Argentina oficializa a chegada dos caças F-16 e reforça sua política de Defesa

O Ministro da Defesa da Argentina, Luis Petri, liderou nesta terça-feira (25) um evento marcante para o futuro das Forças Armadas do país, realizado na VI Brigada Aérea de Tandil. A cerimônia oficializou a incorporação do Sistema de Armas F-16, representando um avanço tecnológico significativo dentro da política de Defesa do governo do presidente Javier Milei.
“Hoje é um dia de grandeza para a pátria, pois estamos dando um passo firme na reconstrução da nossa defesa. Nesta base, decolarão os tão esperados F-16, os caças que recuperam nossa capacidade supersônica e nos projetam para uma nova era”, declarou Petri. Ele enfatizou que a apresentação do primeiro caça simboliza um marco na política de Defesa do atual governo.
Durante seu discurso, Petri afirmou que a Argentina está entrando em uma nova era, deixando de depender da boa vontade externa para garantir sua integridade nacional. Ele ressaltou que a defesa do país não deve ser vista como um gasto, mas como o investimento mais importante para assegurar o futuro da nação. Além disso, destacou que a aquisição dos F-16 é a maior aquisição aeronáutica militar dos últimos 40 anos, recuperando uma capacidade dissuasória essencial.
A incorporação dos caças F-16 fortalece a vigilância e proteção aeroespacial da Argentina, proporcionando um avanço significativo para suas Forças Armadas. “Essas aeronaves estão entre as melhores do mundo. Com elas, corrigimos os danos causados pelo abandono promovido pelo kirchnerismo, que acreditava, de forma ingênua, que um país pode crescer sem proteger seu território”, criticou Petri, reforçando que o governo anterior teve autorização para comprar caças, mas não o fez.
As reformas na VI Brigada Aérea de Tandil também foram destacadas, com o ministro assegurando que a modernização da base está sendo realizada sem comprometer o futuro econômico do país. Ele garantiu transparência no programa F-16, colocando-o à disposição da Comissão de Defesa do Congresso. O ministro concluiu seu discurso pedindo coragem e determinação aos pilotos que operarão as aeronaves e reafirmou o compromisso do governo em garantir um país seguro e próspero.
O chefe da Força Aérea Argentina, brigadeiro Gustavo Javier Valverde, agradeceu ao ministro Petri por ter ouvido as necessidades da Força Aérea e levado o projeto adiante até sua concretização. O novo Sistema de Armas Supersônico F-16 posiciona a Argentina dentro dos padrões da OTAN, integrando-a a um seleto grupo de mais de 20 nações que operam essa aeronave de elite.
O F-16 Fighting Falcon é um caça monomotor supersônico de quarta geração, conhecido por sua versatilidade, alta manobrabilidade e capacidade de operar em diversas condições climáticas. O primeiro F-16B MLU Bloco 10 adquirido pela Argentina, denominado “número 25”, foi montado na VI Brigada Aérea de Tandil e será utilizado exclusivamente para treinamento de pilotos e técnicos.
Os primeiros seis caças operacionais chegarão ao país no final de 2025 e serão destinados ao Área Material Río Cuarto, enquanto a pista e os hangares da VI Brigada Aérea de Tandil passam por obras de modernização. Nos três anos seguintes, os outros 18 caças completarão o lote de 24 unidades adquiridas da Dinamarca. O evento contou com a presença de diversas autoridades militares, veteranos da Guerra das Malvinas e representantes das embaixadas dos Estados Unidos e Dinamarca.
“Petri afirmou que a Argentina está entrando em uma nova era, deixando de depender da boa vontade externa para garantir sua integridade nacional.”
E Onde mesmo eles estava falando isto ?
se não fosse os EUA e a Dinamarca comprariam caças da China, então continuam dependendo da vontade externa.
é uma grande marca para a Argentina, sem duvida ,e com isto um forte alinhamento com os EUA,
Para quem não tem nada um prato de comida é muita coisa.
