Imagens e vídeos circulam nas redes sociais mostrando o segundo voo de teste do Chengdu J-36, um caça furtivo de sexta geração da China. Nas filmagens, a aeronave sem cauda e com três motores voa sem o acompanhamento de avião de apoio.

O J-36 foi observado pela primeira vez durante um voo de teste em 26 de dezembro de 2024. A aeronave possui um design de asa em forma de diamante sem estabilizadores verticais, o que aprimora suas capacidades furtivas. Essa configuração sugere um foco na redução da seção transversal de radar e na melhoria da eficiência aerodinâmica.

O design da aeronave está alinhado com as tendências globais em direção aos caças de sexta geração, enfatizando furtividade, aviônicos avançados e potencial integração com sistemas não tripulados. Embora detalhes específicos sobre as capacidades do J-36 permaneçam não divulgados, seus voos de teste indicam progresso no programa de caças de próxima geração da China.

O protótipo possui aproximadamente 22 metros de comprimento e uma envergadura de cerca de 20 metros, com uma fuselagem volumosa que se funde harmoniosamente às asas, proporcionando espaço adicional para combustível e armamentos.

Uma característica notável do J-36 é sua configuração de três motores, alimentados por entradas de ar localizadas na parte superior e nas laterais da fuselagem. Embora os detalhes específicos dos motores não tenham sido oficialmente divulgados, especula-se que sejam variantes modificadas dos motores WS-10 ou WS-15.

Essa disposição trijet é projetada para fornecer mais energia para os sistemas de bordo e maior empuxo, permitindo que a aeronave alcance velocidades supersônicas sem o uso de pós-combustores, uma capacidade conhecida como supercruise.

VÍDEO: Segundo voo do Chengdu J-36

Capacidades Operacionais

O design do J-36 sugere um foco em múltiplas capacidades avançadas:​

  • Furtividade: A ausência de superfícies verticais e o uso de materiais que absorvem radar aumentam sua furtividade, tornando-o menos detectável por sistemas de defesa inimigos.

  • Alcance e Autonomia: O design volumoso da fuselagem permite o transporte de uma quantidade significativa de combustível, indicando um alcance operacional estendido e maior autonomia de voo.

  • Capacidade de Armamentos: O compartimento de armas interno é projetado para acomodar mísseis de longo alcance, como o PL-17, e mísseis ar-superfície de grande porte, permitindo uma variedade de opções de ataque.

  • Consciência Situacional: Especula-se que o J-36 esteja equipado com sensores eletro-ópticos avançados e sistemas de radar multifacetados, proporcionando uma consciência situacional abrangente e a capacidade de operar em conjunto com veículos aéreos não tripulados (VANTs).

Uma bolacha do J-36 mostra o avião abatendo um bombardeiro B-21, enquanto leva mísseis ar-ar PL-17, antinavio YJ-21

Imagens em 3D especulativas com a configuração interna do J-36

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Willber Rodrigues

Fico imaginando o cockpit dele…

Samuel Asafe

E os sensores então… se o su57 já era estado da arte em matéria de sensores e radares(segundo os russos), imagina esse bichão aí.
E outra, pq três motores? Alguém especula sobre?

RPiletti

Essa disposição trijet é projetada para fornecer mais energia para os sistemas de bordo e maior empuxo…”

Samuel Asafe

Isso eu entendi, mas não seria o caso talvez de dois motores maiores em vez de três? Curiosa essa engenharia.

Jadson S. Cabral

Depende. A China ainda não é um player experiente na fábricacao de motores. Logo, ao invés de desenvolver outro motor maior, podem ter optado por utilizar três. Ou então o terceiro motor é diferente e está lá para outras condições de voos específicas.

Carvalho2008

Motor maior exige mais espaco interno…e espaco interno briga com design

Chris

Acho bem interessante…

Provavelmente ele voa so com o motor do meio acionado (ou com 2) proporcionando alta economia de combustível.

Hamom

Depois de alcançar velocidade e altitude de cruzeiro, desligar dois motores e ”planar em modo economia de energia”, impulsionado apenas pelo motor central?

Se isto for possível, vai economizar combustível aumentando seu alcance operacional e aumentar a furtividade, reduzindo a emissão de calor dos motores. Faz sentido…

Last edited 4 horas atrás by Hamom
TJLopes

Segundo o site tecnomilitar, os três motores se devem a necessidade de geração de energia maior e a deficiência chinesa em motores, pois a China ainda não possui um motor potente o suficiente.

