Macron para a UE: ‘aqueles que optam pelo caça F-35 deveriam escolher o Rafale’

Dassault Rafale
O presidente francês, Emmanuel Macron, quer convencer os países da União Europeia a deixarem de comprar equipamentos de defesa dos Estados Unidos e optarem por produtos franceses e europeus. Ele argumenta que os recursos da defesa devem fortalecer a indústria da UE e declarou: “Minha intenção é convencer os Estados europeus que se acostumaram a comprar dos americanos.”
Macron citou como exemplo que países que compram o sistema de defesa aérea Patriot deveriam considerar o SAMP/T franco-italiano, e aqueles que optam pelo caça F-35 deveriam escolher o Rafale. Segundo ele, essa mudança ajudaria a aumentar a produção europeia.
A dependência dos países da OTAN de armamentos americanos tem crescido. Recentemente, os Países Baixos e a Bélgica confirmaram a compra dos F-35, enquanto Portugal avalia substituir seus F-16 pelos mesmos caças, considerando a posição dos EUA na OTAN.
Para tornar as opções francesas mais competitivas, Macron pediu que as empresas do setor reduzam a burocracia e os custos. Seu objetivo é posicionar a França e a Europa como fornecedores estratégicos de defesa, tornando os produtos locais mais atraentes.
O presidente francês também comentou sobre a possível presença de tropas europeias na Ucrânia. Ele sugeriu o envio de “alguns milhares de soldados por nação” para programas de treinamento, garantindo um apoio de longo prazo ao país.
Sobre a guerra na Ucrânia, Macron rejeitou as condições de cessar-fogo impostas por Vladimir Putin, alegando que elas resultariam na ocupação parcial da Ucrânia e congelariam o conflito sem garantias de segurança.
Além das questões militares, Macron anunciou uma reforma no Service National Universel, um programa voluntário para jovens entre 15 e 17 anos, que inclui atividades esportivas, educação cívica e estágios em organizações públicas e ONGs. O objetivo da reformulação é alinhar o programa às prioridades nacionais.
Apesar dessas mudanças, Macron descartou o retorno do serviço militar obrigatório na França, reafirmando seu compromisso com um modelo voluntário para a formação cívica e militar da juventude.
Lógica pura. Para quê gerar empregos e transferir divisas para o apresentador de reality show? França, Alemanha, Reino Unido, Espanha, Itália e Suécia, dentre outros países europeus, têm condições de suprir a demanda para enfrentar o expansionismo russo.
A opção realista seria oferecer um 5G europeu nesse caso, mas me parece que os projetos deles (tanto o Tempest quanto o outro que esqueci o nome) estão a passos de formiga e aí deu nisso. A Rússia, suposta ameaça imediata, já tem o Su-57 e está avançando no projeto do Su-75, não vejo muito sentido nessa comparação.
Exato. Eu diria para deixarem o F-35 e comprarem A-29 Super Tucano. Muito melhor.
Olha, a gente já sabe que o 5G não é isso tudo também. Não o F-35 com suas limitações, sobretudo de velocidade.
Num combate aéreo real, com ambas aeronaves operando em rede, com AWACS, como deve ser, eu não acho que o F-35 fica tão à frente assim do Rafale ou até mesmo do Gripen E.
Eu preferiria ter 80 Rafales que 60 F-35.
A Europa pode muito bem se armar com Rafale e Gripen E até os dentes e continue no programa do caça de quinta ou sexta geração deles, que não estará atrás de ninguém.
