Trump propõe venda de caças F-35 à Índia para fortalecer laços de defesa

Caças F-35 e Su-57 no Aero India 2025
Em coletiva de imprensa na Casa Branca, o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou planos para aumentar significativamente as vendas de equipamentos militares para a Índia, abrindo caminho para, futuramente, o fornecimento dos avançados caças furtivos F-35. Segundo Trump, essa iniciativa poderá movimentar “muitos bilhões de dólares” em novas negociações de defesa, marcando uma tentativa dos Estados Unidos de ampliar sua influência estratégica na região.
Durante a coletiva conjunta com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, Trump destacou que o acordo inclui também a intensificação das importações indianas de petróleo e gás dos EUA, medida que ajudaria a reduzir o déficit comercial bilateral. A proposta do F-35 foi apresentada como parte de um pacote maior de cooperação, reforçando o compromisso dos dois países em manter a paz e a segurança no Indo-Pacífico.
A oferta dos caças F-35, porém, enfrenta desafios significativos. Autoridades indianas, como o secretário de Relações Exteriores Vikram Misri, já apontaram que o processo de aquisição de tecnologia militar avançada está em estágio preliminar, sobretudo considerando os profundos laços de defesa da Índia com a Rússia e a já consolidada compra do sistema de defesa S-400 em 2018. Esses fatores podem complicar ou retardar a concretização de uma eventual negociação para os F-35.
Além da questão dos caças, o anúncio reflete uma estratégia mais ampla dos EUA para diversificar suas parcerias de defesa e reduzir a dependência de clientes tradicionais. A medida, que também visa contrabalançar a influência russa na região, reforça os esforços para estreitar os laços com países estratégicos como Índia, Austrália e Japão, formando um eixo de segurança robusto no Indo-Pacífico.
Especialistas ressaltam que, embora o anúncio represente um sinal positivo de aproximação entre Washington e Nova Déli, as negociações de vendas de equipamentos militares de alta tecnologia costumam ser longas e complexas, envolvendo múltiplos trâmites governamentais e aprovações internacionais. Mesmo assim, o movimento é visto como um passo importante na modernização das Forças Armadas indianas, que já investiram mais de US$ 20 bilhões em produtos de defesa dos EUA desde 2008, com expectativas de gastos que podem ultrapassar US$ 200 bilhões na próxima década.
O argumento para não vender o F-35 a Turquia foi o S-400, não?
Agora cabe a Índia decidir entre um pós-venda quase inexistente (Su-57) e outro que você tem que pedir permissão até pra trocar o óleo do motor (F-35).
Ao menos vão poder aprender algo para a sua indústria, acredito que este seja o foco.
Sério que tem que ter permissão até para trocar o óleo do motor no F-35?
Hipérbole
Contém um pouco de ironia. Eu quis dizer que os EUA controlam bastante o que você pode fazer o não com o que eles vendem para uso militar.
Bastante é modéstia sua, eles vendem o avião e decidem para você quando, como, e onde o seu avião voa, com quem ele voa e que armas você pode usar, e contra quem ele pode voar. Por isso os Emirados Árabes Unidos ficaram furiosos com os americanos e comprar um penca de Rafale.
Exatamente.
E o pior é comprar por FMS (na prática hardware para exercícios e desfile).
E tem telemetria que vai direto para os EUA; mas claro, é quem nem Windows (para “resolver problemas”).
Os caças dos EUA tem sistemas de monitoramento a revelia do operador.
Estão não peças que não podem ser violadas porque “perdem a garantia”.
Isso foi revelado por um piloto paquistanês citando um acidente com um F-16 turco (que descobriram esse “gift” numa peça no cenário do acidente).
Isso é público e foi publicado em português.
Depende.
Vai “desequilibrar o equilíbrio de forças da região”?
Se sim, precisa de permissão até para trocar o óleo.
Se não, precisa tbm. Mas ai a nota do departamento de estado vai dizer que a troca de óleo “não afeta o equilíbrio de forças da região”.
