“A aquisição de aviões de combate é frequentemente rodeada por rumores. Neste momento, não temos nenhuma indicação de que as informações veiculadas na mídia estejam corretas, e, portanto, não temos motivos para especular mais sobre o assunto. Temos um bom relacionamento com nossos fornecedores dos EUA e nossa oferta de Gripen para a Colômbia permanece. Estamos convencidos de que o Gripen é o caça que melhor atende às necessidades do país”. – Viktor Wallström, chefe de Comunicação e Sustentabilidade da Saab

DIVULGAÇÃO: Saab / AND, ALL

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GuiBeck

Esse potencial veto do Gripen por causa do motor me lembrou que a Europa não tem nenhum caça monomotor de exportação, com motorização européia (EJ200 ou M88). Mercado que um Mirage 2000 atualizado poderia ter bastante chance, no que diz respeito a eventuais embargos. Eu sou meio que viúva do Mirage 2000, pra mim foi meio cedo demais… hehehe

Fabio Araujo

Deveriam ter, mas não duvido que já estejam começando a pensar e desenvolver um.

Sensato

Do zero? Pra que? O motor do Eurofighter tem peso, potência e dimensões semelhantes ao F414. Se SAAB achar que vale a pena, fará.

Ivan, o antigo.

Gui Beck, Também gosto muito do Mirage 2000 “qualquerletra”, uma aeronave que poderia ter sua linha de montagem vendida para a Índia, satisfazendo uma carência indiana e garantindo um cliente de suprimentos franceses por algumas décadas. . Entretanto, existe um caça leve europeu que poderia, e ainda pode, ser equipado com motorização europeia: O sueco Gripen “novaletra”… . Trocar no Gripen o turbofan americano GE F414 pelo europeu Eurojet EJ200 me parece ser viável, inclusive já houve menção a essa possibilidade. . Lembrando as especificações. GE F414 maximum thrust: 13,000 lbf (57.8 kN) military thrust; 22,000 lbf (97.9 kN) with… Read more »

GuiBeck

Verdade, Depois que escrevi, lembrei dessa proposta de remotorização do Gripen. Saudações!

Hamom

A questão de eventuais embargos ligados ao Gripen também afeta o Brasil. Tanto EUA como demais paises da OTAN [sob pressão dos EUA], tem uma ”tradição” de embargos por questões geopolíticas e até por politicas internas de outros países. Para escapar disto é preciso pensar fora da ‘caixa da OTAN’, para o Gripen uma opção a se estudada pela EMBRAER/SAAB seria, talvez, o motor do J-10CE [já exportado para Paquistão e Egito]. … Powerplant: 1 × WS-10B afterburning turbofan engines, 89.17 kN (20,050 lbf) thrust , 135 kN – 144 kN with afterburner. … Isto claro, se for adaptavel ao… Read more »

Chris

Depois das notícias de hoje, vindas do governo americano contra Alexandre de Moraes… E BRICS…

Estamos correndo um bom risco de barrarem o Gripen e pararem ate a Embraer, entre outras sanções…

Considerando que o Trump anda adorando brincar com a caneta..

Last edited 1 mês atrás by Chris
Kleber Peters

Acredito que, pela potência, seja um motor maior que o F414, meio que inviabilizando a adaptação. A potência militar do WS-10 é quase igual à potência AB do F414.

Santamariense

As dimensões do WS-10B eu não encontrei, mas ele pesa 1.795 kg, contra os 1.100 kg do F414. Quase 700 kg mais pesado. Só essa diferença de peso obrigaria o reprojeto de muitas coisas no Gripen E/F, elevando os custos e preços de forma significativa. Se fosse para buscar um outro motor para o Gripen, o EJ200 seria a escolha lógica. Mas, isso não vai ocorrer.

