IMAGENS: Versão biposto do caça sul-coreano KAI KF-21 Boramae

Recentemente, fotos inéditas da versão biplace do caça sul-coreano KAI KF-21 Boramae foram divulgadas, evidenciando detalhes interessantes do design e da engenharia por trás deste ambicioso projeto nacional.
Nas fotos, é possível apreciar a harmonia entre a aerodinâmica moderna e os elementos de furtividade incorporados ao KF-21, mesmo que esta versão, em sua configuração atual, esteja classificada como 4.5ª geração. A adição do segundo assento não apenas amplia a capacidade operacional da aeronave, mas também possibilita uma melhor preparação dos pilotos para as futuras missões de combate, com o apoio de drones.
Essas imagens mostram o progresso significativo do programa KF-21 Boramae, que vem se destacando como o primeiro caça desenvolvido e produzido integralmente na Coreia do Sul, projetado para substituir aeronaves antigas da Força Aérea da República da Coreia. Ao mesmo tempo, elas demonstram a aposta do país em inovação tecnológica, com planos de evoluir o projeto para uma versão de quinta geração no futuro.
Parabéns para a Coreia do Sul.
Um país que investe quase 3% do PIB em Defesa e a população tem ótimos serviços nas outras áreas.
e por aqui uma mixaria comparado com o PIB, o mundo todo aumentando os gastos militares e aqui cortando
A grama do vizinho sempre parece ser mais verde né: jornada semanal digna de escravidão, cada um é responsável por sua aposentadoria (não existe uma Previdência lá púbica lá), maior índice de suicídios juvenil do mundo, país notadamente corrupto, baixíssima taxa de natalidade, serviço militar estendido….. Mas sim, eles fizeram seu dever de casa e se industrializaram, enquanto certo país do futuro ficou pra trás, como sempre.
Nos suicídios não ficamos atrás.
Só aqui no meu rincao entre essa semana e a passada foram uns quatro.
A luz está pressionando…
Homicídios no Brasil é 23 a cada 100 mil habitantes.
La é 0,5 a cada 100 mil habitantes.
Colocando em números: cerca de 50 MIL homicídios por ano aqui e lá cerca de 250 por ano.
Brasileiro está preocupado com o BBB e não com o futuro.
Interessante é ler a história do país e ver o que fizeram no pós guerra para chegar onde estão, com certeza culturalmente o Brasil não estaria preparado para isso, nunca um político abriria mão de deixar uma parte da população de lado para investir em outra, visando o longo prazo.
Lembrando que aqui nunca tivemos um planejamento de estado, sempre foi de governo o que prejudica nosso desenvolvimento no longo prazo, sempre é pensando na próxima eleição somente e aqui digo que vale tanto para a direita, quanto esquerda… infelizmente é assim nossa cultura.
Perfeito seu comentário, brasileiro adora bajular politico que so serve para nos roubar.
Tivéssemos demorado ainda mais pra escolher o Fx-2 e esse avião poderia ter participado, e talvez sido escolhido.
Culpa do Nunão.
https://www.aereo.jor.br/2013/06/23/protesto-pro-f-x2-palavras-de-ordem-dilma-nao-embaca-escolhe-logo-o-caca-conquistam-o-interior-paulista/
Eu sabia.
Pelo que foi publicado a versão Block 1 só tinha funçao de superioridade para substituir os F4 Phantom, nao sei se essa versao biposto ja tem funcao ar-solo.
Talvez nao pro FX2, mas seria um programa interessante pra ter participado para um segundo caça além do Gripen E depois que a Indonésia deu pra trás. E usam a mesma turbina, o que penso que seria ótimo para logistica de manutenção da FAB.
Os sul-coreanos apresentaram o Boramae biposto. Muito bem! E nada do F-39F…haja paciência ..
Muito mais grave é o silencio completo de como será a substituição dos A-1, que deixam de voar no final desse ano.
O silêncio é porque ninguém sabe o que fazer e no final das contas é isso aí mesmo. 36 Gripens a conta gotas para substituir todos os F-5 e AMX
Se não paga, como tem caça? A culpa não é da Suécia
No hay plata
Há sim, gastos com ministérios que nada agregam a nação…
Tem dinheiro disperdiçado, mas os gastos de rolagem da divida so estao aumentando, qualquer dinheiro salvo dessas areas acabaria sendo usado no deficit publico. Se o atual presidente levar em 2026, melhor pedir logo o J10 pra China pela base de Alcantara, porque aí que a plata acaba de vez.
