F-15EX considerado eficaz contra ameaças de quinta geração em avaliação do Pentágono

O mais recente modelo do F-15 da Boeing recebeu um importante endosso do Pentágono, que o avaliou como “operacionalmente eficaz” em missões de superioridade aérea, mesmo contra aeronaves de quinta geração. A conclusão foi divulgada no relatório anual de 2024 da Diretoria de Testes e Avaliação Operacional (DOT&E).
Os testes mostraram que o F-15EX pode detectar e rastrear ameaças a distâncias vantajosas, identificar alvos usando sistemas embarcados e externos e lançar armas enquanto se mantém operacional. Além disso, o caça se destacou em confiabilidade, disponibilidade e manutenção, atingindo quase todos os objetivos avaliados.
Embora a família F-15 tenha um histórico invicto contra ameaças de quarta geração (104 vitórias e nenhuma derrota), críticos argumentam que o modelo modernizado não está preparado para enfrentar adversários como o Su-57 russo ou o J-20 chinês. No entanto, os testes indicaram que o F-15EX se saiu bem contra aeronaves adversárias simuladas de quinta geração, tanto em missões defensivas quanto ofensivas.
A DOT&E não revelou detalhes sobre os testes, como quais ameaças específicas foram usadas contra o F-15EX, mas afirmou que o nível de desafio foi adequado para seu conjunto atual de missões. O caça é projetado principalmente para superioridade aérea, defesa contra mísseis de cruzeiro e escolta de ativos estratégicos, com um papel secundário em ataques ar-solo de precisão.

Os dados para a avaliação foram coletados em testes realizados pela Força Aérea dos EUA (USAF) ao longo de 2024 na Base Aérea de Eglin, na Flórida. Essa unidade recebeu seis F-15EX configurados para testes de voo, enquanto os dois primeiros exemplares configurados para combate serão entregues à USAF em 2025.
Com limitações nas instalações de treinamento aéreo abertas, a USAF avalia a possibilidade de incluir o F-15EX no Joint Simulation Environment (JSE), um simulador avançado desenvolvido para o F-35. Esse ambiente digital altamente realista permite testar táticas sensíveis sem exposição a sistemas de vigilância inimigos.
O relatório também destaca o sistema de guerra eletrônica EPAWSS, desenvolvido pela BAE Systems, que melhora a capacidade de sobrevivência do F-15EX contra defesas aéreas modernas. O sistema oferece alerta de radar, geolocalização e proteção contra ameaças. Todos os 98 caças F-15EX planejados para a USAF terão o EPAWSS, além de 99 F-15Es mais antigos que serão modernizados com essa tecnologia.

Apesar do potencial do EPAWSS, sua eficácia total ainda não foi confirmada, devido à falta de testes mais abrangentes no espectro eletromagnético. A DOT&E aponta que os dados coletados não foram suficientes para avaliar completamente sua capacidade de ataque eletrônico.
Os F-15EX equipados com EPAWSS enfrentaram caças adversários de quarta e quinta geração nos testes, mas a USAF pode optar por realizar avaliações mais detalhadas em simulação, para evitar expor as emissões eletrônicas do sistema a possíveis adversários.
A Boeing e a BAE consideram o EPAWSS um recurso essencial para o F-15EX, permitindo maior liberdade de manobra e penetração em espaços aéreos protegidos por sistemas modernos de defesa. A DOT&E conclui que, com os dados disponíveis, o sistema tem um potencial efetivo, mas requer mais testes para comprovar sua eficácia total.

FONTE: FlightGlobal
Todos os caças de 4G ainda tem vantagens contra os de 5G, mais ainda se forem calibrados com a assinatura do caça 5G alvo, os 4G também poder carregar mísseis maiores com capacidade ante stealth e mísseis stealth para abater caças 5G em quanto os caças stealth são limitados no tipo de mísseis que podem carregar internamente por causa do tamanho, caso optem por operar no modo besta eles perdem a vantagem stealth e se tornam em caças 4G.
Caças 4G ainda tem vida longa.
Fale mais sobre “misseis ante stealth“…
Acredito que mísseis guiados por infravermelho, mísseis guiados por radar semi-ativo por radares comuns ou radares de onda larga que são mais eficientes nesse tipo de detecção.
Semi-ativo? Tem certeza?