Hamom

Dei uma pesquisada em alguns dados gerais… Não tenho conhecimento algum de engenharia aeronáutica, mas suponho que sem uma ampla reforma estrutural [inviável] no GrIpen, o WS-10 não pode ser usado. Não tanto pelo diâmetro ou peso extra, mas pelo comprimento e a potencia muito maior do que a projetada para a estrutura do Gripen suportar. F414-GE-400 [Gripen 39] ↓ -Comprimento: 391 cm -Diâmetro: 89 cm total , 79 cm admissão -Peso seco: 1.110 kg peso máximo – 13,000 lbf (57.8 kN) military thrust – 22,000 lbf (97.9 kN) with afterburner WS-10C [J-10C ou B?] ↓ -Comprimento: 505 cm -Diâmetro:… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Santamariense

Mais de 1 metro de comprimento extra!! O peso que achei do WS-10 é de 1795 kg. Todo esse tamanho e peso a mais torna impossível colocar ele no Gripe…quer dizer, possível é, mas teria que reprojetar praticamente tudo. Inviável, por todos os aspectos …

Hamom

1795 kg deve estar correto, mas é o peso do WS-10B, que citei antes…

Os dados que postei acima são do WS-10C, uma versão aperfeiçoada do motor, não sei se os chineses o exportariam.

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Sensato

Ah sim. Aí a China invade Taiwan e obter peças e assistência deles se torna mamão com açúcar né?

João Moita Jr

“Uma aeronave que poderia ter sua linha de montagem vendida para a Índia.”
Tendo em vista a longa tradição de operação do Mirage na FAB, essa linha aí teria sido uma escolha bem mais natural no Brasil. Faltou visão.
Abs

Magalhaes

Um pensamento bem interessante que corroboro também.

J R

para usar a M88 ele teria que ganhar alguma potência, se não o Gripen ficaria muito anêmico.

cipinha

O M88-4 é tão potente quando o F414

Santamariense

Potência máxima em pós-combustão:

F414: 9.983 kgf
M88-4: 9.177 kgf

O motor francês tem 806 kgf a menos de empuxo. Numa aeronave como o Gripen, isso faz uma diferença considerável.

Kornet

Já foi muito discutido esse abandono do M 200 pela França em prol do Rafale,realmente mataram um magnífico caça para não atrapalhar as vendas do Rafale,mas esqueceram que há muitos países não têm condições de operar um Rafale.
Torço pelo Gripen na Colômbia e Peru.

Bernardo santos

A ideia é manchar a imagem do gripen para não vender, os EUA não quer perder mercado. Essas atitudes levaram os países a compra mais dos europeus e consequentemente da china, e após a guerra da Rússia.

Fábio CDC

Precisamente. No final do dia, os interessados comprarão armas de outros países, sejam quais forem. Os EUA apenas estão queimando a própria imagem.

Fabio Araujo

Não creio que a ideia seja manchar a imagem do Gripen, mas isso é mais uma jogada de xadrez na briga ideológica e de ego entre o Trump e o Petro, essa briga não envolve só a Colômbia, mas outros países latino americanos como Brasil, Bolívia, Venezuela e outros países alinhados com Petro como também Argentina e El Salvador alinhados com o Trump.

Rodolfo

Essa história de potencial veto parece ter surgido de alguem interessado em favorecer um concorrente, não parece ter muito embasamento na realidade. Se o relacionamento EUA Colombia ta ruim, provavelmente o Rafale levaria no caso de um temor que a turbina fosse vetada (seria igual a história do F18 apos o escandalo das escultas da NSA durante o governo Dilma, se existia chances do super hornet levar o FX2, foi pela janeka quando a notícia de espionagem vazou).
Parece que os franceses seriam o maior beneficiado desse boato.

MMerlin

Sim. E essa campanha está forte nas redes sociais.
Se a SAAB não se mexer vai ser engolida.

George A.

Os EUA sendo parceiros cada vez menos confiáveis…

Bernardo santos

Confiáveis nunca serão, eles só defendem os “parceiros” para no futuro mostrar as garrinhas, a Ucrânia que o diga.

Aéreo

Nunca foram

JS666

EUA só se for pra comprar coisa de prateleira, itens não críticos e olhe lá. Se tentar desenvolvermos algo aqui com componentes deles vamos ser trollados, sempre foi assim. Transferência de tecnologia == sem comentários.