A Índia nem compraria se tivessem todas essas chatices para poder operar. Fora que eles compram através de parcerias ainda, então os americanos teriam de pelo menos permitir a entrada da Índia no programa para que alguma tecnologia embarcada do país, tivesse. Tipo o que Israel fez, adaptando os seus F-35 com tecnologias próprias. E está certo a Índia. Não duvido que hoje os indianos tenham capacidade de projetar algo próprio de pelo menos geração 4 ou 4.5. Ter alguma autonomia industrial, e não apenas ficar fingindo que investe enquanto, no máximo, suas empresas ficam levantando barracões para montar produtos… Read more »
A Índia ainda tem um longo caminho pela frente, para igualar as capacidades chinesas de desenvolvimento tecnológico, a julgar pelo programa Tejas…
Não só o ‘óleo do motor, mas também o constante rastreio de cada uma das aeronaves. Os USA vão saber até o se o piloto espirrou no capacete. Não sei se isso é uma boa
OFFTOPIC. Não li nada por aqui sobre o E/A-18G Growler que caiu no mar nessa semana
Índia opera 2 centenas de Su30MKI, além de MIG29 e por décadas MIG21. E ainda adquiriu S400, sub Akula e T90..
Creio que essa fama de “pós venda inexistente”, em particular com indianos, deve ser melhor analisada.
Com a Índia não tem essa de “pós-venda ruim” porque eles tem autonomia de produção. Mesmo com a Argélia os russos cumprem os contratos. Acontece que há prioridades para eles, especialmente para quem paga bem.
Para mim esse negócio de pós venda ruim e papo de Forças Armadas latinas para ficar no colo do tio Sam.
Não sei como é a manutenção e o pós-venda nos outros países, mas aqui, o suporte e o treinamento dado pelos russos foi bem problemático. Dos 12 Mi-35 recebidos, vieram 3 sob- lotes distintos, de 4 aeronaves cada. Entre cada um desses sub-lotes, haviam diferenças pontuais entre as aeronaves, onde os canopis de uma aeronave não serviam em outras, haviam siferenças de pequenas peças elétricas e eletrônicas entre um sub-lote e outros, as ferramentas para manutenção eram em uma escala de medida diferente das usadas em outras aeronaves da FAB, e outras coisas mais. Um dia, em Porto Velho, quando… Read more »
Isso aconteceu porquê esses helicópteros não foram comprados da Rússia, num contrato assinado governo a governo, e nem a fábrica está envolvida nessa compra, não tinha contrato de pós venda
Eles compraram esses helicópteros de uma empresa privada de um terceiro país, com as peças e munições que eles tinham.
Depois e que forem ver a manutenção e apareceu o quê você disse, cada helicóptero, tinha uma diferença entre eles, com peças diferentes.
Já passamos por isso com os leopard 1 be que compramos da Bélgica.
Nunca ouvi falar sobre isso. De onde obteve essa informação?
“Isso aconteceu porquê esses helicópteros não foram comprados da Rússia, num contrato assinado governo a governo, e nem a fábrica está envolvida nessa compra…”
Ué, mas a compra desses helicópteros foi feita, conforme a justificativa oficial do governo brasileiro da época, para equilibrar um pouco a balança comercial entre Brasil e rússia, então bastante favorável ao nosso país.
Exatamente
Foi acordo governo a governo. Não há 3 ator.
Não adianta inventar essa história agora…
Desde o primeiro momento que a FAB foi entubada com esse camelo, houve todo contato possível e intercâmbios com a fabricante.
O problema foi que era péssimo o suporte.
Muita coisa além do relatado acima.
Manuais explicavam os procedimentos de segurança de forma diferente do q era o certo.
Entrega de peças diferentes do q foi pedido.
Ao ouvir o relato do pessoal q trabalha com o Sabre, me impressionei muito.
“Compra” 60 SU30 SM2, 180 T90, e 8 submarinos Kilo, e vê se eles vão falhar no suporte. Acontece que os países ocidentais conseguem ser melhores no pós venda porque possuem cadeias produtivas entrelaçadas entre vários fornecedores, ou porque um único país vende e fabrica muito, caso dos EUA. Além disso há a desconfiança inerente a países em que não se sabe se amanhã vão eleger um Bolsonaro, ou um Lula. Os russos e chineses ficam reticentes. Nós somos muito 8 ou 80, e isso nos atrapalha.
Para quem não lembra esses helicópteros não foram comprados direto da Russia e sim de um intermediário Paquiatanes, por isso ficamos na mão sem conseguir peças, alem do que nenhuma de nossas forças queriam o tal helicóptero
Então, o discurso de equilibrar a balança comercial entre rússia e Brasil, que era a justificativa para a compra dos Mo-35, foi uma falácia? Mais uma daquele governo?