Concordo que o 5G não anula a capacidade da geração anterior, que continua extremamente capaz (vide o F-15EX ou o próprio Rafale), mas acredito que os países compram o F-35 porque mesmo sendo um protótipo imaturo e cheio de problemas ainda é o único 5G acessível pro Ocidente, e seu valor unitário é comparável a caças 4G, naturalmente os países querem se manter no futuro. Não que eu ache que valha a pena, alguns países como a França ou a Alemanha tem ou tiveram certa resistência, ainda sustento que vai ser o barato que sai caríssimo, especialmente pros países com… Read more »
Eu já acho que o principal motivo pelo qual a maioria dos países compraram o F-35 foi uma suposta proteção americana que estava implícita no acordo. Pelo fato da aeronave ser hoje a principal e maior moderna da frota americana e pelos EUA não desejarem que ela caísse em mãos erradas, quem comprou achou que poderia ser ajudado e defendido pelos EUA caso precisasse entrar em conflito. E talvez em algum momento pode ter sido até a intenção dos EUA mesmo, mas chegou o cabeção de Cheetos e fez com que todos abrissem os olhos. Os EUA não só vão… Read more »
Protótipo? Mais de mil foram produzidos e entregues, dados de janeiro de 2024. Antigamente acompanhava este fórum pelos comentários, mas pelo amor de deus, como decaiu de qualidade!
Pode entregar um milhão, ainda possui erros de projeto, problemas no motor, problemas com linha de produção e custo, é um projeto imaturo e caro e que nem certificação pra combate possui ainda, até as atualizações de software dessa bomba extrapolam prazos e custos. Pasme, venderam um protótipo pro mundo! Pra se ter uma noção melhor, o F-35 está há 6 anos sem conseguir atingir a taxa de prontidão requerida pelas FA americanas e em TODAS as suas variantes, da taxa exigida de 70/80% ele alcança pouco mais de 52%, outras aeronaves já chegaram a falhar nesse quesito, mas nunca… Read more »
Tava pensando nisso…
Rafale ou Gripen, com a última palavra em pod’s de EW + Meteor + link direto com AWAC’s, teria um desempenho tão inferior a um F-35?
A pergunta é: o AWACS enxerga o F-35?
Eu faço outra, coronel! Se o AWACS ou o próprio radar do F-35 enxergam um Gripen E, que sabemos ter um RCS bem baixo se comprado com caças bem maiores, porque outro AWACS não enxergaria o F-35?
Sabemos que a furtividade é relativa e depende de uma série de fatores. Sabemos que stealth não quer dizer na prática totalmente invisível.
Eu entendo que o F-35 tem um RCS ainda mais baixo que o Gripen E, por exemplo, mas invisível ele não é não.
Mas a diferença de seção de radar entre as aeronaves é enorme. O Gripen E tem rcs entre 0,1 e 0,5 m². Já o F-35 tem rcs entre 0,001 m² a 0,005 m². O do F-22 é estimado em 0,0001 m². O do B-21 também é estimado com os mesmos números do F-22. Mas referente aos números do F-35, li a algum tempo um artigo de um General que, além de pilotar esta aeronave, pilotou F-16, F-15 e F-22. Ele comentou que além de ter uma radar melhor e um alcance maior, ele tem uma nível de furtividade maior do… Read more »
Amigos, esse é o RCS de um Gripen-E:
Corresponde a de um pato real em voo…
Mas vai ser tempo suficiente para o Gripen levar um AIM260, pois mesmo o AWACS vai ter problema de enxergar o F35 chegando. fora que o F35 se perceber que está sendo iluminado pelo AWACS poderá usar seu radar para interferir no radar do AWACS, não tem pra onde correr, o F35 com todos os problemas é o bicho papão dos céus.
Eu não sei. Nunca controlei um F-35 a partir de um E-99. Estamos todos imaginando, aqui.
A redução no alcance de detecção não é proporcional à redução na RCS. A grosso modo, para reduzir a detecção por radar pela Metade, você precisa reduzir a RCS em 15X. Quando analisamos 3 caças de 4a geração, um pequeno, um médio e um grande, digamos que as RCS sejam de 1m² para o pequeno, 2m² para o caça médio e 3m² para o caça grande. Aparentemente a diferença é grande, pois o caça grande tem RCS 3X maior que o caça leve. Porém isso não proporciona uma diferença na detectabilidade muito grande. Um radar com capacidade para detectar um… Read more »
O que, por sua vez, leva a outra pergunta:
Quem anda mais rápido: a tecnologia de radares / sensores, ou a tecnologia furtiva?