J R

até não saiu nada oficial a respeito desse veto dos EUA, isso é mais daqueles fake news que sairam muito no FX brasileiro e agora começam a pipocar no FX da Colômbia.

curisco

“Ser inimigo dos Estados Unidos pode ser perigoso, mas ser seu aliado é fatal.”

adriano Madureira

Por isso que sou favorável que muitos países comecem a diminuir suas transações comerciais em dólares e até mesmo mecanismos de transações bancárias com eles, os eua somente são fortes porque o dólar é a moeda de mercado, tire somente uma parte dessa força e os eua irão mudar muito,principalmente internamente. “A desdolarização é evidente nas reservas cambiais, onde a participação (do dólar) caiu para um recorde à medida que a participação nas exportações diminuiu, mas ainda está emergindo nas commodities”, disseram os estrategistas. A avaliação do JPMorgan é a mais destacada de qualquer grande banco norte-americano, embora gestores de… Read more »

curisco

Ah! esta frase é atribuída ao Kissinger. ele criticava a mania dos EUA de darem corda a países depois abandonarem

Ivan, o antigo.

Curisco, Era ainda pior, pois ele – Henry Kissinger – também fazia isso. . Apenas Israel – Golda – conseguiu negociar com vantagem com os ianques. Em 1973, na Guerra do Yom Kippur, quando estavam em dificuldades com os mísseis SAM e ATGW soviéticos, destacaram um punhado (cerca de 14) de caças-bombardeiros F-4E Phantom II, retiraram outro punhado do bombas nucleares dos arsenais e deixaram vazar para a inteligência americana. Mais rápido que um raio, os americanos abriram os seus arsenais na Alemanha, implantaram um grande ponte aérea e supriram as IDF de tudo e mais um pouco… …e não… Read more »

Sensato

Ninguém é nem nunca será

Fabio Araujo

Espero que não tenha passado de rumor, mas com Petro e com Trump a coisa pode mudar de uma hora para outra, se bem que Trump pode até ameaçar mas antes de tomar qualquer atitude ele termina levando em conta o peso político e econômico e antes de agir se tiverem bons argumentos ele volta atrás. Mas existe uma briga ideológica e de ego entre Perto e Trump.

Last edited 1 mês atrás by Fabio Araujo
André Sávio Craveiro Bueno

Negócios são negócios, há muita grana para os EUA ganharem ali, além de manter o governo, não tão aliado, mais próximo aos EUA. Melhor próximo do que distante…

Fabio Araujo

O Trump ameaça mas se o convencerem ele volta atrás, ele não tem sido inflexível, mas precisa se convencido com bons argumentos a voltar atrás.

EduardoSP

Klkkk!!!

Luciano

Claro, ele é super sensato e nada intempestivo.

Luciano

Ninguém está se fazendo a pergunta correta: Quem inventou essa ladainha? O “maneiro” da imprensa, é que é fácil dizer que “recebeu” a informação, e tirar o corpo fora. E o prejuízo disso tudo, se houver, quem paga?

Bernardo santos

As vezes o jornalista tem um gosto pessoal, ou recebe dinheiro para fazer essa matérias.

LucianoSR71

A fonte dessa informação ou desinformação (não tenho como cravar nada sobre isso) é o correspondente de Infodefensa na Colômbia que há muito vem fazendo uma campanha contra o Gripen, inclusive divulgando informações falsas sobre o programa no Brasil p/ justificar que não devem comprar o Gripen.

LucianoSR71

E também tem um canal no YT que vai na mesma linha.

Luciano

Exato

Matheus R

O cara simplesmente odeia o Gripen porque fabricamos aqui no Brasil.

Last edited 1 mês atrás by Matheus R
DSousa

Os EUA fornecem F-15 modernos ao Qatar (que abriga a liderança do Hamas) e vai vetar transferência de equipamento para parceiros de longa data por conta de bate boca entre os presidentes?

Espero que não se confirme, porque seria uma baita tiro no pé. Jogaria a Colômbia no colo da Dassault.

Clésio Luiz

Como eu disse em outro site, o maior vendedor de Mirage nas décadas de 60/70 foi a política de embargo dos EUA na época. Esse caso na Colômbia, mesmo que seja apenas especulação, é um lembrete de que nunca se deve colocar todos os ovos na mesma cesta. Pois o governo atual de um país pode ser amistoso com você, mas o próximo não. E vou elogiar a postura francesa com o Brasil no caso da troca de farpas entre os presidentes, alguns anos atrás. Em nenhum momento eles ameaçaram os programas militares em andamento aqui. Já os EUA agora… Read more »

Renato

Neste caso teria que ser um Gripen bi motor, tendo em vista que o EJ200 é bem mais fraco que o atual motor do Gripen.

