A campanha realizada em Anápolis (GO), em fevereiro, marcou mais uma etapa da transferência de tecnologia, com a participação de profissionais brasileiros e suecos para analisar o desempenho do caça em alta temperatura e altitude

Ao longo de cinco dias, o Gripen 4100, utilizado pelo Centro de Ensaios em Voo do Gripen (GFTC) no Brasil, operou a partir da Base Aérea de Anápolis, cumprindo mais uma importante etapa de testes.

Dessa vez, o objetivo era garantir que o caça pudesse realizar missões no calor de 32ºC e a 1.100 metros acima do nível do mar com cargas extras. Para isso, a aeronave foi equipada com dois tanques de combustível sob as asas, com capacidade de 1.100 litros cada, além de dois mísseis ar-ar guiados por infravermelho de curto alcance Diehl IRIS-T e dois mísseis de longo alcance MBDA Meteor.

“No total, realizamos 14 missões de 35 minutos cada, 62 pousos e oito reabastecimentos em terra com o motor ligado para ganhar eficiência. Nosso objetivo era criar um cenário em que a aeronave estivesse muito carregada, em um ambiente quente e alto, aproximando-se para o pouso com uma curva aberta e alinhando-se à pista curta pouco antes do pouso”, explicou Jonas Petzén, chefe de testes de voo da Saab.

Os primeiros voos foram feitos sem nenhuma carga externa e, a partir daí, o peso do caça foi aumentado gradativamente, com a colocação de mísseis ar-ar e abastecendo gradualmente os tanques externos. “Já fizemos testes em ambientes quentes, secos e úmidos antes, em Anápolis e Belém, mas com foco em testes ambientais, ou seja, se o Gripen poderia suportar calor e umidade extremos. Agora, verificamos a qualidade do voo e a capacidade de manobra do ponto de vista do piloto”, acrescentou Petzén.

Os testes são mais uma prova prática de que o caça Gripen está preparado para operar em qualquer ambiente e clima, seja na Suécia, no Brasil ou em qualquer outro lugar do mundo.

“Provocamos o sistema de controle de voo do Gripen, fazendo correções bruscas na fase final antes do touchdown, confirmando as respostas esperadas da aeronave e atendendo aos requisitos nesse sentido. Dessa forma, testamos o desempenho do sistema de controle de voo, do motor e do sistema de freios com grande peso de pouso nesse ambiente”, explicou André Brännström, piloto de testes da Saab.

A campanha envolveu aproximadamente 22 pessoas, sendo sete profissionais da Saab e 15 da Embraer, incluindo técnicos, engenheiros de instrumentos de voo, engenheiros de voo, pilotos de teste de voo e gerentes de campanha.

Sobre a Saab

A Saab é uma empresa líder em defesa e segurança com uma missão de longo prazo: ajudar os países a manterem suas pessoas e sociedades em segurança. Com o apoio de seus 25.000 funcionários, a Saab vai além dos limites da tecnologia para criar um mundo mais seguro e sustentável. A Saab desenvolve, produz e mantém sistemas avançados, sejam eles aéreos, de armamentos, comando e controle, sensores e subaquáticos. A Saab está sediada na Suécia e possui operações importantes em todo o mundo. Os produtos e serviços da empresa fazem parte da capacidade de defesa de muitas nações.

A Saab mantém uma parceria de longo prazo com o Brasil e fornece diversas soluções avançadas para o país, tanto civis quanto militares. Com o Programa Gripen Brasileiro, a empresa estabeleceu uma ampla transferência de tecnologia que está beneficiando a indústria de defesa nacional.

DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL

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Argos

Quanto tempo leva para realizar todos os testes, até que a aeronave esteja totalmente operacional?

Matheus R

Se o orçamento do MD não tivesse sido cortado ano após ano e o cronograma mantido desde o início, era pro Gripen ter o FOC há muito tempo.

Last edited 1 dia atrás by Matheus R
Alex Barreto Cypriano

comment image/@@images/image

silvom

dá a sensação de rasgar dinheiro

Flávio Oliveira

O esperado é aprovação de R$96bi para esse ano agora quanto realmente vai ser usado é outra coisa…

Camargoer.

