Ações da Eutelsat disparam com possibilidade de substituição da Starlink na Ucrânia

Investidores apostam na alternativa europeia enquanto tensões geopoliticas e interrupções de auxílio colocam o sistema de Elon Musk em xeque
As ações da Eutelsat, operadora de satélites sediada na Europa, registraram uma alta expressiva nos últimos dias, com investidores especulando que a companhia poderá assumir parte da conectividade vital na Ucrânia caso a Starlink, da SpaceX, sofra interrupções ou seja forçada a se retirar do país. Em meio a um cenário de instabilidade na região e de incertezas sobre o futuro do apoio norte-americano à Ucrânia, as ações da empresa dispararam mais de 500% nos últimos dias, elevando seu valor de mercado para cerca de 4 bilhões de euros.
A alta repentina vem após declarações e movimentações políticas que geraram receios de que o serviço de internet via satélite, fundamental para as comunicações militares e civis ucranianas, possa ser descontinuado ou ter sua operação comprometida. Investidores estão atentos às negociações entre autoridades europeias e os governos, que discutem alternativas para garantir a continuidade do acesso à internet em uma área onde as infraestruturas terrestres foram severamente afetadas pela guerra.
Após a fusão com a OneWeb, concluída em 2023, a Eutelsat passou a contar com uma constelação de satélites de órbita baixa, que, embora em número inferior ao da Starlink, oferecem a capacidade de competir em termos de cobertura e latência na região europeia. “A perspectiva de substituir um contrato com Starlink pela nossa rede tem impulsionado a confiança dos investidores”, comentou um analista de mercado. “É um cenário semelhante ao efeito ‘Gamestop’, com retail traders apostando em um eventual deslocamento do gigante americano”, acrescentou.
Fontes próximas às negociações revelam que a companhia está em intensas conversas com instituições europeias para ampliar a capacidade de conectividade na Ucrânia, enquanto os debates políticos em Washington, especialmente após a suspensão de parte do auxílio militar, aumentam as incertezas sobre a manutenção do serviço de Starlink no país. Tais movimentações fazem com que a alternativa oferecida pela Eutelsat se torne ainda mais atraente para os decisores europeus e para os investidores que buscam reduzir a dependência tecnológica dos Estados Unidos.
Apesar dos ganhos expressivos no curto prazo, analistas alertam que desafios estruturais – como a necessidade de ampliar a base de terminais e integrar as diferentes constelações de satélites – ainda precisam ser enfrentados para que a Eutelsat consolide sua posição no mercado de conectividade para a Ucrânia.
A movimentação no mercado reflete não só a volatilidade típica de ativos fortemente negociados por investidores individuais, mas também a importância estratégica que a conectividade via satélite vem assumindo em contextos de conflito e de desafios geopolíticos globais.
FONTES: Business Insider; Reuters
Musk é ótimo em catapultar concorrentes das empresas dele, é impressionante.
Sim, sim. É um ingênuo, um empreendedor fraquíssimo. Ser fundador ou co-fundador de empresas como SpaceX, Tesla, Neuralink, SolarCity foi apenas fruto da soma de incompetência com sorte.
(contem ironia, é melhor explicar)
Cada comentário que aparece, é impressionante.
Não, é só um imbecil herdeiro e com muito dinheiro mesmo.
Bem, ele praticamente transformou o Bluesky num concorrente pro twitter na transformação da rede no X, derrubou as vendas da Tesla na Europa e agora tá dabdo aquela mão pra essa europeia aí concorrer com a Starlink, se isso não é catapultar concorrente não sei o que seria.
Na comparação com Musk você se acha azarado ou incompetente?
Me acho bonito.
O que, convenhamos, não é difícil!
Como ele é herdeiro se os pais dele ainda estão vivos? Tem cada imbecilidade.
Ter nascido em uma família com boas condições não descredibiliza o sucesso empresarial, nem de perto, do sul-africano.
Vale a pena pesquisar sua biografia, estudar seus projetos e empresas e analisar seus métodos de gestão e gerenciamento antes de ficar criticando o que não conhece.
Uma das característica quase onipresentes no perfil das pessoas é quererem sempre reduzir o sucesso de outras pessoas com o objetivo de amenizar os próprios fracassos.
Resumindo, falar é fácil…
Não confunda sorte com competência. Da primeira tem muito, da segunda, é muito fraco.
Na comparação com Musk você se acha sortudo ou competente?
Bom, a Tesla foi superada mundialmente pela BYD, na Europa, as vendas de carros eletricos da Tesla estão caindo, e graças a isso VW, Renault, BMW e outras europeias, estão ganhando participação de mercado na Europa em veículos elétricos. Então você está errado.
Btw, não era você que estava defendendo os 4 bilhões gastos com a Tamandaré, e criticando a Indonésia por comprar 2 PPA da Italia, por 1,14bi??
Primeiro, eu não troco de nome a cada postagem.
Segundo, nunca critiquei a compra da Indonésia.
Terceiro, nunca defendi 4 bilhões de gastos (?) nas Tamandaré.
Quarto, analfabetismo funcional ocorre por ignorância ou falta de caráter, qual seu caso?
O seu comentário no Poder Naval mostra algo diferente. Porém enfim. Eu acho que o analfabeto funcionou é você, já que nem tentou refutar a perda da Tesla no setor automotivo porque é verdade.
Ah. Geralmente quem é passivo agressivo, está errado.
Angus não é raça de gado bovino?
