CEO da Bombardier teme que EUA possam retaliar empresa se Canadá cancelar acordo de jatos F-35

O CEO da Bombardier alertou para a possibilidade de represálias dos Estados Unidos caso o governo canadense decida cancelar o acordo de aquisição de jatos F-35, em um cenário que pode abalar as relações comerciais e estratégicas no setor aeroespacial.
Em declarações à Reuters, o executivo destacou que a continuidade do negócio é fundamental para garantir a estabilidade da empresa e preservar sua posição no competitivo mercado global de aviação. Segundo ele, a suspensão do acordo não apenas afetaria as perspectivas financeiras da Bombardier, mas também poderia levar os EUA a adotarem medidas contra a empresa.
Em outubro de 2024, a Bombardier, sediada em Montreal, anunciou a entrega de um oitavo jato E-11A BACN para a Força Aérea dos Estados Unidos como parte de um acordo com um valor potencial de US$ 465 milhões. A aeronave carrega plataformas de comunicação especializadas.
A preocupação se intensifica diante do contexto político e econômico atual, em que tensões geopolíticas e disputas comerciais têm sido uma constante. O executivo afirmou que, se o Canadá desistir do acordo, os Estados Unidos poderiam aproveitar a oportunidade para impor restrições ou sanções que penalizariam diretamente a fabricante canadense.
Analistas do setor reforçam que um movimento desse tipo teria efeitos em cadeia, prejudicando não só a Bombardier, mas também a cadeia de suprimentos e a competitividade dos jatos produzidos pela empresa no mercado internacional. A incerteza gerada por uma possível retirada do acordo aumenta o risco de instabilidade em um momento crucial para a indústria aeroespacial.
Do lado do governo canadense, a decisão sobre o futuro do acordo com a Bombardier permanece em aberto. Autoridades afirmam que a avaliação envolve uma série de fatores, incluindo o interesse nacional e as implicações para a segurança econômica e industrial do país.
Mas veja pelo lado bom, a OTAN garante a soberania canadense!! Kkkkkkkkk
e é justamente ela quem garante atualmente.
Se isso aí for soberania eu sou o Pato Donald.
Quantos países no mundo são soberanos, de fato? Sem ter que se curvar para outro país, em algum momento, seja pelo motivo que for?
A soberania do Canadá está sendo ameaçada? Quem está ameaçando? Só se for o vizinho encrenqueiro que mora embaixo.
Na cabeça de muita gente devem ser os malvados russos e chineses
Já vimos que não serão os EUA que garantirão a soberania canadense, se um dia eles precisarem. Aliás, são os próprios EUA ameaçando a soberania canadense agora.
De algumas semanas para cá, qualquer pretexto tem sido usado para retaliações econômicas pelos EUA.
Não dá para evitar essas vigarices.
Pois é… o México e o Canadá estão respirando o ar vital dos EUA.
Provavelmente a Bombardier será prejudica seja por isso ou por aquilo… o problema nem é mais as taxas, mas a incerteza para 2025 e 2026… nenhuma empresa tem condiçoes de planejamento.
na incerteza, vão cortar investimentos, preservar a liquidez, demitir onde ajustar a produção para menos que a demanda., o óbvio
E esperar que o mandato do apresentador de reality show acabe e alguém mais sensato seja eleito.
Esses dias o Oompa Loompa chegou a até falar que países como o Brasil colocam altas taxas sobre produtos americanos. A gente torcendo pra passar despercebido e ele vem com essa.
Pretexto para nos taxar ainda mais. Nossa vez vai chegar.
Acho que aquele velho usa algum tipo de droga alucinógena para falar tanta asneira…
Mas foi ele que começou essa palhaçada,se ele acha que chumbo trocado não doi,está enganado…
Mas há males que vem para o bem, quem sabe com a mascara estadounidense caindo ,muita gente reflita e comece a querer diminuir a dependência aos p0rodutos americanos e mostrar que os países podem muito bem deixar de girar em torno dos eua.
