FAB realiza tiro de detenção contra aeronave que transportava drogas

Ação foi realizada nessa terça-feira (11/02), em parceria com a Polícia Federal, no âmbito da Operação Ostium
A Força Aérea Brasileira (FAB) informa que, na manhã de terça-feira (11/02), atuou para interceptar uma aeronave que entrou clandestinamente no espaço aéreo brasileiro, oriunda da Venezuela.
A ação ocorreu sob coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE).
A interceptação integra a Operação Ostium, que tem como objetivo sufocar atividades criminosas na fronteira brasileira.
A ação foi realizada em conjunto com a Polícia Federal e seguiu todos os protocolos das Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), conforme previsto no Decreto nº 5.144, de 16 de julho de 2004.
Seguindo a legislação vigente, foram aplicadas as medidas de averiguação, que visam a determinar ou a confirmar a identidade de uma aeronave, ou, ainda, a vigiar o seu comportamento.
Na sequência, foram executadas as medidas de intervenção, que consistem na determinação à aeronave interceptada para que modifique a rota, com o objetivo de forçar o pouso em aeródromo determinado.
Sem resposta positiva por parte da aeronave interceptada, foi necessário executar as medidas de persuasão. Neste estágio, são efetuados tiros de aviso, de maneira que possam ser observados pelos traficantes que se encontravam na aeronave interceptada, com o objetivo de persuadi-los a obedecer às ordens transmitidas.
Não atendendo aos procedimentos coercitivos descritos no Decreto nº 5.144, a aeronave foi classificada como hostil e, dessa forma, submetida ao Tiro de Detenção (TDE), que consiste no disparo de tiros, com a finalidade de impedir a continuidade do voo.
Essa medida é utilizada como último recurso, após a aeronave interceptada descumprir todos os procedimentos estabelecidos e forçar a continuidade do voo ilícito.
Com a execução do Tiro de Detenção , o avião interceptado, classificado como hostil, veio a colidir com o solo.
Nesta quarta-feira (12/02), um helicóptero H-60 Black Hawk, pertencente ao Sétimo Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (7º/8º GAV – Esquadrão Hárpia), foi acionado para verificação da área de queda do avião, a fim de realizar a identificação positiva do ilícito.
Com participação de agentes da PF na ação, foram identificados dois traficantes sem vida e confirmada, ainda, a presença de drogas no interior da aeronave.
A FAB ressalta que se mantém sempre pronta e sempre presente em todas as operações realizadas, cumprindo sua missão institucional de manter a soberania do espaço aéreo, com vistas à defesa da pátria.
DIVULGAÇÃO: Força Aérea Brasileira
Derrubado por um Super Tucano? Ou por uma helicóptero?
O vídeo me parece gravado logo após a queda, e sem duvida não foi gravado a partir de um avião.
Pelo A29. O helicóptero vai depois levando agentes da PF. Na maioria da vezes o avião pousa em uma pista ou qualquer lugar que seja possível. algumas vezes são presos, noutras conseguem fugir abandonando o avião e as drogas.
Enquanto os Sabre ainda estavam ativos eles eram usados algumas vezes em interceptaçoes porque tinham velocidade suficiente compatível com alguns destes aviões pequenos, sempre achei que seriam os vetores perfeitos pra isso porque tinham a capacidade de levar alguns soldados a bordo que poderiam impedir a tripulação de fugir, mas nunca li uma notícia de que eles foram usados assim, sempre foi como se fosse um super tucano, o Sabre fazia a intervenção, o avião pousava e a tripulação fugia antes da polícia chegar. Não sei se não levavam os soldados por causa do peso extra que diminuiria a velocidade… Read more »
Por lei. Avião no solo é problema da polícia.
Escreva direito
Desequilibrium…
Imaginei que fosse algo assim, ainda assim acredito que era um desperdício, se não queriam mexer na lei por causa dos problemas que isto poderia causar talvez pudesse acontecer uma maior colaboração entre a PF e a FAB, um grupo da PF ficaria na base aérea e em caso de interceptação iria como passageiros no Sabre, claro não sou especialista e se nunca fizeram é porque não funcionaria, talvez acreditassem que seria perigoso demais para apenas uns 8 policiais fazerem a abordagem, mas é a impressão que eu sempre tive.
