Uma imagem de satélite confirmou a primeira presença registrada de um caça furtivo russo Sukhoi Su-57 em uma base aérea iraniana, sugerindo uma possível venda da aeronave.

O caça, conhecido como “Felon” pela OTAN, foi identificado na Base Aérea de Bandar Abbas, no sul do Irã, pouco depois de participar do Aero India 2025. Imagens da Maxar Technologies, datadas de 19 de fevereiro, mostram claramente o Su-57 na base iraniana, o que fortalece especulações sobre sua venda a um cliente estrangeiro, promovida pela United Aircraft Corporation (UAC) e pela Rosoboronexport.

As imagens também mostram o Su-57 estacionado ao lado de duas aeronaves P-3 Orion, adquiridas dos Estados Unidos antes da Revolução Iraniana, e de um avião de transporte russo Il-76. Registros de 21 de fevereiro confirmam que o caça permaneceu na base por mais tempo, reforçando a possibilidade de negociações entre Moscou e Teerã. Além disso, vídeos viralizados mostram o Su-57 na pista ao lado de um Il-76 com a matrícula RA-76373, a mesma aeronave observada na Índia dias antes.

O Su-57 em questão foi identificado como o protótipo T-50-4, de número “054 Blue”, usado amplamente na promoção internacional do modelo. Após ter sido exibido no Air Show de Zhuhai, na China, em novembro passado, e posteriormente na Índia, onde esteve ao lado do F-35 americano, sua passagem pelo Irã levanta questões sobre o real propósito da visita.

Enquanto alguns sugerem que o caça sofreu uma falha técnica que atrasou sua saída, outros acreditam que o evento faz parte do fortalecimento das relações militares entre Rússia e Irã, que já cooperam no fornecimento de drones kamikaze e em sua produção local para o conflito na Ucrânia.

Subscribe
Notify of
guest


20 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
MGNVS

Mesmo sendo uma versão para exportacao do SU-57, isso não colocaria em risco os dados técnicos sensiveis da aeronave?

Mauro Oliveira

Não é um dos Su-57 de série; é o T-50-4, quarto protótipo de voo.

Fizeram escala no Irã na ida e volta da Aero India 2025.

De qualquer forma depois dos amplos acordos de Parceria Estratégica assinados entre ambos mês passado o Irã é um candidato natural em obter o Su-57E.

MGNVS

Sim… muito provavelmente o Iran vai dar um upgrade na sua aviação de caça e em vários outros setores da sua indústria de defesa devido a essa parceria com a Russia. Agradeçam aos EUA por isso.

Last edited 1 mês atrás by MGNVS
Chris

Top Gun 3 !

Alexandre Galante

Top Gun Maverick a caminho de se tornar real 🙂

Sequim

Nem tanto, Nunão. No filme , um jurássico F-14 enfrenta um SU-57 e quase vence! Se não fosse a “cavalaria” chegando no último instante, Maverick e o co-piloto seriam saudade hoje em dia.

André Sávio Craveiro Bueno

Não é o Nunão mas, sim, o Xandão.

E um F-14 não posssui co píloto mas um RIO = Radar Interceptor Officer;

Sequim

Verdade, errei o editor. Grato pela correção e pela informação.

Rafael Coimbra

Interessante o espaço entre as portas do alojamento de armas, deve ser melhor acabada nas aeronaves de produção…

Fábio CDC

Exatamente, é um protótipo.

Antunes 1980

Israel não permitirá que esses vetores operem impunemente. Em breve, os novos SU-35 e, agora, os SU-57 serão “desativados”, quando menos se esperar.

Hamom

A reativação das linhas de produção do F-15, que resultou no F-15EX…e a aprovação do ”novo” caça pela USAF, pode indicar que o caminho de desenvolvimento escolhido pelo SU-57 está correto.

Ao não priorizar excessivamente a furtividade em detrimento de outras capacidades, como carga bélica, alcance e desempenho de voo, se obtêm uma aeronave mais capaz e utilizável em situações diversas.

A maior deficiência do SU-57 não é aeronave em si ou falta de furtividade, mas seus avionicos, onde os russos estão atrás em relação aos EUA/OTAN.

Imagine um SU-57 recheado com os avionicos, radares e EW do F-15EX…

Last edited 1 mês atrás by Hamom
Macgaren

Conhecendo o Irã como eu conheço, deve ser o F14 com chapas soldadas.

victor

Há quem diga também que foi apenas uma questão de escala para atender a autonomia do avião, sem pretensões comerciais. De bangalore até a russia direto não seria possível. Mas é mais provável sim possa ter tido algo além disso

Carlos Campos

Desespero para conseguir dinheiro? vender esse avião para o Irã e deixar os serviços de inteligência que agem no Irã obterem acesso aos segredos do caça, não parece legal

Cristiano ciclope

Também existe serviços de inteligência na índia, e tem da inteligência russa na índia também, então de ver por esse lado, nem o su-57 e vendido para a índia e nem o F-35!

Fabio Araujo

Aí seria um adversário de respeito para os F-35 e não duvido que a Rússia venda o SU-57 nem que o Irã venha a pagar em armas!

Gabriel Pereira Lima

A Rússia parece o Quico mostrando um pirulito pro Chaves:
Rússia: “Eu tenho um caça de 5 geração é não te dou 🤪🤪🤪

Rodrigo Maçolla

Os russos estão querendo muito vender os SU-57 (versão exportação) para quem quiser, se bobear até para os EUA, rs… 🙂 Antes que alguém fale alguma coisa vou explicar é uma brincadeira, Ok. ; uma vez que muito de seus pedidos/venda de exportação de armas foram cancelados após o inicio da guerra com a Ucrânia.

Gabriel

Humm legal.