Israel retoma ataques em Gaza após fim do cessar-fogo

Forças israelenses lançaram intensos ataques aéreos na Faixa de Gaza na terça-feira, matando mais de 400 pessoas, segundo autoridades locais, rompendo um cessar-fogo temporário com o Hamas e aumentando o risco de um retorno à guerra total.
O gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou que a operação militar foi ordenada após a “recusa repetida” do Hamas em libertar os reféns que ainda estão em Gaza. “A partir de agora, Israel agirá contra o Hamas com força militar crescente”, declarou o governo.
Os ataques ocorreram após semanas de negociações infrutíferas para estender o cessar-fogo, que havia interrompido 15 meses de combates devastadores. A segunda fase do acordo previa o fim da guerra e a libertação de mais reféns, mas não houve avanços significativos.
Por volta das 2h30 da manhã, o Exército israelense anunciou “ataques extensivos” contra alvos do Hamas. Segundo o Ministério da Saúde de Gaza, centenas de palestinos, incluindo crianças, foram mortos, embora os números não diferenciem civis de combatentes.
Israel declarou que os ataques miraram comandantes militares e lideranças do Hamas, além de infraestrutura usada pelo grupo. O Hamas confirmou a morte de pelo menos cinco altos funcionários em Gaza e acusou Israel de romper o cessar-fogo, colocando os reféns em perigo.
O bombardeio teve uma intensidade semelhante à dos primeiros dias da guerra, após o ataque do Hamas em 7 de outubro de 2023, que desencadeou o conflito. A retomada dos combates frustrou mediadores que esperavam um avanço nas negociações para encerrar a guerra.
A Casa Branca confirmou que Israel consultou os EUA antes de lançar os ataques. Enquanto isso, Netanyahu insiste que a guerra só terminará com o fim do controle do Hamas sobre Gaza, enquanto o grupo mantém sua posição de não abrir mão de seu braço militar.
Esse é o tipo de post que me faz vir primeiro para os comentários ver as brigas antes mesmo de ler a notícia em si. Pena que cheguei muito cedo.
Sempre uma desculpa, até a Síria esse país agressor já invadiu, sendo que eles eram contra o governo anterior que foi derrubado, foi só o país se desestabilizar que invadiram e declararam o acordo de fronteira sírio como nulo. Mataram civis ontem mesmo num ataque à Síria, tudo em nome da “autodefesa” kkkkkkkkk
Calma que ainda vai sobrar homem barbudo e de tubante para você, não é preciso entrar em desespero. Eles se reproduzem muito…
É capaz de sobrar muito homem mesmo, já que eles gostam mesmo é de acertar hospitais, crianças, tudo que se mexe kkkkkkk
Talvez, não tenha percebido que os uma das ações de Israel foi proteger minorias q estão sendo exterminadas…
Sim… está protegendo muitas crianças palestinas e mães com crianças pequenas.
Verdade, proteger as crianças das maldades do mundo material, enviando-as direto pro mundo espiritual!
Proteger ? Jogando jdams,mk em cima de civis? Sem observar danos colaterais? Não justifica proteger um lado e descarregar bomba em crianças
Homens barbudos e de turbante que, mesmo uns sendo maus e guerrilheiros, há entre eles muitos que são inocentes, pais de famílias que só o que querem é criar ter seu sustento e manter sua família com segurança, o que muitas vezes não chega a ocorrer porque ataques de caças destroem muitas vidas e prédios ao redor para pegar apenas 1 homem. E com certa pressão ou imposição fazem passar a idéia de que isso é aceitável e necessário. Matam crianças todos os dias.
Israel está diretamente envolvida com o grupo terrorista HTS na Síria. No dia que tomaram Damasco ainda constava nas páginas do Departamento de Justiça e FBI dos EUA uma recompensa de US$ 10 milhões pela cabeça de Abu Mohammad al-Julani, líder do HTS. O objetivo de Israel sempre foi anexar o resto da Colinas de Golã e mais alguns territórios sírios. Obviamente os defensores do regime sionista de Israel não darão um pio sobre isso (anexação de territórios e apoio a grupos terroristas por Israel – desde sempre na Guerra por procuração na Síria); como também não dão um pio… Read more »
Provavelmente o mesmo tipo de cidadão que critica um país que se defende de verdadeiros terroristas por todos os lados e defende o Putinistão.
Muito triste, o Hamas tinha que entender que acabou, já deu, deveriam renunciar e sair da vida política e militar, e a ONU só solta notinha, deveria se empenhar em criar uma força de pacificação em Gaza, estruturar um governo, fazer uma constituição para Gaza, Outorgada, em que eles reconhecem Israel, e abrem mão de forças armadas, só tendo força polícial, proibam o terrorismo, só assim pra ter paz
E os assentamentos israelenses feitos ilegalmente em território palestino, Israel vai retirar?