Atualmente o melhor do Mundo é o SPY6 ou também o SPY 7, mesmo eles não podem ver o F35 além de 135Km, nenhum AWACS conseguem ter um radar tão forte quanto um Classe AB da USNAVY, se atecnologia dos radares melhorarem ainda mais Gripen e Rafale serão teco tecos, o F35 será os 4G de hj.
Diria que furtiva ainda tem vantagem, já que não importa o quão avançado seja o radar, ele ainda parte do mesmo princípio que é combatido pelas tecnologias stealth, pra isso mudar deve-se mudar o próprio princípio de funcionamento (como se falava do tal radar quântico um tempo atrás).
Na situação colocada, a pergunta seria: o AWACS enxerga o Su-57? Se houver alguma luta, será contra eles?
A pergunta não é se consegue enxergar ou não, mas sim a que distância…
Em aeronaves AEW&C legadas, esse alcance de detecção contra alvos VLO não é superior a poucas dezenas kms.
De entre as aeronaves AEW&C mais modernas e sofisticadas que estão hoje em operação, a que deverá conseguir detectar aeronaves furtivas mais longe deverá ser o E-2D Hawkeye com seu radar AN/APY-9 (radar esse que até é fabricado pela própria Lockheed Martin) por operar na banda UHF.
Mas o alcance de detecção contra alvos como o F-35 ainda deverá estar na casa das dezenas de km.
Dificil mesmo….mas é ai que entra o IRST…no IR, mesmo aplicando tecnicas…é muito dificil permanecer invisivel.
Pode-se argumentar que a deteccao IR é mais curta, mas o F35 por outro lado, é limitado em numero de misseis de longo alcance…depende da missao….do TO….sim, ele.leva vantagem em variis cenarios..
Mas varios cenarios tambem anulam algumas vantagens…
Em tese, ele foi feito para chegar despercebido e bombardear em precisao (mas ai a qtde de arsenal é limitado)
Tambem, para interceptar lancar seus bvrs em situacao otima e recuar sem se arriscar…mas o numero de misseis tambem é limitado…
Se o F35 carregar armamento externo essa invisibilidade “desaparece”, literalmente…
Caças 5G, por um bom tempo foram considerados um ‘super trunfo’, mas sua vantagem tende a diminuir. Com a melhoria dos sensores, EW e radares dos caças 4,5G + drones stealth com radares e mísseis, trabalhando como ala avançada destes caças 4,5G, permitirão um caça 4,5 G ficar recuado, com seus drones [tão stealth como os caças 5G…], detectando e travando no caça 5G inimigo… Esta é a proposta [e aposta] do F-15EX… Um Gripen-39 armado com Meteor e apoiado por um ou dois drones stealth, poderia detectar/travar num 5G e disparar a 200 km de distancia, ou mais, se… Read more »
Eu discordo. Acho que o Rafale fica em grande desvantagem contra o F-35.
Sobre limitações e velocidade, não entendi. A velocidade máxima do F-35 é muito similar à do Rafale.
Informa-te sobre o Rafale F5 e sobre o Eurofighter Tranche4 porque estes já são de 5G e o francês já é uma transição para 6G e já pode utilizar drones de combate como parceiro ativo do Rafale, e o Eurofighter tem um radar superior ao do F-35 e com os investimentos europeus o FCAS será uma realidade em breve.
https://meta-defense.fr/pt/2024/10/09/rafale-f5-loyal-wingmen-dassault-2033/
Pelo conceito que uso, e acredito que seja usado pela maioria, 5G deve ser stealth, obviamente existem muitas tecnologias 5G usadas em demais caças como você citou (também tem o F-16V).
