50 anos do caça Northrop F-5 na Força Aérea Brasileira

Hoje, a Força Aérea Brasileira (FAB) celebra os 50 anos da incorporação do icônico caça Northrop F-5, uma aeronave que se tornou um dos pilares da defesa aérea nacional.
Desde a sua chegada ao Brasil em 1975, o F-5 tem desempenhado um papel fundamental na manutenção da soberania do espaço aéreo brasileiro, atravessando diversas modernizações e adaptações para continuar relevante em um cenário tecnológico e operacional em constante evolução.
No início da década de 1970, o Brasil buscava modernizar sua aviação de caça, substituindo aeronaves como o Gloster Meteor e o F-80/T-33 pela nova geração de jatos supersônicos.
Em outubro de 1974, durante o governo Geisel, a FAB recebeu o sinal verde do Governo Gerald Ford dos EUA e encomendou à Northrop 42 caças Northrop F-5 (36 do modelo E, Tiger II e 6 do modelo B), ao preço na época de 72 milhões de dólares.
O Northrop F-5E Tiger II foi escolhido por sua confiabilidade, baixo custo operacional e boa capacidade de combate. Em em 28 de fevereiro de 1975, os primeiros exemplares do F-5E e F-5B (versão de treinamento) foram recebidos, sendo distribuídos principalmente entre os esquadrões Pampa, Jambock e Pif-Paf.
Os F-5 da FAB participaram de diversas operações e exercícios militares, garantindo a proteção do espaço aéreo brasileiro. Durante a Guerra das Falklands/Malvinas em 1982, interceptaram um bombardeiro Vulcan da Royal Air Force que se dirigia ao Rio de Janeiro para um pouso em emergência.
Durante eventos internacionais realizados no Brasil, como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016, os F-5 foram essenciais para a defesa do país contra possíveis ameaças aéreas. Além disso, a aeronave também teve papel importante em treinamentos conjuntos com outras forças aéreas, fortalecendo a interoperabilidade e o preparo dos pilotos brasileiros.
Modernização
No ano 2000, foi iniciado o programa de modernização F-5EM/FM, em parceria com a Embraer, para equipar as aeronaves com aviônicos modernos, radar Grifo-F, novos sistemas de comunicação e armamentos mais sofisticados. Essas melhorias aumentaram consideravelmente a capacidade do F-5, permitindo que ele permanecesse operacionalmente eficaz e competitivo frente a aeronaves mais modernas.
Com a chegada dos modernos caças Saab F-39 Gripen, o F-5 gradativamente será substituído, marcando o fim de uma era para a aviação de caça da FAB. No entanto, mesmo após meio século de serviço, o F-5 deixa um legado inegável de resiliência e eficiência operacional. Seu impacto na história da FAB permanecerá como um exemplo de como um vetor pode se manter relevante por décadas com investimentos adequados em modernização e treinamento.

O F-14 pode ter abandonado os céus. Mas o MiG-28 ainda está aí, firme e forte.
Muito boa
E pelo jeito vai ficar por mais 50 anos depois que o ultimo Gripen (o 12º) for recebido
Nossa que comentário _____________ os 36 vão vir apesar da torcida contra e dos atrasos.
EDITADO
Torcida? Está de brincadeira? Isso é realidade financeira meu caro. Se vierem os 36, o que não acredito, o projeto já estará obsoleto. Mais um detalhe, além da falta de dinheiro: políticos estão comprometidos com suas contas bancárias e a defesa delas jamais com a defesa do país. Vão cortar mais verbas o país esta quebrado e em qualquer acrobacia financeia, gastos militares serão cortados, senão não sobra grana para gastos publicos e principalmente para os penduricalhos do Estado. Acorde é vá para o Carnaval. Nem precisa de fantasias. Nós já nascemos fantasiados. Para brasileiro sério fantasia é disfarce.
Porquê será que a Ucrânia não tá quebrada? Porquê será que os E.U.A com a maior dívida externa não tá quebrado??
Quem comprou alguma coisa que preste para as forças armadas? Quem está investindo outra vez na força?
Cara, deixa de defender político. Olha a realidade, sai da tu bolha torcedora. O programa Gripen se arrasta e ninguém, ninguém, sabe dizer quando receberemos os 36 exemplares contratados.
Com toda certeza, amigo !
