O QF-16 “Zombie Viper” é uma aeronave-alvo de escala real (FSAT) convertida a partir de caças F-16 Fighting Falcon aposentados. Essas aeronaves podem ser operadas tanto por pilotos quanto remotamente, permitindo uma ampla gama de missões de teste aéreo.

O programa QF-16 substituiu os drones QF-4 Phantom, aposentados em 2016. O primeiro voo não tripulado do QF-16 ocorreu em setembro de 2013, e desde então, mais de 75 aeronaves modificadas foram entregues pela Boeing à Força Aérea dos EUA.

Cada QF-16 possui uma vida útil de aproximadamente 300 horas de voo e desempenha um papel fundamental no desenvolvimento e avaliação de sistemas de armas de próxima geração. Essas aeronaves permitem que a Força Aérea e a Marinha dos EUA conduzam testes realistas sem colocar em risco a vida de pilotos.

Recentemente, a Força Aérea dos EUA anunciou planos de utilizar os QF-16 até pelo menos 2035, enquanto busca desenvolver drones furtivos não tripulados para futuras necessidades de alvos aéreos.

Subscribe
Notify of
guest


25 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Renato

É só uma máquina, um punhado de metal, plástico, etc..
Mas para nós entusiastas, dá uma dó..

Last edited 1 dia atrás by Renato
Vitor

Especula-se a derrubada de um F16 na região de Sumy na quarta-feira vamos aguardar a confirmação.

Antunes 1980

Caças alvos são mais numerosos que nossa força aérea.
Viva as emendas parlamentares que sugam bilhões de recursos da defesa nacional.
No Brasil não há vítimas, todos são culpados.

Jadson S. Cabral

Bla bla bla… como se fossem as emendas parlamentares que tiram dinheiro da defesa…
Não vejo oficial de alta patente reclamando de salário… vejo professor, mas não vejo militar.

Last edited 1 dia atrás by Jadson S. Cabral
Marcelo Martins

Eles não reclamam porque são impedidos de reclamar! Isso é considerado falta grave! O militar que não está satisfeito com o salário ou as perspectivas de carreira, acaba dando baixa! Ano passado, se eu estiver errado me corrijam, pelo menos dois pilotos de caça pediram baixa e foram trabalhar como pilotos de linha aérea. O cara se forma piloto mas o que ele menos faz é voar! Então o cara vai embora, e com isso a FAB e demais forças perdem profissionais altamente qualificados!

Rodrigo Maçolla

“Zombie Viper” melhor nome não poderia existir …. Agora 300 horas quer dizer que estes motores ainda dão um bom caldo. Não há como negar que o resto de uns é o luxo de outros…

Last edited 1 dia atrás by Rodrigo Maçolla
Angus

Leio “mais de 75 aeronaves modificadas foram entregues pela Boeing à Força Aérea dos EUA” e lembro “em setembro de 2024 a FAB recebeu o 8° Gripen” e “Os 10 A-1M serão desativados em dezembro de 2025, sem substitutos”.

Da um desanimo…

Santamariense

Foram recebidos 11 A-1M pela FAB, mas já faz alguns meses que são somente 5 (4 mono e 1 biposto) e serão apenas esses 5 até a desativação total, em dezembro próximo.

Angus

Obrigado pela correção.

Ricardo

Basicamente são sucatas voadoras com um alvo nas costas

Emmanuel

Essas sucatas são o pilar de defesa da Força Aérea Argentina, como exemplo. E são melhores que muito caça que equipa forças aéreas pelo mundo.
Se fosse assim poderíamos chamar os F-5 de sucata também.

Santamariense

A semelhança entre os F-16 argentinos e chilenos, por exemplo, e estes QF-16, é que são aeronaves do mesmo modelo. De resto, não há comparação. Esses QF-16 são células sugadas e desgastadas ao extremo, tanto que só tem 30” horas de vida útil, cada uma. Não há comparação entre essas células e aquelas que operam normalmente em esquadrões de caça pelo mundo todo.

Rafael Gustavo de Oliveira

“…Esses QF-16 são células sugadas e desgastadas ao extremo, tanto que só tem 30” horas de vida útil, cada uma…”
Ainda deve estar melhor que muita aeronave dos “clientes pró Rússia” mundo a fora….desculpe…tive que aproveitar para alfinetar os defensores do Suhkoi do FX-2, nada como acontecimentos para ver velhos argumentos indo ralo a baixo…rs

Santamariense

Pois é!!

Santamariense

300 horas*

Antonio Ribeiro

Como diria minha mãe, dinheiro não aceita desaforo né

J R

Imangino que o cidadão que pintou essa caveira no banco do avião, se fosse no Brasil, tomaria uns dias de cana ou até expulsão…

Fábio CDC

Responderia Processo Administrativo, Cadeia e seria Expulso com a mais concreta certeza. Por nada, mas seria.

Rafael Gustavo de Oliveira

Se fosse no Brasil, a caveira seria o de menos….alguém da mídia não especializada iria lançar uma matéria dizendo mais ou menos assim “…essa aeronave que custa milhões do dinheiro do contribuinte e que ainda voa está sendo destruída e blá blá blá….cadê os simuladores da Fab?”…daria um ibope bom para o canal e os consumidores de informação ruim iam ficar debatendo nada-com-nada…infelizmente é a realidade (ironia).

George A.

Pergunta provavelmente idiota, mas dá pra utilizar os F-5 nossos que estão chegando no fim da vida útil desse jeito?

Kleber Peters

Até daria, mas não acredito que compense desenvolver tal solução, testar e homologar, para um número tão pequeno de células. Sem falar que se for pra treinar tiro de canhão a biruta rebocada serve.

JuggerBR

Dá, mas vamos atirar neles com o que, e para que? Não estamos desenvolvendo misseis por aqui, no máximo usariam pra certificar alguma arma disparada pelos Gripen.

George A.

Tava pensando em venda pra esse fim mesmo ao invés de só vender como carcaça.

JHF

Próxima parada, vigilância aérea e abate de drones na Ukrania.

Deaux

Ótimo,e seus inimigos vão querer também