Amigo, essas misões SEMPRE foram, e são, coordenadas com a PF com antecedência.
Se chamam Equipes MCS (Medidas de Controle de Solo), nessas ocasiões tb são ativadas equipes MCS (basicamente um GC) dos Grupos de Segurança e Defesa das Bases Aéreas, alem das equipes MCS da propria PF, que quase sempre realizam a abordagem da aeronave suspeita em solo.
Na grande maioria das vezes, pousam, incendeiam o avião e fogem pela mata.
Devem ser bolivarianos tentando invadir o Brasil. Ora, esses comunistas.
Essas abordagens dos super tucanos, seriam possíveis de noite também?
Sim, com certeza! O controle de solo ou de um E-99 vetora o A-29 até o alvo. O A-29 realiza a abordagem, inclusive com identificação visual do alvo, pois possui um farol localizado no lado direito do nariz, usado exatamente para isso. E o A-29B também pode levar torreta FLIR, que pode ser usada na identificação e acompanhamento do alvo.
Perseguir um avião a noite, voando baixo rente às copas das árvores, deve ser bem complicado mesmo para pilotos treinados.
Usam NVG pra isso.
Sim, também tem o NVG.
Sim, usando óculos de visão noturna e FLIR
Excelente! Tem que derrubar todos esses aviões de criminosos!
Não podemos esquecer que dentro dessas aeronaves tem seres humanos com mães, filhos etc… eles foram vítimas de um sistema capitalista destruidor de lares. Deveriam ser presos e orientados a sair dessa vida mundana, promover a reinserção na sociedade dar-lhes um emprego em empresas aéreas regulares.
Eles tiveram todas as oportunidades de serem presos e de se entregarem à justiça. Mas resolveram pagar para ver e agora estão mortos. Sinceramente é interessante pensar que esse cara, que você diz que tem esposa, filhos, etc., não pensa na família dos outros ao transportar essa porcaria visando apenas a grana que podem ganhar nessa empreitada. E sinceramente, já foram tarde.
E não. Não é o sistema capitalista que leva as pessoas ao crime. Existia crime e ganância na URSS também. Lembre-se disso. Pare de politizar a natureza humana.
Exato, Leandro! E o cidadão ainda sugere que dessem emprego para esses criminosos em companhias aéreas! Esses pilotos ganham muito mais nesses voos do que qualquer piloto de companhia aérea! Onde, em que universo paralelo esse cidadão vive?
Código Penal Militar (Decreto-Lei nº 1.001/1969)
Constituição Federal: A defesa da soberania nacional é dever das Forças Armadas.
Convenções Internacionais: O direito de defesa em caso de invasão é amparado pelo artigo 51 da Carta da ONU, que reconhece a legítima defesa individual ou coletiva.
Tá. Mas o que isso tem a ver com o meu post?
Tu tá brincando, né? Eu me nego a acreditar que tu escreveu isso seriamente.
tem uma galerinha aí que não entende ironia. Óbvio q não é serio
Que alívio! É que tem muitos aqui que pensam como você escreveu. Que bom que era ironia.
Infelizmente, no Mundo em que vivemos hoje, sandices como aquela não são óbviamente brincadeira.
E infelizmente isso fala muito dos tempos em que vivemos. É um tanto deprimente.
Ah, tá bem…que bom!
Achei que estava falando sério…,


A culpa não é sua, amigo. É que o mundo está tão louco que muitos jovens abilolados saem da universidade pensando exata e seriamente isso que você escreveu brincando.
“Deveriam ser presos e orientados a sair dessa vida mundana, promover a reinserção na sociedade” Vai lá falar isso para os traficantes. Quem sabe eles não se entregam. Mas fale firme e seja bem persuasivo.
Eu li isso tudo mesmo?
kkk isso que esta faltando pilotos na aviação comercial…
Tem que ser zueira!
Fala que era zueira, pfv!
Ele falou que é.
Esses FABianos malvadinhos…..
esse fez o L com força
A matéria diz que o avião veio da Venezuela mas não falou nada deles terem virado capitalistas recentemente. Será que esqueceram?
Leva eles para a sua casa…kkkkkk
Fanfarrão!!!!