Não porque eles tem planos para um resort lá
“Iremos invadir a área pois há terroristas (civis) palestinos ameaçando (vivendo) na área do nosso futuro resort 5 estrelas, um ataque a segurança nacional!”
na Cisjoradania? Eu acho que eles deveriam tirar, ou indenizar os Palestinos e se comprometer a não mais fazer assentamentos
É, mas não há tal proposta por parte de Israel, nem dos EUA, só quem tem que ceder são os palestinos. Assumindo que o Hamas acabasse amanhã os israelenses ainda iriam continuar com essa prática ilegal.
Cabe a pressão da ONU, mas a ONU não faz nada, nem a UE, se colocassem um acordo Israel ia seguir, mas tapam os olhos para o que acontece ali, deveria impor sanções aos bancos que viabilizam as construções ali
Até que a ONU faz sim, direto são votadas resoluções pra proteger Israel e o Netanyahu já tem mandado de prisão em aberto, se sair do país pra ir pra um país que segue o Estatuto de Roma (a maioria dos países sérios) ele deve ser obrigatoriamente preso, mas o Direito Internacional tem limites, fora os EUA que usam seu poder de veto pra proteger os criminosos, a maioria das vezes que os americanos usaram o poder foi pra proteger Israel.
Quanto à UE, não vão fazer nada que irrite o papai EUA, são dependentes dele.
Não interessa o que os palestinos façam ou não façam; Israel continuará anexando seus territórios e os expulsando. sempre foi assim desde a criação dos Estado sionista, colonial e expansionista de Israel.
É explicitamente óbvio. História contemporânea elementar da região.
Israel fez de tudo para justificar a atual quebra de cessar-fogo porque nunca quis um cessar-fogo real; apenas precisava de um tempo para se reorganizar e reequipar com ajuda dos EUA (quem de fato sustenta o regime de Tel Aviv).
O objetivo é muito claro: Limpeza Étnica e expulsão dos palestinos que restarem na Faixa de Gaza.
Israel é uma ocupação ilegal e criminosa de territórios Palestinos.
Desde sempre foi um regime colonial implantado na Ásia Ocidental pelos sionistas europeus e dos EUA.
Mas claro, a culpa é dos palestinos por resistirem a anexação e expulsão da terra que vivem há séculos.
Essas siglas só servem para manter um bando de imprestáveis viajando pelo mundo e comendo do bom e do melhor e tudo financiado pelos impostos dos contribuintes.
Agora me diz uma coisa as 400 pessoas eram todas terroristas?
Pois é… tem 2 milhões de pesos em Gaza, já perdi as contas de quantas já morreram só nessa guerra. Mas há quem defenda que Israel continue bombardeando tudo lá, afinal, na cabeça dessas pessoas, todos lá são terroristas. Frequentemente eu vejo pessoas confundindo a Palestina com o Hamas, seja por burrice, desonestidade ou ambos. É o mesmo tipo de gente que defende que explodam as favelas e Brasília, como se lá só vivessem bandidos. Bandidos específicos, né? Porque volta e outra eu vejo esse tipo de gente outros bandidos. Eles sempre têm algum de estimação.
A galera tá maluca, acha um absurdo quando o crime aparece perto da casa deles, mas acha justificável mortes civis em uma guerra, pra mim as ações do de Israel é parecida com as de um partido liderado por um senhor de bigode que invadiu países e matou pessoas inocentes por se acharem superiores a elas, Israel está indo por um caminho sem volta o mundo não vai tolerar isso por muito tempo, caso o conflito em gaza acabe mesmo que seja por destruição total de gaza se Israel não decidir que acabou e continuar sua expansão inevitável será uma… Read more »
Eram fantasmas já que esse número de 400 mortos é tão verdadeiro quanto as 500 pessoas mortas no hospital destruído que na verdade estava de pé e foi o próprio foguete dos terroristas que caiu no estacionamento.
A secretaria de comunicações dos terroristas divulgou quantas execuções de “dissidentes” na última década? E o Irã?E Cuba? E a Coreia do Norte? Não adianta balancar pom pom de olhos vendados..
Pelo jeito já tiraram os uniformes e se vestiram de civil para o combate…
Será que os mais de 400 mortos eram todos terroristas? Alguns foram que sim, outros que a maioria, e outros que a minoria, mas que vale a pena mesmo assim, naquela ideia de que não se faz um imole-se sem quebrar alguns ovos. Eu discordo muito.
