Acidente em Washington reacende preocupações sobre falhas na segurança de voo
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A colisão fatal entre um helicóptero do Exército dos EUA UH-60 Black Hawk e um jato de passageiros da American Airlines, ocorrida na quarta-feira à noite, levanta preocupações sobre falhas no sistema de segurança aérea.
Segundo registros de voo e um relatório preliminar da Administração Federal de Aviação (FAA), vários mecanismos de segurança podem ter falhado. O helicóptero saiu de sua rota autorizada, os pilotos do jato provavelmente não viram a aeronave próxima, e o controlador de tráfego aéreo estava sobrecarregado, desempenhando duas funções simultaneamente.
A FAA afirmou que ainda não pode comentar sobre a investigação em andamento, liderada pelo Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB). Os investigadores revisarão dados de voo, gravações da cabine e informações meteorológicas, além de entrevistar envolvidos para entender as causas do acidente. No entanto, especialistas alertam há anos sobre brechas no sistema de segurança aérea, que poderiam levar a tragédias como essa, que deixou 67 mortos no rio Potomac.
Na noite do acidente, um único controlador de tráfego aéreo foi encarregado de coordenar tanto helicópteros quanto aviões no aeroporto Reagan National. Normalmente, essa fusão de funções ocorre após 9h30 da noite, quando o tráfego diminui. No entanto, o supervisor autorizou essa mudança antes do horário habitual, permitindo que outro controlador deixasse o serviço. O acidente aconteceu antes das 9h da noite, em um momento de grande movimento aéreo.
Segundo especialistas e ex-controladores de tráfego aéreo, a torre deveria ter dado instruções mais diretas para garantir a separação entre as aeronaves. Em vez disso, o controlador apenas pediu que o helicóptero evitasse o avião. A falta de visibilidade à noite pode ter dificultado para os pilotos avaliar corretamente a distância entre as aeronaves, possivelmente levando os pilotos do Black Hawk a confundir outra aeronave com o jato da American Airlines.
VÍDEO: A colisão entre o UH-60 e o jato CRJ700
O helicóptero deveria estar voando a menos de 200 pés (aproximadamente 60 metros) de altitude, seguindo a Rota 4, um corredor aéreo específico para helicópteros ao longo do rio Potomac. No entanto, relatos indicam que o Black Hawk estava a mais de 300 pés de altura e desviou pelo menos meia milha de sua rota original antes da colisão.
Um oficial sênior do Exército pediu cautela nas conclusões até que a caixa-preta do helicóptero seja recuperada e analisada. Ele ressaltou que os pilotos eram experientes e conheciam bem as restrições de altitude e os procedimentos da região. No entanto, a crescente congestão nos aeroportos dos EUA, aliada a falhas no gerenciamento do tráfego aéreo, tem gerado um número alarmante de incidentes nos últimos anos.
A falta de controladores de tráfego aéreo é um problema antigo nos Estados Unidos. Muitos profissionais trabalham seis dias por semana e turnos exaustivos de 10 horas, o que pode afetar sua capacidade de tomar decisões críticas. Uma investigação do New York Times em 2023 revelou que vários aeroportos, incluindo o Reagan National, operam com equipes abaixo do necessário. Em setembro de 2023, o aeroporto tinha apenas 19 controladores certificados, quando o ideal seria 30. Atualmente, há 25 controladores certificados, com a meta sendo 28.
Outro fator que pode ter contribuído para o acidente foi uma mudança de última hora na pista de pouso do jato da American Airlines. Originalmente, os pilotos foram autorizados a pousar na pista principal (Pista 1), mas o controle de tráfego redirecionou a aeronave para a Pista 33, uma pista mais curta e que exige maior concentração dos pilotos. Essa alteração pode ter aumentado a complexidade da aproximação e dificultado a percepção dos pilotos sobre a presença do helicóptero.
O diretor-executivo da American Airlines, Robert Isom, declarou em uma coletiva de imprensa que os pilotos do voo eram experientes, tendo anos de trabalho na PSA Airlines, subsidiária da American Airlines. O capitão estava na empresa há quase seis anos, enquanto o copiloto acumulava dois anos de experiência.
O acidente expôs fragilidades estruturais no controle do tráfego aéreo dos EUA, como sobrecarga de trabalho dos controladores, mudanças operacionais sem planejamento adequado e falhas na comunicação entre aeronaves. As investigações devem fornecer mais detalhes sobre as responsabilidades envolvidas e possíveis medidas para evitar novas tragédias nos céus americanos.