“… Não podemos esquecer que dentro dessas aeronaves tem seres humanos … “
“… eles foram vítimas de um sistema capitalista destruidor de lares … “
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Falou o cara que participa de um site de notícias, disponibilizado pela internet, através de um computador. Tudo criado dentro do “sistema capitalista”.
Vai ver se em Cuba ou Venezuela você vai ter essa opotunidade.
E não esqueça de levar papel higiênico. Nesses países, é artigo de luxo.
Sim ótimo trabalho sa FA, criminoso aqui não, já temos bastantes
Vão apostar quanto que vão querer punir os militares por terem abatido e matarem os “coitados” dos traficantes. Maduro vai reclamar com o painho que está atrapalhando os negócios
Leia o texto novamente.
Entendo que se não fosse abatido o piloto seria acusado de prevaricação.
Existe um protocolo que começa com o A29 indicando a frequência de contato, depois sobe para os disparos de alerta e em último caso, após autorização da autoridade (era o presidente que a delegou para o comandante da FAB) é feito o disparo de abate. Eu não sei se o piloto precisa responder a um processo por homicídio, como acontece com um PM ou qualquer pessoa que age em legítima defesa. De qualquer modo, suponho que será instalado um IPM porque o militar atuou em função. Alguém da FAB poderia esclarecer… ou talvez escrever para a FAB via lei de… Read more »
Muito provavelmente esse artigo que fala no texto deve ter ressalvas aos pilotos e comandantes de operações aéreas afinal é um crime trans fronteiriço onde o mal de uns poucos afetam milhares em terras brasileiras
Olá Kleber.. pelo que sei, qualquer pessoa que comete um homicídio, seja doloso, culposo, autodefesa ou na defesa de um terceiro, inclusive sendo policial, precisará responder um processo… claro que uma pessoa se defendendo ou defendendo a vida de uma terceira pessoa será inocentado do crime, mas o processe existe. No caso dos pilotos da FAB, suponho (não sei mesmo) que eles responderão um IPM.. no qual será apresentado as provas que o militar seguiu o protocolo e que o abate foi autorizado por uma autoridade., isso é parte importante do protocolo.. o piloto não toma a decisão do abate.… Read more »
O A29 vai receber aquela marca na fuselagem de abate ?
Ola Cleiton.
Não sei.. seria algo de mal gosto.
Por que? É um abate de uma aeronave hostil. Não vai ser pintada nenhuma marca na fuselagem, mas deveria. E é mau, não mal.
Creio que não, por não ser um combate aéreo ( guerra) não teram pintadas suas vitórias
Houve tiros …então sim foi um combate aéreo . Deveriam pintar como abate. Tem umas dos EUA com pintura de abates de drones.
Agora o Maduro vem com força total.
Ferramos um dos negócios que alimentam o governo dele…rsrsrs.
Vai justificar a invasão do Brasil.
Oremos para que esses militares não sejam perseguidos pela turminha de sempre.
Se bem que estão acuados.
Temporariamente.
Seu Musk pode liberar algumas informações não muito confortáveis lá da casa branca…
Algum tempo atrás, um site gringo deu a notícia que um avião de pequeno porte desses viajou clandestinamente por diversos países europeus, sem que nenhuma força aérea local o importunasse. Quando disseram que se fosse na América do Sul ele teria sido interceptado e, caso desobedecesse, seria abatido, um gringo achou graça, duvidando que seria assim.
Taí a prova de que por essas bandas, o buraco é mais embaixo.
Não respondo pela América do Sul. Pela FAB sim, pelos outros países não… Dias atrás mal radar a argentina, por exemplo, tinha pra detectar esses voos na região sul do país
Ainda não tem.
Aliás, caro CLÉSIO, muito recentemente os venezuelanos se vangloriaram ao abater um avião clandestino brasileiro em território desse vizinho. Tenho a impressão que os pilotos bolivarianos até receberam medalhas por isso…
Aqui no Brasil os pilotos clandestinos estão apenas querendo tomar uma cervejinha, comer uma picanhazinha, são uns coitados.