Carlos, o radar do Eurofighter é mecânico. O Rafale já veio com radar PESA e em 2012 introduziram um AESA. O radar do F-35 é AESA e entrou em serviço em 2005. O primeiro AESA do Eurofighter foi testado em 2014 e entrou em serviço no Kuwait em 2016. Foi o Captor-E também chamado de ECRS MK0. Agora em 2024 foi testado o ECRS MK1 que deverá equipar os Eurofighters mais novos da Espanha e da Alemanha. E tambem estão desenvolvendo o ECRS MK2 que deverá equipar os Eurofighters britânicos e italianos. A qual se refere? Porque se for ao… Read more »
https://www.cavok.com.br/eurofighter-tranche-4-oferece-novos-recursos-de-tecnologia-e-atualizacoes
Esta matéria não diz nada sobre o radar do Eurofighter ser superior ao radar do F-35. A grande maioria dos Eurofighters em operação usam radar Mecânico. Somente Catar e Kuwait usam Eurofighters com AESA (ECRS MK0) os novos Tranche 4 com AESA ECRS MK1 só vão chegar entre 2025 e 2030. O F-35 sempre teve o AESA e ainda é discutível se esse ECRS MK1 será superior ao APG-81. De qualquer forma o APG-85 está em desenvolvimento e é esperado para o Block 4 do F-35. Para a Northrop Grumman mudar o nome do radar é esperado que seja bem… Read more »
O su 75 já foi filmado voando.
Se você se refere a aquele filme promocional onde a Argentina teria umas mil unidades ai eu acredito.
Fora isso, eu nunca vi ele voando.
Se puder colocar um link, uma foto, um vídeo “panóis” vê..
Plix.
Putin e Trump premio de funcionarios da industria de defesa europeia.
A verdade é que, pra um continente que tem Rafale, Gripen e Typhoon, e isso pra não falar de aeronaves icônicas como a família Mirage, eles já deveriam ter um 5° geração pronto, ou quase.
Mas não tem, deixaram EUA, Rússia e China passarem na frente nesse setor.
Se eles realmente querem sair da “dependência” norte-americana, então eles tem que correr contra o tempo.
Na verdade deixaram apenas a China passar na frente.
EUA e Rússia sempre estiveram na frente.
Eu concordo, mas eu acredito que a França é o país europeu que mais tem, ou pelo menos já teve, paridade com os 2 acima.
Sempre, como quem diz, desde a segunda guerra mundial, sim.
E Turquia e Coreia do Sul tem aeronaves que se não são de quinta geração completamente, estão à frente dos modelos europeus.
Estão com projetos a frente dos Europeus, Verdade.
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Eles ainda não possuem estas aeronaves funcionando nas Forças.
O Irã tbm.
O “Furtivinho”.
O “furtivinho”











Duvido muito que o caça dito de 5 geração da Turquia, venceria um rafale e outros 4 geração da Europa.
E inegável os avanços da Turquia mas não chegaram lá ainda.
A china sendo a segunda maior economia do mundo e investindo algo em torno de 300 bilhões de dólares em defesa e,se preparando para serem uma potência militar desde os anos 80,ainda não dominaram todas as áreas da indústria bélica,imagina a Turquia de uma hora para outra ter um caça de 5 geração sem nem ter feito um de 4.
A Turquia começou a produzir F-16 na década de 80 do século passado. Recebeu os primeiros em 1987. A Turquia vende drones avançados para meio mundo já. Até a Itália fechou parceria para adquirir o Akinci. O Kaan foi projetado para ser superior ao F-35 em todos os aspectos. Não sei se os turcos vão conseguir superar o F-35 como sugerem, mas imaginar que o caça será inferior à todos os eurocanards acho um exagero. O Kaan terá um radar AESA de gálio com 2.000 módulos. É um caça pesado com a mesma potência do F-15 e os turcos indicam… Read more »
E compram Typhoons???
Rafales e Typhoons têm tudo Europeu, até os motores são Europeus.
Em desenvolvimento, também estão na Europa 2 projectos de 6a geração, de 5a geração a Europa foi estúpida e foi na cantiga dos Norte-Americanos e entrou de sócia??? na parte de pagar, no F-35.
A França como sempre, não papou esses filmes e como sempre disse, e com toda a razão, a Europa tem que comprar Europeu.
