Rheinmetall fornecerá simuladores de voo do C-390 para a Força Aérea Real dos Países Baixos

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A Embraer contratou a Rheinmetall para fornecer simuladores de voo do C-390 para a Força Aérea Real dos Países Baixos. O grupo tecnológico, sediado em Düsseldorf, Alemanha, fornecerá um Simulador de Voo e Missão Completo (Full Flight and Mission Simulator – FFMS) e um Treinador de Estação de Manuseio de Carga (Cargo Handling Station Trainer – CHST). A produção dos simuladores modernos começará imediatamente, com entrega prevista para o final de 2026. O valor do pedido está na faixa de dezenas de milhões de euros e foi registrado no primeiro trimestre de 2025.

Os simuladores C-390 da Rheinmetall são usados para treinar tripulações de aeronaves e equipes de solo para operar a aeronave de transporte Embraer C-390. O Simulador de Voo e Missão Completo (FFMS) atende ao padrão de nível D e cumpre todas as normas internacionais de qualificação. Ele permite que as tripulações sejam treinadas em condições normais e de emergência, que operações militares sejam praticadas e que mais de 350 falhas possam ser simuladas. Além disso, é de fácil manutenção e oferece um alto nível de conforto ao usuário. O modelo holandês será o primeiro a utilizar um novo gerador de imagens.

O Treinador de Estação de Manuseio de Carga (CHST) permite o treinamento abrangente dos procedimentos de manuseio de carga para tripulações de voo, mestres de carga e outros usuários. Ele utiliza a mais recente tecnologia de exibição visual para fornecer uma visão do interior do compartimento de carga e uma visão externa de toda a aeronave.

Para a Rheinmetall, o FFMS encomendado como parte do programa C-390 representa o terceiro grande pedido mundial e o segundo na Europa. Antes das forças armadas holandesas, a própria Embraer e a Força Aérea Portuguesa já haviam adquirido um FFMS.

A moderna aeronave de transporte Embraer C-390 realizou seu primeiro voo em 3 de fevereiro de 2015 e já está em operação ou sendo introduzida no Brasil, Portugal, Hungria, Áustria, Países Baixos, República Tcheca e Coreia do Sul. Diante do número crescente de clientes do C-390 na Europa, a Embraer e a Rheinmetall estão considerando estabelecer um centro de treinamento do C-390 na Europa para fornecer um suporte de treinamento ainda melhor aos clientes atuais e futuros. Atualmente, existe um centro de treinamento da Embraer para o C-390 no estado de São Paulo, Brasil, equipado com um FFMS e um CHST, onde tripulações do Brasil, Portugal e Hungria realizam seus treinamentos.

Sobre a Rheinmetall

O grupo tecnológico Rheinmetall, com sede em Düsseldorf, é um dos principais contratantes de defesa internacionais, além de ser um impulsionador da inovação tecnológica e industrial em mercados civis. Em 2023, seus mais de 30.000 funcionários em todo o mundo geraram um faturamento de aproximadamente €7,2 bilhões.

Sobre a Embraer

A Embraer é uma empresa global do setor aeroespacial, com sede no Brasil. A empresa fabrica aeronaves para os mercados de transporte de passageiros, aviação executiva, defesa e segurança e agricultura. Além disso, oferece serviços e suporte pós-venda por meio de sua rede global de empresas próprias e agentes autorizados.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9.000 aeronaves. Em média, uma aeronave fabricada pela Embraer decola a cada 10 segundos, transportando pelo menos um passageiro por assento, somando mais de 150 milhões de passageiros por ano.

A Embraer é a principal fabricante de aeronaves comerciais com até 150 assentos e a maior exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém operações industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças nas Américas, África, Ásia e Europa. A sede da Embraer na região Ásia-Pacífico está localizada em Singapura, enquanto sua sede na China está em Pequim.

FONTE: Rheinmetall

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Underground

O simulador que tem aqui no Brasil, é da Embraer ou da FAB?

MMerlin

Embraer. O equipamento é da mesma fabricante.

Rommelqe

Seria, talvez, o caso de fazer um up-grade nos simuladores FFMS instalados no BRASIL e em PORTUGAL, principalmente considerando o atendimento a clientes não necessariamente vinculados à OTAN? Acredito que essa versão, objeto do post atual, dê maior ênfase a cenários não só climáticos europeus/austriacos, (regiões mais frias e maiores altitudes), mas também certas condições militares mais densas (maior numero de aviões envolvidos, principalmente em termos de reabastecimento de caças).