Alguns misseis guiados por radar semi-ativo podem ter uma probabilidade de morte maior contra um alvo furtivo por dois fatores: 1: como eles “enxergam” o reflexo do alvo causado pelo radar iluminador que é muito mais potente que um pequeno radar ativo de um missil, poderiam, em tese, ter um retorno maior de um alvo de baixo RCS. 2: como funcionam como um sistema de radar biestático, onde transmissor e receptor estão em plataformas diferentes, poderiam, também em tese, sofrer menos influencia das técnicas de forma que refletem as ondas de rádio em direções diferentes do radar emissor. Mas claro,… Read more »
Faz sentido, Bjj, obrigado.
Nunca vou entender porque voces discutem propaganda…
Se tem uma coisa pior que história de pescador… É história de fabricante de equipamento militar.
Nao é um F-22 ou F-35, mas sem dúvida alguma é muito mais stealth que o F-15… O SU-57 deve detectar o F-15 antes e atirar primeiro. E esse seria o cenário mais comum…
104 abates… Nenhum derrubado. So o F-15 realmente mostrou seu valor. Mas ainda não teve que acertar o que não vê pra gente afirmar alguma coisa.
Tecnologia somente é superior graças à ignorância técnica do adversário.
Existem meios que permitem aviões não stealth evitarem e/ou confundirem radares, possibilitando que se aproximem para combate em curta distância, e é aí onde o bicho pega.
Sim pois ele usa o radar do caça que é mais potente.
Mds
mísseis stealth, que diabo é isso cara, missil ar ar stelth?
F-35 é um objeto de comércio em todo o mundo, o F-22 é um objeto de ostentação sem demonstrações, e o F-15, F-16 e F/A-18 garantirão a segurança dos céus americanos. Barato e eficaz.
SE, repito, SE nos testes o oponente foi o F-22 e ele se saiu bem, então tem condições de lidar com qualquer caça de quinta geração.
Se for o F-35 tbm, F-35 tem uma capacidade de EW melhor que do F-22, e tem um RCS realmente muito baixo, mesmo não sendo tão baixo quanto do F-22.
Se um caça lida bem com o F-35, lida bem com qualquer caça de quinta geração atual tbm
Aí cabe a pergunta, se um caça de 4G com sensores, bem calibrados pode detectar um caça de 5G e pode lançar armas de precisão de longo alcance contra alvos em terra sem se expor as defesas anti-aereas, para quê ulse quer um caça caro de 5g?
Considerando caças 4.5G como sendo pão
e caças 5G como caviar…
Encaixa bem com um velho ditado e sua paródia
”Nem só de pão vive o homem”
”Nem só de caviar vive o homem”
Aí é que tá. Da a entender que simularam adversários. Qual RCS e capacidades de radar é guerra eletrônica foram usadas para “simular” os adversários?
Pela propaganda contra o Su-57 russo, eles podem ter simulado a RCS de 0,5 m2 e um radar meia boca. Hehehe.
Outro detalhe importante, foi dito “usando seus sensores e sensores externos”.
Um 4G++ como o F-15EX + a Ajuda de uma aeronave A&WAC’s pode lidar contra um 5G sem ajuda externa.
Não acredito q um AWACS operaria em uma área contestada, com aeronaves 5G “por perto”.
Um 5 gen operando no passivo, conseguiria uma solução de tiro no máximo alcance dos mísseis contra um A50 ou 707 da vida.
Os AWACS operam na retaguarda. Mas com seus sensores enormes entregam alcances bem maiores do que os sensores dos caças.
Para os 5G atacarem os AWACS eles precisam se aproximar e enfrentar os caças e sistemas de defesa aérea.
Nao é nada impossível mas também não é tão fácil.
Se for pensar apenas no perigo então ninguém mais vai adquirir AWACS, pq logo logo meio mundo terá caças 5G.
Su-57 com R37M consegue engajar AWACS a 400km de distância, é um missíl feito exatamente pra esse propósito
A diferença vai ficar para quem detectar primeiro
Então o R37M está defasado, pois o Erieye dos E-99M tem alcance de detecção de mais de 700 km.
Mas essa detecção de 700 km não é contra alvos stealth , contra alvos stealth isso cai bastante, bastante mesmo
Somente saberemos de verdade se ele é realmente eficaz se em um dia o F15 entrar em combate real contra o Su57 ou o J20.