Rodolfo

O WS15 não é inferior em potencia em relação aos motores do F35 e do F22. Mas pro tamanho desse monstro de aviao, eles precisariam desenvolver um novo motor pois só 2 nao seriam suficientes?
Tudo é especulação, ninguem sabe se talvez o terceiro fosse uma versao mais eficiente sem pos combustor para auxiliar decolagem e voo cruzeiro?? Sem dados oficiais fica dificil discutir.

Gustavo Tavares

Será que ele tem características espaciais?
Ou seja, voar na atmosfera e fora dela.

Paulo Cardoso

Se a configuração de armas for semelhante aos esboços acima, será um incremento significativo em aeronaves stealth, que fora a bombardeiros grandes como o B2 e o B21, tem grandes limitações de munições.

Emerson Alex Zylan
J R

estranho a China liberar imagens de um projeto desses…

Chris

Agora lançaram um modelo que esta à frente da concorrência… heheh

Provavelmente quiseram deixar isso claro…

André Sávio Craveiro Bueno

Na verdade, tanto nesse caso como em outros, as pessoas “de fora” pouco ou nada sabem como é de fato, e como será no médio prazo. As fotos estão aí mas são pouco para definir muita coisa em torno do que realmente é a aeronave. Aguardemos.

Emerson Alex Zylan
André Sávio Craveiro Bueno

Sim, pode ser. O que quis dizer é que as reais condições nunca serão de fato conhecidas, por serem algo secreto.

Rodrigo Maçolla

A OTAN bem que podia bolar um apelido bacana pra esse caça … Porque “J-36 chengdu” é broxante, pesquisando “chengdu é somente o nome de uma cidade na China que tem uma reserva para pandas gigantes ..

André Sávio Craveiro Bueno

CAC – Chengdu Aircraft Corporation, o fabricante da aeronave, daí o nome. E, certamente, está na cidade de mesmo nome.

Klesson Nascimento

Jet Li

Rodrigo Maçolla

obrigado pela informação , faz sentido. Mas a OTAN sempre usa nomes mais criativos , gostei de várias sugestões que os amigos citaram abaixo…. mas as mais legais certamente: JASPION , Shiryu de dragão, mais a mais legal a meu ver “J-36 Satan Goss”.
comment image

Last edited 4 horas atrás by Rodrigo Maçolla
Rafael Coimbra

vegeta furioso

Augusto Cesar

Acho que os chineses não iriam ficar muito contentes de ter sua aeronave mais avançada com um nome japones, kkkkkk

Rinaldo Nery

Jaspion.

TJLopes

J-36 Satan Goss

Oseias

Bom Comte, já que mencionou um herói japonês me dou a liberdade de sugerir “Pirata do espaço”.

Rinaldo Nery

Ultraseven.

Rafael Coimbra

chapolin cololado

MMerlin

Lionman…
Que coisa tosca era aquela rs.

J R

levando-se em conta o que a China pratica, espere algo como: dragão glorioso, águia majestosa, dragão do por do sol… os chineses são poéticos nesses assuntos. kkkk

Rafael Coimbra

touro glorioso sentado

Augusto Cesar

hahahahahaha

Nativo

Shiryu de dragão.

sergio 02

Se não me engano, a denominação Chinesa pra esse dai não e ” Imperador Branco” ?

Ricardo

Queria um bolacha dessa do J-36 mostrada na reportagem

adriano Madureira

É China,bobear já deve ter até na Shopee

Afonso Bebiano

Aquele dragão pegando carona no avião arruinou a furtividade.

Rafael Coimbra

queria uma da FAB operando ele…

Matheus

Mas o bicho é bonito hein.

Renato

Parece que é sim.
Mas aquela entrada de ar em cima, deu uma destruída no visual.
De toda forma vamos aguardar fotos melhores, de outros ângulos..