A SAAB quando desenvolveu a versão E/F do Gripen já deveria ter pensado em uma versão 5G, se não pura, mas pelo menos parecida com os aviões turcos e coreanos, hoje estaria bem mais posicionada no mercado, podendo colher os frutos desse momento complicado que o mundo vive.
Rafale e agripen, por serem projetos novos, provavelme te são as aeronaves 4++ com o menor RCS atualmente.
Ser ainda mais stealth aumentaria muitos os custos de P&D de venda deles, o que seria inviável economicamente.
Pensar, os suecos pensaram. Há mais de 10 anos, começou a se divulgar o tal FS2020. Depois, resolveram integrar o tempest. Salvo engano, já não estão mais no projeto tempest. Pelo caminhar das coisas, se a Europa quer ter um projeto realmente independente, para a próxima década, isso necessariamente deve contar com a participação dos franceses, que são os únicos europeus a terem relevante autonomia em fabricação de caças. Assim, muito provavelmente o Tempest deverá se fundir com o FCAS, passando a contar com a participação da Inglaterra, Itália, França, Alemanha e Espanha. Provavelmente os suecos retornarão ao projeto. Talvez… Read more »
Não colocaria a China ao lado dos Estados Unidos e Rússia, afinal estão muito atrás dos europeus ainda
“Atrás dos europeus” em quais áreas?
Futebol. Deve ser..
E dos Russos então, nem é bom.
Pelo amor de Deus …. compara qualquer caça que os chineses tenham com o que os europeus tem como o Eurofighter, Rafale, Gripen, etc que a diferença é óbvia ….
O problema é convencer a população europeia disso, convencer os jovens ao alistamento, ganhar apoio partidário pra avançar nas medidas de rearmamento e pior ainda, superar a dependência de outros países para insumos da indústria base de tecnologia e alimentos. A Europa não tem dinheiro pra bancar tudo isso, não mais. Por isso é tão importante manter influência através de serviços sociais, ONGs e todo tipo de filantropia em países da América do Sul e África, para manter garantido seus próprios insumos através da exploração velada. O fato é que a Europa está mergulhada em um caos social com jovens… Read more »
Um problema que pode destruir essa politica de Europa forte e independente, pode ser descontinuada em menos de um trimestre, basta que um presidente de extrema direita igual a americana, alinhada a Rússia vença eleições na França e na Alemanha, pronto, já era para os europeus.
Infelizmente na França a extrema direita vive batendo na trave.
O problema dos europeus é que estão cada vez mais se tornando um povo panda, que não se reproduz em números adequados, a população europeia esta crescendo a base de imigrantes que não se identificam com sua cultura, que não integram seus filhos a cultura ocidental, e quando precisarem de jovens para defender seu país, muito provavelmente muitos destes vão até se aliar ao inimigo. A Europa é um caso complexo, eles abrem as portas para imigrantes que não agregam nada a seu país, mas criam milhões de dificuldade para que pessoas que são netos, bisnetos de imigrantes europeus consigam… Read more »
A UE é a segunda/terceira maior economia do mundo.
Essa dos jovens Europeus perdidos, enquanto os países consolidam ui, que espectáculo e depois o Vance deixou claro, ainda melhor.
Esta extrema-que se diz de direita, acha que só existem eles ou a extrema esquerda, ou os comunistas, como dizem, estes que agora acham que ser ditador, é pormenor, que todos que defendem, democracias, direitos humanos, liberdade de genero, é fraco, é woke, está perdida, na verdade, de direita nada têm, o que fazem, falam e defendem, não passam de labregos.
Os europeus pularão o desenvolvimento e produção de quinta geração para a sexta com o GCAP, com expectativa de primeiro voo em 2027 e produção em 2035. Com britânicos, italianos e japoneses trabalhando e colocando dinheiro juntos, alguém duvida que sairá coisa excelente?
E é possível “pular” gerações?
Seria o equivalente alguma nação, com tecnologia de aviões da WWI, pular o entre-guerras e a WWII, e ir diretamente pra era dos jatos de 1° geração.
Isso é possível?
“Com britânicos, italianos e japoneses trabalhando e colocando dinheiro juntos, alguém duvida que sairá coisa excelente?”