Eu iria me perguntar a MESMA coisa quando eu lí a frase acima, mas deixa quieto…não serei eu que jogarei água no chopp dos outros.
Kkk achei que está fala e festa era na Fábrica de caça da Argentina okkk
Acho engraçado o quanto o Chile era lambido por ter 36 F-16 MLU no mesmo nível destes usados que a Argentina está comprando , apenas 10 F-16 deles foram comprados novos na versão C/D Block 50
Mas a compra do Chile ocorreu em 2006, não? Já fazem 20 anos, é diferente.
Fora que operam um número maior de caças, e ainda tem o Block 50.
Foi há quase 20 ano e agora estao fazendo upgrade dos MLU. Saiu 10 milhoes de dolares por aeronave incluindo armamento no pacote na epoca, e a Holanda tinha oferecido a FAB primeiro…
parou no Tempo Igual ao F-5M quando justificam que a USAF usa F-5, deixando de considerar os detalhes , que é em treinamento devido o custo ser baixo.. e já já darão baixa.. Não são usados na 1º linha de defesa do pais
20 anos atrás os block 50 eram o que havia de mais moderno em F16.
Na real continuam não tendo nada; agora apenas podem fingir que tem uma “Força Aérea”.
Com essa compra estão garantindo caças obsoletos para além de 2030 e que na prática serão para desfile e exercícios (os EUA tem as piores restrições geopolíticas do mundo, sobretudo para a América Latina, e com certeza essa venda foi muito bem acordada com o completamente decadente Reino Unido).
Enfim, FAs Latino Americanas continuam aprendendo nada com sua própria história; exatamente por isso estão no estado atual.
Você diz isso mas são melhores que nossos F-5M , ainda temos mais de 30 F-5M ativos e só 9 Gripen
Comparação sem fundamento.
Os F-5EM são completamente obsoletos e de uma geração anterior. Seu destino é o fim da operação; aliás, operacionais mesmo tem menos de 20.
Esses F-16 é a garantia de uma FAA com caças obsoletos e com restrições geopolíticas draconianas para além de 2030.
Mas aqui na América Latina adoram essas coisas…
Quando a Colômbia adquiri os Gripen e o Chile F-35 ou BORAMAE quero ver uma festa de alto nivel!! kkk tirar bastante onda
Muito bom os países da América do Sul estarem se modernizando…, dentro da sua capacidade financeira é claro…
Nos exercícios multinacionais anuais…, ambos têm a ganhar nas doutrinas e melhora na autoestima dos pilotos e forças aéreas em paises em desenvolvimento ainda…
Abraço a todos…
Concordo , fico contente pelo fato dos hermanos recuperarem sua aviação de caça, que os demais países da região também se modernizem , quem sabe assim o povo de Brasília entra no embalo e faz o mesmo por aqui …
Se fizerem o mesmo aqui. Estaremos simplesmente lascados
O tal do me engana que eu gosto.
F-16B Bloco 10… é a versão do F-16 produzida no inicio dos anos 80, se não me engano.
O restante dos 24 F-16 seriam Bloco 15, quais armamentos terão?
AIM120 C8, AIM9L, e bombas guiadas JDAM.
Então, se confirmado entregues ‘los hermanos’ não estarão mal.
Valeu
Apesar de serem Block 15 do fim dos anos 80 foram modernizados para o padrão MLU. Estes F-16 que virão para Argentina são melhores que nossos F-5M tanto em radar como em mísseis e desempenho de voo.
Nunca pensei que veria um fim satisfatório pra essa novela Argentina…
Agora falta a marinha deles conseguir 3 submarinos novos ou semi novos rsrs e modernizar seus blindados. É a meta deles.
Em questão de sensores os TAM-2C já são modernizados, e são na verdade os blindados mais modernos da AL nesse sentido.
Quantos ? meia-dúzia ?