O Canadá, não fosse por outras características circunstanciais, seria um dos países mais vulneráveis do planeta. Dois litorais gigantescos, mal guardados, território imenso e despovoado, diferentes etnias, dialetos e línguas, Forças armadas quase inexistentes, (pior ranqueado que o Brasil, pra se ter ideia), líderes fracos, sem destaque desde sempre e muitas riquezas minerais e naturais. Sorte deles, por se localizarem “ao Norte” dos EEUU e por durante todo o século XX, contarem com o apoio e proteção do titio Sam, cujos povos tem afinidades culturais e biológicas diversas..mas é bom acordar, pois o mundo deu um freio de arrumação geopolítico….
“Líderes fracos” claro que os fortes, são os Labregos, sem um míííínimo de cultura, de saber estar, esses sim, são fortes.
É do jogo… Não apenas por causado F-35, mas por ser parte da Airbus. Uma possível restrição de vendas do A-220 seria bom pra Embraer.
Não afetaria a Airbus. A Airbus adquiriu o C-Series, ou seja, a divisão de aeronaves comerciais da Bombardier. O que eles citaram é uma aeronave executiva modificada para uso militar e adotada pelos EUA. Bombardier é uma coisa, Airbus é outra coisa.
O A220 tb tem linha de producao nos EUA.
e as cias americanas sao as maiores clientes do modelo
“(…) executivo destacou que a continuidade do negócio é fundamental para garantir a estabilidade da empresa e preservar sua posição no competitivo mercado global de aviação.”
A Bombardier não é aquela empresa que só consegue se manter de pé e vender seus produtos, inclusive até abaixo do preço, por causa da generosa ajuda do gov. canadense, e que foi até processada pela Embraer por causa disso?
A Bombardier é um gigante… deve ter até fábrica de lapiseira, feito a Mitsubishi
Não. A Bombardier é aquela pequena empresa que lidera o mercado mundial de Ultra Longe Range jatos executivos e que tem a receita maior do que a Embraer nos últimos anos somente com a Linha Global e Challenger frente ao todo grupo Embraer….
Cada uma…
O argumento do CEO da Bombardier deixa tão claro que eles serão prejudicados caso não façam as vontades dos EUA que de certa forma também serve para justificar o cancelamento da aquisição do F-35.
Pois é. Se tá ruim assim, você vai continuar continuando equipamento crítico americano para piorar? Pra continuar sendo ameaçado e tratado como ninguém?
Deveriam fazer desde o inicio uma frota mixta de Grinpen NG et F35.
Eu penso quase a mesma coisa.
Deveriam ter feito uma frota mista de F35 e Rafales.
Se é que me entende.
De fato uma frota mista seria mais certo de se fazer. Mas acho difícil ser o Gripen ou Rafale.
Acredito mais em Eurofighter e, quem sabe, os canadenses conseguindo uma pequena participação no Tempest.
Nada impede o Canadá de continuar o processo de aquisição do F-35 e ainda assim o Trump querer prejudicar a Bombardier. Simples assim.
Pois é. Eles já estão prejudicando agora colocando 25% de taxas sobre todos os metais canadenses e ameaçando dobrar para 50% usando uma mentira, ao dizer que a epidemia de fentanyl nos EUA é culpa do Canadá, quando na verdade o Canadá não é responsável nem por 1% do que entra nos EUA… já falaram até em anexação… com o Canadá adquirindo o F-35. O que impede que ele continue com essas loucuras? Na vdd é até possível o Canadá pagar por eles e não receber.
Salve Dagor !!
Bem por aí mesmo.
Trump nem pensou na empresa americana fornecedora do F-35 quando emitiu o primeiro pacote de taxações contra o Canadá. Se estivesse preocupado com empregos e empresas deles teria buscado outro caminho.
Enfim, como diz o ditado adaptado para os dias atuais : “bumbum de neném e cabeça de Trump só pode vir…”
Saudações.
O que esta “Crista” entre os dois estabilizadores neste F-35 da foto ?
aquilo é onde se localiza o para-quedas de frenagem para operações em pistas escorregadias.
Bacana… então é modular , primeira vez que vejo
É inevitável. Quem não tem o mínimo de autonomia industrial nem para produzir as próprias armas, tem que aguentar desaforo. Estamos vendo, na prática, mas com outros países, aquilo que sempre alertamos que poderia acontecer conosco em um momento de necessidade ou de mudanças na geopolítica mundial. Aquilo de “se virarmos as costas para fulano, ficamos sem peças de reposição e se virarmos para sicrano, ficamos sem munição”, está se mostrando a olhos nus bem na nossa cara e não estamos aprendendo nada com isto, fechando novos acordos de compras de armas exatamente com esses mesmos, achando que sempre manterão… Read more »
Eu preferiria voar um “Xavante”, do que vender a alma do meu país. Mas isso sou eu, que não sou canadense. Que sirva de lição.