Qdo o 36o. chegar… Elon ja tera colonizado Marte… China e EUA ja estarão na 8o geração de caças. E os computadores do Gripen poderão rodar alguns jogos como Enduro, River raid e Pitfall.
Mete o radar do F-39 no F-5, adapta os Meteor, aplica um botox steath e rumo a 2085 com o Esquadrão Imortal! ;D
Antigos engenheiros da Embraer, transformem esta forma decadente em EM2, o F-5 Eterno!!!
Ok, eu ri! Porque na minha cabeça veio a voz da dublagem hahahahahaha
Rzrzrzrzrzrzrzrz…..maldade……rzrzrzrz
O verdadeiro “ÁS” nunca foi o piloto. Kkk
Eu tenho essa revista da foto do KC130H com 4 F-5. Era um suplemento especial da Manchete sobre a FAB.
Eu também tenho!
Eu também tenho. Na Época lançaram revistas alusivas às três forças armadas.
Eu to nesse clube dos coroas tambem, geracao anos 70
TB Baptista, pai do TB Baptista Jr, foi cmt do 1° GAVCa, em 1978. Fez a primeira missão de REVO no Brasil. Foi sozinho, sem o instrutor norte americano, na cara e na coragem.
Acho que foi em 76 a primeira missão REVO com o TB Baptista
Pode ser. BJR quem me contou. BJR, à época, estava na EPCAR.
Confere. 04 de Maio de 1976.
Rinaldo, os F-5B da FAB não possuíam sonda REVO. Portanto, o instrutor não poderia estar junto com o TB Baptista, na mesma aeronave. Assim o instrutor norte-americano talvez estivesse no outro F-5E que participou desse primeiro REVO da FAB, pois eram 2 F-5E nesse voo pioneiro.
Foi isso mesmo.
Complementando, Rinaldo:
Nesse voo, o elemento “Jambock Vermelho”, com o TB Baptista (então, TC) no F-5E 4828 e o major da USAF Clyde L. Johns (instrutor) no F-5E 4854, realizou REVO a partir do KC-130H 2461 (Barão 01) sobre a posição VOR/NDB Araxá, distante 51 milhas náuticas de Uberaba/MG. Após reabastecer, o elemento realizou ataque simulado na BAAN, regressando em seguida para Santa Cruz, mas antes disso, realizou novo REVO sobre o mesmo ponto.
Fico feliz e triste ao mesmo tempo
75% triste e 25% feliz
Eu só consigo ficar triste.
Uma força aérea que mantém o F-5 como caça de primeira linha por 50 anos, em quantidade ínfima, está fazendo declaração pública de pobreza.
E olha que ele veio pra substituir o Gloster Meteor, que já era obsoleto nos anos 50. Essa “pobreza” vem de longe.
Pior ainda. Veio substituir o TF-33/P-80, que substituíram o Gloster Meteor, que apresentavam extrema fadiga na fuselagem.
Pobre não somos. Não sabemos gastar. Nosso orçamento militar é maior que muito país menor e melhor equipado.
Vc acha mesmo que a culpa e da FAB? Não temos Projeto de Estado para p…. nenhuma nesse pais ha seculos!!!!
Mas eu escrevi que a culpa é da FAB?
Nosso “pequeno notável”.
A foto de abertura é curiosa. Mostra um dos exemplares de F-5E da FAB em testes da fábrica. Está com o AIM-9J de manejo nas pontas das asas e sem a sonda para reabastecimento.
Leandro, salvo engano, as sondas REVO foram instaladas no Brasil. A presença do AIM-9J provavelmente era para testes de desempenho e comportamento da aeronave em voos pré-entrega.
Sim, provavlemente o que eles tinham à mão, já que nunca usamos o ‘J’.
Isso mesmo. Os nossos F-5 vieram com os já obsoletos na época, AIM-9B. Aliás, o B foi o único modelo de Sidewinder que a FAB operou. Outro modelo de Sidewinder no Brasil, somente os H dos A-4 da MB.
Não entendo como têm ignorantes que sempre negativam (deslikes) as informações construtivas que o Santamariense disponibiliza.
São meus haters de estimação… hehehehe. Abraço, Koprowski.
Pergunto, as munições de manejo possuem o mesmo peso das munições reais?
Com a entrega de 1 Gripen por ano, já é hora de pensar em estender a vida útil do F-5M por mais uns 20 anos.