Verdade, o peru, Colômbia, Bolívia e Venezuela quando pagava em dia, sempre operaram material Russo e muito bem, na África ninguém parou de operar material Russo!
Só o Brasil tem problemas?
Pois é. Só a FAB teve esse problema. Ninguém deixou de operar o Mi-35M fora o Brasil, pelo contrário, outros países encomendaram e receberam.
E a mesma história do Mirage 2000.
Esquilo com .50 deve estar ótimo.
Ou melhor ainda: Cobra com 40 anos recauchutado, via FMS.
Acredito nisso também. Vide os helicópteros sabre da Rússia que foram precocemente aposentados. Não acreditei nos argumentos. Aquilo foi ingerência externa, principalmente porque o presidente da república da época era muito subserviente ao EUA. Bastou só um pedido
As fontes sempre são ocidentais.
Mas quando os EUA deixa aeronaves no chão não vem ao caso. Sempre tem um “explicação aceitável”.
Nós fomos inúmeras vezes vetados e embargados pelos EUA. Mesmo assim insistem nessa fonte.
Disse tudo…
Teoricamente falando, motores a jato não necessitam troca do óleo, apenas a manutenção do nível deste em um reservatório. Os rolamentos do eixo são lubrificados por ele.
Não . Dependendo do tempo de TBO ou se alguma particula metálica for encontrada nos ” chip detectors ” e necessário sim a troca de todo o óleo do reservatório . Ao menos e assim na aviação civil acredito que na militar siga o mesmo princípio .
Limalha no óleo não é uma coisa comum. Se ocorrer, alguma parte metálica (rolamento) está quebrada.
Exatamente Coronel.
Essa oferta já era certa depois da 2a aparição do F35 no show aereo indiano. Como vc disse, agora ta nas maos dos indianos repassarem o S400 para algum outro país (Armenia?) e comprar um caça stealth que possa fazer frente aos avanços da FA chinesa ou seguir com caças de 4a geração . Parece que a escolha logica seria se livrar do sistema anti aereo russo e depois comprar sistemas anti aereo americano ou israelense. Mas o anuncio nesse tipo de visita nao quer dizer muita coisa. O Trump quer mais uma vez oferecer o F35 pros Emirados Arabes… Read more »
Repassar os S-400, os 200 su-30, os buk, os pantser, navio, submarino e etc.
E esqueçam a pressão dos americanos para acabar com o BRICS, ameaçando com tarifas que iram prejudicar a economia Indiana.
Duvido.
Sim, mas com uma ressalva importante que se aplica à Turquia e não à Índia.
Como a Turquia faz parte da OTAN seu sistema de defesa está integrado (ou pelo menos deve ser integrável) ao da aliança, que também se integra ao F-35. O temor da OTAN é que o S-400 tenha backdoors que prejudique o sistema de toda a aliança.
A Índia não faz parte de nenhuma aliança com os EUA e seu sistema de defesa área não está integrado e não haveria o risco sistêmico.
Bem, se a manutenção depender dos russos, qualquer informação que o sistema S400 indiano “aprenda” seria facilmente obtida. Os americanos estão tentando ao maximo estender a capacidade stealth do F35, no momento que perder o aviao nao seria muito superior a caças nao stealth. Tanto que F35 da FA Israelense frequentemente voavam com defletores nas asas para mascarar o RCS visto a presença de baterias S400 na Siria.
Aliança com os EUA há o QUAD. Mas os sistemas não são integrados. E não tem o mesmo nível de compromissos que a OTAN.
Não creioque esta oferta se concretize pois há também de o F-35 ser inspecionado pelos russos ja que eles tem uma longa cooperação militar com os Indianos. se os russos descobritr os segredos do F-35 será mais facil fazer uma contra d medida para combater o caça.
Não, o medo era o S-400 captar dados do S-400.
A índia tem uma parceria ampla de décadas com a Rússia e e um país muito corrupto, acha que levaria quantos meses para os Russos saberem tudo sobre o F-35?
Agora é so a Índia comprar 36 Su-57 e 36 F-35 que o problema está resolvido !!!
Provavelmente vão querer comprar os dois, muito me surpreende a liberação de F-35 para operar ao lado de material russo. Como diz o ditado morro e não vejo tudo.
