• Empresa apresenta aeronaves e soluções militares na IDEX Abu Dhabi 2025, Exposição e Conferência Internacional de Defesa, de 17 a 21 de fevereiro
  • Jato de transporte militar multimissão C-390 Millennium e avião de ataque leve, reconhecimento e treinamento avançado A-29 Super Tucano são destaques

Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 11 de fevereiro de 2025 – A Embraer (NYSE: ERJ/B3: EMBR3), líder global na indústria aeroespacial, promove seu portfólio de aeronaves e soluções de defesa na IDEX 2025, incluindo o avião de transporte militar multimissão KC-390 Millennium e o avião de ataque leve, reconhecimento e treinamento avançado, A-29 Super Tucano.

“Estamos honrados em participar da IDEX 2025. Os Emirados Árabes Unidos são uma nação líder no Médio Oriente, uma região importante e estratégica para a Embraer, e estamos confiantes de que nossas aeronaves e sistemas de defesa, reconhecidos por sua eficiência operacional e excelente desempenho, são ideais para a modernização das forças aéreas em todo o mundo”, afirma Bosco da Costa Junior, presidente e CEO da Embraer Defesa & Segurança.

O C-390 Millennium, projetado pela Embraer, é uma aeronave de nova geração que redefine os padrões de versatilidade e eficiência operacional. Transporta mais carga útil (26 toneladas) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe. Além disso, é capaz de realizar uma ampla gama de missões, incluindo apoio aéreo logístico, vigilância aérea, transporte e lançamento de carga e tropas, evacuação aeromédica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias. Pode operar em condições adversas a partir de pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida, solo e cascalho. A aeronave, quando configurada com equipamento de reabastecimento aéreo, pode operar como reabastecedor aéreo e também como receptor.

A atual frota de aeronaves C-390 Millennium acumula mais de 16.000 horas de voo, com uma taxa de capacidade de missão de 93% e com taxa de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando uma produtividade excepcional na categoria.

Recentemente, a Suécia e a Eslováquia selecionaram o Embraer C-390 Millennium como o seu novo avião de transporte tático. Atualmente, o C-390 já foi adquirido pela Coreia do Sul, Países Baixos, Áustria, República Tcheca, Hungria, Portugal, Brasil e um cliente não revelado.

No campo das aeronaves militares leves e versáteis, capazes de operar nas condições mais exigentes, o A-29 Super Tucano é um líder incontestável. Como aeronave multimissão, equipada com um sistema de armas de última geração, o A-29 Super Tucano oferece grande versatilidade para missões de reconhecimento armado, vigilância de fronteiras, apoio aéreo aproximado, ataque leve e treinamento avançado, tudo isso em uma única plataforma, o que aumenta exponencialmente a disponibilidade e a flexibilidade operacional da aeronave. A sua estrutura robusta é capaz de operar a partir de pistas não pavimentadas em ambientes adversos. O A-29 Super Tucano conta com mais de 290 pedidos e mais de 580.000 horas de voo, sendo 60.000 em combate. Em 2024, a Embraer anunciou novas vendas do Super Tucano para a Força Aérea Portuguesa (A-29N), a Força Aérea Uruguaia, a Força Aérea Paraguaia e dois clientes não revelados.

A presença da Embraer na IDEX 2025 reafirma seu compromisso em fornecer aos clientes as mais avançadas aeronaves e sistemas, permitindo que eles realizem as missões mais exigentes, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Sobre a Embraer

Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer atua nos segmentos de Aviação Comercial, Aviação Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A Companhia projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, além de fornecer Serviços & Suporte a clientes no pós-venda.

Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 9 mil aeronaves. Em média, a cada 10 segundos, uma aeronave fabricada pela Embraer decola de algum lugar do mundo, transportando anualmente mais de 150 milhões de passageiros.

A Embraer é líder na fabricação de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e de distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.

DIVULGAÇÃO: Embraer

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Wagner Figueiredo

Os emirados já tem alguma coisa parecida com o nosso c390?? Ou Kc390!!( Vai de cada um..rsrsrs..serei negativado mesmo pela pergunta!!!

Franz A. Neeracher

Os Emirados Árabes Unidos possuem uma excelente força aérea.

Para missões de reabastecimento possuem o A330MRT e para transporte possuem o C-17, C-130H e o C-295.

Quem sabe não substituem os C-130 pelo KC-390??

Carlos Campos

Mas que eu saiba eles nao abandonaram a parceria com a Coreia do Sul para um Cargueiro Militar

Franz A. Neeracher

Sim, mas a própria Coréia do Sul encomendou o KC-390…..

Esse projeto entre os EAU e a Coréia do Sul ainda vai demorar muito até virar realidade.

Torcendo para os EAU tb seguirem o mesmo caminho.

SoldierofFEB

Não era a bandeira dos EAU que estava entre a dos operadores num evento da Embraer há alguns meses atrás ? junto de Marrocos e Chile

Wagner Figueiredo

Valeu Franz!!! Seria ótimo se eles comprassem…aí quem sabe vai de arrasto alguns países da região?!?!😊

JuggerBR

Quando a Embraer vai divulgar os planos da próxima família de aeronaves? Tinha visto que seria um turbo hélice menor que o E-175.

Fabio

Acho que esse turbo hélice regional já foi engavetado . Acho que tinha até uma news sobre isso aqui no portal.

Last edited 1 mês atrás by Fabio
Fernando EMB

Ela vai lançar quando estiver pronta para isso…

Maurício Veiga

O próximo passo da Embraer será inevitavelmente um avião de corredor único para concorrer com Boeing e Airbus, isso já deveria ter ocorrido quando a Boeing sabotou as negociações de compra da Embraer, os Chinas já se anteciparam e entraram nesse segmento, será um passo importantíssimo para o futuro da empresa e sua projeção global…

JuggerBR

Eu duvido demais que isso ocorra, por mais que a Boeing esteja com muitos problemas e necessite desenvolver um substituto pro 737, é algo muito caro pra se desenvolver. A Embraer correria muitos riscos investindo nisso, num mercado com concorrentes mais fortes que ela.

Maurício Veiga

Nesse momento estão decidindo sobre isso, acredito que não exista outra opção, a empresa precisa crescer e alcançar novos mercados, esse investimento embora seja caro `e fundamental para o futuro da Embraer…

Last edited 1 mês atrás by Maurício Veiga
Hélio Jr

Estavam buscando uma parceria para o investimento e desenvolvimento deste turboélice regional chamado família Energia. Esta nova aeronave está prevista para receber novos propulsores eletro/hibridos. Os indianos não toparam. Os sul coreanos também não toparam. Ouvi falar que os Sauditas foram convidados a participar. Sobre aviões maiores, sonho de um a noite de verão. Um desenvolvimento destes…leva muitos anos e perto de uma dezena de bilhão. Embraer não tem condição de fazê-lo sozinho. Além do fato de que o momento do ciclo tecnológico não é bom….foi propício quando os chineses começaram o 919. A partir de 2030 novas tecnologias estão… Read more »

Last edited 1 mês atrás by Hélio Jr