Seria cômico se não fosse trágico, mas verdadeiro.
Essa primeira entrega de F-5 para o Brasil, em 28/02/75, consistiu em 3 aeronaves, todas modelo B, bipostos.
O caça supersônico mais barato de se operar no ocidente, caiu como uma luva para uma força aérea com orçamentos irregulares e cuja aviação de combate nunca foi prioridade.
O mesmo ocorreu com o MIG-21 que foi o caça mais barato “do lado de lá” e deu asas supersônicas a um monte de forças aéreas sub financiadas mundo afora.
Pessoal, uma vez eu li em algum lugar que aconteceu uma “mini concorrência” nos anos 70 para a escolha do nosso caça secundário, além do vencedor F-5 participaram também o Mirage V e o G91Y, nunca mais vi nada a respeito, é verdade ou folclore?
Sim, é verdade.
Fiat G.91Y ? Rapaz, essa você desenterrou… heheh
Ainda bem que escolheram o F-5, um caça resistente e que teve boas vendas pelo mundo garantindo um bom mercado de peças, do contrário estaríamos a pé hoje.
O processo que resultou na escolha do F-5 pela FAB, em 1973, envolveu também a avaliação dos seguintes modelos de caças:
Harrier Mk50
SEPECAT Jaguar
Fiat G.91Y
Aermacchi MB326K
McDonnel-Douglas A-4F
E do jeito que está a entrega do Gripen, o F-5 vai levar mais 50 anos na FAB!
é para se comemorar?
Não,acho que o tempo das comemorações acabaram e quanto mais tempo fica, só há oque lamentar…
Fora isso, bela aeronave e com um som maravilhoso ao escutar taxiando.
O Primeiro F-5 modernizado na Embraer voou em 2005 , 20 anos se passaram , mesmo em termos de aviônica nossos Mike já deram o que tinham de dar. Mas tenho sim afeto pelo bicudo , chegamos a ter 49 unidades ativas , 43 monopostos e 6 bipostos.
Isso mesmo. E o total de F-5 recebidos pela FAB foram 79 exemplares:
66 E (36 do 1⁰ lote, 22 do 2⁰ lote e 8 do 3⁰ lote – esses não voaram na FAB, somente para fonte de peças);
7 F (4 do 2⁰ lote e 3 do 3⁰ lote);
6 B (todos do 1⁰ lote).
Quantos F-5F estão operacionais?
Quatro. F-5FM 4807, 4808, 4810 e 4812.
E os outros três?
O 4806 fez um pouso de barriga, sozinho, isso mesmo, sozinho, em um campo nos arredores da BASC, após apresentar falhas no sistema hidráulico que impediram o funcionamento dos tens de pouso. Os dois tripulantes ejetaram em segurança, e a aeronave, que já estava em baixa altura e velocidade, seguiu voando pouco mais e pousou. Foi retirada do local e levada para o hangar de manutenção, onde sua recuperação foi aventada e um contrato com uma empresa de manutenção foi negociado, mas no fim, acabaram por desistir e a célula foi desativada. O 4809 foi perdido em um acidente em… Read more »
Obrigado amigo
E pensar que o primeiro F5 do mundo está nas cores da FAB.
O último provavelmente também será da FAB. Haja apego…
O primeiro F-5 do modelo E, do mundo.
Motivo do porquê o F-5 ficou 50 anos em operação:
O que a gente acha que é:
Força Aérea: awnnn amamos esse caça!
Realidade:
Governo: Defesa Nacional? AAAHAHAHAH
Governo? O orçamento é da FAB, se ela prefere usar a maior parte do que lhe cabe para pagar mais e mais pessoas ao invés de comprar aeronaves, a culpa não é de governo nenhum, seja de qual linha política for.
Bem esperto vc
Muito esperto… Pagamento de pessoal (despesa obrigatória) é regido por lei. Não pode deixar de pagar. Não é escolha da FAB. Antes de marretar tem q conhecer o tema. Quem pode mudar isso? Congresso.
Esperto é vc, que distorc3u o que escrevi para tentar se mostrar mais inteligente do que todos, como sempre. A crítica, obviamente, não foi sobre pagar as pessoas que estão lá. Quem está lá tem que ser pago. Foi sobre a escolha, que é da própria FAB, em ter 80 mil pessoas para pagar ( e ainda vai aumentar). Isso não é culpa de governo ou congresso, é uma escolha da FAB. Mas o mais interessante é ver que basta criticar as forças armadas que, ironicamente, aqueles mesmos que vivem reclamando de “censura” de tribunais superiores e falando em liberdade… Read more »
“Isso não é culpa de governo ou congresso, é uma escolha da FAB.”
