KC-390 Millennium: 10 anos do voo inaugural

Foto: Marcelo Lobo da Silva - Aviação em Floripa
FotoO voo foi realizado na manhã de 3 de fevereiro de 2015
Há exatos 10 anos, alçou seu voo inaugural o vetor que foi projetado para ser a nova espinha dorsal da Aviação de Transporte na Força Aérea Brasileira (FAB): o cargueiro multimissão KC-390 Millennium.
O voo foi realizado na manhã de 3 de fevereiro de 2015, a partir da pista da fábrica da Embraer em Gavião Peixoto (SP), com duração de uma hora e 19 minutos sobre uma área de fazendas no interior de São Paulo.
Nos comandos, estavam dois pilotos de teste da Embraer, entre eles o Coronel da reserva da FAB, Marcos Oliveira Lima; e dois engenheiros de voo da empresa. Saiba mais sobre o voo inaugural.
A data marcante em que se rememora uma década desse primeiro voo, traz a reflexão da importância de todos aqueles envolvidos no projeto do KC-390 Millennium, desde o seu início, e que tornaram possível a realização de tão relevantes missões pela FAB hoje.
Capacidades Operacionais
O KC-390 Millennium é um cargueiro estratégico com capacidade para transportar até 26 toneladas de carga, incluindo veículos pesados, equipamentos e até mesmo cargas humanitárias, sendo capaz de realizar diversas missões, como transporte aéreo logístico, reabastecimento em voo, evacuação aeromédica, busca e salvamento, entre outras. A aeronave é reconhecida por sua alta capacidade de carga, velocidade e alcance, características que a posicionam como uma das mais avançadas de sua categoria.
Operação na FAB
Recebido oficialmente pela FAB em setembro de 2019, o KC-390 Millennium tem sido utilizado, desde então, nas mais diversas missões e é operado pelo Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo – e pelo Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Como coloquei no post do Su-57:
Com todo o respeito, mas o aniversário que nos interessa realmente é o de 10 anos do 1º voo do KC-390, realizado em 03/02/15.
Taí um projeto que vai render muitas receitas pra Embraer, fora o prestígio de ter aeronaves com zero problemas de engenharia.
Isso não existe…
Vamos comparar com a Boeing?
Comparar o que?
Afinal que eu me lembre a Boeing nunca chegou a produzir um cargueiro puramente militar com propulsão a jato, uma vez o Boeing YC-14 foi um protótipo.
Já que o “Boeing C-17 Globemaster III” não é um Boeing, basta olhar para as janelas do cockpit e para as throttle lever que fica perceptível que de Boeing só tem o nome.
Logo nesse requisito: cargueiro concebido como avião militar, EMBRAER 1 X 0 BOEING
Certeza mesmo que: zero problemas de engenharia?
Se não estou enganado…Porta traseira de carga teve uma ajuda extra vinda do estrangeiro…
Isso é lenda urbana!!!
Tem certeza? Zero problemas de engenharia?
Porta traseira de carga…. ajuda extra… vinda do outro lado do colgo…
10 anos, e nesses 10 anos, já mostrou a que veio, e já começou a conquistar seu espaço no mercado internacional.
O futuro pro 390 é promissor.
A FAB tem em registros de Voo operacional des de Dezembro 2024 apenas 4 KC390 dos 7 entregue até então. O FAB2853 parou para manutenção atualização em 14/07/2023 mais de 1 ano O FAB2856 parou para manutenção atualização em 29/10/2023 mais de 1 ano O FAB2854 sem registos de voo des de 17/11/2024 , provavelmente parada para manutenção e atualização já que o FAB2855 retornou a operação em 09/04/2024 O FAB2859 provavelmente será entregue este ano em Voo de teste 23/07/24 – numero do Voo EMB133 O que eu queria saber é quando que o FAB2852 o PT-ZNG emprestado para a EMBRAER será devolvido… Read more »
Digo apenas, comparando com Junho de 2023 onde a FAB Tinha 7 C-130 Hercules na ativa com 4 em voos operacionais, 6 KC-390 na ativa com 5 operacionais + os 2 A330 Tem uma perda da capacidade do transporte tático , sendo que apenas 4 KC390 estão em voos operacionais. Penso que é preciso que pelo menos os 2 que foram para a atulização FOC retornem o mais breve possivel ja que passou mais de 1 anos parados em “atualização” e que pelo menos 1 entrega de nova célula seja feito este ano , se nada for feito o desgaste… Read more »
O FAB 2859 ja foi entregue, amigo. Esse ano chega o FAB 2860. Além do 3° de Portugal e provavelmente o 2° da Hungria. Resta saber qual será o novo cliente que vai “entrar na linha”. Com relação aos protótipos, creio um sempre ficará com a Embraer para teste e validação de novas atualizações sejam de hardware ou software.
Sim o FAB2859 foi entregue, nao deu tempo de editar , são 7 KC390 entregues , fora os 2 protótipos e o FAB852 emprestado para substituir um dos protótipos sinistrado. A FAB Tem operacional 4 KC390 da frota de 7 na ativa. Não foi relatado pelo pessoal do Aéreo ter visto a célula do FAB2860 em pre-montagem , na visita de Junho a fabrica da EMBRAER, se não foi visto não creio que terá entrega este ano. Acho que a EMBRAER deveria devolver o FAB 2852 , ele esta em voos , ja que o certificado FOC ja foi emitido,… Read more »
Na verdade o fab-2853 está no hangar do galeão sem o seus dois motores já o fab-2856 este sim está na embraer para sua atualização foc este ano tem previsão de entrega de 1 kc-390 provavelmente o fab-2860.
O O. Lima ejetou num A-29 protótipo, em São José dos Campos. Aliás, Caçapava, creio. Perda de controle em vôo. Assisti a crítica vídeo dessa ejeção.
Aconteceu agora?
Protótipo. 2000, 2002, acho.
Olá Nery. Tinha um ex. professor meu que falou uma vez que o A-29 era difícil de recuperar de parafuso, mas não deu maiores detalhes. Procede essa informação?
Do ponto de vista tecnológico, e de engenharia sem duvidas é um case de sucesso, já quanto ao sucesso de ventas e retorno do investimento ainda tem muito chão pela frente, afinal até agira só tem dez aeronaves operacionais.
Acompanhando a evolução dos motores aeronáuticos, acredito que nos próximos anos se fara necessário um versão “NEO” para continuar competitivo no mercado.
Com certeza será um equipamento que tem muto mercado pela frente.
Parabéns a Embraer pela conquista!