Que manchete estranha gente. Esse arrodeio é para não dizer que a FAB abateu um avião registrado na Venezuela…estamos mesmo com medo do Maduro
Sempre acho uma pena quando chega nessa situação de abate, que sirva de lição para os próximos interceptados e que os pilotos que cumpriram a ordem tenham o devido acompanhamento psicológico.
Não entendi. Ele foram comemorar na sala de estar dos oficiais, com muita cerveja e whisky. Não são woke.
Piloto que precisar de ‘acompanhamento psicológico’ por fazer o seu trabalho não pode ser piloto da FAB…
Precisa sim… todo mundo precisa.
Acompanhamento de um psicólogo é importante para atletas olímpicos, para policiais militares, para professores, para pilotos de carreira, militares, médicos, enfermeiros de UTI… inclusive militares envolvidos em ações reais
Acompanhamento psicológico deixou de ser coisa de gente doente há décadas
Exato. “Acompanhamento psicológico” porque um caçador derrubou um aviãodo tráfico… Esse povo está muito sem noção.
Totalmente sem noção. O mundo está virando cabeça pra baixo. Se um piloto de combate precisar acompanhamento psicológico porque abateu alguém, está na profissão errada. Vá para um seminário. Mais um governo democrata nos EUA e a USAF estaria adotando esse protocolo.
Rinaldo.. o mundo estava de cabeça para baixo antes.
Tem gente que torce o tornozelo e precisa de um ortopedista. Tem gente que quebra um dente e precisa de dentista. Tem que que envelhece e precisa de um oculista. Tem gente que precisa de um oncologista.
Psicólogo é a mesma coisa. Se bastasse treinamento, todo mundo voltava se transtorno pós-traumatico de um combate. Alguns precisam de ajuda, outros não.. cabe ao psicólogo avaliar.
Vê-se que você não sabe nada sobre a formação de um piloto de caça. Principalmente sobre a parte “psicológica “. By the way, meu filho está no último ano de Psicologia na PUC-Campinas. Melhor aluno da sala.
Parabéns ao seu filho. A PUC-Campinas é uma excelente instituição. Voltando… a questão nada tem a ver com a formação profissional. Existia um tempo, quando os bichos falavam, que psicólogos eram um recurso apenas para quem estava doente… felizmente os bichos não falam mais. O exemplo dos atletas olímpicos é sempre bom… há algumas semanas vi uma entrevista da psicóloga da Rebeca, medalhista. Até a Biles tem uma psicóloga na equipe. Já fui banca de seleção de bolsistas para o exterior e na equipe tinha uma psicóloga. Recentemente, discutimos algo sobre suicídio, lembra? A taxa mortes por suicídio nas forças… Read more »
Ter um psicólogo disponível para os militares (e as Forças tem) é uma coisa. Dizer que o sujeito vai precisar de um psicólogo após esse caso, como se fosse algo mandatório, é outra coisa, completamente diferente.
Não é o caso para um piloto de caça que cumpre a missão para que foi treinado. Não compare piloto de combate, preparado para a guerra, com atleta. Se ele não reagir bem a isso não serve. Vai ser afastado do vôo. Simples assim. Será que o Giora Epstein e o Iftach Spector foram pro psicólogo porque mataram uma dúzia de Árabes nas Guerras dos Seis Dias e do Yom Kippur? Robin Olds foi pro psicólogo porque matou 5 vietnamitas? E o Erich Hartmann, que derrubou 352 na Segunda Guerra?
Cada pessoa responde de um modo a uma determinada situação., e mesmo assim, cada pessoa pode responder de modo diferente ao longo da vida.. coloquei o exemplo do oftalmologista.. Está documentado que uma parte dos soldados da SS tiveram problemas emocionais durante e após fazerem parte dos grupos de extermínio, inclusive alguns só podiam fazer as missões alcoolizados. Por outro lado, outros militares da SS entendiam que estavam apenas cumprindo o dever.. Cada pessoa reage de um modo diferente… É um desperdício de recursos humanos especializados abrir mão do apoio profissional de um psicólogo, assim como de um cardiologista ou… Read more »
De novo: comparando alemão fuzilando civis (judeus, na maioria) com piloto de combate. Nada a ver uma coisa com a outra.
