Uma das concepções do do Next Generation Air Dominance (NGAD)

A Boeing foi selecionada para desenvolver o novo caça de sexta geração F-47 para a Força Aérea dos Estados Unidos, em um contrato inicial avaliado em cerca de US$ 20 bilhões. O anúncio foi feito pelo presidente Donald Trump na Casa Branca nesta sexta-feira, 21 de março de 2025, ao lado do Secretário de Defesa Pete Hegseth e do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General David Allvin.

O F-47 faz parte do programa Next Generation Air Dominance (NGAD), que visa substituir o F-22 Raptor e estabelecer a supremacia aérea nas próximas décadas. A aeronave será projetada para operar em conjunto com drones e sistemas autônomos, atuando como um “quarterback” para uma frota de aeronaves não tripuladas

Segundo o presidente Trump, o F-47 “será a aeronave mais sofisticada, mais capaz e mais letal já construída”. Ele também revelou que um modelo experimental do jato tem voado secretamente há quase cinco anos, superando significativamente as capacidades de qualquer outra nação.

O contrato representa uma virada surpreendente para a Boeing, que enfrentava dificuldades em seus negócios de defesa e aviação comercial. A vitória sobre a Lockheed Martin, sua principal concorrente, coloca a Boeing na liderança do desenvolvimento de tecnologias de combate aéreo de próxima geração.

Espera-se que o F-47 incorpore tecnologias avançadas de stealth, sensores de última geração e motores inovadores. O custo estimado por unidade pode ultrapassar US$ 300 milhões, refletindo a complexidade e as capacidades avançadas da aeronave.

 

A decisão de seguir adiante com o programa NGAD vem após meses de incerteza devido a restrições orçamentárias e mudanças de prioridades. O General David Allvin afirmou: “Estamos convencidos de que o NGAD é necessário para alcançar a superioridade aérea neste ambiente altamente contestado”.

O desenvolvimento do F-47 não apenas fortalecerá as capacidades de defesa dos Estados Unidos, mas também enviará uma mensagem clara aos aliados e potenciais adversários sobre o compromisso do país com a inovação militar e a superioridade aérea nas próximas décadas.

As principais características do caça F-47 NGAD

O caça F-47 NGAD, desenvolvido pela Boeing como parte do programa Next Generation Air Dominance (NGAD), apresenta várias características avançadas que o tornam uma aeronave de sexta geração altamente sofisticada.

Tecnologia Stealth Avançada
O F-47 incorporará tecnologia stealth de última geração, tornando-o virtualmente invisível aos sistemas de detecção inimigos. Esta característica é fundamental para penetrar defesas aéreas avançadas, como as desenvolvidas pela China.

Sensores de Próxima Geração
A aeronave será equipada com sensores altamente avançados, superando as capacidades dos atuais caças de quinta geração.

Propulsão Inovadora


O F-47 contará com motores de ponta, como o XA102 da General Electric ou o XA103 da Pratt & Whitney, que prometem maior impulso e alcance.

Integração com Sistemas Autônomos
O caça atuará como “quarterback” para uma frota de aeronaves não tripuladas, conhecidas como Collaborative Combat Aircraft (CCA), em uma abordagem de “família de sistemas”.

Capacidades Superiores

  • Velocidade, agilidade e capacidade de carga excepcionais.
  • Habilidade para operar em ambientes altamente contestados.
  • Capacidades que superam significativamente as de qualquer outra nação, segundo o presidente Trump.

Substituição do F-22 Raptor
O F-47 NGAD está sendo projetado para substituir o F-22 Raptor como a principal aeronave de superioridade aérea dos Estados Unidos.

Embora muitos detalhes específicos permaneçam classificados, o F-47 NGAD representa um salto geracional nas capacidades de combate aéreo, prometendo redefinir a guerra aérea moderna.