Difícil.. mas posso colocar mais ou menos a proporção de tempo que meus estudantes de mestrado e doutorado usam… são mais ou menos 30% de planejamento, 20% de execução e 50% de análise… algumas vezes, para fazer um experimento em um grande equipamento, a gente testa as amostras várias vezes para ter certeza que a amostra está adequada.. tem alguns equipamentos que custam entre US$ 500 e US$ 5000 a hora… por exemplo, aqui no Brasil tem o Loborairo de Luz Síncroton… que custou R$ 1 bihão para ser construído… então é preciso 6 meses preparando a amostra para usar… Read more »

FERNANDO

Bah, muito tempo.
Temos que cortar isso.

Camargoer.

Bah o que? Corta o quê? cortar a pós-graduação? cortar recursos para pesquisa? bahbagem. Se faz corrento, faz errado e tem que fazer de novo… dinheiro jogado fora. Agora, quando faz certo, usando o método científico ao invés de tentativa-erro, são menos experimentos, resultados confiáveis e sem retrabalho… vou contar uma história de quando eu trabalhava em uma empresa que prestava serviço de P&D. teria que parar a produção um dia para fazer alguns experimentos.. recomendei fazer poucos experimentos exploratórios, analisar os dados e planejar uma segunda etapa de pesquisa.. o engenheiro da empresa bateu o pé e insistiu em… Read more »

Last edited 1 dia atrás by Camargoer.
Santamariense

Que encheção de linguiça…o que toda essa auto-promoção tem a ver com os testes do Gripen? Coisa mais descabida!

Last edited 1 dia atrás by Santamariense
José de Souza

Já você nos premia diariamente com sua educação e conhecimento em gentis postagens! Parabéns!
Bah.

Santamariense

Olha aí o alter ego do “professor” … tenha coragem e assuma. É infantil ficar usando dois nomes para comentar. E enquanto um fala o que quer, o outro posa de bom moço. Hehehehe…
De mim, tu nunca vai ler nada que seja disfarçado, dissimulado ou travestido de educação para, na realidade dizer alguma coisa que deveria ser direta. Eu falo o que penso, sem meias-palavras ou tentativa de posar de bom moço. Não gosta? O problema é teu!

Santamariense

Já leu minha resposta para você lá no Naval, onde te mostrei porque Garibaldi não era marxista? Uma dica: O Capital não é o primeiro livro de Marx…

Neto

A parte mais cara de um teste é o teste. Análise e planejamento são feitos no papel. SEMPRE que se quiser testar de maneira financeiramente mais enxuta deve-se gastar mais tempo na análise e no planejamento.
.
Para que o uso do tempo do teste seja mais preciso com métricas e objetivos bem delineados, processos são estressados no papel.

Camargoer.

Olá Neto.

De fato… e até o planejamento demanda planejamento.. riso

Tem gente que planeja errado, dai executa errado.. ai vai dar tudo errado mesmo.

Santamariense

Ok. Isso é “meio” lógico e óbvio. Mas, alguns não precisam querer dar aula para explicar algo que é tão simples de perceber.

André Sávio Craveiro Bueno

Se não me engano o Síncroton seria na Federal mas algo aconteceu e foi para Campinas.

Camargoer.

Isto mesmo.. ele seria construído atrás da UFSCar, mas no fim ficou em um terreno do governo federal que é mais ou menos atrás da Unicamp.

Como o LNLS ficou perto da Unicamp, dá a impressão que ele estaria nela.

A vantagem do LNLS ficar em Campinas é o acesso ao Aeroporto ali do lado e também estar perto de S.Paulo… vem gente de tanto lugar que faz sentido ficar em Campinas..

O LNLS é um laboratório federal. O laboratório nacional de nanotecnologia e o lab. nacional de biotecnologia também foram construídos dentro do espaço do LNLS.

Paulo

Na verdade o LNLS foi aposentado. Hoje o acelerador em uso é o Sirius. Um dos mais avançados aceleradores de elétrons do mundo.
Ao lado do Sirius começou a ser construido o Orion, um laboratório de alta segurança para estudos de virus e bacterias de altíssima periculosidade como a covid, Ebola ,etc. Este laboratório se beneficiará de linhas de energia do Sirius para investigar os DNAs /RNAs desses patogenos, srndo único no mundo com esta configuração.

Camargoer.

