Canadá reconsidera a compra de caças F-35 dos EUA

Mockup do F-35 com as cores do Canadá
O Canadá está reconsiderando sua decisão de adquirir caças F-35 dos Estados Unidos devido a recentes tensões comerciais com o presidente Donald Trump, que ameaçou anexar o Canadá como o 51º estado.
O ministro da Defesa, Bill Blair, foi incumbido de revisar o contrato atual, que envolve a compra de 88 aeronaves por aproximadamente 19 bilhões de dólares canadenses, com entregas previstas a partir de 2026.
O governo canadense já efetuou pagamentos para os primeiros 16 caças, mas Blair sugeriu que o restante da frota poderia ser composto por aeronaves de fornecedores europeus, como a Saab, que propôs a produção e manutenção no Canadá.
Essas reconsiderações canadenses coincidem com a reavaliação de Portugal sobre a substituição de seus antigos caças F-16 pelos F-35, devido à imprevisibilidade das políticas de Trump em relação à OTAN. O ministro da Defesa de Portugal, Nuno Melo, expressou preocupações sobre possíveis limitações no uso, manutenção e componentes das aeronaves, levando o país a explorar alternativas.
As ameaças de Trump, incluindo tarifas comerciais e sugestões de anexação, provocaram reações de patriotismo no Canadá, com cidadãos boicotando marcas americanas e evitando viagens aos EUA. Essas tensões influenciam diretamente as decisões de defesa e segurança nacional de ambos os países.
O contrato original do Canadá com a Lockheed Martin para os F-35 foi fechado em 2023, após um processo de licitação que também recebeu ofertas da Boeing e da Saab. O acordo previa a entrega das primeiras aeronaves ao centro de treinamento da Força Aérea de Luke, no Arizona, em 2026, e ao Canadá em 2028.
A decisão de revisar o contrato reflete a necessidade do Canadá de equilibrar seus compromissos de defesa com a proteção de seus interesses nacionais, especialmente diante de políticas externas dos EUA que são vistas como imprevisíveis e potencialmente prejudiciais.
A situação atual destaca a complexidade das alianças militares e a influência das políticas externas na segurança nacional, exigindo que países como o Canadá e Portugal adotem abordagens mais cautelosas e estratégicas em relação às suas aquisições de defesa.
Enquanto isso, a Lockheed Martin mantém uma postura positiva em relação à parceria com as forças canadenses, aguardando as conclusões da revisão contratual e possíveis negociações futuras.
E lá vai o Canada atrasar mais uma vez a compra de novos caças.
Será que vão comprar os F-18 Suiços agora pra servir de tampão?
Vão acabar fazendo leasing de nossos F-5 e A-1.
Não dá pra colocar os A-4 da MB no pacote? Pode levar até de graça.
Acho que o Canadá vai diversificar a frota com aquisição do F-35,Gripen e Eurofighter para ser independentes dos americanos !!!
Se comprar o gripen, nao vai deixar de ser independente, a nao ser que a saab mude os componentes e busque outros fornecedores fora do EUA.
Isso não será tão difícil como muita gente pensa. De cara os motores GE podem ser trocados por P&W canadense e quaisquer outros componentes podem ser substituídos por produtos canadenses ou europeus.
A P&W não é mais canadense faz tempo. Hoje, ela é parte da norte-americana RTX, antiga Raytheon.
Se rolar algum cancelamento de encomendas e não apenas ameaça, ai o complexo militar americano vai botar o Trump para correr.
É mexer no vespeiro mexer na grana deles.
Bota nada…
Isso vai depender de quanto essas decisões loucas e totalmente desvinculadas da realidade que Trump tem tomado, vão prejudicar os negócios dessas empresas. Se as empresas se sentirem ameaçadas seriamente, ele sai…por bem ou por mal.
SAAB, banhe os Gripens em Maple Syrup e ofereçam de novo!
Depois que limparem o melado, vão ver aquele motor da General Electric.
Mas vai ficar docinho docinho
P&W é canadense ou não sabia disso. Trocar de motores é a menor das preocupações.
Não é canadense, não.