Como pós venda quase inexistente, a índia opera armas russas a décadas incluindo produção local com transferência de tecnologia.
E a proposta russa e de fabricação do su-57 em território indiano.
A Turquia é da OTAN (quem manda e desmanda é os EUA).
A Índia continua e não deixará de ser cliente da Rússia.
Fatos, ponto.
A Índia é cliente da Russia, EUA, Europa e Israel para material militar. Uma salada de frutas. A questão no fim pros indianos não é falta de dinheiro, mas se querem continuar com sua “independência “ geopolítica. Se esse for o caso, o negócio do F35 provavelmente não irá pra frente.
A Índia convive com o Pós venda russo há mais de 30 anos…!!
Mas não é essa lua de mel toda não, o que não faltam são notícias sobre dificuldades de manutenção com Su-30 e olha que eles conseguiram arrancar muita transferência de tecnologia dos russo, pq quando escolheram o Sukhoi a Rússia estava no fundo do poço, viram no negócio uma salvação
Relaxa, depois do show que os F-35 fizeram no Ira agora as defesas do Ocidente estão preocupadas com o S-999 que ficará pronto em 2058.
A India sendo o fiel da balança.
A Índia já tem uma indústria aeronáutica capaz de fazer o básico:
Fuselagens para helicópteros Apache
Montagem de Dassault Falcon 2000
CASA 235
TEJAS
Talvez essa seja uma grande oportunidade para o pais aprender um pouco mais e dar um passo a frente na fabricação de aeronaves
Nao sabemos nada sobre os termos dessa possivel venda. Os unicos países que nao eram membros do programa desde o começo dos anos 2000 que produzem partes sao o Japao e dentro em breve a Alemanha. Talvez seja venda de prateleira e assim como os sul coreanos, recebam assistência pro seu caça de 5a domestico, mas sem participação direta na produção de partes do F35.
Quando vc para a ser operador de uma aeronave tipo o F35 ou SU57 automaticamente a indústria local passa a aprender e se beneficiar da tecnologia em questão.
Claro se não fizer parte da produção o aprendizado é menor, mas mesmo assim é uma boa oportunidade.
Como é ? A ínidia produz sob lincença o Su-30 e fabricou diversos aviões como o Marut de projeto próprio e o Mig-21 sob licenca entre outros . Ela tem expertise em fabricar aviões.
O grande F-35. Fui co-piloto por alguns anos no F5E Tiger II, infelizmente problemas de saúde me fizeram parar.
Tem alguma coisa errada aí… Co-piloto de um caça monoplace?
É mesmo… Não pode ser, não tem lógica isso.
Co piloto de ace combat
É falso esse ¨bilete¨. Mais um maluco que aparece por aqui vez ou outra. As hemorróidas fizeram ele parar.
Eu fui copiloto na Enterprise. Mas o capitão James T. Kirk me dispensou porque eu enjoava quando entrava na velocidade dobra. Vomitei muito na ponte em cima da Uhura…
Então tu era o spock, pois era o posto do lado dela na constelation
Não! Spock é bem mais inteligente do que eu. Spock é o imediato. Eu era só copiloto.
Xará… Constituion Class
Constellation era a Stargazer.
Eu lembro de vc lá, F5 causava hemorroida e seu apelido era o caga sangue.
Vc ta melhor?
Pode ter sido o Canadair CF-5, na versão CF-5D Two-seat training version for the Canadian Forces.
Bem, há algumas incongruências no seu comentário. A FAB teve o F-5B e tem o F-5FM como modelos biposto do F-5. O modelo E é monoposto. Portanto, ser co-piloto deveria ser no B ou no F, mas a FAB opera essas aeronaves para treinamento de conversão ao modelo monoposto e também em missões operacionais. Nessas últimas, não há a necessidade de um co-piloto, pois não há sistemas exclusivos no assento traseiro da aeronave. O piloto que voa no assento traseiro é como aluno, na conversão operacional, ou então esporadicamente para voos de translado ou de reconversão ao modelo. O F-5… Read more »
Eu fui co-piloto de P47 na WWII mas como morri, voltei para ser co-piloto agora no Nauru 1000C…
É cada tarja preta que aparece…rs
Kkkkkkk
Com a operação deste moderno vetor, a India iria atingir outro patamar.