Quase isso… O LNLS é a instituição responsável pela fonte de luz síncrotron, que hoje é o Sirius que substituiu o anel UVX. O Sirus (assim como era o UVX) é um anel onde circulam elétrons em ultravácuo.. a cada vez que os elétrons são desviados de direção usando grandes imãs, os elétrons emitem radiação eletromagnética, que a gente chama de luz síncrotron, desde os raios X, UV, visível e infravermelho…. esta energia perdida é recomposta com uma fonte de rádiofrequência. Existem várias estaçẽos de trabalho que usam uma parte desta luz. Então tem estaçoes que usam raios X, outra… Read more »

Hamom

Relato interessante, obrigado.

Rinaldo Nery

Varia de avião pra avião.

BVR

Que tudo trancorra conforme o esperado nesta, e em todas as próximas, camapanha de testes.

Mudando um pouco o rumo da prosa…

O bixão ficou bonito na segunda foto, não ? A primeira ficou boa; mas a segunda ficou top.

Saudações

Hugo

Na minha opinião, avião militar, quanto mais “sujo”, mais bonito.

Renato de Mello Machado

Precisamos de mais desses.

Ivan herrera

Pelo andar da carruagem, 1 por ano vai demorar muito, isso se o contrato dos 36 for cumprido.

pampapoker

Daqui a 36 anos a gente vê, se estivermos vivos aínda….brincar para não ficar nervoso.

Ivan herrera

Verdade kkkkk

Renato de Mello Machado

Sim.

Pablo

Isso se as verbas nao forem “esbanjadas” com outras (ou mais) futilidades desnecessárias, se nao vai piorar.

Palpiteiro

Esses tanques aumentam em quanto a autonomia da aeronave? A configuração padrão seria com esses tanques?

Camargoer.

Pelo que apurei, o F39E tem um alcance de 4 mil km com o combustível interno em velocidade de cruzeiro. levando 3400 litros internos.. vamos adotar 1 litro por km para facilitar a conta…
cada tanque externo leva 1700 litros.. dois tanques seriam mais 3400 litros… considerando que o avião fica mais pesado e aumenta a taxa de atrito, podemos supor que cada litro adicional sejam 0,5 km… então seria mais 1700 km.
assim, dá para estimar que o alcance chegue a 5500 km…
mas é uma estimativa mequetrefe

Last edited 1 dia atrás by Camargoer.
JULIANO LISBOA

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, da uma lida no texto de novo e reflita.

Santamariense

Não fala isso…esse daí é o “professor”…que adora___________tese sobre todo e qualquer assunto…

EDITADO

Camargoer.

Pois é.. e vocẽ leu que eu fiz uma estimativa muito grosseira? Uma estimativa mequetrefe no sentido que é algo sem importância ou sem valor, algo sem confiabilidade.

Faça a sua, mais detalhada e precisa. Talvez seja uma grande contribuição para o debate.

vida que segue

Last edited 1 dia atrás by Camargoer.
Santamariense

Aprenda a ser humilde. Tu não sabe de tudo, não é o sabichão que jura ser. Tenha mais humildade. Coisa mais arrogante!

José de Souza

Mesmo que ele tivesse capacidade, não teria competência…

Santamariense

Alter ego na área…kkkkkkkk

Maximus

Quanta baboseira

Camargoer.

Vou explicar. um colega perguntou qual seria a autonomia do Gripen usando os tanques externos… é um número difícil de saber, como o Rinaldo explicou.. seria necessário consultar os documentos e tabelas de desempenho do avião, considerando peso, altura, velocidade.. contudo, é possível fazer estimativas.. algumas vezes é mais fácil, outras vezes é mais difícil Existem aqueles testes e dinâmicas de grupos que pedem para estimar quantas janelas existem em uma cidade, ou para estimar quantos veículos vermelhos transitam em cidade.. gosto muito daquela que pede para estimar quantos fios de cabelo existem em uma cabeça. são exercícios de raciocínio.… Read more »

Luís Henrique

O alcance de translado do Gripen E de cerca de 4.000 km já é usando todos os tanques externos.

O caça não leva 3.400 litros internamente, são 3.400 Kg o que da cerca de 4.300 Litros.

O alcance de translado do Gripen E sem os tanques externos, usando apenas combustivel interno já foi divulgado pela SAAB e é de 2.500 km.