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Chengdu J-36: uma interpretação chinesa da guerra aérea do futuro

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Marcelo M

As últimas aventuras da Boeing foram um enorme fracaso. O Starliner não funcionou direito, e a NASA sofreu, e o 737MAX já sabemos no que deu. A Boeing não consegue há décadas atrair a mesma mão de obra de qualidade que atraiu até o fim do século XX. Muitos dizem que perdeu espaço para o vale do Silício na atração das maiores mentes americanas. A ver como se sucederá o desenvolvimento desse caça. Se venceu a concorrência deve ter produzido um bom protótipo, ao menos superior ao da LM.

Fabio Araujo

E ponha na lista o KC-46 que vez ou outra aparece algum problema!

Chris

Eu só sei de uma coisa…

Qdo recebermos o último Gripen, os EUA ja estarão voando de T-85 X-wing… rs

Last edited 1 dia atrás by Chris
Ivan herrera

Último dos 12 né.

Ivan herrera

E faltando o último F5 a dar baixa no serviço ativo rsss.

Aéreo

Coloca na lista também o Space Launch System (SLS), que já consumiu mais de $40 bi, e embora seja derivado de tecnologias e sistemas utilizados no ônibus espacial e no Delta-IV, apresenta problemas e atrasos de desenvolvimento consideráveis. O projeto, que só realizou um lançamento não tripulado em 2022, corre sérios riscos de cancelamento em pró e alternativas da Space X e Blue Oring. 

Se o cancelamento de fato ocorrer serão mais de $40 bi do contribuinte no ralo. 

Deadeye

Só que isso dai é culpa do congresso que forçou o contrato em 2009 do SLS. Todo mundo já sabia que ele já era obsoleto.

DanielJr

O protótipo não precisa ser melhor do que a LM, precisa só ser comparável. O governo não iria deixar a Boeing não mão.

O F35 foi da LM, agora será a vez da Boieng. O Raider foi para a Northrop (muito por causa do B2, acredito eu)

JHF

Corretíssimo. Cada uma com seus problemas,as sem colocar todos os ovos na mesma cesta…. Só não fazer mais um KC, ou mais um MAX, ou…. Eita lista longa

Mark

Quero ver se esse lobby da Boeing vai dar em algo, pois conseguir tirar o da Lockheed martin e Northrop Grumman não é para qualquer um, vale lembrar que a L.M foi eliminada do F/A-XX também, se os cara conseguirem superar a N.G vai ser algo “surreal”.

Ademais, com agora o F-47 dando as caras igualmente aos J-36 e o J-50 quem sabe não iremos ver o PAK-DP, GCAP e o FCAS surgindo com novas imagens.

Iran

PAK eu acho improvável

Mig25

A propina foi gigantesca, não tenha dúvidas…
A Boeing derrubar a LM, com ctz fez a “proposta mais alta”

Rodolfo

Acho que pelo contrário, com o Trump querendo cortar gastos escolheu talvez a opção mais barata. A Lockheed é conhecida por escolher tecnologias ainda não maduras que custam dezenas de bilhões de dólares para desenvolver. Quem não se recorda do aero spikeengines do X-33/ Venture star? A USAF quer ciclos de desenvolvimentos mais rápidos e menos custosos.

Fabio Araujo

Boeing é uma grande empresa de engenharia de ponta, mas nos últimos anos ela tem pisado da bola em grandes projetos, espero que voltem a prezar pela qualidade em vez de prezar pela economia!

Rodolfo

O mais incrível foi terem dito hoje que tanto o prototipo da Boeing como da Lockheed vem sendo testados há 5 anos… o Trump até tirou onda da China dizendo que os americanos não mostram seus protótipos.

DSC
Last edited 1 dia atrás by DSC
Luciano

Quando o F-47 for revelado ao público saberemos se os OVNIs avistados nos últimos 5 anos foram de seres extraterrestres ou o demonstrador do F-47!

Heitor

Então.. Os da China já voam, inclusive.

Bernardo Santos

Houve uma parte do texto em espanhol “20 mil milhões de dólares”

Alexandre Galante

Corrigimos, obrigado!

Josiel

Mas o programa do protótipo tava nas mãos da Lockheed, não? Como funciona agora a transferência?