Trump cavando a cova dos EUA que já estão com um pézinho lá…
Olha… por enquanto está bastante difícil entender o que está acontecendo nos EUA… as informações são erráticas e muitas vezes contraditórias. Isso pode ser apenas bate-cabeça ou pode ser uma estratégia de dissociação cognitiva. Se for uma estratégica pensada, eu não sei qual o objetivo. As estratégicas de dissociação cognitiva funciona muito bem nos primeiros dias e semanas… até nos primeiros meses… ela se torna inócua após 6 meses ou um pouco mais. Trump tomou posse há cerca de 2 meses…. foi uma tempestade de ações tumultuadas e polêmicas.. mas eu ainda não sei para onde as coisas se moveram.… Read more »
Não sei como ninguém ainda não associou as ações do Trump à “Madman Theory” de Nixon. Parece que sou o primeiro.
Já pensei nisso mas tenho dúvidas.. para funcionar é preciso ter alguém como Kissinger que faria o papel do homem sábio e sensato.. e também é precisa da confiança doméstica, Tanto do “PIB” quanto das forças armadas… Por enquanto estou cauteloso sobre qualquer conclusão.. Nixon era um mal caráter mas era um pitoco profissional ambicioso e muito experiente.. a ambição política coloca um razoável limite de bom senso e maquiavelismo… Trump nunca foi nem será um político profissional. Maquiavelismo é necessário para que o cálculo político seja cuidadosos e permita alternativas negociadas. Existem dois tipos de líderes que ne causam… Read more »
Não é muito difícil entender de lermos o que acontece e como acontece com todos os impérios que já fizeram parte da história da humanidade. O caminho lógico da natureza precisa seguir seu curso. Tudo tem seu início, meio e fim Acho que os EUA estão começando a entrar no início do fim quanto a um império hegemônico. Antes dos EUA o grande império foi a Inglaterra. Hoje são apenas parte do tabuleiro, não deixaram de ter dia grandeza ou importância. Os EUA logo logo tbm será apenas uma peça de tabuleiro. Mas não será maís os donos da P*””_@… Read more »
O “Governador” do Canadá vai ter que arregar.kkkkkk
O Gripen E/F foi o segundo colocado na concorrência, então tem a preferência em um hipotético cancelamento do contrato. Seu motor GE pode ser um entrave? Talvez. Nesse caso, a opção seguinte poderia ser o Rafale, apesar deste ter saído da concorrência por não concordar com alguns requisitos desta, como o compartilhamento de dados de inteligência e interoperabilidade com os americanos, segundo notícia publicada na época no site defensenews.
“Seu motor GE pode ser um entrave?”
Por uma encomenda de 36 unidades os suecos aceitaram abrir uma linha de montagem aqui. Não duvido nem um pouco que por mais de 60 unidades, fora outros países que podem seguir o mesmo caminho (como Portugal) eles passem a oferecer o Gripen com motor europeu, tipo a EJ-2000.
Até para nós mesmo seria bom tbm mantermos uma segunda linha de motores, no caso o europeu.
Ficar na mão de um só, está aí o exemplo real do que é o mundo e sua geopolítica.
Um dia o seu amigo pode ser seu inimigo.
E você versa.
Se fosse o caso de mudar de motor, não sei se seria possível realizar essa mudança nas aeronaves já construídas. Internamente, os pontos em que o motor é fixado muito provavelmente são diferentes entre o F414 e o EJ200, por exemplo. A aeronave usa um motor ou outro. Não dá pra tirar um e apenas colocar o outro.
P&W é canadense esta sim é a opção.
Não é.
EJ-200.
O Canadá já pagou 16 células do F-35, vai ser mais complicado fazer um possível cancelamento, entretanto no caso de Portugal o ministro abriu demais a boca…o Ministério da Defesa já veio esclarecer que o F-35 não foi descartado, aliás Portugal nem fez nenhuma compra mas os ecos chegaram aos EUA, relaxem o F-35 vem para Portugal porque é também produzido em Itália
MAGA










O palhaço laranja está surpreendendo, parece que Portugal,alemanha e até Espanha estão cogitando rever suas aquisições…
Como é que um ser é tão estúpido a ponto de ferrar a sua economia


Deve ser graças a uma pitada de narcisismo, megalomania e arrogância americana….
,
Eles podem , nós não.
Exclusivamente nesse caso, ainda bem que nós não. Mas nós não mesmo.
Nem Bolívia tem medo da gente.
parece que o manobrista chines agradece trump
A compra de uma aeronave de combate é uma escolha para 20-30 anos. Não acredito que o Canadá irá sair fora do contrato por causa de um governo de 4 anos. Nestes casos Rússia e China conseguem se planejar com um horizonte maior, pois não tem esta limitação de 4/8 anos. Sem nenhum julgamento por favor.