Posso estar sendo precipitado demais, mas um F-15EX contra o SU-57E, aposto no F-15EX
Isso não tem haver com precipitação, tem haver com preconceito.
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
A vantagem de um caça de quinta G sobre um de quarta G é relativo à distância de detecção pelo radar . Se um caça de 4a G tiver a capacidade de detectar e interferir na emissão de radar do caça de 5a G ele pode se aproximar a nível visual de modo a implementar um combate corpo a corpo ou até mesmo numa distância em que um míssil BVR possa ser lançado. No caso o diferencial aí seria o sistema EPAWS que anularia a vantagem do caça furtivo. Para um caça furtivo manter a vantagem sobre um caça de… Read more »
Mas não e isso em teoria que o SU-57 faz, combinar redução de assinatura radar, aliado a sistemas de guerra eletrônica e sensores e armas de longo alcance e usando o drone S-70 para ataques mais furtivos aproximados?
Sim. Todos um dia irão fazer isso.
Não hj.
BOSCO como sempre impecável.
Podemos imaginar ou melhor, confabular que, quando mencionado no texto que o caça utilizou sensores internos e externos já se confirme a utilização de aeronaves 4G com radares mais potentes ou mesmo alas 5G tbm com radares e sensores mais a frente?
Rogério, Sem dúvida a tecnologia de radares de caças do Ocidente é superior à russa e chinesa, o que beneficia os stealths americanos que podem utilizar o radar de forma mais furtiva ficando menos propensos à detecção e interferência. Se o sistema ECM de um caça de 4a G não tiver capacidade de neutralizar o radar do caça de 5a G ele se torna vulnerável a este. O desvantagem de um caça de 4a G contra um de 5a G é devido a sua defesa depender de um sistema de interferência ativo, que emite, e portanto pode ser localizado e… Read more »
Olha, sou muito fã do F-15, confesso, mas se nessa matéria diz que ele lidou com um caça de 5th geração americano, pq não lidaria com o SU-57 que tem um RCS maior que dos caças americanos?
Eles “simularam” caças 5G inimigos.
Então já podem ter “simulado” esse RCS maior.
EDITADO:
ESCOLHA UM NOME DE USUÁRIO…..OU ESTE OU O W…
A tese do “preconceito” cai por terra tendo em vista o que a Guerra da Ucrânia mostrou.
O quê, que comandantes arrogantes e incompetentes causam perdas de material militar?
Sim porquê os caças russos que foram abatidos o foram por ser usados de forma errada até pelos planejamentos da antiga união soviética!
Ponto para a Ucrânia.
Tu quer dizer que os caças russos abatidos até agora (e foram dezenas), foi devido à incompetência dos próprios russos? Não foi por mérito ou capacidade dos ucranianos? Hummm…”brilhante”….tu é mais russo que os próprios …
A Ucrânia abateu qtos Felons…??
Nenhum chegou perto o suficiente da zona de combate pra ser derrubado
Onde assino?
Não é bem preconceito, tá mais pra predileção mesmo kkk
Mas gosto muito do SU-57, quando eu era russófilo era meu caça favorito, inclusive.
Não tem que ser russofilo, nem americanofilo, o F-15 entrou em serviço na década de 70 do século passado. O Su-57 entrou em serviço no final de 2020. O F-15 é um caça 4G excelente mas com um RCS bem grande. O Su-57 é um caça 5G. Um novo radar e um novo conjunto de guerra eletrônica podem melhorar muito as capacidades do F-15 e ele pode enfrentar qualquer ameaça, principalmente com apoio de radares em terra, aeronaves A&WAC’ S, etc. Mas para ser superior à um caça 5G de nova geração significaria que a Rússia deveria ter apenas colocado… Read more »
Eu falar que aposto no F-15EX não tem a ver com ser “americanófilo”, não sou e nunca serei, mas quando eu era mais novo era russófilo mesmo, cheguei a frequentar uma Igreja Ortodoxa daqui da minha cidade e quis me filiar á NR e sonhava em me mudar pra Rússia kkk, eu já fui realmente russófilo, mas graças a Deus amadureci
Luís,
A idade de um projeto não tem a ver dirrtamente com a eletrônica embarcada que pode ser atualíssima.
A aposta americana contra os stealths das ditaduras não tem a ver com o projeto envelhecido do F-15EX mas sim com sua suite ECM de autodefesa extremamente avançada.