Rodolfo

Nao, tinham 3 prototipos sendo testados há 5 anos, Northrop desistiu do NGAD ano passado. A concorrência estava entre Lockheed e Boeing. Contrario ao ATF (YF22 vs YF23) e JSF (X32 vs X35), o NGAD estava em segredo e pouco saiu sobre os concorrentes, apenas sketches. A concorrência do FAXX agora está entre Northrop e Boeing pois Lockheed também anunciou há um mes que estava fora do programa da Marinha. Pouco provável que a Boeing leve o FA-XX a nao ser que forcem os programas a serem fundidos. As especificações da Marinha sao diferentes e nao esta interessada nas novas… Read more »

Josiel

Entendi. E qual a chance da Boeing ter sido escolhida justamente pq fabricaram o Super Hornet que opera em porta aviões?

Marcos

O F-47 é um complexo da Força Aérea. Até onde se sabe não vai operar em porta avião.

Luís Henrique

Isso mesmo. Só um detalhe não foi a Lockheed que saiu a marinha que tirou a Lockheed por não ter cumprido com os requisitos.

O F/A-XX da marinha pode sim ser da Boeing. Talvez a Boeing não ofereceu o mesmo caça da força aérea…

Rodolfo

Pode, mas existe o receio de monopolio, assim como Lockheed teve o monopolio de 5a geração, acredito que o Pentagono vai tentar evitar o monopolio de 6a na mesma empresa. Tambem desenvolver 2 caças de 6a geração ao mesmo tempo vai ser mais dificil, no caso da Lockheed a concorrencia do ATF e do JSF tiveram mais de uma decada.

Matheus

Boeing? Deus nos acude.
E com o Elon Musgo querendo dar pitaco em tudo quanto é projeto militar la, esse programa vai ser um drama tão grande que vai fazer o JSF parecer novela da Record.

Alexandre Galante

“If it is Boeing, I’m not going” 🙂

Last edited 1 dia atrás by Alexandre Galante
António Rodrigues

Ele falou da Lockheed. Vamos ver quem tem ações da Boeing….. Já agora a Globo que se ponha a pau, pois as telenovelas da casa branca prometem novos desenvolvimentos. O presidente da Ucrânia é um tirano que está no poder quando teria que ter novas eleições! Quem disse isto? Mister Trump. Passado 15 dias já era presidente para assinar o acordo das terras raras ao Trump? Alguém já questionou a que empresas vai ser entregue a exploração? Vai ter leilão das parcelas, ou amigos do senhor laranja vão ficar com o bolo? E depois os europeus é que são coisas… Read more »

George A.

Não vejo vida longa pra ele no governo, ao menos com todo o poder que tem hj, já teve rusga com Rubio e tomou uma podada nas questões de defesa, mesmo sendo o principal financiador de Trump e seu “Goebbels” uma hora esse pessoal vai se bater legal.

Rodolfo

A divisao de defesa nao é a mesma que a divisao civil, alias o Brasil quase foi de Super Hornets…

Ozawa

“O F-47 incorporará tecnologia stealth de última geração, tornando-o virtualmente invisível aos sistemas de detecção inimigos …”

Só acredito vendo …

amarante

radar inimigo: só acredito não vendo.

André Sávio Craveiro Bueno

Boa, Ozawa! Rssssss…

NEMOREVOLTADO

É tecnologia Klingon!

Rommelqe

Vendo? Mesmo sendo invisível? Esse é o Sensei Ozawa, ha ka sê!!! Forte abraço!

Antonio Palhares

É sim. Vendo o que não vi. Porque é feito para não ver E se ver é porque não é.

Walsh

Só uns pontos.

  • NGAD não é o nome do caça, é o nome do programa que vai desenvolver o caça. Assim como PAK-FA nunca foi o nome do Su-57.
  • Por que F-47? O que houve com todos os números entre 22 e 47?
  • Se a Boeing foi a selecionada final, então é provável que tivéssemos ao menos dois protótipos ou demonstradores de tecnologia voando, um da Boeing e outro da Lockheed.
  • Muito provável o Trump ter dado um jeito de dar essa ajudinha para a Boeing, que estava passando por muitas dificuldades.
bit_lascado

Você quer dizer entre 35 e 47?

