Rússia retoma operações com aeronaves de alerta aéreo A-50U na Ucrânia

Após perder duas aeronaves A-50U em 2024, a Rússia retomou suas operações na região de Sumy, conforme relatado em 10 de março de 2025. Ainda não está claro se apenas uma aeronave está operando com longos intervalos de ausência ou se duas a três aeronaves estão sendo revezadas. O retorno do A-50U pode indicar uma missão contínua de reconhecimento por radar no nordeste, possivelmente como preparação para operações de grande escala. Comparado aos drones, o A-50U oferece maior precisão na identificação de alvos e no monitoramento do campo de batalha.
Desde o início da guerra, a frota russa de aeronaves A-50 e A-50U sofreu várias perdas. Em 14 de janeiro de 2024, um A-50U foi abatido perto de Berdiansk por um míssil MIM-104C. Em 23 de fevereiro do mesmo ano, outro foi derrubado sobre Krasnodar Krai por um míssil S-200. Além disso, um ataque com drone em fevereiro de 2023 atingiu uma aeronave em Machulishchi, Belarus. Essas perdas reduziram significativamente a disponibilidade operacional da frota, levando a Rússia a adotar novas estratégias, incluindo o uso de caças Su-30SM para escolta.
O impacto dessas baixas foi significativo, limitando a capacidade de alerta antecipado e afetando a coordenação entre caças russos e sistemas de defesa aérea. Em resposta, a Rússia posicionou os A-50U a mais de 200 km das linhas de frente, fora do alcance dos sistemas de defesa aérea ucranianos. A confirmação britânica da destruição de um A-50U por um míssil Patriot PAC-2 próximo a Berdiansk, além de danos a um IL-22M russo, trouxe novos desafios operacionais, incluindo a necessidade de redistribuir tripulações e ativos remanescentes.
A eficácia dos sistemas ocidentais ficou evidente quando um oficial do Exército dos EUA confirmou que a Ucrânia usou o sistema Patriot para abater o A-50U. O míssil PAC-2 possui radar capaz de rastrear alvos a até 160 km, com interceptação eficaz em 70 km e altitudes de até 24 km. Esse abate, o primeiro de um A-50U em combate, impactou significativamente as capacidades russas de reconhecimento e coordenação aérea.
Para compensar as perdas, a estatal russa Rostec anunciou, em fevereiro de 2024, a retomada da produção do A-50U. O projeto, conduzido pela Vega Concern e pela Beriev Aircraft Company, busca modernizar e reabastecer a frota AEW&C da Rússia. O A-50U recebeu novos sistemas digitais de processamento de dados e rastreamento de alvos, além de integração aprimorada com os sistemas de defesa aérea S-400 para maior eficiência na detecção e rastreamento de alvos aéreos e terrestres.
Baseado no IL-76MD, o A-50U tem um radar dorsal Shmel-M, capaz de detectar veículos blindados ucranianos a até 250 km e mísseis ATACMS a 550-600 km. Ele fornece dados de alvo para sistemas de defesa aérea russos, como o S-400, permitindo engajar alvos de baixa altitude além do horizonte de rádio. Relatos sugerem que a aeronave recebeu melhorias, possivelmente incluindo um radar de matriz ativa em banda X, aumentando sua capacidade de detectar alvos menores e fornecer dados para sistemas de artilharia de precisão, como os foguetes Tornado-S e mísseis Iskander-M.
Essa guerra modificou a doutrina de emprego do AWACS, bem como outros vetores. Muitos ensinamentos.
Sim, e mostrou mais uma vez como sistema antiaéreo de longo alcance é uma peça fundamental. Imagina a perda estratégica que os russos tiveram com o espaço aéreo negado para os AWACS. Uma pena que o EB ainda não sabe disso rs
Nem EB, nem FAB e muito menos a MB
Mostrou para os russos que tem que ter essas aeronaves AWACS em grande quantidade 30 ou 40 disponível para a guerra.
Essa aeronave esta fazendo muita falta no campo de batalha.
Parece que cerca de 40 A-50 foram produzidos. Alguém sabe quantos ainda restam?
O modelo que a Russia opera é o A-50U, versões mais antigas dele foram tiradas de serviço segundo a Wiki até 2023 a Força Aerea Russa tinha em operação 8 A-50U. ela tambem tem dois prototipos do A-100 que seria uma versão ainda mais nova e melhor mas não sei que fim ele levouconsiderando todas as perdas devido a Ucrania a Russia teria 5 A-50U em operação descontando possiveis aeronaves que estão fora de uso devido a manutenção e etc.
Eu quis dizer que ela tem 5 aeronaves em operação se voce considerar aviões que estão fora das condições de voo devido a manutenção, quantas aeronaves estão em condições de cumprir a missão, ninguem vai saber
Interessante que foi construído 1 avião desse com radar israelense para ser vendido aos chineses só que a venda foi cancelada por pressão americana.
Só clicar em versões !!!
https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Beriev_A-50
Eu vi o IL-76MD recentemente em uma viagem.
Acompanhei decolagens dele em um aeroporto na África.
Pensa num bixo barulhento.
São alvos muito bons!!!!
Sim!!! Talvez seja possível destruir ambos antes do cessar fogo.
Outra aeronave que não tem notícias é o
TU-214R.
Agora a coisa ficou boa porquê não tem os EUA para atrapalhar….
Sem os americanos fazendo a inteligência, os Russos voltam a dominar…