Não foi essa leitura que fiz do texto. Entendi que o F-15EX conseguiu detectar e rastrear ameaças 5G a distancias seguras e poder atacar esses adversários. Isso significa que o radar AESA e/ou sensores extensos garantem consciência situacional de longo alcance contra adversários 5G (seria interessante saber quão degradado foram a RCS dos adversários em relação aos 5G americanos ou se os F-15EX também conseguem o mesmo desempenho contra F-22 e F-35). Sobre o EPAWS foi dito que ajuda muito contra sistemas antiaereos e que não foi possível avaliar todas a eficácia ou não do sistema. Pela leitura não entendo… Read more »
Luís, Eu não acho que haja relação do primeiro parágrafo com o segundo. No primeiro cita que o F-15EX se mostrou “operacionalmente eficaz” até contra ameaças de 5a G e no segundo diz que detectou ameaças em distâncias vantajosas. Esse segundo me parece não ter relação com o primeiro sendo mais genérico. Se a sua leitura for correta eu devo concordar contigo tendo em vista que em tese a detecção de um caça de 5a G via radar por um caça de 4a G não pode ser numa distância vantajosa a este. Seria um absurdo sob todos os aspectos ainda… Read more »
Se for verdade, que bom, mas ainda sou meio cético a ele lutando com 5G e vencendo.
Levando-se em conta que o F-14 já abateu dois Su-57, não duvido que o F-15 consiga o mesmo.
01 você é um fanfarrão,pede pra sair kkk !!!
Tem que ver se era o Tom Cruise pilotando o F-15 na ocasião
Mas o F-14 estava sendo pilotado pelo Maverick, nem um X-Wing teria chances kkkk
Maverick não teria chances se fosse o “Fantasma de Kiev”, de oponente. Eles disseram.
Vai ver era o Maverick trabalhando como mercenário pilotando o Mig-29.
O Super Hornet tb abateu um e com duas LGB de 2000lb sob as asas.
Kkkkk Top Gun 2
Aliás, me equivoquei, o X-Wing venceria se o Luke Skywalker estivesse pilotando! kkkk
Detalhe sem ser modernizado!
Não é o avião, é o piloto.
Brincadeiras à parte, em exercícios um growler e um Rafale já “abateram” um F-22:
Lembrando que há meios de forçar a aproximação de caças stealth ao combate em curta distância.
https://www.aereo.jor.br/2009/03/03/growler-derrubou-raptor/
https://www.aereo.jor.br/2019/09/02/video-dogfight-entre-rafale-e-f-22-raptor/
Óbvio neh como iria vender se o relatório concluísse que é inferior
Eu acho engraçado que quando liberam relatório falando que o F-35 é cheio de falhas, apesar das vendas, resultados de exercícios, etc., todo mundo conclui que é uma porcaria cheia de falhas que cai toda hora.
Mas quando a mesma galera libera um relatório falando bem de alguma coisa, o relatório está errado hehehehehehe
Como já dito, o F35 deve ser usado para eliminar alvos estratégicos, o restante sendo usado contra alvos secundários.
Certo está Israel: F15, F16 e F35.
Infelizmente o Brasil mantem suas operações com 9 aeronaves Gripen.
Em combate não sei o resultado, mas no quesito beleza F-15 e Su-35 ganham ou no mínimo empatam com qualquer 5G.
E ainda tem gente que sonha com F-15 na FAB com essa hora de voo promocional…
Não me lembro exatamente qual alemão deu essa declaração… Acredito q foi Adolf Galand…. Ele compara o Me-109 ao Fw-190, da mesma forma como se compara um cavalo de corridas e um cavalo de batalha. O cavalo de corridas é mais refinado e performático, enquanto o cavalo de batalhas é bruto e resistente. O F-15 é um verdadeiro cavalo de batalha… Radarzão ! Muita velocidade, muito alcance, muitas armas, radar potente… O F-35 é um cavalo de corridas… Todo sofisticado, cheio dos aparatos eletrônicos passivos, para ver e não ser visto… Mas no combate do século XXI, o cavalo de… Read more »
Achei que a USAF daria a designação dessa versão do F-15 de F-15F mas pelo jeito eles devem manter EX mesmo.