Rodolfo

Trump é o 47o presidente?
Acho que os atrasos do F35 TR3/Block 4 prejudicaram a Lockheed, programa esse que estourou de longe os custos, fora o risco de uma vitoria da Lockheed levar a um monopolio e ser a pa de cal na divisao de defesa da Boeing já que a linha do SUper Hornet e do F15 EX nao vao durar muito.

Kkce

Esses números são escolhidos de forma totalmente aleatória ou tem critérios? Sei que a primeira letra indica a função da aeronave, mas e os números?

Marcos

Esse 47 aí deve ser só um afago ao ego do 47º presidente.

DSousa

A consolidação pela qual passou a indústria americana depois da Guerra Fria deixou os EUA com apenas três empresas capazes de projetar e construir uma aeronave com pretensões de ser a melhor e mais moderna do mundo. No momento uma dessas empresas está responsável pelo B-21 e outra pelo F-35. Obviamente a Boeing tem capacidade técnica. Mas nos últimos 15 anos, fez pouca coisa direito. E talvez as grandes mentes da indústria estejam hoje em outras empresas. Hoje se tem dúvida até sobre qual seria o nível de relevância da Boeing no futuro, visto que eles mal conseguem colocar um… Read more »

Last edited 1 dia atrás by DSousa
Felipe

O avião tanque já está em serviço, apenas alguns apresentaram rachaduras, coisas q ao meu ver, são difíceis de prever na aviação. E na aviação civil com o 737 max, a boeing teve problemas não com falta de mentes brilhantes, mas sim problemas de conformidade, segurança e transparência com intuito de vender rápido os aviões!

J R

A USAF é mesmo corajosa em entregar pra Boeing, não é essa empresa que esta suando sangue pra converter 02 aviões 747 em aviões presidenciais a anos e até agora não conseguiu?

Luís Henrique

Os programas F-15ex, Super Hornet e Growler foram e estão indo muito bem.
Comparado ao F-35 os caças da Boeing conseguiram manter custos e prazos muito melhor.

Bueno

Trump é 47º presidente dos EUA , será que o F-47 para homenagear ?

Fabio Araujo

Creio que não essas numerações são definidas no começo do projeto e de forma sequencial se não me engano enquanto for um projeto tem aa letra Y mais o número no caso Y-47 e se aprovado troca a letra mais permanece o número nesse caso para F-47 e creio que o da Lockheed que foi derrotado deveria ser ou Y-46 ou Y-48.

sergio 02

Powww já que temos um vencedor, seria bom eles mostrarem os protótipos né, alguem pede ai pro Trump liberar uma imagens pra nós.

Bueno

” é descrito como o caça mais avançado e letal já construído”
Mas já foi produzido pelo menos um prototipo ?

sergio 02

Sim, pelo que entendi as três participantes tem um protótipo cada um.

Bueno

Grata surpresa , legal!!
Estamos vendo a historia ser escrita , passando de 5º para 6º Geração de caças !
e O Brasil não consegue pagar para ter sua 1º ala de caça de 4ºG completa, Comemoram com entusiasmo os 50 anos de operação do F-5….
Vamos la! acreditar que isto aqui vai melhorar um dia!

Marcelo Tatsch

A oitava economia do mundo e apenas uma base aérea só com caças. É o que vai acontecer com a saída do F-5 e A-1.

Last edited 1 dia atrás by Marcelo Tatsch
Luís Henrique

O sr. lembra da 8a economia pq no início de 2024 subimos 1 posição e isso foi alardeado pelas mídias esquerdistas.
Porém no final de 2024 perdemos 2 posições e fomos para Décimo lugar, mas não foi tão bem divulgado, talvez por nisso não se lembre. Kkk

Luís Henrique

O Trump disse isso, que os protótipos voam há quase 5 anos e que os EUA não mostram seus protótipos, em uma “cutucada” à China que já mostrou 2 protótipos voando no final de 2024.

