O Exército de Libertação Popular (PLA) informou que o jato caiu na tarde de sábado, sem causar danos no solo.

Um caça naval J-15 caiu durante um exercício de treinamento no sul da China, anunciou o PLA no sábado.

O jato, pertencente ao Comando do Teatro Sul, caiu em uma área aberta perto da cidade de Jialai, na ilha de Hainan, por volta das 13h30. O piloto conseguiu ejetar com sucesso e não houve danos no solo, segundo comunicado da Marinha do PLA divulgado nas redes sociais.

VÍDEO: Queda do caça J-15 da Marinha Chinesa

O PLA afirmou que estava mobilizando forças para lidar com as consequências do acidente e que investigaria as causas da queda.

A província insular de Hainan, um popular destino turístico tropical, fica no Mar do Sul da China, a leste do Vietnã. Além disso, é uma base militar estratégica para a China nas águas disputadas, abrigando destróieres e submarinos nucleares do PLA.

O Comando do Teatro Sul é responsável principalmente pela supervisão do Mar do Sul da China, onde as amplas reivindicações territoriais de Pequim são contestadas por vários países vizinhos.

Subscribe
Notify of
guest


23 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
José Joaquim da Silva Santos

Esses assentos ejetáveis também são fabricados na China ?

Wilson Porto

Kkkk se fossem não funcionariam kkkkkkk

Frank Oliveira

Vc esta equivocado amigo. A China está num nível tecnológico altíssimo, pra vc ter uma ideia uma empresa chinesa, Baidu, está ajudando a Tesla a melhorar o sistema de condução autônoma dos teslas. E já é líder mundial em.fabicacao de baterias blade para EVs.

José Joaquim da Silva Santos

Eu não tinha em mente a resposta de um torcedor…

Antonio Palhares

Com torcedores ou não. É simplesmente estupidez negar o alto padrão tecnológico da China. Eles não teriam força aérea sem assentos ejetáveis seguros e confiáveis. Praga de urubu magro não pega em cavalo gordo.

MMerlin

O JF-17 acredito que estava para utilizar um assento ejetor fabricado na própria China.

Clésio Luiz

Aparentemente estava manobrando para pousar. Provavelmente um dos motores falhou e, devido a separação destes, causou um movimento de guinada que não foi possível controlar.

A USN perdeu muitos F-14 assim, pois ele também tinha motores bem separados.

https://www.youtube.com/watch?v=MJDp3OM2PCA

Rogério Loureiro Dhierio

É verdade e custou a vida do Goose inclusive.

Rommelqe

Caro CLESIO, como havia comentado em outro post, esse argumento de que dois motores (F18, J15, etc) sejam mais seguros do que apenas um (F16, Gripen F39, etc), é realmente muito relativo. Claro que se há uma falha de um dos dois motores de um caça em altitudes mais elevadas (digamos, acima de uns 5000 pes) é possível que o piloto consiga superar e continuar voando, de certa forma precaria, até voltar à sua base. Mas, no caso, a hipótese que voce levantou de que o J15 estava se aproximando para o pouso e que o “efeito de guinada” tenha… Read more »

Bruno Vinícius

Onde está aquela galera que diz que o F-35 cai toda hora para maldizer o J-15 também?

Lembrando que – com 4 acidentes de um total de 60 unidades produzidas – o modelo apresenta um service record muito pior do que o Lightning.

P.S. só sofre acidente aéreo quem voa

Last edited 1 mês atrás by Bruno Vinícius
JuggerBR

O J-15 não é a aeronave que será a espinha dorsal de todas as forças aéreas, diferente do F-35, a importância do americano é muito maior do que a do chinês, logo, um será muito mais acompanhado e qualquer falha será amplificada, enquanto o outro terá noticias marginais. O que acontece na China, em geral permanece na China, já na democracia americana, é bem diferente.

Dorgival

Os otários brasileiros ficam se preocupando com os desenvolvimentos de USA RUSSiA e China e outras nações. O pobre Brasil coitado não fabrica nada ,o melhor seria fazer um comentário otimista para retirar esse nosso país desse nosso atraso.

Hamom

Acho que a comparação que [talvez] caberia aqui, seria entre os J-15 e os F-18 da US Navy.
Só depois de estar operacional por alguns anos, o J-35 poderá ser comparado com o ​F35-B / F-35C.

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Fabio Araujo

O mais importante foi o piloto ter ejetado em segurança, por maior que seja o prejuízo daperda do caça não se compara com a perda de um piloto.

Jodreski

Até pq um piloto bem treinado custa mais que um caça. Então o item mais valioso do conjunto foi salvo! Porém…. dizem é comum pilotos que ejetaram deixarem de ser pilotos operacionais devido ao impacto inerente da ejeção. Quem é especialista na área pode nos dar mais informação!

Rinaldo Nery

Nem sempre.

Márcio Felix

Os assentos do J-15 são os NPP Zvevda, os K36, a sua variante mais moderna, a D-5 equipa o Su-57. Modernos e eficientes, sua variante a 36RB foi usada no Buran, sua variante LM é usada nos BlackJack, e sua variante VM de ejeção automática, era usada no Yak-38.

Chaosnat

Em situações assim o piloto tem segundos pra tomar uma decisão que pode representar a vida ou a morte dele bem como a perda ou não de um equipamento avaliado na casa das dezenas de milhões de dólares.

Jagdverband#44

Impressionante mesmo é o fato de publicarem uma notícia como essa.

Rommelqe

Acho que a dissiminação de videos “civis”, tais como aquele aqui publicado, tenha alguma influência. Assim foi melhor divulgar antes de que alguem publicasse….

Fábio Mayer

Pensei a mesma coisa…

Andromeda1016

Lembro que a marinha chinesa se negou a adquirir esses caças por causa da má qualidade das turbinas fabricadas na China mesmo. Essas turbinas metiam medo nos pilotos chineses. Não importa o que as propagandas dos chineses digam, essas turbinas são fracas e de qualidade sofrível ainda ….

Waltercreu

China tá em outro mundo, vai atropelar o ocidente….