FONTE: The New York Times
Embora o acidente tenha sido a noite, pelas imagens, as condições do tempo eram boas com boa visibilidade, e deu impressão até que o Helicóptero foi de encontro ao avião de propósito. Tem coisa aí.
Li em outras matérias relacionadas ao caso, que um dos prováveis motivos foi o afrouxamento nas exigências para a contratação dos controladores para que pudessem promover a diversidade e inclusão (DEI) no ambiente de trabalho. Se tem fundamento ou não só a investigação poderá apurar.
Isso eu acho absurdo. Falar que pessoas não WASP seriam menos capazes, ou que seriam colocadas numa posição tão crítica como essa apenas pra preencher cotas.
É misturar política e ideologia com segurança aérea, e ter mortes como resultado.
Ola J. Pois é… vamos pensar nas habilidades para um controlador.. capacidade de imaginação 3D, memória de curto prazo treinada, capacidade de foco, capacidade de comunicação verbal. algum grau de visão apurada mesmo que demande óculos.. e até mesmo alguma habilidade que permita ao controlador conseguir descansar após o trabalho… tem gente que leva horas para conseguir se desligar de uma tarefa de fadiga mental.. bem… ninguém tem que ficar correndo de um lugar para outro.. nem precisa ter força física acima da média. então, se a pessoa é cadeirante ou usa uma prótese, se é homem, mulher, negro, caucasiano,… Read more »
Terroristas não são permitidos pilotar avião devido sua ideologia destrutiva, vide o word trade center.
Estupradores não podem se tornar médicos ginecologista, pedófilos não podem se tornar médicos pediatras, devidos suas opções sexuais.
Outras pessoas sequer podem se tornar engenheiros.
Reflita!
Do que você está falando? Vão fazer um questionário e perguntar se a pessoa é terrorista? Timothy McVeig era branco, veterano da Guerra do Golfo. Matthew Crooks que tentou matar Trump era branco e considerado um excelente estudante no ensino médio.. olha o perfil… Lembrei do filme Minority Report.. no qual as pessoas eram condenadas antes de cometer crime… Que argumentação tosca… Suponho que vocẽ foi incapaz de entender meu texto.. neste caso seria suficiente perguntar, pedir para eu explicar meu ponto.. gente razoável debate de modo razoável… outra alternativa seria que vocẽ entendeu meu comentário e apenas distorceu.. ai… Read more »
Esse é o ponto, colocar pessoas em risco por negligenciar problemas psiquiátricos e incapacidade de candidatos, devido a afinidade política, e apenas para agradar justiceiros sociais de sofá.
Crooks por exemplo tem uma história levemente similar ao Adélio Bispo.
Talvez vários candidatos mais preparados, não foram contratados em razão das vagas terem sido destinadas ao pessoal que faz parte da DEI.
Talvez não tivessem outros candidatos.. talvez o salário oferecido não atraia pessoas mais preparadas.. talvez os outros candidatos tenham desistido depois de um período de experiência por acharem o trabalho exaustivo.. talvez o processo de seleção seja inadequado para a realizados pós-pandemia..
talvez seja impossível fazer qualquer especulação…
sei lá.. talvez não
A política de cotas, seja qual for, mesmo q justa, se contrapõe a política de posição pelo mérito.
Pelo mérito, vc teria em sua equipe de formula 1, um alemão e um inglês (negro). Schumacher e Hamilton.
Pela política de cotas, q vc tem de dar vaga pra um japonês, vc teria de por obrigatoriamente o Satoro Nakagima….
Ou o Sena…
então.. já discutimos esta questão do mérito.. mas vamos novamente. Suponha dois jovens.. um que nasceu em uma família na qual os país trabalham fora e nenhum dos dois tem nível superior, uma família na qual o principal lazer é a televisão… este jovem não teve pré-escola, o que comprometeu suas capacidades cogniticas Suponha outro que nasceu em uma família na qual os país tẽm nível superior, eventualmente mestrado e doutorado. Que este jovem aos dois anos foi matriculado em uma escola preocupada em desenvolver habildiads cognitivas, que cresceu em uma casas com muitos livros e que os pais tiveram… Read more »
Concordo totalmente com sua posição mas eu quero ir mais longe. Estatisticamente os conselhos de escolha “meritocrática” analisam os dois CVs e tendem a simpatizar mais com a meritocracia do “jovem de exelente família”. Com perigo real de ser decidido pela foto caso um dos candidatos seja negro. Sempre que alguém me fala em “meritocracia” eu questiono: a meritocracia de quem? A sua ou a minha?