Com a afirmação o Trump quis mostrar que os EUA ainda estão à frente da China, pois poderiam ter mostrado os protótipos voando quase 5 anos atrás…

Gabriel

Não mostrou antes pq era super secreto, mas se é tão secreto assim porque disse que tem ???

sergio 02

Por que não e mais secreto, a concorrencia era secreta agora a um vencedor, não faz mais sentido esconder, esse protoripo da Boeing, agora vai ser refinado atualizado etc. ate que entre em produção.

Rodolfo

Os X planes na maioria das vezes só sao apresentados ao publico quando já proximos da aposentadoria. Quando o primeiro F47 voar, talvez os X planes da concorrência do NGAD sejam revelados… vai ter um monte de viuva do aviao da Lockheed assim como tem um monte do YF23 da Northrop.

cerberosph

É verdade esse bilhete.

Groosp

A Boeing tem gerenciado muito mal os programas KC-46 e T-7; no entanto, os programas F-15EX e F/A-18 foram bem conduzidos. Vale ressaltar que a divisão de aviação civil e espacial da Boeing são praticamente empresas diferentes.

Gabriel

Ta aí mais uma empresa privada sobrevivendo com volumosos aportes de dinheiro público. Lá é bonito, aqui..ah num pode…!

amarante

É a mão invisível agindo.

Rodolfo

Claro que pode no Brasil, KC390 contou com financiamento do estado brasileiro. Acho que o contrario, falta dinheiro do GF pra mais projetos como o STOUT e o drone stealth da Embraer que a FAB desistiu por falta de verbas. E o programa Gripen que segue com atraso de pagamentos.
Parceria publico-privada em defesa, tecnologia é importante. Mas isso nao é a mesma coisa que estatal.

Afonso Bebiano

Quem fabrica aviões de caça só vai vender para governos, mesmo.

Luís Henrique

“Comparado ao F-22, o F-47 custará menos e será mais adaptável a ameaças futuras – e teremos mais F-47s em nosso inventário”, disse o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General David Allvin

Luís Henrique

O legal da notícia é que em 2035 ou mais perto de 2040 a FAB pode adquirir uns 12 F-22 usados.

Franz A. Neeracher

Isso será muito difícil de acontecer; para não dizer impossível.

J R

2035? Capaz de ainda estarmos recebendo Gripens do 1º lote em 2035.

Rodolfo

Improvavel, e se algumas das celulas mais novas fossem repassadas para outro país, seria Israel no caso.

Pedro

mais provavel em 2135..

Sudafax

Prezado, o F-22 nunca será exportado, por definição. Isto é público há décadas.

francisco diego f abrantes

agora vai

Marcelo Martins

Boeing? Xiiii

Digo

China e EUA ambos com centenas de caças de quinta geração em serviço, trabalhando com mais de 2 protótipos de caças de sexta geração…

Estão muito a frente do resto.

Andrigo

O governo dos EUA:
a) Deu um voto de confiança/apoio pra levantar a Boeing;
b) Se cansou da Lockheed e o ralo de dinheiro e problemas em que se tornou o programa F-35;
c) Todas as alternativas anteriores.

Afonso Bebiano

d) Trump e Musk estão alavancados em opções futuras da Boeing.

Astor

Só vim ler os comentários das viúvas da China e Rússia surtando KKKKKKK. Está Hilário.

Bosco

Rsss
A Boeing tem uma lista imensa de bons produtos mas o pessoal insiste em ver o copo meio vazio.

Antonio Palhares

Não se preocupe. Com surto e sem surto. Com viúvas ou solteiras. A China vai continuar atuando com sua economia robusta e sua capacidade tecnológica avançada.

sergio 02

Vamos iniciar um movineto la no X pro trump liberar imagens dos protótipos para o publico Powww, não tem mas sentido esconder eles, vão acabar indo pra um museu de qualquer jeito.!!!!!!!! bora inundar a conta do Musk la pedido por imagens.