TAM-2C são protótipos, e se tiver 3 TAM’s modernizado nesse padrão, ainda é muito.
O EA recebeu, em dezembro passado, 10 TAM 2C-A2 e mais o protótipo do programa e o demonstrador de tecnologia. Todos esses 12 CC foram lotados no 8⁰ Regimento de Cavalaria de Tanques do EA. Em finais de 2024, além desses exemplares, haviam outros 23 em vários estágios do processo de modernização. Agora em 2025, serão entregues mais 10 exemplares modernizados. O contrato do programa prevê a modernização de 74 viaturas com mais 30 opcionais.
Espero que não se cumpra o famoso Efeito Orloff “Eu sou você amanhã”
Sem novidades.
Equilíbrio e ao mesmo tempo manter a incapacidade de lutar uma guerra real.
Depois que o Chile adquiriu os seus e o Brasil o gripen eles não poderiam continuar de ” pucara” como rainha de hangar.
Com milei e trump ou sem trump e milei a solução seria essa.
Só coça o cérebro aqui a curiosidade em ler as mensagens de Washington pra Londres convencendo os primos de que não haveria nenhum perigo…
“Só coça o cérebro aqui a curiosidade em ler as mensagens de Washington pra Londres convencendo os primos de que não haveria nenhum perigo…”
Simples: são aeronaves com décadas no lombo, e que os EUA controlam o fornecimento de peças de reposição.
É só a Argentina olhar torto praquelas ilhas, que os EUA “fecham a torneira” e esses caças não saem do chão no dia seguinte.
Kill switch
Talvez as armas sejam restritas. Um caça desdentado não é capaz de muito. Agora, se tiver dentes e der o passo errado, serão outros 40 anos sem nada.
Apresentação muito bonita para um avião que nem voa mais…. Boa sorte aos Argentinos.
Como diz aquele ditado: A inveja é uma M…
Inveja de uma versão de anos 80?
Esses caças não tem comparação com os Gripe E/F, isso nem precisamos dizer. Quanto ao airframe é, sim, dos anos 80, mas a tecnologia embarcada é muito mais nova e, apesar de não ser comparável à do Gripen, ainda é bastante válida e útil para devolver uma capacidade perdida há anos pelos argentinos, que é possuir caças supersônicos. Mais importante ainda é que irá colocar a Argentina em um patamar em que ela nunca esteve antes, que é a capacidade de combate BVR, que os países no seu entorno já possuem há bastante tempo. Mesmo sem contar com aeronaves AEW,… Read more »
Vai entender, depois quando a FAB pegar uns Block 30 do deserto vai ficar bravo que a FAB nao vai de F35.
C/D Block 40 que foram atualizados para bombardeio noturno , não sei dizer se são melhores ou no mesmo nível destes MLU que a Argentina comprou. Mas esta é a versão que a FAB estava estudando.
Foram modernizados perto dos anos 2000, melhor que nossos F-5M
Inveja amigo, tu não não entendeu… Mais deixa pra lá ainda estamos em um pais onde se pode dar opiniões ainda que se tenha que ter cuidado com as palavras.
Mas, esse exemplar não veio para voar mesmo.
Sim eu sei meu caro Santamariense, por isso mesmo, na minha humilde opinião podiam guardar o ato para quando receberem exemplares capazes de voar e pilotos treinados para isso, Mas pelo jeito ainda vai ter muitos eventos como esse… Mais da para entender perfeitamente já que os seguidos governos kirchnerismo abandonaram os investimos nas forças armadas Argentinas. Por isso reafirmo o meu 1º comentário acima: Boa sorte aos Argentinos que este seja o 1º de vários projetos de retomada e modernização das forças de defesa. Isso é bom pra todos inclusive para o Brasil.
Entendido, caro Rodrigo. E concordo contigo. Abraço.