Last edited 1 hora atrás by Renato
Luciano

Bom, pelas informações que temos até agora, esse avião parece ser desenhado para penetrar defesas eletronicamente muito contestadas, além de ser capaz de atingir alvos aéreos e terrestres a longas distâncias. Então, a China está desenvolvendo um avião capaz de ser veloz, stealth, com muito alcance, eletrônica avançada, ser bem armado, ser capaz de penetrar defesas, e talvez carregar armas nucleares. Mas não é um Fighter…para isso, existe o J20 e o possível J50. Tudo que os chineses querem, é que continuem contestando a tecnologia deles. Eu vi um podcast, em que dois pilotos, um da USAF e outro da… Read more »

J R

Tem que ver se a autonomia dele com esses três motores vai ser tudo isso, aja espaço pra colocar todo combustível que essa criança consome.

Luciano

Pois bem, viu o tamanho da “criança”? Em segundo, não sabemos se ele precisa acionar os 3 motores em voo de cruzeiro.

Clésio Luiz

Acho que chamar essa aeronave de “caça” é errado. Está mais para um bombardeiro tático, como o F-111 e os Su-24/34. Aliás, o modelo americano é um exemplo de denominação equivocada. F-117 é outro que vem à mente.

Rodolfo

Se vai lançar o PL17 como a bolacha sugere, sua principal função é negar ao B21 poder operar proximo da China sem contestação. Aliás essa seria uma das vantagens do B21, uma plataforma stealth que pode atingir a China continental numa eventual guerra sem necessariamente penetrar o espaço Chines. Esse caça da Chengdu parece ter sido projetado primeiramente com esse proposito.

Rodrigo Maçolla

Concordo

Rafael Coimbra

discordo

Jadson S. Cabral

Eu estava apostando que esse terceiro motor seria algum tipo de ram-jet para permitir que a aeronave alcançasse velocidades hipersônicas ou algo próximo disso.
Mas o fatos dos 3 estarem ligados na imagem diminuem essa probabilidade, penso eu. Pois a princípio, achei que esse terceiro motor só seria ligado em altíssima altitude.
No entanto, os motores do blackbird eram um híbrido, né? Funcionavam como motores convencionais, mas a certa altitude alguma cosia mudava e eles funcionavam como uma espécie de ram-jet/scram-jet. Então, ainda acredito em algo semelhante

Rodolfo

Nao acho que o terceiro (ou qualquer outro) motor possa ser ligado-desligado completamente pois desligado gera arrasto… poderia operar em modo idle e consumir menos combustível.
Tudo que está escrito na internet é pura especulação, desde a sua função/ proposito e motorização. Alias, esses motores da aeronave teste provavelmente nem sequer devem ser os motores que estariam instalados numa versão final, deve ser uns 3 WS10 mais antigos.

Marcelo M

A bolacha já mostra um B21 sendo abatido. Não é uma boa imagem para o futuro!

Fawcett

Esta bolacha não é oficial.

Rafael Coimbra

é biscoito

Marcelo M

Não precisa ser oficial!

Wagner

A China começou a estrangular a economia estadunidense, o primeiro golpe foi no setor de IA, onde o capital improdutivo pensava em tranferir suas divisas para uma nova forma de acumulação,a Deepspeek foi o porrete certeiro. Agora na corrida armamentista pressionara o frágil orçamento estadunidense.
O Laranjão já tinha corrido para pedir redução de investimento em armas devido os EUA não está aguentando.
China e Rússia disse não!

kim

EUA queria entregar a Ucrânia desde que o Irã entregasse o Yemen, Irã recusou, mas agora é tarde demais também. A Europa e EUA não conseguem competir globalmente contra os chineses, por isso estão transformando suas fábricas de automóveis em fábricas de armamento, a OTAN está na posição da união soviética e a China no EUA

Rinaldo Nery

Conte-nos mais sobre os segredos da CIA e da FSB.

Joanderson

O que o Irã tem a ver com Ucrânia amigo ?
Se a Ucrânia estava na negociação não era com a Rússia que os EUA deveriam tratar?
Qua o poder que o Irã tem de influência a guerra da Rússia com a Ucrânia?

Rafael Coimbra

A interseccionalidade entre Rússia e Irã envolve dinâmicas geopolíticas, econômicas e militares, mas de forma complexa e cheia de nuances. Ambos países, historicamente, têm colaborado, mas também competido em várias frentes, especialmente na questão energética e influência regional. A relação passou por momentos de proximidade e desconfiança, moldada por sanções ocidentais, interesses no Oriente Médio, cooperação militar na Síria e acordos econômicos. No entanto, fatores internos e externos criam desafios. A posição da Rússia como potência global e a busca do Irã por autonomia estratégica geram uma relação pragmática, mas com limites claros.