Se o caçador precisa de psicólogo depois de derrubar um avião do tráfico, então um cirurgião também precisa após realizar uma cirurgia, assim como um dentista após restaurar um dente e um padeiro após fazer uma fornada de pães.
Eventualmente precisa sim… a classe dos médicos é uma com maior índice de suicídio e também elevadas taxas de dependência química de analgésicos. Eu teria bastante receio de ser tratado por um dentista em um momento de crise emocional. Há alguns dias, uma senhora envenenou um bolo para a família.. lembro de outro caso envolvendo outra assassinato e tentativa de assassinato por envenenamento de comida… Um padeiro em crise pode ser um risco… já aconteceu com pilotos comercial derribando a própria aeronave com uma centena de passageiros… então, ainda que algumas profissões tenham maior taxa de suicídio que outras, apenas… Read more »
É isso mesmo.
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Pessoal confunde a necessidade de responsabilidade com a própria saúde emocional com passar pano pra frescura.
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Hipocrisia do caso é que estes passam pano nas próprias irresponsabilidade emocional, muitas vezes a custas de relacionamentos, casamentos e filhos.
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Polícia, por exemplo, deveria ter um framework que necessariamente passe por avaliação psicológica. Quem tá em frente de batalha, no dia a dia, tem que ser responsável por suas estruturas emocionais.
Tenho certeza de que as instituições extremamente profissionais vinculadas à FAB, são capacitadas de administrar todos os aspectos relacionados à operação real de pilotos e outros envolvidos diretamente com as missões de caça. Por exemplo: Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR): Prepara os alunos para o Curso de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA) Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica (EAOAR): Localizada no Rio de Janeiro Escola de Comando e Estado Maior da Aeronáutica (ECEMAR): Localizada no Rio de Janeiro Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR): Localizada em Guaratinguetá, São Paulo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) Localizado em São… Read more »
“tráfego” de entorpecentes? que isso? trânsito de papelote motorizado? kkkkkk
combate ao crime é competência das agências policiais, não das universidades. cabe a universidade fazer ensino, pesquisa e extensão.
o resto é blá blá blá negacionista de quem não consegue admitir que alguém que mata um outro ser humano, independente do preparo que tenha e do contexto, talvez precise de psicoterapia eventualmente. ser humano é ser humano, mesmo usando farda.
Como o woke gosta de usar a palavra “negacionista”. “Se você não concorda com meu pensamento você é negacionista. Eu sou o dono da verdade. A minha verdade”.
Evento histórico, primeira aplicação integral, com missão totalmente cumprida, da Lei do Abate.
Não foi a primeira. Já houve várias. Primeira que você sabe.
Só aqui no Aéreo eu já vi umas 5 ou 6 matérias noticiando esses abates, já aconteceu antes, e muitas vezes.
Dia de tristeza para os companheiros.
100 Gripens
70 A29
50 Kc390
50 C98
50 H60
Era minha utopia de ver na gloriosa FAB, o espaço aéreo Brasileiro é gigantesco, ela sempre está empenhada em “N” missões, seja militar ou ajuda civil, então necessitaria estar totalmente aparelhada. Fazem um trabalho fantástico, sou um admirador.
8 KC 30
Relaxa, tem bilhões do PAC a caminho rsrsrs
F-39
A-29
E/R-99
KC-390
Os alicerces da FAB, que não pede muito, apenas que o Estado se comprometa em manter o planejamento.
Espero que seja o primeiro de muitos abates.
Tiveram muitos antes deste.
Publicamente é o primeiro, agora que abriu a “porteira” podem noticiar os próximos sem medo.
Não. aqui na trilogia já teve outras matérias de interceptação e eventualmente de abate. Desta vez, virou notícia nos meios de mídias, mas a FAB já abateu outras aeronaves ilegais.
Se um piloto da FAB abater cinco aeronaves de traficantes ele vira um Ás?
Acho que sim. Kkkkk
O que não pode é virar mico.. seis, por outro lado, é truco.
Boa!
Um Ás no A29, em sua missão, pra mim é isso mesmo.
Parabéns a FAB e ao Piloto!!!
A FAB está de parabens. Cumpriu seu dever como deve ser.
Em matéria de “custo x benefício x utilidade”, acho que nada supera o A-29, pelo menos no hemisfério sul. É o Mustang do século XXI.