Que sairá um produto de qualidade, disso não tenho dúvidas.
O problema é que, até lá, serão anos de negociações sobre “quem vai fazer o quê”, preços, renegociações de n° de unidades, estouro de orçamentos, etc.
A verdade é que nenhum país é de confiança, muda-se governo e você fica na mão dependendo da boa vontade de terceiros.
Certo estão EUA, Rússia, França e China que têm sua indústria de defesa independente, além de nukes obviamente.
O resto são vassalos.
Menos o Brasil, o Brasil é vassalo de seus altos funcionários públicos, ele não presta vassalagem para as potências militares, porque o dinheiro que existe está separado para pagar penduricalhos!
O mais complicado de toda essa estória, é que a UE vai ter de pular os jatos de quinta geração. Vão ter de entrar de cabelo sexta geração, que vai demandar mais tempo de pesquisa e desenvolvimento, até chegar em um produto maduro. Eu estimo que essa aventura vai demorar pelo menos mais dez anos.
Outro detalhe, a França, com essa ideia de Macron, tá tentando ganhar tempo, gerando fundos para a próxima aeronave que vai ser desenvolvida pela Dassault. Para os franceses, eu estimo 15 anos de desenvolvimento, do avião de sexta geração.
O sr. é bom de estimativa, bate exatamente com o planejamento dos europeus de colocar o GCAP em serviço por volta de 2035 e o FCAS por volta de 2040.
Faz sentido para quem quer um caça de 4ª geração muito bom. Mas para manter grande vantagem sobre os russos num futuro próximo, vão ter que permanecer dependentes do F-35 pelo menos por mais uma década.
Esse abandono momentâneo da Ucrânia e as ameaças de anexação de aliados de longa data por parte dos EUA vão ter repercussões pra sempre.
Eu duvido muito que um Su-57 ou um F-35 seja tão melhor assim que um Rafale ou um Gripen E a ponto de fazerem toda a diferença num conflito. A Europa pode ser se armar com esses caças e se manter protegida, sem estar atrás de ninguém, enquanto desenvolve o caça de próxima geração. Fala sério, F-35 é Mach 1, tem pouca autonomia e capacidade interna de carga. Se quiser carregar uma quantidade maior de carga, tem que levar em cabides externos, que estraga sua única vantagem, a furtividade. E olhe que essa já é questionável, pois sabemos que isso… Read more »
Você precisa se informar melhor sobre o assunto e sobre o F-35 em particular. O F-35 não é lento, não é “mach 1” e não tem pouca autonomia. Pelo contrário (autonomia é até um dos pontos fortes do F-35). E sua capacidade interna de armamento embora nada demais, também não é medíocre… É mais ou menos equivalente à de caças 4G de dimensões semelhantes quando configurados para a mesma missão e para voar a mesma distância. Furtividade também não é a única vantagem do F-35 sobre um Gripen ou Rafale por exemplo. Já teve piloto de F-35 que falou até… Read more »
Bla bla bla… pilotos falavam que é melhor… claro, se comprado com o que eles estavam acostumados a ver em F-16, F-15 e F-18 antigos… Fusão de sensores e consciência situacional maior é algo que todo caça moderno hoje tem. Por isso são considerados 4.5G ou 4++. Um Rafale, um Gripen e um F15EX são não podem ser considerados de quinta geração porque não são stealth e nem têm como ser. Mas mesmo assim todos eles usam suítes de guerra eletrônica avançadíssimas para aumentar sua furtividade. Você quer mesmo dizer que um F-35 tem a mesma autonomia de um Rafale?… Read more »
Aí a gente vai começar a entrar num campo em que nós aqui temos pouquíssima informação pra especular.
Mas Itália, Espanha, Reino Unido, Israel e outros, que têm acesso aos caças de quarta geração mais modernos do mundo tiveram a oportunidade de ver mais a fundo as capacidades do F-35, e optaram por ele, mesmo com todos os problemas de custo de operação e dependência dos EUA que vêm junto.
