FOTOS: ‘Elephant walk’ de F-22 Raptors da Força Aérea dos EUA

Mais de um oitavo da frota total de F-22 Raptors da Força Aérea dos EUA alinhou-se na pista da Base Conjunta Langley-Eustis, Virgínia, em 31 de janeiro, quando a 1ª Ala de Caça (1st Fighter Wing) demonstrou sua capacidade de mobilizar rapidamente seu poder aéreo. O exercício, conhecido como elephant walk, contou com 24 F-22s e seis treinadores T-38 Talon, igualando o recorde do maior elephant walk da história do F-22.
Segundo a 1ª Ala de Caça, a demonstração enfatizou sua prontidão para responder rapidamente em cenários de alta intensidade. Dados de 2023 indicam que a Força Aérea possui 185 F-22s, e com uma taxa de capacidade operacional de 52%, cerca de 100 estão prontos para missões a qualquer momento. Isso significa que o exercício mobilizou aproximadamente 13% da frota.
Esse tipo de demonstração exige um grande esforço das equipes de manutenção para preparar a maioria das aeronaves de uma unidade. A 1ª Ala de Caça inclui os esquadrões 94º e 27º, que operam o F-22, e o 71º Esquadrão de Treinamento, que usa os T-38s como aeronaves de apoio para treinamento de combate. Desde 2021, a base de Langley também abriga a unidade de treinamento do F-22, após a destruição da Base Aérea de Tyndall pelo furacão Michael.
Atualmente, cerca de 148 Raptors estão sendo modernizados com tanques furtivos de combustível para maior alcance, sensores infravermelhos para detectar aeronaves furtivas, melhorias em comunicação e navegação, além de novos sistemas de guerra eletrônica. O F-22 também deve operar com aeronaves autônomas (Collaborative Combat Aircraft), que carregariam mísseis extras, e um novo míssil de longo alcance, o AIM-260, está em desenvolvimento para ampliar seu poder de fogo.
Embora a Força Aérea tenha planejado aposentar o F-22 por volta de 2030 devido ao avanço tecnológico dos adversários, a pausa no programa do caça de próxima geração (Next-Generation Air Dominance) pode prolongar sua operação até os anos 2030. A Força Aérea quer retirar 32 F-22s usados apenas para treinamento e redirecionar esses recursos para modernizar a frota restante, mas o Congresso tem bloqueado essa proposta há anos.
Foi no primeiro governo de Obama que anunciaram o cancelamento da produção do F-22, com a justificativa de que ele era caro demais e “o F-35 poderia cumprir a missão”.
Mas naquela época o prometido pelo f35 parecia realmente ser um bom negócio. Hoje parecem projetos complementares, porém o f22 envelhece bem sem uma capacidade de passar por atualizações tecnologicas e a cada ano que a produção fica mais distante parece mais difícil colocar engenheiros debruçados para atualizar uma centena de aeronaves .
A USAF solicitou a Congresso a baixa do Block 20 por serem obsoletos, sequer servem para treinamento, e de modernização proibitiva; ou seja, não parece que “envelheceram bem”.
Capacidade operacional de 52% é muito pouco, na China e na Rússia é 100%. (Contém ironia!!!!)
Kkkkkkkkk Conta agora a do papagaio!
A China é o único país que não apenas atendeu aos seus requisitos de modernização, mas provavelmente os excedeu. É por isso que eles ainda estão pressionando por taxas mais altas de produção de J-20, mesmo sem o WS-15. A taxa de capacidade operacional do J-20 é bem superior a 52% por vários motivos, um deles e provavelmente o principal é porque 90% das aeronaves foram produzidas nos últimos 5 anos.
Claro! Segundo o PCC
Não!!! Basta usar a lógica.
Você é chinês?
Rapaz, você não me esquece mesmo. Tá apaixonado por mim? Já te falei no FT, sou hetero. Tô afim de tu não.
