1º GTT realiza pouso em pista curta com visão noturna no KC-390 pela primeira vez

Essa tecnologia amplia a versatilidade do KC-390 Millennium
O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – realizou, na quarta-feira (12/02), o primeiro pouso em pista curta da aeronave KC-390 Millennium utilizando óculos de visão noturna (NVG – do inglês Night Vision Goggles) e empregando sensor eletro-óptico/infravermelho (EO/IR). A operação ocorreu durante a 1ª fase do Exercício Técnico Coruja Verde na Base Aérea de Anápolis.
Os NVGs, capazes de amplificar a luminosidade ambiente em até 50 mil vezes, garantem operações seguras em condições de baixa iluminação. Já os sensores EO/IR garantem visibilidade sem iluminação a longas distâncias. Essa tecnologia amplia a versatilidade do KC-390 Millennium para missões noturnas, incluindo infiltração, exfiltração, ressuprimento e reabastecimento em voo.
Segundo o Comandante do 1° GTT, Major Aviador Daniel Elias Souza, a missão teve como objetivo aumentar o escopo de atuação da aeronave no ambiente noturno. “O pouso em pistas curtas, com a utilização desses equipamentos, representa um aprimoramento doutrinário considerável e um aumento na possibilidade de emprego do KC-390 em cenários complexos com baixa visibilidade, além de proporcionar uma visualização antecipada do cenário”, pontuou o oficial.
O treinamento foi conduzido com a aeronave de matrícula 2858, priorizando o pouso de assalto em pista curta, uma manobra que demanda alta precisão e habilidade dos pilotos. Essa conquista marca um avanço operacional significativo para a FAB, reforçando sua prontidão para atuar em cenários complexos, dia e noite.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Perguntas:
1) Durante a cooperação, só um dos pilotos usa o óculos ou ambos?
2) como é a interação entre ambiente externo e as informações no painel de instrumentos?
3) Existe um óculos desses para uso em.simulador?
Os dois utilizam. A iluminação do painel é compatível com o NVG. Sim, é utilizado no simulador. O mesmo NVG.
É isso !!
Ampliar e aperfeiçoar cada vez mais as capacidades das tripulações e fazer uso máximo das potencialidades dessa excelente aeronave.
Parabéns a FAB.
O KC-390 já não tem um sistema de visão noturna que é mostrado nos HUDs? Imagino que o uso de óculos seja para enxergar o perímetro ao redor da aeronave?
Olá Clésio, ele tem o EVS. mas em nada tem a ver com o NVG que é puramente militar.
Ah um desse lá em casa…
Por falar em kc-390 o fab-2860 fez o seu primeiro voo de teste na fábrica da embraer em gavião peixoto.
Vai ser o único entregue para a FAB em 2025. Será que vai ser recebido ainda no primeiro semestre? O 2859 foi entregue em setembro de 2024.
Se o dinheiro cair na conta da Embraer, pode ser entregue na próxima semana rs. Esse provavelmente será o primeiro C-390 entregue esse ano, com os demais sendo para Portugal, Hungria e Áustria.
Com certeza. Tudo depende de dinheiro. O acordado na última revisão contratual é que será entregue 1 KC-390 por ano para a FAB, até a encomenda se completar. Assim, somente em 2036 a FAB terá recebido a totalidade dos seus 19 KC-390…ou 2035, se considerarmos o 2852, que foi entregue e na sequência repassado para a Embraer utilizá-lo como protótipo.
Aí meu amigo, já deverão estar pensando em MLU.
Pois é …
Boa pergunta mas acho que vai ser entregue logo no primeiro semestre do ano pois já realizou seu voo de provas.
Excelente notícia, mais um marco importante alcançado!
Sou um admirador da aviação, da Embraer e em especial do KC390.
Acompanho diariamente as noticias aqui do site,
Me permitam uma pergunta off topic.
Qual é a situação atual dos FAB2853 e 2856?
Já tem muito tempo que ambos não aparecem flightradar24.com
Agradeço antecipadamente a atenção
Pelo que sei o Fab2856 está na embraer para sua atualização foc provavelmente venha a ser entregue a fab ainda este ano já o fab-2853 está no hangar do esquadrão gordo no galeão sem os seus motores e sabe-se lá Deus quando volta a voar denovo.
O curioso é que o 2856 estava na linha de montagem da Embraer e atrás do 2860. Curioso porque furou a fila e entrou de novo. Quanto o 2853 eu não consigo entender como é feita a manutenção da FAB – no tocante a contratos / logística. Assim como o 2854, o 53 também teve a parte dianteira danificada por granizos. O 54 ficou um tempão para ser restaurado. O 53 também, mas ai descobriram que os motores também sofreram danos pelo mesmo motivo. A duvida : Não há um contrato com a Embraer? assim como a IAE? ou quando… Read more »