Uma coisa é certa o Macron não perde uma oportunidade de vender o Rafale e tem conseguido muito sucesso nas vendas.
Pais independente e governo pragmático. Quem dera fôssemos assim!
A verdade é que a UE ficou em um descanso relativo, em berço esplendido, durante muitos anos.
Se acostumaram em serem protegidos/dependerem dos EUA.
No momento que a Rússia mostrou suas garras e os EUA questionaram “vão fazer o que para se defenderem sozinhos?”, ficaram sem “pai nem mãe”.
Terão que correr atrás do prejuízo em busca de um vetor de 5ª/6ª geração.
Apesar de ser um admirador do Gripen, Rafale e Typhoon, não creio que sejam alternativas para o F-35, no máximo um complemente.
Já acho justamente o contrário. Qual a única vantagem do F-35 contra os outros caças citados? A furtividade, e essa é relativa e algumas vezes questionável.
Agora compare as desvantagens do F-35 febre aos outros caças.
Fica claro que o F-35 não é tão superior assim a ponto de mudar o jogo sozinho.
Acho que está na hora de me apostar na Legião Estrangeira Francesa. Eles devem estar precisando de efetivo, e talvez, apenas talvez, devam estar contratando mais gente.
Macron está cumprindo seu dever, de promocionar a industria militar francesa. Porém, no contexto atual, faz muito sentido o que ele diz. Quanto a eterna discussão, de se o F35 é melhor ou um caça de 4.5 geração como o Rafale, a resposta é: depende. Ontem vi uma análise ridícula de um youtuber espanhol, mas que tinha sentido em um ponto: Porque diabos o Canadá precisa de uma aeronave stealth? Vai atacar furtivamente quem, a Russia, a China, com 88 unidades do F35? O Canadá, segundo ele, precisa de um avião de superioridade aérea para defender o país nas condições… Read more »
Muito bom caça, mas muito defasado. Só compra quem não consegue comprar o F-35. Esse franceses adoram vender cavalo a preço de unicornio ….
Rafale defasado? kkkk
Comparado com verdadeiros e puros 5G todos os caças de 4ª geração incluindo os chamados de “4.5G” ou “4++”, são defasados sim, no sentido em que entregam/oferecem efetividade, capacidade de sobrevivência, Kill-ratios e taxas de atrito muito piores que os 5G em todo o tipo de missão de conflitos entre grandes potências.
Resumo, só o F22 é bom.
F22 também é defasado, seu princiál sensor é única coisa que ainda pode se dizer atual, além da furtividade é claro
https://meta-defense.fr/pt/2024/10/09/rafale-f5-loyal-wingmen-dassault-2033/
Defasado em exatamente o que?
Caça projetado na década de 80 (40 anos atrás) para atuar em um ambiente geopolítico e tecnológico diverso ao atual e o que se planeja para o futuro …. Uma força aérea que pense em seu futuro não pode apostar num projeto que tem lastro profundo no passado como esse caça, afinal pode ser adequado para combater caças da mesma geração mas com o surgimento de caças de próxima geração a sua capacidade de luta será limitado em relação aos caças com tecnologia superior. É como alguém comentou acima: a França vende esse caça para fazer caixa para o desenvolvimento… Read more »
Não tem como atender uma necessidade do presente (que poderíamos até dizer ser do passado, diante do sono europeu das últimas décadas), com uma solução a vir do futuro. O futuro que se pode vislumbrar hoje, de concreto é: Su57: Inviável por razões geopolíticas; J20/J35: Inviável por razões geopolíticas; F-35: Em vias de se tornar inviável, por razões geopolíticas. F-22: Idem, além de não ser vendido para “aliados” e de não ter linha de produção aberta mais. Fora isso, é futuro. A opção turca é futura assim como (até menos) Tempest ou FCAS. Assim, para a demanda presente, o que… Read more »
Concordo com o que você diz, razão pelo qual eu disse que é adequado para enfrentar caças da mesma geração, mas repito que se for para pensar no futuro é uma caça defasado para isso, assim como o Gripen o é para o futuro da força aérea Brasileira. No fim, fora os EUA, todos estão desamparados para uma alternativa adequada quanto aos caças de nova geração, e uma vez que a corrida para chegar lá já está em andamento, a aquisição de caças como o Rafale será apenas uma medida paliativa para aqueles que sonham com uma frota de caças… Read more »
Macron quer que a Europa deixe de ser dependente dos Estados Unidos para ser dependente da França.
