Asas de um Sonho inicia processo de transporte de aeronaves para o novo Museu Aeroespacial Paulista (MAPA)

11

Ao longo dos próximos três anos, cerca de 80 aviões serão movidos para o Campo de Marte

Com inauguração prevista para 2027, o futuro Museu Aeroespacial Paulista (MAPA), localizado na área do Parque de Material Aeronáutico (PAMA), no Campo de Marte, iniciou um processo importante no começo desta semana.

Marcos Amaro, presidente do Museu Asas de um Sonho, atualmente em funcionamento na cidade de Itu, no interior de São Paulo, e uma equipe da Força Aérea Brasileira (FAB) realizaram uma visita técnica às instalações de São Carlos, onde antes existia o Museu da Tam, para começar o cuidadoso processo de desmontagem e transporte das aeronaves. A criação do novo local é uma iniciativa entre o MAS e a FAB.

Nesta etapa, serão movidas para o Campo de Marte 40 peças comodatadas. O MAPA contará com um acervo de cerca de 80 aeronaves, divididas igualmente entre as coleções da FAB e do MAS. Estima-se que o investimento total no novo espaço dedicado à aviação nacional será na casa dos R$ 350 milhões. Os entusiastas da aviação e o público em geral terão, finalmente, um centro para explorar e conhecer a rica trajetória do setor aéreo civil e militar no país.

Dentre os destaques estão aviões como o Waco CSO, que fez parte da Esquadrilha Paulista na Revolução de 1932, e clássicos da Segunda Guerra Mundial, como o Supermarine Spitfire, o F4U Corsair e o P-47 Thunderbolt. Também estarão presentes aeronaves icônicas da história da aviação comercial brasileira, incluindo os lendários Fokker 27 e Fokker 100, que marcaram a trajetória da TAM. A ideia inicial é que possa existir um rodízio das relíquias em exposição, uma vez que o MAS conta com 110 aeronaves, permitirá que as peças em exibição sejam trocadas periodicamente.

O acordo entre a FAB e o MAS terá vigência inicial de cinco anos, com possibilidade de prorrogação. “Essa cooperação, com a contribuição de 40 peças de cada parte, é um passo significativo para valorizar a história da aviação no Brasil. Apostamos no sucesso do Museu Aeroespacial Paulista, que será um importante centro de preservação e difusão desse legado”, destacou Marcos Amaro.

SAIBA MAIS:

Subscribe
Notify of
guest


11 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Matheus

Eles ainda tem aquele Mig-21?

Camargoer.

Visitei o museu pouco antes dele fechar… os MIG’s estavam aqui…

Uma pena.. havia combinado organizar um churrasco aqui quando o museu reabrisse…

quem vai organizar o churras em Sampa?

Dworkin

Espero que tenha aeronaves que dê para entrar no cockpit. Pelo menos umas duas já seria legal. Imagina ter um mirage III com o cockpit aberto, ia ser mt interessante.

Last edited 2 dias atrás by Dworkin
Camargoer.

Tinha um Mirage III mas ficava fechado.. Podiam levar um M.2000 para ficar ao lado do M,III

José de Souza

Os entusiastas da aviação e o público em geral terão, finalmente, um centro para explorar e conhecer a rica trajetória do setor aéreo civil e militar no país.

MUSAL manda abraços!

BlackRiver

MUSAL é um baita de um museu, em um local histórico com aeronaves históricas, mas infelizmente a cidade e o entorno do museu não são áreas seguras, oque afasta muito os visitantes.
Ainda acho que falta uma constante propaganda campanha de marketing via redes sociais do museu.
Mas com certeza é o melhor museu em termos de historia de aviação militar no Brasil.

Leandro Costa

Eu me pergunto isso. Sigo muito os canais dos Imperial War Museums, como o Tank Museum, por exemplo, e eles estão sempre fazendo videos que não apenas ensinam e atraem visitantes, como também angariam mais fundos para suas operações. Como o MUSAL é da FAB, acho que tem alguns impedimentos legais para isso, mas não tenho certeza.

E agora, infelizmente, o acervo do MUSAL diminuiu porque parece que se livraram das aeronaves estrangeiras e civis que não tenham servido à FAB. Umas foram para o Sul, e acredito que outras possam ir parar nesse novo museu. Uma lástima.

Aéreo

Esse projeto “Asas de um sonho” é o Neymar do mundo dos museus aeronáuticos. Ou tá fechado, ou tá mudando ou tá com o acervo desfalcado. Museu completo e aberto é algo que aconteceu pouco e só no passado.

Camargoer.

Funcionou bem.ate a morte do Amaro… Quando a LAM comprou a TAM para formar a LATAM eles fecharam o.myseu….desde então estão buscando.um espaço para as aeronaves porque a empresa precisa aumentar a oficina das aeronaves…

Victor Carvalho

Alguém sabe se o Jahú ficará nesse novo museu?

Gilberto da Silva

Voei em 1978 a aeronave Nord Norecrin, que foi propriedade do comandante Aguirre, agora repousa nas Asas de um sonho. Parabéns!

Last edited 17 horas atrás by Gilberto da Silva