Off. Li uma notícia no site brasileiro tecmundo sobre a China ter desenvolvido um sistema capaz de detectar o F-35 há 1800 km de distância. A fonte utilizada pelo site é chinesa. Se é verdade eu não sei, mas pode ser um problema para os operadores no futuro.
Título da notícia “China cria sistema capaz de detectar caças F-35 dos EUA a quase 2.000 km de distância”…
Deve ser um telescópio.
Hilário… Apenas repassei uma notícia… Se a notícia não agrada aos torcedores aí o festival de deslikes aparece. Parecem crianças. E reclamam das gerações novas.
Foi uma brincadeira, sinto se não entendeu.
Existem notícias e notícias. Essa que você colocou, carece de mais fontes e de confirmação. Até lá, é apenas mais uma informação sem comprovação.
Ou, então, entrar em um projeto europeu de 5a (6a?) geração e, enquanto aguarda (põe aguarda nisso) comprar quantidades bastante generosas de, por exemplo, Rafale e Gripen. Estes dois últimos poderiam “segurar as pontas” por duas décadas. Além de investir pesadamente em AAA.
Eles não podem segurar as pontas. A China já tem um vetor de 5° geração operacional e o Paquistão terá o deles em breve. É uma grande desvantagem ter armas “inferiores” comparando com os principais rivais geopolíticos.
Isso é um fato.
Índia precisa resolver esta questão com uma certa urgência. F35 ou Su-57 o fato é que seu vizinho esta com protótipos de 6ª geração, o que pode criar uma distância tecnológica de 1,5 geração. A Índia então deixaria de ter (como tinha até poucos anos atrás) paridade tecnológica e desvantagem numérica para ter desvantagem numérica e tecnológica.
Protótipos de 6º geração. O que seria isso? Qual a diferença da 6º para a 5º? kkkkkkk ainda sequer se existe uma consolidação da 5º geração fora dos EUA e começam esse papo de 6º geração. *** E um adendo ao comentário inicial. Só existe consolidação de 5º geração nos EUA, tendo, como parâmetro, o F22. Pq o F35, apesar das milhares de unidades já contratadas, ainda é um caça passando por percalços de desenvolvimento. O Su 57 idem, em um estágio bem menos avançado. E o J20, pouco se sabe. Mas, comparando com o F35. De um lado altíssimo… Read more »
E o J20, pouco se sabe. Mas, comparando com o F35. De um lado altíssimo investimento de vários países com economias sólidas. Do outro, investimento concentrado apenas do tesouro chinês. De um lado mais de 1000 entregas. Do outro, 300. Não é loucura ou desdenho, apesar da falta de informações, presumir que o caça chinês não esteja em estágio mais avançado que o F35. Esse é argumento que não faz nenhum sentido lógico. Você atribui o fato do F-35 ser apoiado por vários economias desenvolvidas, apesar de enfrentar um percalço de desenvolvimento, ser ainda uma aeronave em estágio mais consolidado… Read more »
“Deixa eu te apresentar a realidade”. 1- Começando por aqui. Não é pq você tem uma crença, que ela é a realidade. 2- A citação de custeio por vários países representa um fato. O investimento no F35 foi e é massivo. Quanto os chineses investiram no F35? 3- “ah, tem vários artigos”. Artigo tem pra defender qualquer coisa. Qual o nível de controle que pode fazer sobre o que um artigo afirma? No caso do F35, o controle pode ser e é feito pelos vários parceiros do programa, que estão utilizando o caça e apontando os problemas a serem solucionados.… Read more »
1- Começando por aqui. Não é pq você tem uma crença, que ela é a realidade. Está longe de ser uma crença. São fatos. 2- A citação de custeio por vários países representa um fato. O investimento no F35 foi e é massivo. Quanto os chineses investiram no F35? Por qual motivo os chineses investiriam no F-35? Que argumento hediondo é esse? O que isso tem implicação com o fato do caça chinês ter sido desenvolvido? 3- “ah, tem vários artigos”. Artigo tem pra defender qualquer coisa. Qual o nível de controle que pode fazer sobre o que um artigo… Read more »
Tu sabe de algum problema nos J-20 já entregues?
Eu como indiano não embarcaria nessa, nem com Rússia nem com EUA.
Procuraria uma outra forma de aliança para esse 5G ai.