Os argentinos têm todo direito de estar eufóricos, e nós de sermos realistas e analíticos. É uma apresentação ufanista, espetaculosa, que nem eu tive coragem de fazer quando comprei meu Gol 1984, em 1996. O F16 AB Block 15 Tape 6.5 MLU(sim, esse é o nome e sobrenome da trosoba), era a única opção viável, dentro da esfera ocidental e dentro do orçamento muuuuuito limitado deles. É um bom avião, com uma tecnologia do inicio do século 21, e que permite um salto quântico para quem até 2015, operava o Mirage 3 desarmado. Os dimarqueses são muito cuidadosos e responsáveis… Read more »
É exatamente isso. Esses F-16 argentinos se comparam aos F-16 ex-Holanda que os chilenos operam. São inferiores em vários pontos aos F-16C/D block 50 chilenos e em praticamente tudo em relação aos Gripen brasileiros. Só não considero que sejam inferiores aos Eurofighter Tranche 1, pois o caça europeu, nessa versão, só realiza missões ar-ar. Só se for a versão Tranche 1 block 5, em que os britânicos modernizaram algumas dezenas do Tranche 1 básico, lhes dando capacidade ar-superficie, com FLIR, pods dedicados e armas guiadas ar-superfície.as, se for o Tranche 1 “básico”, aí é só ar-ar.
Os Chielnos estao fazendo o upgrade de 36 F-16AM/BM Block 15/20 MLU para opadrao M6.6 . Agora com a Argentina com F16 e Peru logo comprando um caça novo, imagino que o proximo governo de direita chileno sinta a necessidade de comprar novos Block 70 e/ou fazer upgrade dos seus B50 pro padrao B70 (como a USAF vem fazendo com seus B40 e B50). Eu antes achava que o Chile teria chance de comprar o F35 até os anos 2030, mas com a presença da Huwaei na rede 5G chilena, imagino que isso levaria ao mesmo veto como foi pros… Read more »
Mesmo assim a Argentina agora pode operar mísseis BVR , é um bom salto para eles.
Bom estes F-16 são melhores que os da Venezuela e com certeza melhores que nossos F-5M , e estão no mesmo nível dos 36 F-16 M do Chile.
Os chilenos estao fazendo upgrade dos seus F16MLU.
F16 na Argentina.
O recado é claro: esqueçam as Falklands.
Bela apresentação, mas esse é o caça que não é operacional e vai ser usado em treinamentos das equipes de solo, quando vão chegar os primeiros caças operacionais? E como está o treinamento dos pilotos?
Segundo a mídia especializada da Argentina o combinado 6 aeronaves no total, Sendo 4 Biplace em dezembro de 2025.
Quando vão chegar os primeiros operacionais? Está no texto…final de 2025.
Imagina quando de fato receberem um caça moderno…
Vai ter um Lolapaluzza
Está tecnologicamente no nível dos Gripen E? obviamente que não, está no nível do Block50? também não. Pode fazer frente a ambos, sim! Não é porque aqueles, sobretudo o Gripen E, possuem tecnologias mais recentes e portanto melhores, que o Block 15 esteja fadado a perder em um confronto. É uma obviedade técnica isso, mas que para muitos não é. Milei, ao que parece, quer tornar a Argentina uma potência regional novamente. Está reformando profundamente a economia, o que está gerando muitos problemas sociais, mas faz parte do processo que os argentinos escolheram enfrentar. E parece que tem uma visão… Read more »
Esses caças F-16 A/B MLU tem capacidade semelhante aos F-16 C/D Block 50 vai depender do pacote de atualizações do MLU e também do pacote do Block 50 já que é tudo modularizado. Se não me engano a capacidade dos F-16 A/B MLU chilenos tem capacidades bem similares aos F-16 C/D Block 50 que eles já tinham.
Ou seja em 4 anos (antes do final da década) os argen tinos vão ter 24 caças de bom nível tecnológico (considerando o que tem na Região), enquanto nós teremos o que? 14 gripens? 16? .. e isso se o último cronograma não for mudado novamente …
Tudo que sabemos é que virão 2 Gripen neste ano totalizando 11 unidades, o resto é especulação.