Eu acho que eles vão acabar prosseguindo com a compra. Mas por outro lado, imagina seu equipamento mais moderno ser comprado diretamente de quem está te ameaçando de anexação.
É como se a Ucrânia estivesse comprando SU-57 entre 2015 e 2021.
Eu também penso assim, daqui 3 anos e 10 meses vai ter outro presidente. As entregas nao vao estar nem na metade ate la.
Mas o que garante que o Trump vai sair daqui a 4 anos?
“As leis só permitem 8 anos no total”
Uai, ela também proibia que quem participasse de uma insurreição concorresse
A constituição americana só permite dois mandatos de presidente, consecutivos ou não.
Na campanha ele prometeu que essa seria ‘a ultima eleição’ então de repente ele quer ficar na cadeira até o fim, sem reeleição.
E tu acredita que isso seria possível nos EUA?
SAAB e Dassault ligando pro gov. canadenses em 3..2…1…
E Airbus tb, afinal, eles tem fábrica no Canadá ex-Bombardier
O F35 nasceu amaldiçoado.
A Ucrânia custará muito caro para a indústria de defesa dos Estados Unidos.
Eles ganharam é muito dinheiro na Ucrânia, esse pessoal nunca perde.
A indústria de defesa como um todo não, inclusive ganhará muito nas próximas décadas com antigos players procurando recuperar espaço.
Porém nesse novo contexto o líder deixa de ser único e passa ser múltiplo.
A indústria ganhou muito devido a renovações de estoques antigos.
Porém agora temos uma quebra de confiança somado a possibilidade de novos líderes regionais.
Ganharam uma fortuna. Quase tudo que os EUA enviaram para a Ucrânia foi reposto no estoque americano através de novas encomendas à indústria americana.
Não teve nada a ver com a Ucrânia. Tem a ver com quebra de confiança e ameaças de anexação.
Os F-16 ucranianos deixaram de receber suporte para o EWS. Esses F-16 não foram doados pelos EUA, mas por aliados que pagaram por eles.
Já está custando, as ações caíram em média 20%
80% das exportações canadenses vão para os EUA todos os anos … o governo canadense está provocando uma briga que eles não tem chance nenhuma.
Canadá provocando…?
É um esforço absolutamente inútil que pode jogar o Canadá na bancarrota
Canadá provocando??? Em que caverna o senhor se escondeu nos últimos 3 meses????
Ou o senhor faz parte da turma que vive em uma realidade paralela onde a Ucrânia é a culpada pela guerra?
Rebater é um esforço absolutamente inútil
Bem vindo a realidade das relações internacionais onde quem pode mais chora menos. Aqui é realpolitik pura !
Impreciso, como sempre
Canadá provocando?? Colega, agora vc se superou em viralatice absoluta e automática.. Nem o Dudu seria capaz disso, creio.
Se esse negócio der certo, o pessoal da SAAB vai colocar uma foto gigante do Trumpalhão em sua sede com moldura dourada
Vão ficar na vontade…concorrente ali se houver é Dassault Rafale.
O Gripen ficou em segundo na concorrência que selecionou o F-35.
Parece que depois de décadas, finalmente o Canadá acorda pra vida e percebe o quão dependente sempre foi dos “irmãos” do sul. Isso prova que nem mesmo a maior proximidade cultural e econômica livra um país de devaneios nacionalistas. Que aumente sua relação comercial com México e Europa. E novamente digo: parabéns a Portugal (lindo país onde moro hoje). Deu um exemplo de coragem e independência aos outros europeus. Que mais sigam o caminho.
Todos os impérios têm um começo, meio e fim. É inevitável. Estamos testemunhando o começo do fim do império americano. Vai demorar um bocado ainda. Se vários países, especialmente os BRICS, já estavam desconfiados da dependência americana, agora este movimento pode se alargar ainda mais, até mesmo para seus “alidos” mais próximos. Que ironia. A própria pessoa que se diz a salvadora da “América” pode ser aquela que começa a cavar o buraco de sua cova…
Quase toda regra tem exceção.
Se tratando de Ciências Sociais então a assertividade é baixíssima.