Se não me engano o alcance de translado máximo de 4.000 km é com 2 tanques de 1.700 litros nas asas + 1 tanque de 1.100 litros na barriga.

Camargoer.

Opa… pode ser mesmo.. fiz contas aproximadas, bem mequetrefe mesmo.. riso.

vamos fazer uma média entre os 4 mil e 5,5 mi… então chutando 5 mil km

Luís Henrique

Acho que os tanques externos também são kg em vez de litros. 2 de 1700 kg e 1 de 1100 kg. Mas agora não tenho tempo de verificar isso.

Camargoer.

Sim… se fosse água, um litro é um kg… gasolina e outros solventes tem uma densidade um pouco menos… então, 1 kg deve ser mais ou menos 1,2 litro.. a densidade do leite é um pouco maior, então 1 kg de leite deve ser um pouco menos de 1 litro. Considerando que a estimativa foi muito grosseira, dá para usar i kg = 1 litro.. seria um diferença de 10~20% … uma diferença menor que outras aproximações. A conta é difícil porque existe uma taxa de consumo do combustível, tornando o avião mais leve e reduzindo o consumo.. quanto mais… Read more »

Rinaldo Nery

O correto seria ter acesso ao gráfico de consumo. Quanto consome por hora, em qual altitude e em qual velocidade? Qual é a velocidade de cruzeiro long range? A do Mirage 2000 é Mach .83.

Camargoer.

Olá Rinaldo.. será que o Gripen E teira um alcance parecido ao do Mirage2000 mais ou menos com as mesma configuração?

Acho que o F414 do Gripen é mais eficiente que a Snecma do Mirage 2000

Rinaldo Nery

Não faço idéia. Só sei que o Arnaldo e o Mioni foram, na ala, de Anápolis a Natal no FL100. Impossível prum Mirage III.

Matheus

FL10000? Não é baixo demais?

Franz A. Neeracher

FL10000 não existe.

FL100 ou 10.000 pés 😊👍

Rinaldo Nery

FL10000 é o utilizado pela ISS! kkkkk

Matheus

Hahah, quando percebi já não dava mais para corrigir…

Luciano

Na verdade cara, é 4000 km de alcance máximo de translado com 3 tanques externos. Nessa configuração dos testes, o alcance de combate(raio de combate) é 1300 km, com 30 minutos On Station.

Camargoer.

Opa… valeu a correção.

Angus

 a aeronave foi equipada com dois tanques de combustível sob as asas, com capacidade de 1.100 litros cada, além de dois mísseis ar-ar guiados por infravermelho de curto alcance Diehl IRIS-T e dois mísseis de longo alcance MBDA Meteor”

Conforme esclarecido em outra matéria (salvo engano foi o Galante), existe a previsão dessa mesma configuração com mais 3 Meteor nos pilones ventrais. O mockup estava com esses 3 Meteor, se não estou equivocado.

Espero que seja testada essa configuração com 5 Meteor.

Luís Henrique

Sim, a foto revela que mesmo com tanque externo de combustivel nas asas ainda sobra espaço para o Meteor do lado. Este tanque é o menor de 1.100 kg tem que ver se com o maior de 1.700 kg se também sobra espaço para o Meteor ao lado. A capacidade máxima de Meteor no Gripen E é de 7 mísseis, 2 como os da foto + 2 no lugar dos tanques e + 3 no centerline. Então com certeza o Gripen tem a capacidade para colocar + 3 Meteor na barriga, só não sei se pretendem testar isso logo ou… Read more »

Last edited 1 dia atrás by Luís Henrique
Luciano

Na verdade, para carregar o Gripen pra valer, seria possível colocar 3 Meteors no centro, e no lugar dos Meteors das asas, 8 bombas burras de pequeno porte. A título de testar ao extremo.

Clésio Luiz

O texto fala em configurações pesadas, mas isso daí não é nem metade da carga externa planejada para a aeronave.

comment image

Last edited 1 dia atrás by Clésio Luiz
Santamariense

Na matéria de fevereiro, aqui do PA, essa mesma aeronave já estava equipada com a mesma configuração externa:

https://www.aereo.jor.br/2025/02/12/imagens-caca-f-39-gripen-fab-4100-chega-a-anapolis-go-para-ensaios/

Bueno

sim, mas esta matéria de hoje esta confirmando o que foi visto no passado.