Congresso e suas emendas (leia-se, chantagem) custam 100x mais que os ministérios sem sentido.
Plata o plomo ?
há plata sobrando, só o Bolsa Família comeu 162 bi do orçamento, uma boa auditoria nesse programa já dava pra pagar esse primeiro lote brincando.
Mais Gripen, o problema é a falta de prioridade
Eu acho que será isso que já vemos hoje…a diminuição paulatina do número de células, seja dos A-1M, que param no final do ano, seja dos F-5M que estão diminuindo de forma planejada há alguns anos…esses dois modelos saem e ficamos com os 36 Gripen e ponto final. E 36 Gripen para sabe-se lá quando será alcançado esse quantitativo, e não será em 2027, como anunciado no último cronograma. Eu penso que antes de 2030 isso não acontecerá, e talvez nem lá! Em 2032…2035? Não duvido nada. Assim, dentro de uns 8 ou 10 anos alcançaremos os 36 Gripen. E… Read more »
Angus Não duvido seguir duas linhas. Primeiro e mais coerente, desativar as unidades. A segunda e muito mais difícil de ocorrer, seria trazer algumas poucas unidades de F-5 para conversão e manutenção das unidades até sua total desativação dessas células, visto que já tem que desativar as mais antigas e as demais tem que cobrir as que estão em manutenção nível parque (cerca de 1/3 da frota), Alerta, etc, ou seja, não deve ter célula disponível para mais isso… Ou quem sabe alguns A-29 para manter a proficiência em voo desses aviadores… Até lá, verificar o que pode ser feito… Read more »
F é só para o Brasil, como estamos pagando a conta gotas, a entrega é na mesma velocidade
Isso eu tô careca de saber … e é exatamente esse o motivo da crítica!!
Pois é, eles não entendem que quando criticamos a demora sabemos bem o motivo, aí ficam com esse papinho de “se não paga, não recebe”. A CULPA é do governo e dos militares que fizeram as leis cheias de privilégios imorais, beneficiando eles, fazendo o Brasil ter a maior marinha de terra, a força aérea sem caças supersônico suficientes, o exército sem brindado(MBT atual).
Militar não faz lei nenhuma, cara pálida. Vai estudar.
Realmente militares da ativa não fazem leis; mas fazem lobby junto aos ex-militares políticos para que nada mude, afinal do jeito que está, está confortável…
Hoje…
, carregado de drogas, caiu em Arraial do Caeté – PÁ
Um avião de pequeno porte peruano, vindo do Peru
Mas segundo consta, temos radares, aviões radares, super tucanos…
Não precisamos de novas pistas, nem de mais radares, nem de uma distribuição mais estratégica dos vetores.
Atenciosamente
Democracia pujante
Mantenha a educação. Faz sim, muitas leis foram feitas no regime militar, ou seja leis feitas para beneficiar os militares.
E imaginar q a Coreia do Sul, há 40 anos, era mais atrasado que o Brasil…
Segue o jogo!!!
Tecnologicamente acho que não eram não. Eles já tinham fábricas de chips, salvo engano. Possuíam fábricas de carros também. A diferença é que as empresas de lá não ficaram acomodadas e seguiram em frente.
Eles não seguiram a cartilha liberal, protegem e incentivam sua indústria
Seguir a cartilha liberal ou não, não tem absolutamente nada a ver com desproteger ou proteger sua indústria e academia.
Tem sim, seguindo a cartilha do “livre” mercado vai pender pra um lado que todos nós sabemos qual, até pq se tem algo que o mercado não é, é livre.
Quem cai nessa é porque é burr0, já que uma coisa não tem nada a ver com a outra, e precisam estudar mais. Políticas de Estado, mesmo Estados liberais econômicamente, podem muito bem adotar diversas medidas para incentivarem suas indústrias e pesquisa e desenvolvimento. Se não entendem a diferença entre um sistema ecônomico dinâmico com maior liberdade, e um monolítico, estilo URSS (extermo opostos) então fica difícil conversar sobre o assunto porque começa à ser uma discussão sobre fé ao invés de debate sobre proteção e incentivo industrial. Mas gente burr@ é assim mesmo, pegam o termo, acham que é… Read more »
Leandro, o que esses sujeitos querem é uma replicação da china por aqui. Não conseguem viver sem um malvado favorito, basta ver em quem esses sujeitos votaram e defendem.
