Aeronave da Delta capota em Toronto: investigação aponta condições adversas no pouso

Uma aeronave da Delta Air Lines, operada por sua subsidiária Endeavor Air, capotou ao pousar no Aeroporto Internacional Toronto Pearson ontem, causando pânico e acionando os protocolos de emergência. O incidente ocorreu durante condições climáticas adversas, com ventos fortes de até 40 mph – e temperatura de aproximadamente 18°F, enquanto o voo partia de Minneapolis.
Todos os 76 passageiros e os 4 tripulantes a bordo foram evacuados com segurança, embora pelo menos 18 pessoas tenham sofrido ferimentos não fatais. As equipes de emergência agiram rapidamente para garantir que nenhum passageiro permanecesse em risco, levando-os para áreas de atendimento médico imediato.
As autoridades canadenses, lideradas pela Transportation Safety Board (TSB) do Canadá, iniciaram uma investigação para determinar as causas exatas do acidente. Ainda não há informações conclusivas sobre se fatores técnicos ou as condições meteorológicas adversas foram determinantes para o capotamento do avião.
A aeronave envolvida é um Bombardier CRJ-900, com cerca de 16 anos de idade. Este tipo de jato regional é conhecido por sua durabilidade, podendo operar por duas ou três décadas quando submetido a uma manutenção rigorosa. No entanto, os desafios apresentados pelas condições extremas no momento do pouso podem ter contribuído para o ocorrido.
VÍDEO: O acidente com o Bombardier CRJ-900 da Delta
O incidente ocorre em um período marcado por uma série de acidentes de aviação em diferentes partes do mundo. Nos últimos meses, episódios trágicos, como o acidente ocorrido em dezembro em um aeroporto sul-coreano que ceifou a vida de 179 pessoas, e a colisão entre um helicóptero do Exército dos EUA e um jato regional da American Airlines em Washington, DC, com 67 vítimas fatais, reforçam a necessidade de revisões e melhorias nas práticas de segurança aérea.
O presidente da Transportation Safety Board do Canadá afirmou que as investigações preliminares estão focadas em fatores meteorológicos e na performance dos sistemas da aeronave. Autoridades internacionais acompanham o caso de perto, uma vez que ele pode revelar importantes lições para a indústria da aviação em todo o mundo.
Em meio a críticas e questionamentos sobre a segurança operacional em condições climáticas adversas, representantes da Delta Air Lines garantiram total cooperação com as investigações e reforçaram o compromisso com a segurança de seus voos. “Estamos comprometidos em descobrir as causas deste incidente e implementar todas as medidas necessárias para evitar que eventos semelhantes ocorram no futuro”, afirmou um porta-voz da companhia.
Enquanto a investigação segue, especialistas ressaltam a importância de um exame aprofundado dos sistemas e procedimentos utilizados durante o pouso em condições de vento forte e baixa temperatura. O caso, que pode servir como um alerta para operadores e órgãos reguladores, reforça a necessidade contínua de aprimoramento tecnológico e operacional na indústria aérea global.
“O incidente ocorre em um período marcado por uma série de acidentes de aviação em diferentes partes do mundo. Nos últimos meses, episódios trágicos, como o acidente ocorrido em dezembro em um aeroporto sul-coreano que ceifou a vida de 179 pessoas, e a colisão entre um helicóptero do Exército dos EUA e um jato regional da American Airlines em Washington, DC, com 67 vítimas fatais (…)”
E isso pra não falar na quantidade de aviões de pequeno porte que caíram pelo Brasil nesse mesmo período.
O que diabos está acontecendo?
Fim do mundo, mas calma! É só o princípio das dores
Cara eu lembrei do filme ” Presságio ” Varios acidentes aereos comessarão a acontecer ao redor do mundo, igual ta agora, não vou dar spoilers, mais alguem sabe se o sol ta de boa ????????
Nada . Aviões sempre caíram e continuarão a cair . Foi assim desde o início da aviação . O fato de aviões de pequeno porte caírem aqui no Brasil e simplesmente falta de fiscalização da Anac eles gostam muito de encrespar com as linhas aéreas qualquer coisa querem multar , mas o trabalho de fiscalizar a aviação pequena eles não fazem .
Você deve ser especialista, conte mais do que sabe.
Sorte demais não ter mortes neste acidente.
Tenho a impressão que tocou muito forte na pista.
Me parece pelo vídeo que foi uma falha estrutural do trem de pouso.
Aeronaves são certificadas para aguentar esses pousos com razão vertical maior que o normal.
Todavia, nas condições ideais e novo de fábrica. Anos e anos de uso potencialmente reduzem a durabilidade destes componentes.
Ele fez um pouso “naval”, do jeito que veio tocou na pista. Só quem aguenta isso é aeronave naval.
Inclusive teve um incidente com um ERJ-145 da Rio-Sul (matrícula PT-SPE) que num pouso desse “estilo”, quebrou a estrutura da cauda inteira.
Curitiba. Aproximação não estabilizada. Tocou forte na pista.
Inclusive fica a pergunta para o Coronel Nery, sobre qual é o “sink rate” que o ERJ-145 aguenta antes do colapso de trem de pouso e/ou estrutura.
Eu não lembro. Meu último vôo de 145 foi no dia 16/01/2009.
Tocou muito forte o trem de pouso colapsou e derrapou…. pode ser…. De qualquer forma muita sorte (ainda bem) de todos a bordo.
Piloto criado na Marinha!!! Fly Navy!!!
Não entendo nada, única coisa que me parece diferente é que normalmente as aeronaves pousam com o nariz levantado, esse parece que pousou de chapa e kikou na pista.
Os últimos meses tem sido tristes pra aviação. Felizmente nesse episódio todos ficaram bem na medida do possível.
Rapaz…
A qualidade da estrutura dos aviões melhorou muito e graças a isso não tivemos mortes, o avião ficou de cabeça para baixo, mas não quebrou a estrutura, os bancos e os cintos ficaram no lugar evitando maiores danos aos passageiros e tripulantes, décadas atrás o avião teria ficado achatado e com vários mortos.
Acho que foi num acidente da Varig que as cadeiras se soltaram e muitos morreram esmagados.
Isso . Foi o 737-200 que caiu na Amazônia por erro do comandante .