Rafael Santos

Quer dizer que o Doritos de três motores chinês não é o único sexta geração “avuando” por aí?

claudio couto

só pode ser piada… a Boeing?

Rodolfo

Mesma fabricante do F15 EX e do Super Hornet.

Luís Henrique

Ela tinha 50% de chances.
Ou era a Boeing ou a Lockheed Martin. Hehehe
Acho que os programas Super Hornet, Growler e F-15EX foram e estão sendo muito bem executados. E provavelmente o prototipo da Boeing agradou mais a força aérea do que o prototipo da Lockheed.

Alias a Lockheed foi expulsa do programa da Marinha porque seu prototipo não deve ter cumprido as exigências e ficaram a Northrop Grummam e a Boeing. Então pode dar Boeing na Marinha também. 50% de chance hehehe

Ricardo Neto

A Boeing aprendeu muito com o espólio da MDD, manteve a produção e upgrade dos Super Hornets e desenvolveu a nova versão do Eagle e apesar de ter sofrido muito com sua linha Max, na divisão militar manteve a qualidade sem maiores percalços. Acredito que o F-47 será um combatente excelente e revolucionario, além do que veremos um desing bem diferente dos da Lockheed. Só espero que não seja outro Ugly Duck como o X-32.

Carlos

Sei não… aquela desconfiança que tínhamos com o que a China e a Rússia lançavam, hoje em dia, pairam sobre o Ocidente. Esse projeto ai mais parece um esboço do que algo concreto, apesar de saber que, independente da bomba que lancem, o F-22 ainda tanka tudo.

ChinEs

A Corrida Armamentista entre a China e os EUA, só esta no começo, daqui a pouco a China lança o Bomber H-20, o SSBN Type 096, o NAE Nuclear Type004, tudo para 2025, já lançou em 2024 os 2 caças de 6ªGeração, o J-36 e o J-50.

Czar Bomb

NGAD ? Resta saber se combinaram com os Chineses.

Iran

Combinaram oq exatamente?

Iran

Vi muitos entusiastas americanos tristes pq ele vai ter canards kkk

Last edited 1 dia atrás by Iran
Plinio Jr

Nenhuma novidade, tanto o Trump quanto o Elon Munsk criticavam abertamente a LM e o programa F-35 …ele fatiou os projetos com empresas diversas, O B-21 Raider foi para a Northrop, o F-47 com a Boeing , a LM continua com o F-35 e atualizações do F-22 , resta saber o F-XXX da Marinha…

Quanto as capacidades, só tempo irá mostrar , o mesmo se aplica aos seus adversários chineses…

adriano Madureira

Eles não estão nem dando conta de criarem aviões tankers, do air force one e de alguns aviões civis, que dirá de aeronaves de sexta geração…

comment image

Rodrigo

Os primeiros voos de protótipos começaram 5 anos atrás… Continua rindo…

https://www.aereo.jor.br/2020/09/15/usaf-voou-secretamente-demonstrador-de-seu-caca-de-proxima-geracao/

Darcio

Acho que esse dinheiro seria melhor gasto em mísseis hipersônico e ogivas mais modernas, já que a Rússia está a frente nesse quesito,e do jeito que as coisas caminham ta mais pros EUA se defenderem da Rússia e da China do que atacarem!

Marcos

Engraçado como todos eles vão ter o mesmo design, só ver o da China

Felipe

São conceitos de 6 geração, o primeiro país a apresentar o conceito foi os EUA, a mais de 10 amos atrás!!