Analfabetismo funcional ocorre pelo fracasso do ensino, não tem nada relacionado a caráter e não é fruto da ignorância.
Sendo bem sincero aqui, o Elon Musk não é um imbecil, mas ele teve sim várias sortes na vida sim, a começar pelo mais básico que foi nascer numa família multimilionária e tradicional de africaners, além disso teve muita sorte em encontrar outros milionários (que depois viraram bilionários) que tinham ideia malucas e tecnocratas iguais a dele como é o caso do Peter Thiel e outros caras da Paypal Mafia, mas é inegável o mérito dele de criar na prática um booster que pousa na terra, etc, mas tudo isso tbm foi com MUITO dinheiro do Estado, mesma coisa a… Read more »
“O problema do Musk é que ele é um aceleracionista maluco que acaba atrelando a imagem dele e das empresas dele com políticas e ideologias, e isso alavanca outras empresas, se ele ficasse quieto na dele e nem se envolvesse com política provavelmente as empresas dele não estariam perdendo tanto valor, só q ele é megalomanico e além de querer ser o cara mais rico do mundo, quer colonizar outros planetas e mandar no governo americano e de outros países, incluindo no nosso”
Eu resumiria tudo isso aqui em “ele é um imbecil”.
Trump apagou as luzes, nem o Himmars funcionam mais
Questão de tempo para começar um massacre da russia.
Provavelmente o massacre da Rússia vai começar daqui 72h
Para se achar tranquilo para criticar um sujeito que faz foguete dar ré e que tem um patrimônio pessoal que está sempre entre os 2 ou 3 maiores do planeta, tem que ter elevada autoestima e QI baixo, na mesma proporção, sobretudo morando num país que sequer consegue produzir um mero automóvel de marca nacional e que tem um níveis educacionais e de industrialização risíveis.
Musk certamente tem muitos méritos. É um visionário como poucos.
Mas não dá para fechar os olhos à forma errática de sua tomada de decisões.
E o fato de ser brasileiro (ou de qualquer outra nacionalidade) não é óbice para que cada um chegue às próprias conclusões, seja em que sentido for, e eventualmente critique Musk ou qualquer outra pessoa.
Comentário excelente
Chegou o defensor de Bilionário
Ahh e bom, herdando uma mina de esmeraldas e diamantes e com pais que se beneficiaram do Apartheid é fácil ficar rico né??
Não é o Musk que “faz foguete dar ré” (sic), mas sim a equipe de engenheiros contratados pela SpaceX, muitos vindos da Boeing, da extinta TRW e da própria NASA.
E bom, recebendo subsídios desde 2003, é fácil inovar com dinheiro dos outros
Ninguém queria fazer isso do foguete pousar, muito menos capturar o foguete no ar com a torre, essas coisas foram graças a ideia e insistência do Elon Musk sim.
A NASA, Boeing e Lockheed nunca demonstraram interesse nenhum em reduzir custos, só ficavam sugando as verbas do governo, nem mesmo os motores dos foguetes eles estavam construindo já que usavam motores russos.
O país do qual ele veio é tão subdesenvolvido quanto o Brasil, o que você falou não tem nem sentido. Pela lógica do argumento que você acabou de aplicar, o Musk do passado não poderia criticar os empresários da época porque morava na África do Sul, como se ele fosse culpado exclusivamente pelo subdesenvolvimento do país. Vá lá você gostar dele, cada um tem seu gosto, e eu não entro nesse mérito, não discuto polarização emotiva (tem ampla literatura sobre isso, quem for bem paciente vá lá e debata sobre) mas eu sou a favor de ter aula de lógica… Read more »
E nós éramos parceiros estratégicos deles nessa área. Poderíamos, não apenas para os ucranianos, mas também para outras nações mais pobres e que tem são encanadas com o ocidente, vender esses serviços.
A política nova do Trump vai gerar muita mudança no mundo. Dentre as quais a geração de novos players mundiais ou regionais em vários setores. Esperar para ver.
Como dizia um grande florista daqui (não me lembro se era o Ivan, o antigo) “O tempo é o senhor da razão”.
Juarez.
Ele mesmo. Saudade daquela turma. Pessoal muito bom.
Essa empresa usa satélites da OneWeb que também é dos EUA, foram lançados pela SpaceX e o dono também apoia o Trump. O que quase todo mundo não entende é que para fazer uma constelação como a da Starlink é necessário ter tecnologia de foguetes reutilizáveis que só os EUA possuem. Já fazem anos que quase todo dia lançam foguete com Starlinks, ninguém aguenta esse ritmo. A Europa não vai ter isso pelo menos pelos próximos 20 anos, o Brasil então coloca mais de 100 anos, e ainda tem que ler várias matérias e gente falando coisas completamente desconectadas da… Read more »
Eu acho que você está desatualizado sabe??
a Eustat comprou a OneWeb e tem controle.
https://www.gov.uk/government/news/oneweb-merger-with-eutelsat
E já refutando seu argumento, antes da fusão a OneWeb, era Franco Britânica, tanto é que o Reino Unido, tem golden share na subsidiária.
E ao contrário da StarLink (que tem todo direito de fazer isso, empresa deles vá lá) a OneWeb sempre anunciou que é pros mais diversos clientes (eles são mais focado em clientes comerciais que particulares), INCLUSIVE governo e defesa.
Mas sempre foi mais caro também.
Sim, porém agora com a fusão eles planejam lançar mais satélites, então possivelmente o custo deve cair no futuro.