Na tarde de ontem (23/2), dois caças Eurofighter da Aeronautica Militare foram despachados em alerta máximo após a identificação de uma situação de risco envolvendo um avião comercial. A aeronave Boeing 787-9, com destino a Delhi, reverteu sua rota e dirigiu-se ao Aeroporto de Fiumicino, em Roma, após uma denúncia de que um suposto dispositivo explosivo estaria a bordo.

De acordo com informações preliminares, a emergência foi acionada após a comunicação de uma possível ameaça a bordo do voo, o que levou as autoridades a adotarem medidas imediatas de segurança. Os caças foram acionados com a missão de identificar e escoltar a aeronave, garantindo que a situação fosse contida até a chegada das equipes de investigação e segurança.

Fontes da Aeronautica Militare confirmaram que a decisão de mobilizar os Eurofighter foi tomada como medida preventiva, demonstrando o compromisso das Forças Armadas em zelar pela segurança do espaço aéreo e dos passageiros. Ainda não se sabe ao certo se o suposto dispositivo explosivo era real ou parte de um falso alarme, mas os protocolos de segurança foram rigorosamente seguidos.

A reversão de rota do avião para Fiumicino ocorreu de forma coordenada, com os controladores de tráfego aéreo trabalhando em estreita colaboração com as autoridades de segurança para monitorar e avaliar a situação. Especialistas ressaltam que, em momentos de alerta, a resposta rápida e eficiente das Forças Armadas é crucial para evitar incidentes de maior gravidade.

VÍDEO: Caças Eurofighter da AMI acompanham jato da American Airlines


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RSmith

Não me parece “prudente” uma aeronave escoltar de tão perto outro que “poderia” explodir a qualquer momento :-/ interresante saber o “porque” deste prodecimento arriscado… qual seria o motivo pratico de agir assim….

Fábio CDC

Evidentemente eles sabem perfeitamente o que estão fazendo, seguindo Protocolos, etc…

Kleber Peters

Estava igual motoqueiro atrás de caminhão: pegando vácuo pra economizar combustível. [Alérgicos: Contém Ironia]

Chuto que estava efetuando uma inspeção visual para verificar algum dano à outra aeronave.

Rinaldo Nery

Essa posição (de uso internacional) chama-se “reconhecimento à distância ” (RAD). Serve para você identificar o tipo e matrícula da aeronave. Nesse caso, ele deve ter se aproximado para verificar se havia algo suspeito ou irregular na aeronave.

JuggerBR

“…demonstrando o compromisso das Forças Armadas em zelar pela segurança do espaço aéreo e dos passageiros…”

O que os Eurofighters poderiam fazer pela segurança dos passageiros?

O piloto era hostil? Certamente não. Os caças nessa situação nada poderiam fazer em caso de explosão.

Rafael Coimbra

“Segurança dos passageiros” hehehe a missão do Eurofighter no caso era manda bala se o avião se dirigisse para áreas densamente povoadas…

Bueno

kk
É um protocolo de segurança controverso , escolherão o menor dano para o estado.
O Mesmo ocorre no Brasil em relação a Emergência em calamidade publica , caso tenha uma Usina Hidroeléctrica e um viaduto que liga duas cidades em risco de colapso , a prioridade será para mitigar os efeito de danos da Usina , se ela desabar , para Hospitais , industrias , repartições publicas , aeroportos etc…

Rommelqe

Sem dizer, caro BUENO, que a aeronave foi desviada para Fiumicino, Roma…lembra algo?

Bueno

TWA 847 de uma companhia aérea americana….

PACRF

Igual o avião sequestrado no 11 de setembro que ainda voava e não conseguiu atingir seu “alvo”, provavelmente foi abatido. Embora haja controvérsias.

Rinaldo Nery

Nenhum avião foi abatido no 11 de Setembro. A USAF não tinha aviões de alerta no CONUS (Continental US). Os dois únicos F-16 que decolaram estavam desarmados. A moça de um dos F-16 afirmou, em entrevista, que iria colidir o seu avião com o Boeing. Depois do incidente o Chefe do Estado Maior da USAF veio ao COMDABRA conhecer nosso sistema de Defesa Aérea integrado (civil/militar).

Santamariense

A USAF não tinha nenhum caça em Alerta de Defesa Aérea? No país todo? E nem de nenhuma Unidade da ANG? E isso se mantém até hoje?

Rinaldo Nery

Na época não tinha nenhum. Depois do 11 de Setembro tem vários. Os EUA nunca imaginaram que alguma ameaça aérea iria atacá-los dentro território. Nem os russos.

Santamariense

Entendi. Mas, não terem, naquela época, nenhuma aeronave de alerta era, no mínimo, temerário. Ninguém, nenhum país, está livre de algum tipo de agressão ou invasão de seu espaço aéreo, ou mesmo uma ação terrorista, como foi esse caso.