Carlos Campos

Perdeu com o X32 e venceu com o F47, Eu achei esse “bico” do caça muito parecido com o YF23, o que mais pensar que ele era mais stelth que o F22

Rodolfo

Deve ter tanto X-plane ainda “classified” que deve ser difícil imaginar de onde saiu a inspiração pro F-47. Especula-se que a Boeing vem evoluindo o seu conceito/demonstrador Bird of Prey dos anos 90 ao longo dos anos… aviao esse que era bem mais stealth que o F22

Carlos Campos

Fui pesquisar mais e vi que a Being tem uma seção de projetos secretos avançados, a Phantom Works, parece a Skunk Works da LM, lá eu vi que eles após comprarem a McDonell Douglas, incorpararam o Projeto do X36, parece uma nave alienígena mais que o YF23, e cara dele é o mesmo do F47

Rodolfo

Isso porque o X36 e o Bird of Prey são dos anos 90, vai saber o que a divisão de projetos avançados dessas empresa voam em Groom lake (area 51). E fora dos EUA poucos prestam atenção em outros projetos com nomes estranhos. Além do NGAD, a USAF tem um program conhecido como Mayhem que visa construir um bombardeiro hipersônico (se é que Darkstar já não esteja voando). Ninguém sabe ao certo o orçamento de projetos secretos da USAF, mas especula-se que seja acima de 50 bi de dolares/ano.

cerberosph

Essa apresentação aí só com uma foto, que parece IA, até o Irã faz melhor….

Rodolfo

Vai nessa.

Marcelo Tatsch

E Gripens em 2025? Irão chegar mais? O mundo está se armando em uma nova escalada, novamente!!

Last edited 1 dia atrás by Marcelo Tatsch
Lfurlan

Não sabemos exatamente quais novas tecnologias ele irá incorporar, mas dificilmente ele precisará de três turbinas para empuxo e geração de energia como os chineses fizeram. As turbinas tanto do F22 qto do F35 suprem tanto a energia qto o empuxo necessário. Os chineses ainda tem esse calcanhar de Aquiles com suas turbinas que são cópias e aprendizados de turbinas russas e parecem ainda estar atrás de EUA, Rússia e Europa nesse segmento.

Rodolfo

Talvez seja apenas uma, se as novas turbinas de ciclo adaptativo forem assim tão inovadoras. A meta da USAF é 900 milhas de combat range e mais de 2800 milhas de ferry range.

BlackRiver

F-47 Next Generation Air Dominance (NGAD)

83 comentários e só vi críticas negativas, acho incrível tamanha gavota de humildade nossa em admitir a capacidade de dos EUA 🇺🇸
O que eles gastam no desenvolvimento de novas tecnologias, nós não gastamos em infraestrutura e segurança pública.

No dia que tivermos metade dos aeroportos que eles, metade da infraestrutura ferroviária, rodoviária e marítima que eles tem, podemos começar a pensar em criticar alguma coisa.

Em termos de aviação militar…
Nos resta bater continência e babar 🤤

Last edited 1 dia atrás by BlackRiver
Marcos

A titulo de curiosidade:

O Brasil é o 2º país com mais aeroportos do mundo, atrás somente dos EUA – são 19.630 aeroportos. Nosso país possui cerca de 2.700 terminais aeroportuários.

Last edited 1 dia atrás by Marcos
BlackRiver

Não confunda
Aeroporto com Aeródromo, são duas coisas bem diferentes, no dia que aprendermos a construir infraestrutura de verdade, seremos outro país.
Procure ver quantos aeroportos brasileiros tem duas pistas com mais de três mil metros de comprimento.
Procure saber quantos aeroportos brasileiros tem capacidade irrestrita para operação simultâneas paralelas.
Procure saber sobre quantas aeroportos brasileiros tem uma infraestrutura descente de taxiways e pátios.

Enfim… desses 2700 terminais que você citou… poucos são descentes.

Heitor

E vai voar quando, em 2050?

Rodolfo

Os prototipos vem sendo testados desde 2020 na concorrência do NGAD. O primeiro aviao oficial de teste vai voar ate 2028 e a projeção das primeiras entregas ate 2035… ate la quem sabe a FAB tem 36 gripens.

Plínio Jr

Recursos para eles não é problema, em breve veremos e do jeito que anda , com sorte, 2050 recebemos o último Gripen do primeiro lote ….

BlackRiver

Não importa quando vai voar, o que importa que eles tem um projeto de estado, de país, e não de militares com carreira de funcionários públicos…
Investem o dinheiro de defesa em pesquisa e desenvolvimento, mesmo que muitas vezes não resulte em nada…

(Já por aqui…
Procurem saber a respeito do aluguel de equipamentos de som para festa de despedida de brigadeiros)

Rinaldo Nery

Aonde, quem e quando?