Turquia, Coreia do Sul, Japão ou mesmo Europa.
Paquistão está pra receber caças chineses de quinta geração. Não dá pra esperar, se quiser manter a soberania nacional e a superioridade aérea.
Nos sites indianos de defesa, ligou o sinal vermelho em Dezembro depois dos voos dos prototipos de 6a chineses em Dezembro. Acho que o momento pro F35 e fortalecimento da cooperação indiana dentro do “Quad” junto com
EUA, Japao e Australia parece ser favorável.
Os EUA vão repassar tecnologia e permitir a fabricação na índia?
Os russos oferecem isso aos indianos, fabricação de SU-57 com transferência de tecnologia!
Acho que todas as opções citadas demorariam muito. As perspectivas para a India são as seguintes: 1) China já possui + de 300 J-20 2) Em 2 anos a China terá + de 500 J-20 3) Em 2030 a China poderá ter 1.000 caças 5G 4) Em 2 anos o Paquistão terá 40 J-35 5) Em 2030 o Paquistão poderá ter cerca de 100 J-35 6) o AMCA (caça 5G indiano) deve entrar em serviço somente em 2035, caso não atrase Levando em conta essas possibilidades, não acho que faça sentido nenhum outro caça de 5a geração a não ser… Read more »
Por isso a Rússia ofereceu fabricação local com transferência de tecnologia, para aumentar a produção de caças.
Periga condicionar a venda dos F-35 à compra do C-130J para matar qualquer chance do KC-390…
Eu acho que essa do F35 não vai rolar. Pode ser outro avião ou sistema de armas.
Os indianos investiram tempo, dinheiro, e horas de engenharia, para ter autonomia. E os EUA não vão transferir tecnologia do F35.
Veremos se estou certo, vamos ver se a India é tão “barata” assim para o Trump.
Duvido que os EUA forneçam o F-35 para a India.
Vamos lembrar que eles embargaram o F-35 para a Turkya justamente por causa da compra dos S-400.
Imagine entao se eles venderiam o supra-sumo da tecnologia militar deles para India, que alem de ser compradora usual de material militar russo, e ainda tbm é um membro importante do BRICS.
BRICS nao é aliança militar. A Índia é membro do “Quad” com Australia Japao e EUA, esse sim um grupo estritamente focado em segurança no indo-pacifico e que hoje se contrapoe a força da China. Essa oferta pro F35 já era esperada faz anos pois os americanos vem cortejando a Índia há anos. Os indianos também tem boas relações com Israel, enviar o S400 pra Armenia por patriots americanos ou pelo Arrow israelense seriam factíveis. Outro membro do grupo dos BRICS que vem comprando material militar americano é a recém admitida Indonésia que vai operar a versão mais nova do… Read more »
A Índia não vai abandonar armamento russo por F-35, a estratégia deles de não dependência é clara, os EUA não gostam de trasferir tecnologia e eles sabem.
E eles já estão desenvolvendo o AMCA de 5° geração.
Os sul coreanos pela aquisicao do F35 receberam 14 tecnologias da Lockheed para o KF21, tudo depende do que os EUA oferecerem, se acelerar o desenvolvimento do seu vetor de 5a geracao isso poderia aumentar as chances da venda do F35 mesmo sem repasse de tecnologia do F35.
EUA apoiando um possível concorrente, sei…
Duvido a armênia ter grana para comprar todos os S-400 da índia, sem falar nos mais de 200 caças SU-30, e nos demais sistemas de defesa de origem russa da índia.
Sem falar que os indianos só iriam repassar os S-400 e os SU-30 quando já tiverem algo já funcionando no lugar, pois não podem ficar sem defesa contra o Paquistão!
Mesmo com um RCS claramente maior do que o do F35A e com uma suite de sensores de geração anterior, seria interessante cogitar o quão inferior seria o Su57E na função de supremacia aérea. Carrega uma quantidade superior de mísseis e tem uma performance superior. Considerando o custo benefício, as repercussões geopolíticas e a necessidade de fazer frente à India, qual caça faz mais sentido? Não me parece uma escolha simples.