Franz A. Neeracher

Antes do 11/09 só tinham caças em alerta no Alaska, devido a proximidade com a Rússia. Hoje o CONUS é divido em vários setores e em cada setor sempre terá um esquadrão (USAF, USAFR ou ANG) de prontidão com pelos 2 aeronaves prontas para decolar em minutos. Esses esquadrões funcionam em um sistema de rodízio…..assim, é normal por exemplo que um esquadrão baseado no interior dos EUA vá para uma outra base…..e o esquadrão desta base vá para uma missão no exterior ou esteja voltando de uma longa missão e entrará numa fase de manutenção / descanso / cursos e… Read more »

Santamariense

Muito obrigado!

Abymael2

 Depois do incidente o Chefe do Estado Maior da USAF veio ao COMDABRA conhecer nosso sistema de Defesa Aérea integrado (civil/militar).”
Não sabia desse detalhe, é uma pena que coisas dessa natureza não sejam mais divulgadas, para brecar um pouco a doença do viralatismo, que ataca o brasileiro médio sem piedade.

mario

Qualquer aeronave suspeita, seja por causa de um alarme ou porque não se comunica com a torre de controle que entra no espaço aéreo italiano, é escoltada pelo Eurofighter e possivelmente pousada com segurança de acordo com certos procedimentos. A escolta neste caso também serve como um impedimento contra possíveis sequestradores, a mensagem é clara qualquer que seja o objetivo é inútil. O estranho é que quando a companhia aérea deu o alarme, o avião estava acima do Mar Cáspio e preferiu reverter o curso e entrar na Itália.

Rinaldo Nery

Amigo, essa regra vale para todos os países do mundo. Não acontece somente na Itália.

RenanZ

Cheguei a quase ser interceptado por um bicudo de Canoas, há uns 7 ou 8 anos atrás, sabíamos que tinha algum na região pela fonia com o Centro Curitiba (voz de Darth Vader com a máscara de oxigênio), mas só nos demos conta que nós éramos o “alvo” quando o vimos se afastando de nós pela esquerda (protocolo ao fim de uma interceptação)

Santamariense

Então, tu não foi “quase interceptado”. Tu foi, de fato, interceptado.

Kleber Peters

“Ele costumava dizer que o problema do piloto civil é que ele voava sem olhar para fora (!), prestava muita atenção ao painel de instrumentos sem se importar com o que acontecia lá fora, no voo visual…”
Pois é, sé você está voando instrumento e não está procurando nada, não olha pra fora mesmo. Já o caçador olha pra fora pois seus olhos são usados para localizar a presa, principalmente no MIII. Faz parte da missão.

Last edited 1 mês atrás by Kleber Peters
Pablo

Lembro que aconteceu algo parecido ha poucos anos (acho que na alemanha). Tambem era dois Eurofighter e interceptaram um avião comercial por causa que estava sem contato de rádio ou algo assim. O curioso e que foi muito comentado devido a um suposto ovni que apareceu no vídeo.

BlackRiver

Uma das maiores mentiras da aviação de caça: “aviadores com olhos de águias”

Não sou aviador mas já tive a chance de estar no na cabine de um Phenon em voo de cruzeiro, também já estive no assento do copiloto de um CJ e mesmo quando o controle de tráfego aéreo informa a posição e distância da outra aeronave, não é tão simples identificar.
A verdade é que sem vetor de radar de solo, ou sem radar de bordo, ou sem esteira de condenação, não é tão simples assim identificar outra aeronave a olho nu.

Rommelqe

Um aspecto não citado consiste em que os Eurofighters estavam, certamente, cumprindo também a missão de desviar outros aviões civis, na hipótese de que a aeronave supostamente sequestrada fosse desviada para rotas de colisão. Depois do ocorrido no World Trade Center predios de grande porte, bases aéreas, pontos de turismo, etc são prioridade e, na dúvida, podem conduzir a abater o avião suspeito.
Aliás, em Roma deve até possuir “uma força aérea suiça” pois são os suiços que protegem o papa…

mario

A Guarda Suíça não tem força aérea, a segurança do Papa e do Vaticano é garantida pelas forças armadas e de segurança italianas.

Santamariense

Cara, entenda que foi uma brincadeira irônica. Rommelqe não estava falando sério.

Rommelqe

Exatamente. QI <83

Fabio Araujo

O que pode fazer um caça que esta escoltando um avião comercial que esta sofrendo uma ação terrorista? Acho que dificilmente ele atiraria a não ser que os terroristas ameacem jogar o avião contra uma cidade.

Lorde Baden-Powell

Estive na Itália por um mês em 2017, me lembro que o aeroporto de Verona tem uma base da Força Aérea italiana com um F-104 em sua entrada, quando pousei em verona cheguei a ver as casernas dos aviões e um Tornado estacionado na pista, coisa linda! Fora que o transito de caças lá é grande, por duas vezes ouvi barulhos estrondosos em Mantova.

Santamariense

Sao hangares de aviões, não casernas. E o Tornado deveria estar estacionado no pátio de estacionamento de aeronaves ou então na linha de voo, não na pista. Se ele estivesse estacionado na pista, o avião em que você estava não poderia ter pousado.

Tomcat

Roberto, pela descrição que fez do piloto, a lista é muito pequena ou provavelmente resulta em uma só pessoa. Imagino quem possa ser 🙂