Acrescente a isso uma cultura milenar de valorização do trabalho e do estudo
Valorização do trabalho?
cultura milenar de valorização do estudo? cara vc não conhece a história deles né? Até a segunda-guerra a CS foi curral da China e Japão, essa tradição de educação e trabalho foi toda construída no pós-guerra.
Aconselho a ler o livro da Isabella Lucy Bird.
O Brasil protegeu a industria durante o governo militar, faltou investir mais em educação. No fim a Coreia do Sul se desenvolveu tecnologicamente.
https://youtu.be/brOtbWIViWM
Creio que foi no final da década de 80 e início dos anos 90 que surgiu o termo “tigres asiáticos” e a Coreia do Sul era um deles. Em uma Veja daquele período, eles diziam que Brasil e Coreia eram predominante agrários até os anos 60. Se me lembro bem, disseram também que o país asiático investiu massivamente em educação. Ótimo. Mas, certamente houveram outras políticas de Estado para absorver os formados de nível superior. Também li, certa vez, não lembro onde, que os professores do ensino básico ganham muito parecido com os professores universitários. Em uma universidade pública, o… Read more »
Lá as família põem um pressão louca em cima das crianças, isso gera uma população muito preparada e disciplinada, mas tbm vem junto muitos problemas, como depressão, suicídio e afins…
O Brasil estragou a indústria no Gov Militar, fechou o mercado, criou um curral onde não havia quase inovação, tivessem ouvido um pouco mais o Roberto Campos e menos Delfim Neto, poderíamos ter tomado um rumo mais parecido com a CS.
Rapaz, a CS é um dos países mais abertos ao mundo economicamente, essa é a diferença daqui e de lá, na CS as empresas são obrigadas a concorrer com o mundo, não esse curral aqui não.
Não precisa ofender a Coreia do Sul também.
Ha 40 anos, ate a China era mais atrasada que o Brasil…
Mais pobre sim, mas já lançavam satélites e tinham armas nucleares.
Era mais pobre, mas há 40 anos, a China já fabricava seus proprios bombardeiros pesados e Migs21 sob licença. O Brasil chegou a aventar a compra de Mig21 chineses na década de 80, para forçar os EUA a venderem mais F-5 para repor nossas perdas. Deu certo em parte: os EUA nos venderam um lote de f-5 usados até o osso, tinha um que estava até empenado de tanta força G que havia experimentado. Mas o fato é que a China já há 40 anos era muito mais industrializada e capaz que o Brasil, o problema é que tinha que… Read more »
Para a Coreia do Sul o Boramae é excelente porque é um caça nacional, apesar de usar motor americano, ainda assim tem muita coisa produzida na Coreia do Sul.
Para nós eu não vejo vantagem nenhuma porque já escolhemos o Gripen E sueco. Entre um caça sueco com tot e produção no Brasil e um sul-coreano com tot e produção no Brasil, qual a diferença?
2 modelos? Só se fosse realmente 5G, ai sim traria uma capacidade superior.
Caso o block 2 entregue a capacidade de um verdadeiro 5G, ai o Brasil poderia considerar.
Esse é um diferencial interessante desse caça. Com a disponibilidade de um biposto, fica facilitada a transição de um turboélice de treinamento avançado para a primeira linha.
Desde a escolha do gripen surgiu várias opções interessantes, kf21, kaan, são caças com um mercado promissor. Já o gripen apenas para países periféricos. Demorar de 2015-2034 para receber 36-45 caças é vergonhoso, era melhor encerrar o programa e dizer que não temos condições de cumprir contratos. A Saab foi iludida com uma potencial compra de mais de 100 gripens por isso fizeram uma grande transferência de tecnologia, talvez hoje se arrependem. A Embraer saiu beneficiada, a FAB prejudicada.
Falando em transferência de tecnologia: há alguma tecnologia conhecida do Gripen, que poderia ser usada em aeronaves EMBRAR, tanto civis quanto militares?
A Embraer queria a tecnologia para a integração de sensores, ela não quis fabricar a fuselagem do gripen. Essa tecnologia ajudará ela nos seus aviões civis.
Uso de material composto.
Parabéns, não posso deixar de observar que o IRST desse caça foi muito em planejado, o do Gripen parece que foi colocado ali sem planejamento , quem já viu de perto sabe o que estou falando, parece que é um sensor que foi encaixado ali em cima da hora, tiveram que mudar até o ângulo do radome, isso não que dizer que não funcione ou funcione pior, só pensando alto.
Muito mais bonito que o KAAN
Por outro lado o Kaan é maior, mais potente e já vem com baias internas para armamentos, prometendo já ser 5G.