Pois eh, e salvo engano, ano passado tb estavam previstos 2 mas só veio 1. Então no final das contas até esses dois previstos desse ano também são especulação ..
Vieram 2 ano passado mas em meses distintos , por isso a confusão.
Não, Felipe. O 4108, que chegou em setembro, foi o único Gripen entregue em 2024. O anterior, 4107, foi recebido em dezembro de 2023.
Meio velho sim, mas bem armado e com suporte logístico:
“Assinado pelas autoridades da Argentina em abril de 2024, o contrato de compra de 24 caças F-16AM/BM de segunda mão da Dinamarca se destacou pelo baixo custo: US$ 301 milhões. É menos de um terço do pacote de armamentos e equipamentos, além do fornecimento de suporte inicial para a operação das aeronaves, autorizado pelos Estados Unidos, tendo sido avaliado em US$ 941 milhões.”
Assinar contrato é uma coisa, pagar é outra. E o governo argentino não tem fama de bom pagador
E o Brasil tem? Vamos perguntar aos suecos…
Essa doeu…
Pararam de entregar os Gripens????
Pararam ou continuam sendo entregues? Oficialmente, continuam…mas, serão entregues quando forem pagos. Paga = recebe. O programa tem atrasos e pagamentos insuficientes desde 2019/2020. E agora em 2025 começa o repagamento do contrato, que é o pagamento do principal da dívida. Então, se já tava complicado até aqui, espera pra ver como vai ser daqui para frente.
Parabéns aos ‘hermanos’! A força aérea deles, agora, é superior às forças aéreas do Uruguai, Paraguai e Bolívia!
Eu gostei da pintura. Não acho que vão pintar todos assim, esse deve ter sido pintado pra apresentação, mas ficou bonito.
Uma coisa que eu achei engraçada é que eu sempre imaginei que o F-16 levava o AIM-9 na ponta da asa. O AIM-120 ia nos suportes sob as asas, por ele ser mais pesado e tudo o mais, além de na versão A original, ele levar o AIM-9 na ponta da asa, até porque ele não tinha mísseis BVR.
Só pouco tempo atrás que passei a reparar que o AIM-120 vai na ponta das asas.
Ambos tipos de mísseis podem ir nas duas estações (asas e pontas de asas).
Fico feliz pela Argentina recuperar a capacidade supersônica, mas a forma como falam e como apresentaram o F-16 Block 10 MLU deles faz parecer que tão recebendo F-16 Block 70 0/km
Block 15 MLU, este é só pra treinamento em terra, não voa.
É por que na cabeça do argentino, eles não fazem gols, eles fazem golassos!!
Vi uns textos de especialistas do exterior dizendo (Com base no relatório recente do Ministério da Defesa Britânico) que se a Argentina não estivesse tão tão mal, que seria o momento ideal para tentar alguma incursão nas ilhas para que essas deixassem de ser Falklands e voltassem a serem Malvinas, dado que, apesar de ainda ser uma potência militar, os servos de Charles enfrentam sua maior crise militar contemporânea, além do fato de que no contexto atual, os EUA não interveriam de forma direta, a menos que houvesse um motivo de força maior, mas, o timming está péssimo para os… Read more »
Mas, nao custa arriscar, nao e?
Nós brasileiros estávamos eufóricos com as primeiras entregas de Gripen, afinal, foram, bem contadinhos, 20 anos entre licitar e recebê-los.
Mas… já deixamos a euforia de lado, tão logo descobrimos a cadência de entrega.
E digo: se o Brasil tivesse abortado o FX-2, o que esteve em vias de acontecer várias vezes, e tivesse comprado um lote de F-16, estaríamos ufanistas também…
Recebemos Mirages 2000 com revoada no 7 de setembro, não esqueçam!