Pois é.. uma das coisas mais difíceis de serem realizadas são avaliações de mérito.. Na carreira acadêmica há uma discussão muito séria sobre a questão da maternidade e paternidade nas análises de mérito… obviamente, uma pesquisadora que tenha tido um ou dois filhos terá comprometido uma considerável parte do seu tempo na gravidez e nos cuidados da primeira infância, impactando diretamente na sua produção científica. Fica bem difícil comparar pesquisadores no mesmo nível de carreira sendo que uma tenha sido mãe (e até mesmo pai) e o outro ou outra tenha apenas se dedicado á carreira.. Uma coisa que é… Read more »
Ninguém é obrigado a ter filhos, se uma teve pq quis ela assumiu esse risco.
Se teve sem querer ela assumiu esse risco. Isso não faz sentido nenhum!!!
A pessoa que se dedicou à carreira, ela também assumiu esse risco de ter carreira e não ter filhos. Talvez sofra a vida toda por isso!
Isso é inevitável e infelizmente só é combatido através de gerações. E sempre vai ter alguma coisinha que vai fazer quem estiver com o currículo em mãos tomar a decisão, mesmo que sejam dois candidatos gêmeos com a mesma formação. Algum tempo atrás, fui acusado por uma loirinha gatíssima, de olhos azuis, super gata, amiga de um amigo, que não me conhecia, nunca me viu na vida, e isso enquanto estava procurando emprego desesperadamente depois de vencer um câncer, ela me disse a seguinte pérola: “Para você é vida é fácil. Você é homem, hetero e branco.” Então, preconceito (ou… Read more »
Estamos falando de capacidade de cuidar de vidas
Cotistas que usam desculpa de discriminação sexual ou racial para obter favores e privilégios políticos não são capazes de garantir a segurança das pessoas.
Saito… uma pessoa que exerce seu direito não usa de desculpa…
pense em uma mulher que teve um filho.. ela tem direito á licença maternidade… ela não usa a criança como desculpa para ficar em casa. Ela exerce o direito.
Um pai exerce o direito da licença paternidade.. achar que o pai usa o nascimento do filho como desculpa é um absurdo pleonástico.
Uma pessoa idosa vai na fila preferencial porque tem este direito, Ela não usa a idade como desculpa para ir na fila preferencial..
como [você] escreveu antes, reflita sobre isto.
Direito a trabalho é uma coisa,
Usar desculpa de discriminação racial e sexual como pretexto para justificar a propria incompetências não é direito, é apenas atitude de vigarista.
exercer um direito garantido por lei não é usar desculpa. vigarista é quem burla a lei para enganar as pessoas. que tem direito por lei e o exerce, exerce sua cidadania. incompetência nada tem a ver com o exercício de um direito atente que leis de cotas no Brasil ou em qualquer lugar não obriga a contratação de pessoas sem as habilidades, mas obrigada a contratação até certo limite de pessoas habilitadas que estejam definidas na descrição das cotas.. é um equivoco comum.. mas ainda é um equívoco. o problema da cotas é exatamente o contrário… pessoas mais habilitadas são… Read more »
Estamos falando de_______________________________________________
Cotistas que usam desculpa de discriminação sexual ou racial para obter favores e privilégios políticos não são capazes de__________________
Nota da moderação:
4 – Não escreva em maiúsculas, o que equivale a gritar com os demais. As maiúsculas são de uso exclusivo dos editores para dar destaque às advertências nos comentários eventualmente editados ou apagados.
Desculpas.
Há criticas necessárias para políticas de cotas.
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Dito isso, nada mais WOKE que o pessoal jogar políticas de cotas como elemento preponderante em problemas complexos apenas como argumento político para fazer valer sua própria ideologia.
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É um mimimismo danado.
Ola Neto. O correto é sempre avaliar os resultados dos programas… claro que isso leva tempo.. tem resultados a curto, médio e longo prazos. Continuidade, ajustes e eventualmente extinção de um programa para a promoção de uma política pública são coisas relacionadas com a avaliação dos resultados. assim.. o Plano Safra, usado para financiar o plantio a cada ano é avaliado pelo seu resultado. Isso vale para qualquer programa. Os programas de cotas são vários.. cada um tem um objetivo diferente. Cotas para ingresso nas universidades publicas é diferente do programa de cotas para outras coisas, como por exemplo o… Read more »
Sério? Ou vc quer fazer ironia?
Falar em “mérito” na Formula 1 só pode ser piada. A não ser que se chame de “mérito” ter um patrocinador cheio da grana (pai rico também serve).
É a política de “cotas” da plutocracia.