Heitor

Olhando por um lado, os EUA podem estar acelerando o projeto em razão da China já ter 2 que voam. Todos ficaram surpresos e o ocidente vê que está ficando atrás.

Quanto ao Brasil.. Nada de novo. Somos terras agrícolas e não há projeto de ser algo a mais tão cedo.

BlackRiver

Quanto ao brasil, basta olhar para os comentários aqui, os EUA também são uma grande fazenda, que além de comodities produzem tecnologia e tem infraestrutura. Governo do Mato Grosso, fez 209 pontes de concreto em seis anos, uma verdadeira façanha nos dias atuais, algumas de grande porte. A China teria feito a mesma coisa em meses. EUA em metade do tempo mas durariam o dobro. É indiscutível que nos dias atuais a China esta dando passos largos em relação ao desenvolvimento de novos armamentos. Vimos recentemente os chineses testando varias aeronaves novas, todas com potencial delongo alcance, baixa assinatura a… Read more »

Last edited 19 horas atrás by BlackRiver
Gilson Elano

Com a entrada em campo do NGAD, o setor aéreo vai se tornar caótico no seguinte aspecto: Lockheed vai ter de trabalhar melhor no F35, barateando custos, atualizações, disponibilidade e aquisição. A Rússia, por causa do SU57, tava com a corda do pescoço, em matéria de desenvolvimento, a corda agora apertou. A Europa, Japão, Canadá e Austrália só tem quatro caminhos a seguir: compram F35 ou mergulham de cabeça em um projeto de quinta geração, ou mergulham em um projeto de sexta geração ou seguem com aviões de quarta geração e ficam pra trás no setor aéreo de combate. A… Read more »

Rodolfo

A Lockheed agora vai ter que resolver o Block 4 e deve forçar uma nova atualização do F35 com a X100 da GE (possivel Block 5), coisa que o lobby da PW impediu.

Plínio Jr

Os russos estavam se arrastando com o Su-57 vêem os EUA e a China despontarem com aviões de 6ª geração , caças e bombardeiros …o cenário político vai fazer com que a Europa e Japão façam o mesmo caminho ..

a aventura na Ucrânia cobra seu preço para os russos ..

Luís Henrique

Europa e Japão já estão neste caminho com o GCAP (FX) e o FCAS.
Só que GCAP é previsto para 2035 e FCAS para 2040.

E o NGAD dos EUA foi dito pelo Trump até o final do seu mandato, ou seja, até 2029.

Plinio Jr

O Trump disse que a produção em série começa até o final do mandato dele em 2029 , vamos aguardar … com as mudanças do cenário político internacional, europeus e japoneses estão injetando dinheiro em seus programas de defesa , muita coisa pode acontecer antes do previsto, com dinheiro e necessidade tudo é possível …

Luís Henrique

O Trump disse que a produção inicia até o final do seu mandato, ou seja, até 2029, em no máximo 4 anos.

15 anos é a previsão do FCAS francês/alemão para 2040.

Diego

Agora vai, daqui 15 anos vai tá pronto com 5 anos de atraso e custando triplo do dobro e pedido 700 cai para 120 e preço sobe denovo.

diogocld

A imagem divulgada, se for realmente do protótipo vencedor, mostra algo parecido como canards ou estou enganado? Pode ser minha memória pregando peças, mas lembro de ter lido em algum lugar que carnards seriam meio que incompatíveis com design stealth. Se algum colega estudioso poder confirmar (ou refutar) ficaria grato. Outra coisa, se não me falha a memória, seria a primeira aeronave da força aérea americana com canards.

Last edited 15 horas atrás by diogocld
José Pereira

O Trump repassou que há protótipo(s) voando há mais de 5 anos.
Como ninguém conseguiu saber dos testes de vôo,tanto por avistamentos ou por satélites de outras nações?
Será que ele mentiu?