IMAGENS: Caça F-39 Gripen FAB 4100 chega a Anápolis (GO) para ensaios

Por Juliano Lisboa
Fotografamos hoje o F-39 Gripen FAB 4100 chegando a Anápolis (GO) vindo de Gavião Peixoto-SP (GPX). O avião estava com dois tanques subalares, dois mísseis ar-ar Meteor e dois IRIS-T.
O 4100, que ficará alguns dias na Base Aérea da Anápolis (BAAN) realizando ensaios, chegou ao Brasil em setembro de 2020 e foi vinculado ao GFCT (Gripen Flight Test Centre), em GPX.
Os demais caças já recebidos, FAB 4101 a 4108, foram incorporados ao 1º Grupo de Defesa Aérea (1º GDA).
Que coisa mais linda e cheia de graça ( de misseis) !!
Meu Deus! Essa aeronave já vai fazer 5 anos e a FAB recebeu desde então apenas 8 unidades. Quer situação.
Dinheiro para sofá de 60mil o governo tem, mas para defesa é o que dá.
fora as gravatas personalizadas dos capa pretas…
9 unidades , este TB pertence a FAB, só está cedido para testes.
Os canards não sofram modificação?
Boa noite!
A modificação não foi feita nos Canards e sim na seção traseira das asas.
Sim. Têm maior corda agora (são pouco maiores do que os originais). Mas a principal alteração foi nos elevons.
Sensacional!! Qual era o código de chamada, Juliano? Ansioso também para os ensaios com armamento em Natal.
X-Ray 01, toda vez que o 4100 vem pra cá usa esse.
Achei que seria algum PROVA.
Deve ser o sueco.
Olá Rinaldo. Já ouvi na fonia do controle academia o X-Ray01 voando com o Carlos Chester.
Chester é Prova. Não imagino porque tenha usado outro código de chamada.
Sim piloto sueco, Jonas Jakobsson.
Olá Juliano. Faça mais fotos matérias do 4100 aí por Anápolis. Existe alguma página no Instagram para podermos acompanhar o seu trabalho?
Olá Matheus, eu tenho instagram só profissional e não tem nada de avião kkkkkk. Como é um hobby nunca investi muito nisso. Mas vou fazer um instagram só pra fotos de aviação.
Nas fotos do F-5 (no passado) sempre apareciam sem misseis. Tem sido comum ver os Gripens armados. Interessante… Pensava que em tempos de paz a FAB deixava no maximo dois pra evitar custo com combustivel e desgaste dos misseis.
Gabriel, os mísseis que estão no 4100 muito provavelmente são inertes.
Até onde eu sei, e perdoem-me se estiver errado, ficar voando por aí com mísseis reais não é útil tampouco interessante, pois desgasta a vida útil deles.
Sim. No caso dos MBDA Meteor são 1.000 horas de vida útil quando submetidos às dinâmicas de voo. Mas, independente disso, o motor precisa ser revalidado a cada 10 anos. Não sei em relação ao IRIS-T, mas deve ser um pouco menos.
Boa noite. Os mísseis inertes e ou de treinamento geralmente são de cor azul e ou estou enganado???
Boa noite vc está certo também, mas pode ser utilizado faixas na cor azul para indicar que são inertes ou treinamento, de um zoom na foto e verá as faixas azuis nós mísseis.
São três faixas. Sem explosivos, sem guiamento e sem propelente. É isso o que significa. Inclusive por isso vocês só veem o Chile com AMRAAM com faixas azuis.
“ Inclusive por isso vocês só veem o Chile com AMRAAM com faixas azuis.”
Não entendi…
O que eu queria dizer no comentário é que cada faixa represente uma coisa . É obvio que temos Meteor mas esses são inertes
Eles tem faixas azuis.
Armas inertes são normalmente totalmente pintadas de azul. Mas, no caso de versões de treinamento de bombas e mísseis, as faixas amarelas e vermelhas que identificam como arma real são substituídas por faixas azuis. É o caso dos mísseis mostrados. Apenas a seção de guiagem é funcional. O resto é lastro para simular a arma real.
Braziu ziu ziu ziu
Se anda sem, povo reclama. Se anda com, povo reclama. kkkk
Essa célula está sendo usada para testes.
Aliás, não deveria ser considerada um dos 36 da encomenda original (aeronaves de série.
O quanto será desgastada nos teste de voo?
Interessante ver armados seguidamente…
Algo não tão comum aos caças anteriores da FAB, estarem armados voando apenas para traslado.
São inertes, dá pra ver as faixas azuis.
Espero agora ver o Gripen da FAB com dois tanques subalares, dois IRIS-T e cinco Meteor, com dois nas asas e outros três na barriga…
Saudações, alguém sabe informar a capacidade destes tanques?
Eu acho que são 300 galões.