Digo.. fazer frente à China
O caça que faz mais sentido para eles disparadamente é o F-35, quanto a isso não há a menor discussão. Acontece que a Índia provavelmente ira querer uma parceria local e isso os EUA claramente não estarão dispostos a ceder facilmente, eles claramente dificultariam essa parceria porque sabem que os indianos estão desesperados para obter um caça de 5° geração e não existe melhor caça dessa geração que não seja o F-35. O problema é que a Índia pode se ver inferior tecnologicamente até mesmo a PAF, o F-35 mudaria essa balança equilibrando o cenário estratégico na região. Por isso,… Read more »
Ai vai depender do que a Índia iria querer como parceria local. O F-35, para os parceiros iniciais, teve uma engenharia financeira projetada para reduzir o impacto na balança comercial dos países envolvidos. O País “A” compraria 80 caças, mas produziria peças para mais de 1000 caças e no aspecto financeiro, isso reduziria muito o impacto do custo do F35 na balança comercial dos países. Acho que se a questão for integrar a Índia na cadeia de fornecedores, não haveria problemas, mas para isso fazer sentido, seria necessário um pedido volumoso. Mas produzir localmente está fora de cogitação, justamente porque… Read more »
Em tempos de América primeiro, os EUA só vão vender de prateleira com manutenção nos EUA, feita por pessoal americano!
O que a India quer é o código fonte para integrar armamentos indianos e sistemas de comunicação. O mesmo que foi concedido à Israel. Acho que isso deve ser o máximo que os EUA pensam em ceder e a India deve saber disso. Aliás o F-35 é caro e a India tem o AMCA. Então acho que seria uma compra não muito grande, apenas para segurar as pontas até 2035 quando o AMCA deverá estar pronto. Já a Rússia ofertou tot e produção local do Su-57E + ajuda no AMCA. Acho que essa oferta russa tem força para levar o… Read more »
O máximo que os EUA irão ceder é literalmente a exportação do caça com diversas amarras contratuais. Israel é o maior aliado dos EUA fora da OTAN. Simplesmente não há nenhuma comparação com a Índia aqui, além disso, a cadeia de fornecedores do F-35 são aliados via OTAN. É melhor comprar um F-35 e ter acesso ao hardware e software mais recentes do melhor caça de 5ª geração disponível. É um multiplicador de força e outras nuances em relação às suas capacidades podem ser discutidas em detalhes. Além disso, para a Índia não enfrentar ainda mais custos incorridos dentro de… Read more »
Israel é um aliado maior, mas o interesse na Índia atualmente é maior do que em qualquer outro país. Os EUA encergam a India como um parceiro necessário para “frear” a China no futuro. A India tem um orçamento militar 3x maior que Israel e potencial para muito mais. Vender para a India pode ser muito mais lucrativo que vender para Israel. Então mesmo não sendo um grande aliado, os EUA podem considerar as exigências indianas para conseguir a aproximação. Sobre 2 caças 5G na Índia, pode sim ser dificil de ocorrer, mas não impossível. A Índia teria a ganhar… Read more »
Chutaram a Turquia do programa F-35 por causa da compra de sistemas S-400 e agora querem vender o mesmo caça para a Índia que é cheia de equipamentos russos, incluindo os S-400?
Mas o S-400 indiano não está nem estará integrado à rede da OTAN como é o caso do S-400 turco.
Ainda sim seria um risco pois o S400 iria aprender detalhes do caça como o RCS. Basta o S400 precisar de manutenção dos russos pra informação ser repassada pra Moscou (apesar que a essa altura já devem saber com as baterias S400 na Siria acompanhando os voos do Adir Israelenses). O mais provável é que antes do 1o F35 indiano ser entregue pro fim da decada ou começo da proxima, as baterias S400 seriam repassadas para um outro país que opera material russo. Os indianos tem relações proximas aos Armenios por exemplo. E como os Indianos também tem boas relações… Read more »
Integração nunca foi o problema, o problema sempre foi os Russos terem acesso as capacidades reais do F-35!
Que no caso deles operando na índia só não será maior do que os F-35 pousando numa base da Rússia para desmonte.
Existem vários fatores que eles levam em consideração para a liberação ou não do F-35. Os EUA colocam na balança os prós e os contras e decidem. O S-400 Turco é só mais um deles e o que foi usado como justificativa pública. A Turquia segue sua própria agenda que as veze conflitam com os interesses dos EUA como a posição anti-israel, a pretensão de se tornar o líder do mundo muçulmano que vai contra os interesses de diversos aliados como os sauditas, egípcios e jordanianos. O ataque sistemático aos aliados curdos e o financiamento do Estado Islâmico via compra… Read more »
Realpolitik.