A frota de CF-18 já tem mais de 40 anos, passarão fácil dos 50 anos. Se escolherem uma aeronave 4G agora ficarão com ela até 2060 no mínimo. Qual aliado deles produz ou está perto de produzir um 5G sem tecnologia dos EUA? Portugal vai comprar aviões de quem fizer um financiamento estilo Casas Bahia, e provavelmente em pequena quantidade. Alemanha precisa dos F-35 para operar as B61. Se a Espanha não comprar F-35B vai acabar com um porta helicópteros. Europa não conseguiu nem realizar um voo de algum protótipo de aeronave 5G tripulada. Ficaram décadas na sombra dos EUA… Read more »
Duvido, o tal país, é um dos mais vassalos do mundo.
Com esse psicopata do Trump ta arriscado, não entregar os Motores para para os GRIPEN como retaliação.
No caso de se, e somente se o Canadá decidir mesmo mandar o F-35 de Americanas e adquirisse o Gripen né…
Olha uma oportunidade ressurgindo das cinzas para o Gripen.
Enquanto o jogador de xadrez 9D tentava ajudar os americanos a vender mais armas, então que surge o herói, defensor da liberdade, da justiça e da moralidade, o jogar de poker tridimensional, que tenta afundar sua própria indústria.
Esse vai ter de ser internado!
Em condições normais de “temperatura e pressão”, eu diria que o problema seria superado, e o programa F35 canadense seguiria.
Mas, o “cara” está literalmente ferrando o Canadá, e ainda ameaçou de anexação. Bizarro.
Os canadenses podem até perder alguns dólares por causa do contrato, reduzir a metade o numero de unidades do F35, para punir os norteamericanos, e escolher o Gripen ou outro avião. Mas a situação é tão extrema, que não seria supresa a completa recisão do contrato, mesmo com aeronaves por serem entregues em 2026.
A pessoa mais feliz em todo o planeta Terra com esse grande imbróglio politico do momento chama-se Xi Jinping. Acho que ele é o maior fã planetário de Donald Trump, muito mais do que qualquer caipira MAGA.
Eu também acho.
Ele tá encolhendo a influência e a liderança americanas de um modo que Pequim jamais sonharia.
MAGA!
O Canadá já tem um lote de quarenta F-35 pagos, alguns já recebidos inclusive. Financeiramente falando não seria inteligente dar pra trás agora. Mas podem se limitar á tão somente esse lote mesmo e ir de Rafale – afinal quem tem grana pra bancar um F-35 pode bancar um Rafale tb – e assim ter mais independência em ao vizinho barulhento do sul. Com uma frota mista, não ficaria totalmente na mão de Washington e aos humores do ocupante de turno da Casa Branca.
Conforme está escrito no terceiro parágrafo do texto da matéria, o Canadá já pagou por 16 aeronaves, não 40. E nenhum foi recebido ainda, os primeiros estando previstos para serem entregues em 2026.
O Canadá é metade Britânico metade Francês.
O lógico seria irem de Rafales para ficarem alinhados com a Europa, desalinhados dos EUA e ainda de quebra dar o troco que foi feito no processo de submarinos da Austrália.
E como cereja do bolo, saírem no NORAD.
A realidade é que a única forma de ser “independente” dos EUA é adquirir produtos chineses, ou russos, o que sabemos que não vai acontecer.
Até os caças turcos e indianos possuem diversos componentes americanos que podem sofrer embargos.
Hoje em dia dificilmente um avião é 100% nacional, existem peças de diversos países que geralmente são alinhados.
O que eles querem é causar um prejuízo no mercado financeiro, as ações da empresa americana caem com os cancelamentos, compram produtos europeus e vida que segue…
Essa venda caiu no braços da Dassault com o Rafale .
Depois da ameaça Américana o Canadá deveria rever todas suas aquisição de material de origem americana e passar a adquirir material de guerra de outras nações confiáveis !!!
País de respeito produz seus próprios armamentos. O resto são, infelizmente, vassalos e reféns da boa vontade alheia.
Há quem preconize que o Brasil deveria ser um estado vassalo, lambendo as … do imperador americano da vez.
Acrescentando mais dois pontos nessa história:
– O Canadá tem fornecedores da cadeia de produção do F-35 que já geraram mais de 1 bilhão de dólares ao país.
– Como não há bobos nesse ramo, certamente deve haver cláusulas de penalidades/multas caso uma das partes não honre totalmente o assinado.
Ou seja, esse é um tema muito complicado que não pode ser decidido no calor do momento, todos os aspectos tem que ser muito bem analisados pois as consequências, boas ou ruins, serão sentidas por muitos anos.