Entre um AESA feito na Coreia do Sul ou na Turquia, confio mais na eletrônica coreana.
O AESA do KF-21 é estimado em ter cerca de 1.000 módulos receptores/transmissores.
Já o AESA do Kaan é estimado ter cerca de 2.000 módulos e ambos usam GaN.
O coreano está sendo projetado com ajuda da Lockheed, pode ser excelente mas a chance dele custar 3 vezes mais que o previsto é bem grande kkkkkkk
O radar AESA é coreano. IRST e guerra eletrônica também. A Lockheed ajudou na estrutura e desenho “semi furtivo”do avião.
O custo do Boramae reportado é de 70 milhoes de dolares por cada unidade Block 1.
Sim e as estimativas indicam U$ 100 mi para o Kaan.
Em breve, veremos eles bem aqui perto, no Peru.
ainda duvido disso
Essa versão inicial do KF21 vai ser dificil de ser exportada pois so tem funcao ar-ar, a Block 2 será exportável? Mas o custo do KF21 parece ser menor que o Gripen E, mesmo com duas turbina F414.
Block II vai ser a capacidade de ataque ao solo.
Somente o Block III terá baias internas se for aprovado, o desenvolvimento do Block III não tem orçamento e não se sabe se vai sair do papel.
Acho mais provável o Peru receber uma versão evoluída do FA-50 Golden Eagle, que aliás tem mercado potencial na América Latina: Peru, Equador, Colômbia, México…
Os sul-coreanos só estão desenvolvendo equipamentos de 1ª categoria (No caso desse caça, com ajuda dos EUA).
Um avião com o nome de KAI me assusta.
O Brasil tem de onde tirar verba pra um caça desses, falta vontade de enfrentar os poderosos. Todos os paises do mundo taxam dividendos, menos o Brasil, até a Argentina do Milei Liberal taxa em 7%. Outra coisa, todos os paises taxam aviões particulares helicopteros e yates, menos o pais de bananas Brasil, ai fica difícil né, só no nosso.
De qualquer forma, antes deveriam receber os 36 Gripen e já negociar um segundo lote.
Mais impostos? Está de brincadeira. Nos EUA acho que pagam 50 dólares por ano de imposto para ter um carro.
Aqui o IPVA é 4% do valor do bem.
Aqui o que mais temos são impostos. O problema não é esse, nunca foi, é a corrupção generalizada e os asn.s que não têm competência nenhuma e são eleitos e colocados em cargos porque são “amigos”…
O governo Lula mandou pro Congresso, ano passado, uma proposta para taxar dividendos e rendimentos isentos de IR (aqueles que engordam vencimentos de juizes, promotores e demais altos funcionários públicos), cobrando um imposto adicional de quem ganhar igual ou mais que 600 mil por ano somados isentos e tributáveis, e até 10% de quem ganhar mais de 1 milhão por ano. Isso taxaria os dividendos.
Mas a grita dos privilegiados do serviço público foi grande e o projeto de lei está parado..,
Quem fez “engenharia olhonáutica” pra falar do RCS desse avião? É invisível como uma nave Klingon?
Acho incrível como país pequeno e com recursos extremamente escassos consegue ser uma potência global em inúmeros mercados e tecnologias.
Fico imaginando se nosso pobre país tivesse a cultura e a vontade que eles tem. Realmente seríamos uma potência mundial.
A Coreia do Sul tem algo que poucos países tem: massa crítica, gente altamente especializada, gente que pensa e desenvolve. Eles direcionaram seu sistema de ensino para as ciências, enquanto outros países por aí, batem recorde de formação de advogados e administradores que não tem mercado de trabalho.
Alguém que nunca deixa de surpreender é a Coréia Do Sul. Lembro anos atrás de uma ambiciosa proposta deles junto à MB para a instalação de estaleiros da Hyundai Heavy Industries no Brasil para a construção em série de meios de superficie. Na área de defesa, a Coréia Do Sul é o Brasil que deu certo.
Abs
Comentando só o desenho desse caça , gostei bastante desde que as primeiras fotos da versão monoplace apareceram; e agora que foram divulgas estas do bi posto não podia ser diferente, é um desenho moderno mais sóbrio sem coisas rebuscadas, tipo esse:
E é também curioso ver no video que o cara no assento traseiro fica tanto tempo com os braços erguidos que parece até um boneco…. (se fosse aqui no Brasil pareceria que ele esta reagindo a um assalto: _Mãos ao alto )