A Força Aérea Israelense (IAF) recebeu três novos caças F-35, que se juntarão ao 116º esquadrão na base aérea de Nevatim, no sul de Israel. Esses jatos, conhecidos como “Adir”, foram equipados com uma nova funcionalidade desenvolvida em parceria com a Lockheed Martin e o Programa F-35 do Pentágono.

A atualização permite que as aeronaves transportem munições de ataque direto conjuntas (JDAM) em suas asas, expandindo suas capacidades ofensivas. Segundo a IAF, os caças Adir são os únicos F-35 no mundo a terem realizado ataques operacionais com armas externas.

A ampliação da frota de Adir fortalece as capacidades táticas da Força Aérea Israelense. Os F-35 fabricados pela Lockheed Martin são equipados com o Sistema de Pontaria Eletro-Óptico, que permite ataques precisos em combates aéreos e alvos terrestres.

Além disso, o Sistema de Treinamento do F-35 auxilia na preparação de pilotos e equipes de manutenção de diversos países para operar a aeronave com eficiência. Em junho de 2024, o Ministério da Defesa de Israel assinou um acordo com o governo dos EUA para a aquisição de um terceiro esquadrão de F-35.

O contrato, avaliado em cerca de US$ 3 bilhões, foi financiado pelo programa de Financiamento Militar Estrangeiro dos EUA. Como parte do acordo, a Lockheed Martin e a Pratt & Whitney, fabricante dos motores, comprometeram-se a envolver a indústria israelense na produção de F-35 destinados às forças dos EUA e a outros países.

A IAF recebeu sua primeira aeronave Adir de testes em 2020 no Centro de Testes de Voo da base aérea de Tel-Nof, marcando o início do processo de integração dessas aeronaves avançadas à sua frota.

Subscribe
Notify of
guest


26 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

Israel “consertando” os bugs do stealth.

Tio Salim não dorme em serviço.

Rodolfo

Israel nao tem completo acesso ao codigo fonte, mas a Elbit foi autorizada a instalar alguns sensores que permitem a compatibilidade do seu F35 com misseis israelenses, diferente de como está sendo feita a integraçao do Meteor nos F35 britanicos e italianos que estaria sendo feita do modo mais tradicional e por isso levando mais tempo. Mas os israelenses tem autorização pra fazer a manutençao do caça, único país a ter tal vantagem. Esses novos devem incluir os updates TR3 (pre Block IV).

Santamariense

Salim é nome árabe. No caso, seria tio Jacó, tio Isac, …

Salim

Não, metade população de Israel e árabe que parte foi expulsa países árabes após criação Israel. Esta expulsão resultou em cerca de 4 milhoes de judeus arabes. Aqui no Brasil tem bastante gente. O número e maior que o de Árabes/palestinos que até hoje falam que são refugiados. Nos anos 2000 se cogitava a reparação financeira , porém sumiu da pauta pois os Árabes teriam que pagar muito mais pelo nr expulsos. Época governo Carter/Clinton. Lembrando que tem cerca de 2 milhoes arabes não judeus com cidadania Israelense

Augusto

E os nossos Gripen? Alguém se lembra há quanto tempo recebemos a última aeronave? Este país bagunçado tem governo?

Brito

Desgoverno..

Heinz

Acho que diminuíram a recorrência dos pagamentos, afinal, alguém tem que pagar o orça… secreto, ops, digo, emendas parlamentares.

Hélio Jr

Estes Jacobs são realmente burros…
Encomendaram mais 24 F35 e de acordo com os especialistas aqui deste fórum ….o F35 nao tem eficácia…não está operacional…furtividade contestada…sistemas cheios de bugs….
Realmente Israel não usa seus cacas em ambientes contestados nem entende de ataque ou combate aéreo….mas os especialistas em Fla-Flu do fórum…

Emmanuel

Para eles bom mesmo é o SU-57 que nem motor de quinta geração tem.

Heli

Pra matar idosos, grávidas e crianças até o Tucano serve. Não precisa de um F-35 para bombardear um hospital ou uma escola.

Luís Henrique

Mais um que acredita em tudo que sai nas mídias. Informações 100% confiáveis fornecidas diretamente da autoridade palestina ou do Hamas.

Santamariense

Exato! O Hamas tem até ministério da saúde! Grupo terrorista com ministério da saúde! Hehehe…e tem descerebrado que acredita no que eles divulgam.

Rinaldo Nery

Ele lê as notícias do UOL.

Antunes 1980

O ódio que a esquerda nutre contra os USA e Israel (chamado por eles de imperialismo) é obsessivo.
Eles odeiam na verdade países religiosos
e missas celebradas as 04h da manhã, liberdade de expressão nas redes sociais ou algo que vai contra a sua noção de democracia.
Abre o olho meu povo!

Angus

A muito tempo atrás li aqui na trilogia (não lembro do autor) a frase: “esta com dúvida? pergunta ao Tio Jacó”.

Para mim o questionamento da real operacionalidade do F-35 se encerrou a partir do momento que Israel optou pela aquisição de um terceiro esquadrão de F-35 (em detrimento de + F-16, por exemplo).

Rodolfo

O tio Jacó também recebe 3.5 bilhões de dolares por ano dos EUA pra gastar em produtos de defesa americano… se fosse dos franceses eles provavelmente estariam voando Rafales também.

Gainete

Acho que não! Até porque daqui a uns 20 anos a França será maís uma república islâmica.

Rodolfo

Quando a ajuda militar americana ao estado de Israel era bem menor no começo da história do país, eram os franceses que os armavam seja com seus jatos Mirage- Kfir, misseis balísticos Jerico que contou com engenheiros franceses e no programa nuclear no Negev, quando os governos CDG e Ben Gurion decidiram por obter a bomba nuclear.

Rinaldo Nery

Exato. A torre Eiffel será substituída por uma mesquita.

Santamariense

Pela tua lógica, eles poderiam optar por mais F-15 e F-16, mas optaram pelo F-35.

Rodolfo

Entao estou certo pois Israel está comprando também a mais nova versao do F15.

https://www.aereo.jor.br/2024/11/07/israel-adquire-25-cacas-avancados-boeing-f-15ia-por-u52-bilhoes/

Santamariense

Eu sei disso. Mas, talvez eu tenha me expressado mal. Eu digo que poderiam somente comprar F-15 e F-16. Não precisavam comprar F-35.

Hélio Jr

Além do terceiro esquadrão e da compra de 24 F15EX(IA) para substituição dos F15 mais antigos, li na imprensa americana que estão trabalhando para um novo esquadrão f35 conforme o desdobramento Iran/Iemen.
Sem juízo de ideologia, estão se armando até os dentes.

David Daniel Tawil

O contraditório positivo para israel e que os cancelamentos de compras dos paises europeus do F-35 aumentaram ainda mais a quantidade de f-35 em israel nos próximos anos

Rodolfo

What??
なに????

Argos

Deve ser o Google tradutor.