E noticia das entregas nada! , ja esta caminhando para fechar o trimestre de 2025 e nada! Nem LOA 25 foi aprovado ainda kkk
complicado!!

Santamariense

Eu não tenho mais expectativa alguma sobre esse programa…de verdade…perdi toda e qualquer empolgação. Se me disserem que o programa vai ser cancelado, não vou ficar nada admirado. Ou então, se disserem que as entregas desses 36 vão se prolongar até 2040 ou 2050, também não vou ficar nem um pouco surpreso. Doze anos da escolha e onze anos da assinatura do contrato…9 aeronaves entregues…é auto-explicativo.

Camargoer.

O Congresso.aptobou.o.orcsmento.de ,2025 ontem… Sem.orcamnto.os gastos ficam.limitsdos… e o congresso ficou com R$ 50 bilhões.. o MinDeftem que fazer a parte dele e correr o chapéu.

Os servidores estão com o reajuste na geladeira desde janeiro esperando o orçamento .. que devia ter sido aprovado em dezembro de 24..

Vai entender

Bueno

Aprovou ontem o texto base , este texto base com mais de 3 mil paginas foi publicado na madrugada do dia 20 , o pessoal foi bem ligeiro em aprovar.. como fizeram a verificação de 3 mil paginas em poucas horas? deve ter usado IA

Camargoer.

Pois é …. e tem gente que critica a produtividade do congresso brasileiro.. com muito esforço, eu conseguiria ler 200 páginas virando a madrugada… talvez tenham divido o trabalho entre 10 ou 20 assessores .. cada um lendo uma parte e fazendo um resumo dos pontos mais importantes.

Bueno

kkk

Camargoer.

Riso,. que bom que não precisei explicar a piada… riso

(tive que fazer um grande esforço para imaginar 20 assessores virando a noite lendo o relatório do orçamento)

Cristian

Da pra por 3 tanques extras para missões longas ?

Nei

Sim. Cabe 3 tanques externos (extras) LADO ESQUERDO/DIREITO E CENTRAL, mas limita o número de armas disponíveis e aumenta o peso do caça. Só seria usado em situações específicas.

Zoe

Alta carga externa… um Gripen carregando todos os outros que ainda não vieram.

Alex Barreto Cypriano

🤔😀😆😅😂

Fabio Araujo

Mais um passo dado, o programa de testes segue em vento em popa.

Sudafax

Excelente:

-Motor: americano;
-Míssil BVR: Europeu;
-Míssil de curto alcance: Europeu.

Países menores que Minas Gerais, com população relativamente muito menor que o Brasil, são responsáveis pela nossa ilusão de defesa nacional.

Empresas estratégicas brasileiras enfrentando falência e dificuldades, ou sendo adquiridas por interesses estrangeiros sem nenhuma legislação de proteção.

Acesso ao espaço: zero.

E a lista vai longa. Até a Coréia do Norte tem mais capacidade militar e tecnológica orgânica. Dito isto, o equipamento é bom e a etapa é realmente importante.

Alex Barreto Cypriano

Repararam que o Gripen da Saab tá em evidência ultimamente 🧐. O algoritmo não pára de oferecer matérias e vídeos sobre o JAS 😤. Precisava esclarecer a motivação material essa ocorrência quase metafísica 😁

Last edited 18 horas atrás by Alex Barreto Cypriano
Fabio Araujo

OFF – FAB realiza transporte inédito da viatura ASTROS acoplada ao Míssil MANSUP
O transporte é realizado pela aeronave KC-390 Millennium do Esquadrão Zeus, nesta sexta-feira (21/03)
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/43881/KC-390%20MILLENNIUM%20-%20FAB%20realiza%20transporte%20in%C3%A9dito%20da%20viatura%20ASTROS%20acoplada%20ao%20M%C3%ADssil%20MANSUP

Clésio Luiz

Off-Topic quente: saiu no The War Zone que a Boeing derrotou a Lockheed e é a vencedora do NGAD. A aeronave será chamada F-47. Não foram divulgadas imagens do projeto vencedor ainda.

Felipe

Quanta demora para divulgarem o novo cronograma renegociado do Gripen e fecharem o aditivo , seria da agonia estas incertezas e só 2 caças previstos este ano.

Last edited 1 hora atrás by Felipe