar alvos aéreos a 600 km de distância, até que estaríamos muito bem com 4 baterias. Claro que pela vastidão do nosso país, o ideal seria… Read more »
Boa parte da cúpula militar brasileira é vassala demais pra isso… Até hj não entendi o pq de não terem querido entrar junto com os russos no programa PAK-FA…
É muito claro porque… Explicado na primeira linha de teu post.
Pois é, o princípio do óbvio né?
Da mesma forma fizerem com o A-DARTER, ao invés de comprarem os mísseis binacionais, foram atrás de outro de fora…. como quer que aqui cresçam? Esse povo me dá nojo!
O chato é ter que esperar essa geração velhaca morrer pra mudarem as pessoas que tomam essas decisões, isso tendo esperanças, afinal pode ser pra pior os próximos…
o A-DARTER foi concluído? tem bons anos que não se fala desse míssil.
Sul africanos adquiriram o míssil?
Eu não tenho certeza plena, mas acho que foi concluído e os sulafricanos adquiriram, mas volto a acusar que não tenho certeza.
O generalato daqui é muito subserviente, a visão deles é muito limitada, para não dizer uma visão comodista.
/poderíamos diversificar nossos fornecedores de armamentos, mas preferem ficar em cima do muro, não por serem isentos, mas por não terem coragem de marcar posição e assim se indisporem com parceiros fiéis.
Aí vem com essa historinha de que nossa doutrina é ocidental entre outras falácias…
Concordo 110%.
É uma boa proposta, eu mesmo doava para um Myanmar da Vida e voltava para o F-35
Fácil de resolver.
A Turquia vende para o Azerbaijão…e a Índia vende seus S400 para a Armênia.
Depois ambos compram o F-35.
Azeri é inteligente e o negócio deles é sistema israelense.
A Turquia já está desenvolvendo seu próprio caça de 5 geração ninguém aguenta mais depender do tio sam
Que é cheio de peças e patentes do Tio Sam
Pq a Turquia trocaria um sistema bom de defesa antiaérea por um avião que foi feito pra cair num esquema de superfaturamento estúpido? E ainda, correndo o risco de ofuscar sua indústria de defesa interna que busca construir um bom avião de caça?
A guerra na Ucrânia não deixou os S-400 com essa boa fama toda viu kkkk
Tudo bem, afinal, não existe sistema 100% eficaz, mas isso não tira o demérito do F-35 se rum avião caro que só cai, eu gosto de assuntos militares e de geopolítica, mas sou bem leigo, e ainda assim quando vi esse avião tendo tantos acidentes, comecei a indagar se era bom mesmo, em pouco tempo saíram criticas de todos os lados acusando problemas nesse avião, ele é o exemplo perfeito do atual momento decadente dos EUA, se vendem com a casca bonita, por dentro estão podres…
Explique isso, um país continental como a Rússia você quer dizer que os S400 falharam em defender o território gigantesco da Rússia? Só falta falar que o iron dome é infalível.
Os coreanos comprar F35 e estão desenvolvendo o KF21, alias receberam transferência de 14 tecnologias da Lockheed durante a negociação do F35…
Provavelmente pq também não confiam tanto nesse avião, e vão tentar melhorá-lo.
Turquia pode voltar ao programa F-35 se voltar a ser um país vassalo, diz governo dos EUA…
Nao é ser vassalo, a questão estaria nas maos dos turcos e decidir o que é melhor pra eles…
Se forem espertos, e geralmente sao, vao fazer como os Sul coreanos e conseguir transferência de algumas tecnologias pra acelerar o desenvolvimento do KAAN (assim como os coreanos receberam pro
KF21).
Mais fácil conseguir essa tecnologia com os próprios sul coreanos ou com os franceses, para o KAAN, comprando, agora, Rafale ou KF21, em vez de F16 versão Z plus++
A Turquia está desenvolvendo o Kaan, não precisa escolher o f35 mais. O Kaan até 2030 estará operacional segundo os turcos, e a frota de caças da Turquia não está ruim. Tem os f16 para modernizar, tem o Kaan e está interessado no eurofighter com negociações avançadas.
Olha pela facilidade que os ucranianos estão tendo para destruir os S-400 talvez não seja tão ruim assim, mas não devem parar o projeto do caça deles, complementa o caça deles com os F-35!
Posso não gostar do Erdogan, mas é uma proposta estranha provavelmente os americanos aceitam entregar os territórios curdos, não enchem com outros que o Azerbaijão toma da Armênia, nada falam do proxy dele que governa Damasco com os acertos de conta que estão havendo. Sobre a NATO, Trump está pouco se lixando.
Eu mandava ir à merda.
Conversa velha. Se não reviraram antes, vão aceitar logo agora, com o cabeça de Cheetos ameaçando todo mundo? Ai abrem mão do S-400 e ficam sem F-35 tbm.
Uma forma de frear o desenvolvimento da indústria de defesa turca tbm
Difícil de entender todo esse temor em relação ao S400, afinal o F35 é stealth, totalmente imperceptível às defesas aéreas e tranqueira russa funciona mal e porcamente.
A conta não fecha para o telespectador da CNN.
Serio, treinar o sistema russo a reconhecer o F35 o que seria facilmente repassado aos russos? Isso nao é motivo de negar a venda de um aviao stealth?
Equipamentos não treinam, no máximo sofrem uma calibragem fina. Nada diferente do que os russos já fazem com o Adir na Síria.
Pela reação, creio que todo esse temor seja comercial frente a possibilidade real do S400 trackear o F35 a distâncias razoáveis.
Do contrário, bastaria uma dezena de F35 na Ucrânia e o pêndulo mudaria abruptamente de lado. Sequer precisaria ceder tudo o que Putin exige.
O anti americanismo do Brasileiro é tipico de quem nao tem pragmatismo e toma partido em geopolítica como se o mundo fosse um jogo de futebol. Cada país tem que decidir o que é melhor pra si. Se a relação entre EUA e Europa azedou problema é deles, isso não impede um terceiro país negociar com ambos e aproveitar oportunidades. Os turcos podem muito bem negociar, nao é so baixar as calças e comprar F35 de prateleira, eles estavam inseridos na cadeia de produção do F35 e poderiam negociar transferência de tecnologia pro KAAN, assim como os coreanos conseguiram pro… Read more »
“Trump manifestou intenção de finalizar a venda de 40 caças F-16 e kits de modernização para outros 79 aparelhos da frota turca, num negócio avaliado em 23 bilhões de dólares.” kkkkkkk num valor absurdo desse, eu tbm estaria doido pra finalizar esse negócio mesmo. 40 F16, que pode ser a versão mais tecnológica da história, mas ainda é um F16 + modernização de 79 aviões = 119 aviões. Mesmo se fossem 119 F16 novos, seria um valor absurdo = U$ 193 milhões por caça. Só se os turcos estiverem desesperados para fechar um negócio desses. Imagine a bagatela que vai… Read more »
Consequência da indecisão do Canadá e de países europeus em prosseguir com a compra dos F-35?
Quer assediar aliado e não perder nas vendas para os mesmos?
O lobby israelense vai fazer pressão.
Em qual sentido?
Contra. Erdogan está adotando um tom belicoso contra Israel e existe um temor que ele inicie uma proxy war contra Israel por meio dos grupos sírios que a Turquia já apoia. F-35 turcos seriam um obstáculo às incursões aéreas israelenses na Síria que hoje ocorrem de forma impune.
esse mundo da Cada virada doida né não
Parece um pião.