Nesses ataques são sempre centenas de pessoas que morrem. Tanta gente que não dá pra saber nem quantos ao total. Famílias inteiras, pessoas que desconhecidas, que não foram e nem serão ouvidas, que depois de mortas serão chamadas de terroristas. E quem vai provar o contrário? Como?
Muita criança inocente que deveria estar brincando, sorrindo, indo a escola, criando boas memórias para uma vida longa, com muito aprendizado e com descendentes. Mas tudo explodido pelos caças e pilotos israelenses em missões onde matam dezenas para apagar apenas 1 ou outro “terrorista”. Entre aspas porque é muito fácil chamar um adversário num conflito de terrorista sem ele ter cometido nenhum ato comprovado enquanto se mata toda a família e vizinhos, mesmo os demais nem desconfiando das atividades do suposto suspeito.
Benito Trump e Adolf Netanyahu juntos por um mundo mais “seguro”.
Go Israel, e que o oriente médio derreta, Deus sabe o que já fizeram ali em nome dele e do tal do Ala.
Meu Deus…
Tem Risperidona e Haldol na rede publica viu, é gratis. Fica a dica
Excelente ação de Israel.
Israel atacando os terroristas do Hamas e os EUA os Houthis, diminui a praga terrorista por um tempo.
O Irã, perdendo seus proxys mais e mais, manda seu governo pros bunker, podendo só espernear, q é o q melhor fazem.
Eles têm um dos melhores serviços de inteligência do mundo. Podem matar todos os verdadeiros terroristas eliminando 1 a 1, mas preferem lançar bombas e mísseis parecendo quererem fazer o maior número de mortes possível.
Claro… pode acreditar que todo mundo que está morrendo ali é terrorista, inclusive crianças e bebês em maternidades.
Gente igual a você não tem nem alma mais.
O Irã é o verdadeiro herói dessa história toda. Mas vcs não estão prontos pra essa conversa.
Certos comentários apenas deixam evidente como a propaganda sionista é eficiente no Brasil.
Chegam ao ponto de defender Israel contra o Brasil.
Mas felizmente esse conflito furou a bolha de propaganda no mundo todo; o regime sionista de Israel hoje é visto como realmente é: colonial/de ocupação; usurpador de territórios dos palestinos/países vizinhos, que pratica Crimes de Guerra e Contra a Humanidade em série; ou seja, Israel é pária mundial, para sempre; não tem volta; sua fama infame já é pior do que o regime racista que teve a África do Sul.
A maioria desses comentários pró Israel vêm daqueles brasileiros patriotas dos EUA e também de evangélicos daquelas igrejas que têm a bandeira do estado sionista no altar. É um povo que não sabe que os judeus não respeitam cristão e tampouco Jesus.
Triste.
Sim.
Só repetem a mídia dos EUA/sionista.
E defenderão qualquer crime do regime sionista de Israel, por mais hediondo que seja.
Me pergunto se a inteligência de Israel realmente existe ? Não é possível errar tantos alvos, ou não ter um controle de danos, se viu que tem potenciais baixas civis não descarrega bomba em cima. Ah mais o que fazer ?? Conseguem explodir pagers mas não conseguem acertar apenas terroristas ?
Impossível ter controle de danos quando se esconde foguetes e se faz reuniões e planejamento de ataques em hospitais e escolas. A população de Gaza sabe disso, permite isso, compactua com isso em nome da dita liberdade (que na verdade é extermínio de Israel) sabendo que todo inocente morto irá se tornar um mártir e aumentará apoio pela causa, iludindo pessoas como você e outros vários aqui neste portal. Aquele que luta pela liberdade iria libertar os reféns, encerrar a luta armada e caminhar pela diplomacia para alcançar seus objetivos, mas não é o que fazem: aproveitam o cessar fogo… Read more »
O Hamas chegou ao poder em 2006, e foi contestado mas exerceu a força. Nem todo palestino apoia Hamas, o meio como usam civis não é certo, o bloqueio imposto a Palestina por parte de Israel só intensifica o problema da população que quer fugir. Israel tem uma das inteligências mais sofisticadas do mundo, todo mundo sabe, mas em 2014 durante uma operação Israel matou 2000 mil pessoas, a maioria civis enquanto Israel perdeu cerca de 67 soldados. Entende o tamanho de baixas ? Você não acha desproporcional o uso da força? Ao meu ver, evite bombas e use a… Read more »
Recordo me da guerra do Paraguai. O imperador do Brasil exigia a prisão de Solano enquanto este, covardemente, recuava e jogava mulheres e crianças para lutar contra os brasileiros. A analogia é que temos essa situação de terroristas com reféns com uma população como escudo, para os sábios que criticam Israel, o que fazer? Uma bar e tomar umas cervejas com o nosso cleptocrata?