Embraer garante pedido firme de 15 jatos E190-E2 da All Nippon Airways, do Japão

- O acordo inclui opções para mais cinco E190-E2s
- As entregas têm início previsto para 2028
- É a primeira encomenda de E2 realizada por uma aérea japonesa
Tóquio, Japão, 25 de fevereiro de 2025 – A ANA Holdings Inc. encomendou 15 jatos E190-E2 da Embraer (NYSE: ERJ / B3: EMBR3) com opções para mais cinco aeronaves. A seleção do E190-E2 faz parte do plano de renovação da frota da ANA. A economia e a eficiência da aeronave permitirão que a companhia aérea japonesa aprimore a conectividade em todo o país, enquanto oferece mais espaço e conforto para os passageiros. As entregas dos jatos E190-E2 para a ANA têm início previsto para 2028.
“Estamos honrados com a seleção do E190-E2 para a frota da ANA, e esperamos que o jato small narrowbody da Embraer integre a frota da ANA em 2028”, afirma Martyn Holmes, Diretor Comercial da Embraer Aviação Comercial. “O E190-E2 é a aeronave mais silenciosa e eficiente em termos de combustível do mercado. O porte do jato complementa perfeitamente a frota de larger narrowbodies da ANA. O excelente conforto e espaço da cabine do E2, sem assentos do meio, também agradarão aos passageiros. Estamos entusiasmados para ver a aeronave decolar pelos céus do Japão.”
Os E-Jets operam no Japão desde 2009 e contam com o apoio da equipe da Embraer no país. O E190-E2 da ANA será o primeiro E-Jet de nova geração a operar no Japão. O interior de última geração da aeronave apresenta uma cabine espaçosa e silenciosa, com configuração 2×2, característica dos jatos da Embraer. Além disso, as janelas maiores ampliam a percepção de luz e espaço, enquanto as Unidades de Serviço de Passageiros individuais com saída de ar e luz de leitura adicionam conforto personalizado, garantindo que cada passageiro desfrute de mais espaço pessoal e para suas bagagens na cabine.
A família de aeronaves E2 da Embraer oferece a melhor eficiência ambiental, desempenho operacional e conforto para os passageiros. Concebido a partir de 20 anos de excelência operacional dos E-Jets de primeira geração, o E190-E2 apresenta aerodinâmica aprimorada, design de asa de última geração e novas tecnologias que proporcionam uma diminuição de 25% nas emissões de carbono e no uso de combustível, em comparação aos E-Jets de geração anterior.
A Embraer está comprometida em desenvolver produtos, soluções e tecnologias para contribuir com a meta da indústria da aviação de alcançar zero emissões até 2050. A família de jatos E2 é certificada para voar com misturas de até 50% de combustível de aviação sustentável (SAF) e demonstrou a capacidade de operação em voos de teste com 100% de SAF, reforçando ainda mais o compromisso da Embraer com a redução de emissões e a aviação sustentável, apoiando rota para uma indústria aérea mais sustentável no Japão.
O programa E-Jet da Embraer é um dos programas de aviação comercial de maior sucesso na indústria. Os E-Jets e E-Jets E2 são operados por mais de 80 companhias aéreas em 50 países, com mais de 1.800 unidades entregues.
Sobre a ANA
Fundada em 1952 com apenas dois helicópteros, a All Nippon Airways (ANA) se tornou a maior companhia aérea do Japão. Hoje, a ANA HOLDINGS Inc. (ANA HD) é reconhecida como uma das Empresas Mais Admiradas do Mundo em ranking da Fortune.
A ANAHD foi estabelecida em 2013 como a maior holding de grupos de companhias aéreas do Japão, incluindo 70 empresas. Oferece três marcas de companhias aéreas distintas: ANA, Peach, a líder LCC no Japão, e AirJapan, lançada em 2024 para rotas internacionais que cobrem a Ásia.
O legado de serviço superior da ANA rendeu a classificação 5 estrelas da SKYTRAX todos os anos desde 2013, tornando-a a única companhia aérea japonesa a ganhar esta prestigiosa premiação por 12 anos consecutivos. A companhia aérea também está no topo do ranking de pontualidade da Cirium na região Ásia-Pacífico consecutivamente por cinco anos.
A ANAHD foi selecionada como membro da lista do Índice Mundial de Sustentabilidade Dow Jones há oito anos consecutivos e da lista do Índice de Sustentabilidade Dow Jones Ásia-Pacífico por nove anos consecutivos.
Para obter mais informações sobre a ANA e a ANA HD, visite: https://www.ana.co.jp/group/en/
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.
A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
Muito bem!!!
É esse modelo que não pode ser aceito pelas regionais americanas?
Não, é o E175E2. A ANA contratou o E190E2.
Acho que não existe o E175E2. Os modemos atualizados são só o E190 e E195
Claro que existe, já até voou. Só que não chegou a ser certificado pois o projeto foi interrompido.
Morei 20 anos no Japão…
O requisito número 1 pra eles… É a confiabilidade !
Embraer esta de parabéns (E ja vendeu muito por la).
Qualquer modelo com capacidade para mais de 76 passageiros e/ou 39 toneladas de MTOW.
Gratos!
Quem diria, o Japão se rende, a eficiência e qualidade da engenharia brasileira.
NOvamente, pois já utilizam por lá o E190 e o E175 nas empresas J-Air (JAL) e Fuji Dream.
Fuji tinha sua base a poucos quilômetros de onde eu morava…
Ate uns 2 anos atras, pelo menos… So usavam Embraer !
Ainda usa, apenas E175. Uma curiosidade é que todos são de uma cor diferente.
Nesse mercado apesar da Airbus ter entrado quem manda é a Embraer!
Mais ou menos… no mercado abaixo de 120 assentos nós dominamos. No mercado entre 110 – 120 assentos e 150 assentos, nós também dominamos o market share, mas o A220 tem mais entregas e encomendas.
Atualmente a diferença entre os pedidos dos A220 e E2 se estabilizou. Ano passado por exemplo, entraram mais encomendas de E2 do que de A220. Mas é uma guerra desigual e complicada.
Nem tanto.
Os A220 têm 904 encomendas, 392 entregas e 512 a entregar.(posição jan/25)
Os E2 têm 336 encomendas, 155 entregas e 181 a entregar.(posição out/24)
Embraer chegou a ter 70% deste mercado. Infelizmente a compra do C Séries pela Airbus tornou o jogo extremamente desigual. Os dados são estes mesmos , Embraer tem menos de 1/3 do mercado até 150 lugares. Infelizmente só vai piorar…ano passado conseguiu estabilizar as encomendas em razão da reorganização da cadeia de suprimentos, com prazos mais curtos…de entregas do que a220, porém somente isto não bastará para conseguir se manter no mercado de aviação comercial. Torcer para alguma solução nova vir….seja acordo com os indianos, seja com os sauditas. A conversa com os japoneses após o fracasso do Mitsubishi…não foi… Read more »
Sem dúvida uma empresa que é um marco na aviação.