Eu estou totalmente convencido de que não podemos depender 100% do Gripen para nossa defesa aérea. Não vai dar, sinto muito, me nego a ser um “canadense”, e espero que a FAB, sempre muito amiguinha dos yanks, pense nisso.
Precisamos de uma alternativa, se virem.
Por isso a Índia compra de tudo, tá vendo?
E mesmo comprando de todo mundo, ainda desenvolvem um caça nacional, que embora não seja o melhor, serve pra fazer volume, e em último caso, é melhor tê-lo do que não ter nada.
Eu desconheço um cenário onde um país possa ser sancionado pelos EUA, pela França e pela Rússia ao mesmo tempo.
Mas aqui sempre tem aquela desculpa de que: “ain, operar vetores diferente é caro…” ora, defesa é caro. Não quer gastar dinheiro faz como o Panamá e desiste de forças armadas.
Pior é gastar muito e não ter muito pouco, como aqui.
Não precisa interromper o programa Gripen, basta complementar ele com um outro avião. Qual? Todo mundo sabe. Então, em vez de comprar “66” Gripens no decorrer dos anos, compra 46 e um esquadrão de Rafales.
E antes que comece a choradeira do dinheiro, se começar a negociar agora, só vai começar a pagar daqui a 4 anos ou mais, quando começar as entregas. Mas precisamos de um vetor menos dependente dos yanks. Poxa, para mim é óbvio, os norteamericanos não são mais confiáveis. Acabou, o mundo mudou, ou mudamos também, ou vamos ter que nos ajoelhar.
Difícil é saber se daqui a 4 anos teremos dinheiro. Se tivéssemos feito isso há 4 anos, estaríamos hoje sem dinheiro do mesmo jeito
Se os EUA sancionarem e Bombardier, dezenas ou até centenas de empresas americanas que utilizam aeronaves da Bombardier ser prejudicadas também. Será que eles querem mesmo esse problema? É o mesmo caso da Embraer, só que mais favorável ainda para a nós, pois a malha aérea reacional americana depende quase que exclusivamente da Embraer. Já gente achando que a Embraer poderia ser sancionada, isso e aquilo… E como ficariam os mais 6000 aviões da Embraer que operam nos EUA, dedes as empresas aéreas até empresas de locação de jatinhos e seus clientes bilionários? Eu acho que os políticos canadenses, brasileiros… Read more »
O grande problema que o Laranja arranjou foi a desconfiança nos aliados. possivelmente nem os Canadianos nem os Alemães vão anular as compras de F35 já encomendadas mas não compram mais nenhum e partem para outras alternativas mais seguras. Quem garante que a seguir ao Trump não vêm outro mais louco?
E que passa das palavras aos atos?
A Europa começa a sentir-se como Taiwan só com duas frentes!
esse senhor é um desequilibrado, está se achando muito, está até ameaçando juíz da suprema corte de impeachment…
Se ele não tomar cuidado com sua arrogância e excessos, ele também pode virar alvo…
O Canadá, não fosse por outras características circunstanciais, seria um dos países mais vulneráveis do planeta. Dois litorais gigantescos, mal guardados, território imenso e despovoado, diferentes etnias, dialetos e línguas, Forças armadas quase inexistentes, (pior ranqueado que o Brasil, pra se ter ideia), líderes fracos, sem destaque desde sempre e muitas riquezas minerais e naturais. Sorte deles, por se localizarem “ao Norte” dos EEUU e por durante todo o século XX, contarem com o apoio e proteção do titio Sam, cujos povos tem afinidades culturais e biológicas diversas..mas é bom acordar, pois o mundo deu um freio de arrumação E… Read more »
Cadê as viuvas?
F-35 Natimorto!
Deixando de lado as loucuras e sandices de Trump, como um avião que tem mais de 1.000 unidades entregues pode ser chamado de natimorto?? Se o F-35 é natimorto, o Gripen E/F, escolhido pela FAB, com 96 encomendados no mundo, é o que??