Uma aeronave, como envelope, é uma coisa, mas dizer que um F-15 ainda ser páreo para aeronaves muito mais modernas é quase que uma brincadeira de mal gosto.
Uma coisa é compararmos armamentos e real capacidade de sobrevivência num teatro de guerra moderno, mas dizer que um jato de praticamente cinquenta anos é equiparável a outras aeronaves com projetos e aviônica muito mais atuais é uma piada.
Essa versão EX deixa muito a desejar aos projetos mais modernos não se considerando o quesito furtividade?
Isso pra mim é apenas um plano que pode ser chamado de “Make Boeing great again”
Com a evolução dos sensores e dos equipamentos de guerra eletrônica os caças de geração 4++ estão cada vez mais capaz contra caças de 5ª geração, mas isso é natural pois a cada evolução de uma arma a uma evolução dos meios de combater essa nova arma.
O problema para os caças de 4ª/4++ geração é que os caças de 5ª geração também estão se beneficiando dos avanços e inovações na área dos sensores e EW.
Portanto, continua tudo igual, e continuará tudo igual, para sempre.
Ou seja, os caças de 4ª/4++ geração serão sempre bastante inferiores em Kill ratios, efetividade e capacidade de sobrevivência em todo o tipo de missão e tarefa, seja ela DCA/OCA, SEAD, CAS, etc…
A USAF tem uma frota muita envelhecida precisando de substituição urgente dessa maneira faz sentido adquirir o máximo possível de aeronaves eficazes novas, seja elas de 5a ou 4a geração, se elas podem levar armamentos modernos e operar em cenários atuais com bastante disponibilidade e em boas quantidades está feito.
A propaganda é a alma do negócio
O problema é que em se tratando de EUA na grande maioria das vezes eles submetem o produto para testes reais de modo a comprovar sua eficácia.
Que mísseis são aqueles presentes nas estações externas das asas? O corpo é igual ao do AIM-120, mas a cabeça de busca, ao invés de branca, é da mesma cor do corpo e é mais afilada. E também achei curioso que não aparecem as aletas em nenhum dos mísseis.
São CATM-120. É uma versão inerte do AIM-120 para treinamento.
Sei que pelo menos no F-15 é normal instalarem esses CATM-120 sem as aletas.
Obrigado!
Saudações a todos….por curiosidade , quando o Piloto sai em uma missão de combate ar-ar, é ele quem escole os tipos e quantidade de misseis ou isso é determinado pelo comandate da unidade?
O piloto executa a missão e participa do planejamento junto com o Esquadrão. Dentro do Esquadrão dele têm um Oficial de Operações, têm um Comandante de Esquadrão, e o esquadrão inteiro é subordinado há uma outra ala aérea maior. (Aviação de Caça da FAB, subordinada a III FAE). Tudo é bem pensado e planejado pelo esquadrão e pelos níveis acima.
Marcelo, só uma correção: a III FAE foi extinta em 2017, quando foi criado o COMPREP, qua absorveu as funções dela e também das I, II e V FAE.
Se for missão real vem determinado na OFrag (Ordem Fragmentária), ou ATO (Air Tasking Order). Se for treinamento em sede é determinado pelo Oficial de Operações. O comandante não desce a esse nível de preocupação. A III FAE foi extinta. Servi no Estado Maior dela em 2006.
As chances de um caça 4G escapar de um 5G variam muito de cenário para cenário mas acredito que as vantagens de um 4G seriam apostar na manobrabilidade para escapar de misseis lançados a distancias maiores pelos 5G, distancias acima da no scape zone, que tornam os misseis menos eficientes, principalmente misseis como o aim-120 que ficam sem motor no percurso final e próximo ao alvo. Mas como o 4G iria contra atacar? Não sou dono da verdade e nem grande conhecedor do assunto, respostas serão bem vindas, obrigado!!
No fim das contas, o F35, projetado para substituir F-16, F-15 e A-10, não substituiu nenhum deles. E agora existe uma versão evoluída do F-15 que faz o mesmo que ele se propôs a fazer quando projetado. Por um preço menor. E com um motor confiável. E que comprovadamente voa na chuva e não magoa a cervical do piloto ao decolar (e não causa bico de papagaio rsrsrs).
Ou seja, dias cada vez mais difíceis pro F-35, a aeronave com o maior marketing da história, mas que a realidade teima em desmentir.