No dia 27 de fevereiro de 2025, o Comandante da Força Aérea Real Tailandesa, Marechal do Ar Panphakdi Pattanakul, supervisionou o primeiro teste de decolagem e pouso da aeronave de combate Gripen (Tipo 20/G) na Rodovia nº 4287, no distrito de Hat Yai, província de Songkhla. O objetivo foi aumentar a flexibilidade operacional da aeronave, permitindo sua mobilização a partir de diferentes locais em todo o país.

Além de testar a capacidade da aeronave de operar sem aeroportos, o exercício visou fortalecer a prontidão estratégica para missões de segurança nacional. A operação também avaliou a eficiência da mobilização de forças militares em situações emergenciais.

Após o teste, o Marechal Panphakdi declarou que os resultados superaram as expectativas, destacando a cooperação da população local e das autoridades governamentais. Ele elogiou o apoio do governador provincial, Sr. Chotinrin Koetsom, da Polícia Provincial de Songkhla e do Departamento de Rodovias, que foram fundamentais para o sucesso da operação.

Mesmo com o fechamento temporário da rodovia, os impactos na população foram minimizados com rotas alternativas. O comandante enfatizou que o apoio da comunidade foi essencial e que a operação demonstrou união e patriotismo, fortalecendo a relação entre a Força Aérea e o povo tailandês.

O teste incluiu um procedimento completo de pouso, desligamento dos motores, reabastecimento e nova decolagem em um intervalo de 25 a 27 minutos. Essa rapidez confirma a capacidade da aeronave de realizar operações táticas em curtos períodos, atendendo aos requisitos estratégicos da Força Aérea.

VÍDEO: Caça Gripen da Tailândia opera em rodovia pela primeira vez

Outro aspecto fundamental demonstrado foi a habilidade da Gripen de operar fora das bases aéreas convencionais. A cooperação da população foi considerada essencial para o sucesso dessa iniciativa, reforçando a integração entre militares e civis.

A Força Aérea também destacou que essa operação faz parte de um conjunto maior de eventos militares e demonstrações aéreas, incluindo exercícios conjuntos com potências como Estados Unidos, China, Índia e Singapura. No aniversário de 88 anos da Força Aérea, será realizado um grande evento com participação de aeronaves de diversos países.

Em relação à infraestrutura, o comandante mencionou planos para futuras colaborações com o Departamento de Rodovias para construir novas estradas adaptadas a operações aéreas. Essas vias poderiam servir como pistas de pouso alternativas em caso de emergência, reforçando a segurança nacional.

Durante o teste, mais de mil moradores locais acompanharam a operação com entusiasmo, tirando fotos com oficiais e interagindo com as equipes militares. A presença da população reforçou a importância do evento para inspirar jovens a seguir carreiras militares e fortalecer o patriotismo.

Por fim, o comandante reafirmou o compromisso da Força Aérea em desenvolver suas capacidades para proteger a soberania nacional. O teste demonstrou a prontidão operacional da Gripen para atuar em cenários adversos, garantindo rapidez, segurança e eficiência nas missões de defesa do país.

FONTE: siamrath.co.th / FOTOS: RTAF

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Bernardo santos

Sensacional, deve ser uma experiência bacana para as pessoas ver de perto um pouco do trabalho desses militares.

Last edited 1 mês atrás by Bernardo santos
Burgos

Já já vão fazer esse exercício por aqui também 👍😏
Aguardem

Gerson Carvalho

O Gripen foi projetado para pouso e decolagem em pista comum de rodovias. Porem, ainda não tem a versão para rodovias esburacadas e mal conservadas como as nossas.

Rinaldo Nery

Nós temos rodovias pra esse tipo de operação. Vê-se que nunca andou na Bandeirantes, na Dom Pedro, na Carvalho Pinto.

Mota

Então não teremos problemas para pousar nos estados do norte do brasil se for preciso não é mesmo ? O país não de forma clara não está preparado nem para isto.

Burgos

Bom dia Mota;
No Nordeste tem várias rodovias com longos trechos em reta com boas condições de pouso/decolagem para realizar esse exercício.👍

Rinaldo Nery

Exato.

