Em Komsomolsk-on-Amur, a aeronave SJ-100, de número de registro 97012, equipada com motores PD-8, completou com sucesso seu voo inaugural. Esse evento marca o início dos testes de desenvolvimento e certificação do fabricante dentro do programa de substituição de importações para a unidade de propulsão da aeronave.

A tripulação de voo, composta pelos pilotos de teste Dmitry Demenev e Igor Grevtsev, além do engenheiro de testes Maxim Gryukanov, permaneceu no ar por aproximadamente 40 minutos. A aeronave atingiu uma velocidade de 500 km/h e uma altitude de 3.000 metros. Após o pouso, o comandante confirmou que o cronograma de testes de voo foi concluído integralmente e que os motores PD-8 apresentaram um desempenho estável.

Para acelerar os testes de certificação, um terceiro Superjet, totalmente adaptado ao programa de substituição de importações, será introduzido no regime de testes. Esse protótipo está previsto para entrar no programa de ensaios em voo em abril. A certificação do motor PD-8 está programada para ocorrer no outono deste ano.

O programa de substituição de importações do Superjet prevê a substituição de aproximadamente 40 sistemas e componentes importados, incluindo motor, aviônicos, trem de pouso e outras peças essenciais. A aeronave também conta com uma fuselagem inteiramente produzida no país.

Outros dois protótipos de motores estão programados para entrega até o final de março para testes de voo. O diretor-geral da UEC (United Engine Corporation), Alexander Grachev, destacou que o motor PD-8 demonstrou excelentes resultados e validou completamente suas especificações técnicas.

FONTE: RuAviation

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Mirade1969

Industria própria, motor nacional, avionicos também nacionais e s assim que se tem uma industria nativa sem improtar peças e componentes de fora. Tá fazendo a lição de casa, na Europa não consegue fazer isso digo nem um pais sozinho. .

LUIZ

E não decidem nada sem as bênçãos dos EUA.

Sergio Machado

Sim, pediram autorização ao Tio Sam para invadir a Ucrânia, apoiar a Síria, armar o Irã e estão na Venezuela por ordem do Trump.
É cada uma…

Chris

Em termos de semicondutores, chips de alta tecnologia… Eles ainda vão depender por muitos anos de ajuda externa.

Ja a China… Recentemente até assustou os EUA nessa area, com seus avanços…

Last edited 15 horas atrás by Chris
danieljr

A França eu acho que consegue, em segundo lugar, a Inglaterra (mas tem que suar muito, tem tecnologia mas não está tão pronta para esses usos)

Afonso Bebiano

Deus proteja os passageiros e tripulantes dessa aeronave.

Heli

e os do 737MAX também

BVR

Nessa área o embargo ao invés de puxar para trás acabou dando um empurrão para frente. De importador à produtor em 5 anos (sei que as sanções pela guerra são de 3 anos; mas estou colocando mais 2 anos para fechar a conta) é um tempo curto. Outra coisa, piloto de testes é um ser que merece muito respeito. Tudo bem que os avanços permitem testar o motor em terra, e verificar todos os parâmetros de segurança. Contudo, em algum momento ele tem que ser acoplado à aeronave e testado em vôo. Outro pessoal que “ri na cara do perigo”… Read more »

gordo

Nesse caso específico, além do mercado Russo essa aeronave ainda vai competir no mercado da Eurásia.

BraZil

Que inveja da gota. Quem substitui itens de alta tecnologia (motores a jato), em tão pouco tempo, durante uma guerra e sofrendo sanções sem precedentes..acorda Brasil…