Augusto Cesar

E mais fácil os russos terem trocado a Síria (de Assad) pela Ucraniana com os americanos e deixado os iranianos a verem navio. A relação entre Irã e Rússia e pragmática, eu ainda apostaria que se fosse “trocar” o próprio Irã pela Ucrânia os russos não pensariam duas vezes.

Leonardo Cardeal

Não sou especialista mas não parece ser tão manobravel e nem sei na vdd se isso importa mto para o futuro recente nessa área

kim

Não faz muita diferença a 400km de distância

Rodolfo

Os caças de 6a nao parecem ter supermanobrabilidade como requisito. O NGAD da USAF também tem como requisitos longo alcance, capacidade de penetrar espaços contestados mas nada sobre manobrabilidade igual a F22. E do jeito que a tendencia dos misseis é de cada vez maior alcance, os futuros combates ar-ar provavelmente serão decididos muito antes do visual.

Tutu

Mas pensa, se dois caças de 5ª ou 6ª geração se enfrentarem, ambos só vão se detectar a uma distância muito curta, talvez visual.

adriano Madureira

Uma pergunta: por ser então mais furtivo que uma aeronave convencional ,devido a ausência de superfícies verticais, seria irrelevante caso ele fosse menos potente?



Rodolfo

Acho que essa aeronave pesada e sem controles verticais, se tiver menos potencia teria mais risco de estolar… talvez por isso 3 motores. Os engenheiros chineses não iriam colocar 3 turbinas a toa.

Heinz

Isso parece tudo menos um caça, deve ter a manobrabilidade de uma jaca, parece ser mais um bombardeio tático, tipo o B21 raider, com foco em ataques de longo alcance.

Rodolfo

Os Chineses tem pra isso o H20 que também voou pela primeira vez em
dezembro, esse com capacidade de carga mais similar ao B2.

Artur

Algo que reparei nas imagens 3D, é a configuração de 2 pilotos, lado-a-lado, como no SU34. A função dele certamente não é ser um caça puro, mas um caça bombardeiro, com capacidade ar-ar e anti navio, de longo alcance.

Sergio Machado

Há de se ter muito cautela com este ” design de 6a geração”. Uma aeronave lisa, com pouco ou nenhuma superfície de controle é uma aeronave pouco ou nada manobrável, dependendo quase que totalmente da pouca assinatura radar. Isto em um momento que sistemas de detecção avançam cada vez mais ao trackaer essas aeronaves. Como os chinas tem muita grana, pouco importa se daqui uns anos a aeronave terá pouca serventia. Alta manobrabilidade foi e sempre será um fator decisivo para a sobrevivência de qualquer aeronave em N situações. O conflito da Ucrânia provou isso. Abrir mão dessa valência já… Read more »

Carlos Eduardo Goes

Para mim, esta mais parecendo um projeto conceito, e não uma unidade que será produzida em massa. Acredito que os chineses estão a utilizar o mesmo mais para testar tecnologias, compostos e sistemas, doque será algo realmente fabricado. Isso explicaria de certa forma, as imagens serem disponibilizadas.

Deste, muito provavelmente, surgirá uma nova aeronave, esta sim, operacional. Muito provavelmente, a mesma será sem piloto, comandada por IA ou através de pilotagem remota.

MMerlin

A evolução aeronáutica da engenharia chinesa é impressionante.
Em diversos pontos, já ultrapassou a russa.
No de produção, há tempos.

Agora, ver três exaustores é diferente.

comment image

Já lembrou os veículos do F-Zero (o 1).
É um jogo recente, poucos devem conhecer.

Last edited 1 hora atrás by MMerlin
Hélio Jr

Alguém com conhecimento de causa pode dizer como anda os principais estudos da próxima geração de radares anti furtividade,jamming e decepction?
Como curioso nesta seara, a impressão que eu tenho que é uma corrida nestas 3 frentes impossível de saber quem está na frente: Furtividade, Jamming e decepction das ECMs das aeronaves e dos Radares.
(Sem torcida de lados por favor)

Gustavo Tavares

É, não há o que comentar.
Quando se tem seriedade, vontade e não se é submisso, só pode esperar esse tipo de resultado mesmo.
Parabéns China, Coreia do Sul, Japão, Turquia, Índia etc etc etc

Marcos

Implementaram a renderização do NGAD kkkkkkkkkkk