Bela conversa mole pra disfarçar. Se tu usa esse argumento é porque talvez tu é que não tenha muita certeza da tua sexualidade…então, sai fora. Mas, tu usa desses artifício para não responder o que eu perguntei. Tu é chinês? Tu só escreve para enaltecer a china. Se tu é brasileiro, é algo a ser analisado por um psiquiatra.
Fonte ministério saúde Hamas em gaza
A China já ultrapassou a capacidade de produção (largamente) e de desenvolvimento tecnológico dos EUA; o número de patentes e novidades atestam indelevelmente.
Difícil de admitir na esfera de influência da propaganda dos EUA.
Ainda vejo como o caça com visual mais bonito entre os caças atuais.
E saindo do tópico da matéria.
Um EA-18G Growler caiu essa semana, os 2 pilotos foram resgatados.
Aposentar em 2030? Zero chance… Ngad está na prancheta ainda, aparentemente.
concorrentes demoraram quase 30 anos para chegar perto.
E ainda fica a dúvida SE realmente chegaram perto.
Talvez um dos maiores erros do governo americano: Não exportar o F-22 para aliados (Eg. Japão, UK e Israel) e fechar a linha de produção. Um F-22C, com tecnologia embarcada do F-35 e do B-21 seria imbatível pelos próximos 30 anos.
Erro para alguns, acerto para outros…
Digamos que o F22 tem coisas que nem o F35 tem, e é por isso que não exportaram.
Quanto a tecnologia embarcada, uma frota tão importante deve receber atualizações constantes.
discordo. creio que o F35 e antes dele Typhoon, rafale, super hornet conseguem disputar com os seus virtuais oponentes com sobra.
e na real, em especial a Europa nem fez o dever de casa comprando armas convencionais e mais baratas o que dizer os caças mais modernos de toda a história da aviação.
Number one em quesito beleza
Esse caça é lindo.
Acho que vou tirar a poeira do meu CD do F-22 Lightning 3 e brincar um pouco aqui. Alguém sabe como rodar esse jogo no Windows 10 e configurar com um Joystick Metal Strike 3D?
Tenta compatibility mode. Eu acho que vou tentar fazer isso com o EAW e o USNF ’97. Deve rolar
Agora sobre o joystick… bem… ainda dá tempo de aprender à escrever driver
Quando eu jogava esse jogo era no teclado mesmo. Mas aí ficar olhando pro joystick e não usar é triste né?
Uma vez eu tentei instalar esse jogo no Windows 10. Ele rodou, mas ficou muito rápido, Se você conseguisse decolar sem varar a pista, travava o AIM-120 no Mig e quando ia disparar ele já tava no visual.
É muito poder reunido , caraca, são alguns bilhões de dólares na foto.
Além dos 24 alinhados na pista, tem mais 2 na linha de voo.
Só nessa foto ai tem metade do orçamento militar do Brasil
Imagina quanta pensão que não dá pra pagar vendendo esses aviões aí hein?
País grande é outro nível…
E tem republiqueta bananeira que demora 20 anos para escolher…
Bom, deixa pra lá…
Creio (se eu estiver errado alguém corrija, por favor) que a 1a Ala de Caça foi a que abateu o primeiro avião inimigo na Segunda Guerra, e também na Guerra do Golfo. Antes do F-22 operava F-15.
Acho que a redação cometeu um pequeno equivoco, pela foto parecem ser 6 Mig-28 no final da fila e não o T-38.
Essa imagem ai cala todo mundo.
Os verdadeiros senhores dos céus desde os anos 90.
Supremacia não se discute.
Igual futebol.
Tem Messi, Cruyff, Cristiano Ronaldo, Euzébio, Platini, Maradona, Zidane, Ronaldinho e a penca toda.
Más Pelé é Pelé..
O Pelé dos ares ai.
Indiscutivelmente o senhor dos ares.
Discutível. Muita gente coloca o Messi como o maior da história, além de ser o melhor.
Com esse comentário, tu confirmou que não é brasileiro. Messi maior que Pelé? Kkkkkkk. Messi não é melhor nem maior do que Maradona, muito menos, portanto, que Pelé. Ora, cidadão…volta pra tua torcida chinesa.