É totalmente diferente. Sendo membro da OTAN e comprando equipamentos russos poderia incentivar outros países a fazerem o mesmo ou a adquirir dos chineses, etc.
Então tinham a obrigação de punir a Turquia para não abrir um precedente.
Já a India não faz parte da Otan, e é tradicional compradora de equipamentos russos e os EUA en enxergam a India como um contrapeso à China. Caso não ofereçam o F-35 a chance da India comprar Su-57 fica muito maior.
O maior interessado é a Índia. A China opera o J-20 e o Paquistão encomendou o J-31.
A defasagem tecnológica da IAF é gritante.
Para a gente só ofereceram os F18 trambolho, F16, para india os 5g
O projeto FX2 solicitava TOT, codigo fonte aberto para futura integração de armamentos nacionais, maior autonomia, etc.
Os americanos ofereceram o F-35 mas em um acordo diferente, sem aceitar as exigências de TOT.
eles sabem que nós não temos bala na agulha…Mal conseguimos pagar os Gripen,quem dirá comprar F-35 e seu custo de manutenção.
Melhor ficar com o Gripen mesmo, aeronave sem frescura que ao menos pode levar poeira e chuva, além de não ter problemas com raios..
os F-35A Lightning não podiam voar a menos de 25 milhas (40 km) de uma tempestade ou outra atividade elétrica atmosférica.
não sei como está hoje.
Vixi…isso aí já é interferência nas negociações da Embraer e Índia sobre o KC
provavlemente a India vai ter os dois modelos kkk ( claro, se os EUA venderem mesmo a India operando su-57, não é impossível, mas é improvável)
“Todo mundo” disputando o interesse da Índia. É, sabemos que um certo chefe de Estado vai falar fino com o povo do Vale do Rio Indo, mesmo sendo uma “ameaça” do BRICS+…
Vê lá o que ce tá fazendo tio Trump!
A Índia opera S400 também! E SU 35…
A India necessita urgente de uma dupla HI-LO.
O GRIPEN E, HI portanto, poderia contar com um parceiro bem low….pelo menos visibly low. rsrsrsrsr
Como o Sr. Trump fala manso com o PM indiano…Parece que a Índia nem integra o tal brics, tão ameaçado por ele.
O pragmatismo da Índia ajuda.
Mas, evidentemente, o mais de 1,5 bi de mercado consumidor também entram na equação. Além das rusgas históricas com a China.
Se não temos os 1,5 bi, apesar de termos um mercado consumidor bastante relevante, entendo que também deveríamos investir no caminho do pragmatismo.
Deixar de enxergar o mundo como bonitinhos e feinhos.
Aliás, deveríamos enxergar apenas os nossos 215 milhões como bonitinhos. O restante, como iguais, em conformidade com nossos interesses.
É o que penso. Política externa sem ideologia, pragmática, independente, buscando favorecer o desenvolvimento do país.
Visão dos Americanos sobre a oferta do Trump e uma possível aquisição do F35 ao invés do Su57 por parte da Índia.
https://militarywatchmagazine.com/article/trump-pledges-export-f35-stealth-fighters-india-derail-su57
O Trump tambem ofereceu aos EAU em 2020 e a negociacao morreu em 2022. Ainda vai muito chao nessa negociacao,
A China vai ficar cercada de F-35, India, Japão, Coreia do Sul, Australia…
E a USA tambem vai estacionar F35 nas Filipinas. E Cingapura vai ter 20 controlando o estreito de Malaca. So nao deve ter em Taiwan.
Sim, com esse tarifaço dele vai conseguir muitos contratos internacionais…
Vai tarifar serviço de telemarketing tb? Tão roubando jobs dos estadunidenses?
heheheheheheheh
Dias atrás, quando comentei que havia possibilidade de a India operar Su-57 e F-35, um colega forista comentou ser impossível os EUA vender à India o F-35, porque ela opera o sistema S-400. Olha aí, meu caro.
Conhecendo a índia é bem capaz que comprem o f-35, depois de dois meses comprem o Su-57 tb. E vida que segue …
Ótima noticia. A Índia é a segunda frente da China
o Império America do Trump entrando em paranóia e desespero ?