Volto a perguntar: as Forças Armadas aumentam os seus efetivos de forma autônoma?
2010:
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/5319/Lei-aumenta-mais-de-13-mil-cargos-para-a-Aeron%C3%A1utica
2009:
https://www.camara.leg.br/noticias/135304-FINANCAS-AUMENTA-DE-59-MIL-PARA-80-MIL-O-EFETIVO-DA-MARINHA
Errou se novo.
Pelo visto, você não conhece como funciona a legislação que regulamenta os orçamentos das Forças Armadas. O GF não entrega o dinheiro na mão das Forças e elas fazem o que querem. A legislação não é feita pelas Forças. O modelo atual está errado, isso é lógico. Mas, para mudar a atual situação, é obrigatória a ação dos mesmos que criaram a atual, ou seja, os poderes legislativo e executivo. As Forças não criam leis.
Rumo aos próximos 50.
O que mais vai fazer 50 anos nas nossa forças? As Niteroi? Os M60 ? Os Fal ( esse bem mais) ? O NDCC ( esse tb bem mais) ? …..Não esqueçam , que vcs trabalham 5 meses por ano para terem essas forças armadas.
Um belo caça. um belo projeto que infelizmente envelheceu, 50 anos é muito tempo, mesmo com uma modernização com tecnologia de 4ª geração o tempo cobrou o seu preço. Mas mesmo velho ainda é um dos caças mais poderosos na América Latina, tem muita coisa voando mais velha e/ou menos atualizadas por exemplo os F-5 do México e de Honduras que não são atualizados, é um dos poucos caças com capacidade BVR na região, mas já deu o que tinha que dar e merece uma aposentadoria de um guerreiro que cumpriu muito bem o seu dever.
Infelizmente é a realidade da região, a Colômbia esta lutando para ter seus Kfir em operação, México e Honduras possuem uns poucos F-5 ainda operacionais e sem nenhuma atualização, a Argentina enquanto não receber seus F-16 de segunda mão nem caças supersônicos e com capacidade BVR possuem. Bem ou mal esses caças seguraram a nossa defesa aérea num patamar acimam de muitas forças aéreas da região mas inferior ao que precisávamos, o Gripen já estão lentamente os substituindo e estes F-5 vão ser aposentados depois de décadas de um excelente trabalho.
A coisa é tão humilhante que até cidadãos comuns longe do conhecimento e interesse que os do ramo como vocês aqui demonstram se indignam.
Postaram um vídeo no Facebook de um f-5 decolando em Guarulhos e os comentários de cidadãos e cidadãs ali, gente simples, deveria envergonhar a FAB.
Ao que parece , e constitui fato inédito na história recente do Brasil, o povareu começa a questionar a real necessidade da existência de nossas forças armadas.
Mas os generais, das três armas, ainda vivendo em narnia…
Uma vergonha!
Não é vergonha, o caça F-5 é um projeto excelente tão bom que mesmo defasado a US Navy sempre que pode compra células colocadas a venda para continuar a usar esse caça em treinamentos devido suas qualidades, se a versão F-20 Tigershark não tivesse sido cancelada estaria entre os melhores caças da atualidade de tão bom que era o projeto. Até os soviéticos perceberam a qualidade dos F-5 quando levaram alguns F-5 sul vietnamitas ao fim da guerra do Vietnã para serem testados na Rússia e esses caças derrotaram os Mig-21 em vários combates simulados, Mig-21 que foi derrotado pelos… Read more »
Por mim usariamos por mais 50 anos, não precisamos de gripen ng
Comentário inútil…
Longa vida ao Mike!!!
Editores,
Em linha parecida, segue sugestao de material disponivel na internet:
AN EXAMINATION OF BRAZIL AND THE UNITED STATES AS POTENTIAL PARTNERS IN A JOINT SUPERSONIC MILITARY FIGHTER AIRCRAFT CODEVELOPMENT AND PRODUCTION PROGRAM
Nosso caça vovô firme e forte para chegada do seu centenário em nossa calente FAB!!