Rinaldo Nery

Já houve rodopista na BR-364, em Rondônia. Na primeira, EU pousei e decolei lá. 1998.

Rafael Gustavo de Oliveira

Caro comandante, vão treinar pois está no cronograma, pois na prática acredito eu que nem precise devido quantidade de aerodromos que temos espalhados pelo país facilmente trabalharia como pista de dispersão caso fosse necessário.
Pelo que entendi o Gripen não precisa de muita pista e daria para enviar toda estrutura necessária para opera-lo com H-36 ou C-105/Bandeirantes?

Guizmo

Ou seja, em SP

Observador

É só escolher uma rodovia boa, acredite ou não, elas também existem no Brasil, apesar de serem exceções.

Guizmo

Só se for no Estado de São Paulo, na Carvalho Pinto ou Bandeirantes.

Dworkin

Queria muito ver algo assim aqui no BR.

Jose Norberto

Além do Estado de São Paulo, que outros estados podem oferecer rodovias para este tipo de pouso/decolagem?

Fábio CDC

Aqui no RN, existe uma BR que tem o comprimento ideal, mais de 2 km´s só de asfalto. Não sei se aguenta o impacto de várias toneladas do pouso de uma aeronave dessa mas que tem espaço tem. E ainda existe a tal “Reta Tabajara” mas não sei se serve. Dizem que mede 6,9 km´s.

Santamariense

Se for por retas, aqui no RS eu conheço uma que possuo 23 km. Já passei nela várias vezes, na BR-472 entre as cidades de Itaqui e São Borja, na fronteira com a Argentina.

Santamariense

Que possui**

Santamariense

Existem muitas rodovias no país, provavelmente em todos os estados, que podem receber esse tipo de operação. Aqui no RS, a BR-392, entre Canguçu e Pelotas, a BR-116, entre Pelotas e Porto Alegre, a BR-390, entre Porto Alegre e o litoral norte gaúcho, entre outras.

Leandro Costa

Aqui no Rio tem também. Mas tem que mandar a BINFA antes para fazer a segurança do perímetro antes. São zonas de pouso quentes heheheheheheh

Santamariense

Hehehehe…imagino!

adriano Madureira

É aquela que foi duplicada e é de concreto que você vai de parnamirim até São josé do Mipibu?

A BR-101? Rodovia governador Mário Covas?
é uma boa pista…

Tem também a BR-304,a reta tabajara…

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Rinaldo Nery

Mato Grosso.

Observador

Dependendo do trecho, 116 e 101 são perfeitamente viáveis, é só encontrar uma reta longínqua em bom estado, não precisa ser um verdadeiro tapete asfáltico alemão, é só não ter cratera, desnivelamento e a espessura do pavimento não ser muito fina nem estar trincada. O inconveniente talvez seja parar por algumas horas uma das grandes rodovias, tendo em vista a dependência do país da mesmas.

Last edited 1 mês atrás by Observador
Tutu

Até aqui no Tocantins existe essa possibilidade na BR-153.

Brenno

Em Goiás mesmo tem. E o meu palpite seria que, para um treinamento, talvez a FAB fosse interessar em fazer em algum ponto entre Anápolis e Brasília.

DSousa

Essa capacidade é um diferencial muito maior do que pode parecer à primeira vista.

A Rússia está desde o início da guerra procurando as pistas utilizadas pela Ucrânia para destruir aeronaves no solo.

Observador

É uma capacidade interessante (Algo fundamental para o país de origem do fabricante), e já que o Gripen tem tal capacidade, e que o Brasil tem tanta rodovia (E falta de ferrovias por exemplo para transportar seus veículos terrestres blindados por seu vasto território, mas, ai é outra história), seria interessante a FAB treinar cenários de uso do Gripen em rodovias, sei que no passado já treinaram com outras aeronaves e teve até avião aterrissando em cima de Fusca (Por acidente é claro), rsrs.

Alex Prado

No Brasil essa tática seria interessante o que tem de BRS e rodovias estaduais com km de linha retas lógico que a qualidade da pavimentação tem que ser boa.