Santamariense

O EJ200 é menos potente que o F414…em pós-combustão, tem 806 kgf a menos que o motor da GE. Pode ser um impeditivo, pois é uma diferença de potência considerável. Porém, se fosse instalado no Gripen, não precisaria ser dois EJ200.

GE F414 maximum thrust:
13,000 lbf (57.8 kN) military thrust;
22,000 lbf (97.9 kN) with afterburner.

Eurojet EJ200 maximum thrust:
13,500 lbf (60 kN) military thrust;
20,200 lbf (90 kN) with afterburner .

Emmanuel

Estados Unidos já vetou muita coisa por muito menos.
Nada de novo.
Colômbia que dê seu jeito. Se não tem Gripen, vai de outro caça. Conversa com os chineses. Meia hora de telefone com Pequim e a história muda.

adriano Madureira

deveriam ir de J-10 !

Quando os argentinos ameaçaram ir de caças chineses, num instante graças a pressão de Washington , os britânicos aceitaram a venda de aeronaves com componentes deles, pois viram que muito pior seria um país da américa do sul cair na influência chinesa.

comment image

Last edited 1 mês atrás by adriano Madureira
cipinha

Como se fosse fácil assim. Compra um Caça de padrão completamente diferente do que o que você está acostumado pode sair tão caro quanto comprar Rafale. Ferramental, manutenção, pilotos, bases, mísseis…

Carlos Campos

Eu não duvido que pressão vai ser Grande, o Gripen já derrutou o F16 na Tilândia, agora na Colômbia

art

Esse é um jogo de narrativas para ganhar a licitação. Uma clara tentativa de manchar a imagem do gripen.

Last edited 1 mês atrás by art
Sudafax

Solução “simples” compre de países independentes, que não precisam se preocupar se os donos do mundo vão vetar ou embargar tecnologias, com fins geopolíticos. Comprar pronto é muito fácil, basta ter dinheiro. Fazer por conta, ah isto é muito mais difícil…

MMerlin

Então diga qual país independente que poderíamos efetuar tal compra sem correr riscos de embargos devido a questões políticas, econômicas ou militares?
EUA? Já deixaram claro que apoiam apenas o que lhes convém.
União Europeia? Cada equipamento deles possui inúmeros componentes americanos.
Rússia? Não podemos tomar uma decisão independente, dentro do próprio BRICS, que nos ameaçam de embargo de materiais essenciais para produção de fertilizantes.
China? Se na produção de satélites conseguiram ludibriar nossos cientistas contornando o ToT pago, imagine então com caças.

MGNVS

Senhores comentaristas, O que os EUA querem é sabotar as vendas do Gripen e manchar a reputacao deste caça para impor sobre estes países as velharias americanas como os F-16 estocados e pior, caças a serem vendidos inclusive com a restrição do uso de armamentos igual aconteceu com o Chile. Se o Brasil nao tivesse que gastar todo o orçamento da Defesa para pagar o pessoal da ativa e pensionistas da forças armadas, então creio que muito desse dinheiro pudesse ser usado na compra de material de ponta, na otimização e enxugamento no quadro de pessoal das Forças Armadas e… Read more »

Felipe

Essa do Chile é lenda, eles tem misseis AIM120 pra usar quando quiserem, além dos mísseis Derby, Pyton 4 e 5.

MGNVS

Felipe, na verdade isso nao tem a menor importancia ja que se trata do Chile.
O que realmente deveria importar para o Brasil é buscar na medida do possivel jamais depender de país algum quando o assunto se tratar de armamentos, principalmente do Ocidente.

Last edited 1 mês atrás by MGNVS
Joao Ricardo

O motor do gripen é americano… Eu me atrevo a dizer que os EUA não quer vender nenhum tipo de equipamento militar para Colômbia a curto prazo! O que aconteceu com os Black hawk a um mês atrás? E uma dúzia de caças não faz a mínima diferença na balança comercial dos EUA mesmo olhando a geopolítica da região…