Não é pela Europa. É só pela França.
A França é um membro da união europeia. A indústria francesa está tão ligada com a indústria do continente que se pode dizer que é uma só. Não faz sentido falar de dependência dentro da união europeia, que é basicamente uma confederação.
Saudações de Portugal
Acho que você está confundindo Typhoon com Rafale.
quantas partes do Rafale Portugal produz? ou a 3Espanha? ou a Polônia? Bélgica?
Ôxe, é claro que ele está pensando na França, e não deveria estar?
A indústria de defesa européia está bem integrada e praticamente tudo está interligado em projetos, sistemas e fornecimento de componentes por diversos países, principalmente França, Itália Espanha e Alemanha.Até a Suiça produz componentes e desenvolve sistemas para indústrias da Europa.
Se todo mundo ganha, a França ganha junto, ué!
Não é bem assim. Veja o caso do caça de 5ª geração “europeu” e todos os problemas que estão acontecendo por causa DOS franceses.
Houve um racha e os ingleses estão com “outro grupo” fazendo algo que poderia ter sido feito com a França.
É igual a história do caça europeu, que virou Typhoon e a França pulou fora porque não teria controle total sobre o projeto.
Nesse “jogo” nem todo mundo ganha, só os franceses.
Claro que estou pensado na França, na Alemanha, Espanha, etc… os países europeus não têm fronteiras entre si, temos a mesma moeda e temos um parlamento comum eleito por voto universal.
Falar de “dependência” é um absurdo tendo em conta o “ambiente”.
Mesmo os partidos extremistas europeus não põem em causa a união europeia – falam sempre de reformas políticas, o que é um direito político que lhes assiste.
sou totalmente favorável á criação de um exército comum europeu e nisso não estou só porque as últimas sondagens a nível europeu indicam uma média de 75% pensam o mesmo.
Macrom está certíssimo, os europeus possuem Rafale, Thyphonn e Gripen, deveriam focar nestes caças e no projeto de caças de 5° e 6° geração, capacidade eles possuem de sobra para tal
Macron está coberto de razão…
Podia fazer uma promoção “deu a louca no gerente”
Excelente iniciativa. A UE precisa acordar do seu marasmo e entender que os EUA não estão mais dispostos a bancar a defesa de um continente fraco. Aos EUA só interessa uma UE forte, produtiva e capaz, pelo menos no campo da defesa. Enfim, ninguém quer ter um aliado fraco.
E parece que o Macron entendeu o recado e tomou a iniciativa do processo.
De repente pode até sobrar alguma coisa para a Embraer, entenderam?
Eu estou muito entusiasmado com o projeto SU-75 checkmate.
Quando o mesmo voar o pânico na UE vai ser geral kkkkkkkkkk
Eçes não tem dinheiro para o SU57 e tu tá sonhando com o SU75, estão tentando vender o SU575 pra India
Depois de anos precisou de um americano pisar no tomate para que os europeus tomassem a iniciativa do que eles, europeus já deveriam ter feito a muitos tempo.
Deveriam considerar Rafales, Gripens e Typhons.
Faz sentido. De preferencia que façam investimento no FCAS ou Tempest, mas se é algo para agora com o menor número de componentes “americanos” então temos o Rafale com menos dependencia, depois o Typhoon e depois o Gripen (se trocarem o motor – improvável – já ajudaria muito).
Se os franceses forem espertos, deveriam oferecer o caça com um descontinho e um carnê da Maison France com umas prestações flexíveis…
nao esquecer que quando a coisa deu para o torto na primeira e segunda guerra mundial, foram os americanos que safaram a frança, e na altura a frança era uma potencia mundial mas foi arrasada pelo alemaes