Esses são iguais ao que a aeronave leva no centerline, então é 1100 litros cada. Nas estações das asas também podem ser levados tanques de 1275 litros e 1700 litros, mas não sei se a FAB adquiriu esses dois outros tamanhos. No centerline só pode levar o tanque de 1100 litros.
Não lembro de ter visto nem os suecos com os tanques de 450 galões (1.700 litros), a não ser nos protótipos.
Pois é, eu também nunca vi.
A gente precisava de pelo menos uns 60 desses e de preferência com bastante armamento.
Off topic: Segundo matéria no site CNN, a FAB abateu um avião ontem 11/02, na região de Manaus.
Os dois pilotos morreram.
A FAB já confirmou isso. Cumpriram todo o protocolo, os traficantes não respeitaram nem os tiros de advertência então foram derrubados.
Tenho certeza absoluta que os A-29 abateram um Su-30 Venezuelano malvadão indo bombardear a zona franca de Manaus e que infelizmente os assentos ejetores não funcionaram por falta de manutenção adequada. Esse papo de teco teco de traficante é um engodo para não causar alarme na população e tal
Ou o jato caiu de Maduro…
Ou o Maduro caiu de jato.
Seu comentário é algo que converso com amigos…
Nosso problema não é a FAV, e sim o trafego de drogas que se aproveita da total falta de infraestrutura de defesa e controle das divisas brasileiras…
Enquanto a FAB derrubou o boi de piranha, passou uma boiada no lado, tanto por ar como pelo rios, já por terra o problema é o garimpo ilegal…
Leia aí.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Vigilância_da_Amazônia
Enquanto alguns se preocupam com países vizinhos um certo país do norte nos taxa e ameaça com possíveis sanções.
Além da histórica e permanente intervenção em nosso assuntos internos.
Mas isso não é problema; mas sim países vizinhos que as vezes defendem sua Soberania Nacional.
O Trump está fazendo o que considera o certo p seu país voltar a crescer.
O lula não taxou as blusinhas da shopee?
Ele pode, os outros não?
Daqui uns dias o pessaolzinho de uma certa corte que faz muitas das vontades e benésses das maiores facções do país faz o mesmo que faz nas favelas e proíbe a FAB de atuar, assim como faz com a polícia.
Não duvido.
Achei muito bacana ver essa configuração no gripen…
Entendo que em missões de interceptação área, seria uma boa fórmula para o caça…
Claro, vai depender da situação e da necessidade…
Essa daí é uma configuração realista do Gripen não aquelas ilustrações da SAAB do caça carregado de ponta a ponta com mísseis e sem drop tanks.
Não é mais um. Este foi o primeiro. E é elephant walk.
Ele foi sarcástico. Não deu para perceber?
Más falando da caminhada do elefante, já imaginou?
KC-390
R-99/A e R-99/B (O Rinaldo Nery vai brigar comigo por eu ter dito essas nomenclaturas. Me deixem eu sou da velha guarda…kkkk)
T-27M
A-29M
GRIPEN E
Eu descartaria os A-1 e F-5.
kkkkkk
Fala asim não.
Os tanques subalares nos aviões de caça aumentam ou diminuem a sustentação ?
Tudo que vai na asa ou dorso, vai gerar arrasto e diminui a performance da aeronave e a sustentação. Logo é preciso mais velocidade e consumo de combustível para anular este efeito. Por isso existem em alguns caças, a solução dos tanques conformais. Artigo do Aerojor: https://www.aereo.jor.br/2019/02/22/aspectos-tecnicos-dos-tanques-conformais-de-combustivel/
Obrigado pela resposta
Não me lembro de ter visto antes dois tanques subalares nas asas. Geralmente estavam usando um no pilone central. Esse tanque têm muitas semelhanças (as aletas) com o tanque do A-1. Mas não é o mesmo. Será que é produto Embraer, ou outro fornecedor?
Esse tanque é usado pelo Gripen desde a variante C/D.
Entendo que esta configuração possivelmente esteja sendo testada para avaliar diferenças relacionadas à atualização dos profundores e canards, bem como se a mesma confere maior estabilidade quando comparada à alternativa com um tanque ventral considerando as mesmas quantidades de combustivel ou não (os dois tanques alares podem transportar mais (peso) combustível); em determinadas missões e do tempo de voo haverá momento em que possam estar com o mesmo combustivel distribuidos. Como os tanques alares são esvaziados concomitante e paulatinamente contribuem para menores gradientes na variação dos momentos aplicados no eixo longitudinal da aeronave, pois estão mais proximos das estremidades das… Read more »
Falando de Gripen e SAAB, alguém sabe dizer porque a notícia de uma nova executiva na empresa não teve os comentários liberados?
Uma pena que só temos 09 Gripens… Falta de interesse extremo pelas FAAs…