Ação afirmativa ao revés; reforça o priivilégio em vez de abrir as oportunidades.
Nesse ambiente, ter um talento excepcional pra pilotar pode ajudar, mas nem sempre basta.
então.. se a equipe é menor que a necessária, o afrouxamento das exigência para contratação fracassou..,
ou teve afrouxamento para contratar ou contratou menos gente do que precisa..
ou é uma coisa ou é outra coisa.
Eu não quero nem saber onde você leu isso, mas já tenho alguma ideia. Sempre tem um pra envolver politica e fazer palanque. Aliás, o próprio Trump já começou a fazer isso. Só falta dizer que a culpa agora é dos imigrantes ilegais tbm.
Em outra matéria, comentei que temia alguém colocar a culpa no nome do Aeroporto
Se fosse Jimmy Carter ou qualquer outro presidente democrata, estava definido já as causas do acidente…
A culpa foi do Abraham Lincoln que ganhou aquela guerra e assinou a 13 Emenda.
Caro, talvez não seja má ideia… (ironia, viram? Já explico). Uma outra explicação para a crise dos contradores de voo nos USA foi a Noite de São Bartolomeu da categoria profissional promovida, se a memória não me falha, no governo Reagan, que dá nome ao aeroporto. Seguindo a doutrina de sua mestra e guru Margaret Thatcher (“é preciso quebrar a espinha dos sindicatos”) o herói dos conservadores mandou a agência responsável demitir centenas de controladores em greve, e convocou controladores militares pra tapar o buraco. Nunca mais o governo conseguiu repor o número necessário. Falta co trolador desde então. Piorou… Read more »
Trump disparou a falar:
“Biden e Obama, De fato, saíram com uma diretiva: ‘branco demais. E nós queremos as pessoas que são competentes”.
O mundo irá passar por turbulências, rsrsr
Em outras matérias citam a demissão do diretor da FAA por conta dele iniciar uma investigação sobre mal uso de verbas públicas por parte de uma empresa aeroespacial.
Recomendo matéria do Aeroin – Dois especialistas analisam os dados divulgados do acidente aéreo em Washington – que levanta pontos interessantes, p. ex.: Ref. ao helicóptero: – O uso de óculos de visão noturna (NVG), mesmo que modernos, também limita o campo de visão do usuário, que pode ter contribuído para a colisão, e “afetado a sensação de campo de profundidade” segundo o Comandante. Outro ponto é o uso de NVGs durante a noite em locais de luminosidade mais alta, como cidades grandes, é prejudicado, já que o equipamento ressalta as luzes emitidas, exatamente por permitir enxergar durante a noite.… Read more »
Trump acusando uma das causas a política de diversidade no controle aéreo, Obama e Biden é uma blasfemia! Isso é uma cortina de fumaça para causa propriamente dita!
Ele sabe que o curral dele vai aplaudir tudo que põe culpa na cultura “woke”, não importa se há fundamento, por aqui um certo cara também faz parecido, chegando a afirmar que o Brasil vivia uma “ditadura gayzista” (seja lá o que significa), é modus operandi.
Os dois lados tão com essa putaria. Já vi gente dizendo que foi culpa do Trump e gente dizendo que é coisa woke do Biden. Parece que lá como aqui virou tudo torcida. Politica é futebol agora.
DIzer que Trump tem culpa é um erro… a não ser que as causas do acidente estejam relacionada com decisões tomadas por pele durante o primeiro mandato ente 2016 e 2020.. agora, se ele tomou decisões que reduziram a segurança do transporte aéreo e as decisões foram mantidas durante a administração Biden, aí temos um problema Também é uma tolice supor que uma política de inclusão seja a causa de problemas na segurança no transporte aéreo… é uma tolice supor que o fato de terem mais mulheres, talvez negros ou latinos ou pessoas com algum tipo de deficiência (que não… Read more »
Um link com informações bem interessantes. https://www.youtube.com/watch?v=JABZzbcgB0o
cadê o controlador de voo? tem filmagem do radar mostrando a colisão possivel. Triste episódio
O controlador informou 2 vezes a tripulação do helicóptero sobre a aeronave e eles confirmaram “aircraft in sight”….a partir daí o controlador que estava sozinho em vez de ter 2 pessoas como é o normal, passa a se ocupar de outros tráfegos.
Provavelmente (especulação minha) a tripulação do helicóptero pode ter entendido erroneamente, que o controlador estava se referindo a uma outra aeronave em vêz do AA CRJ.
Outro detalhe estranho foi o helicóptero estar a 300 pés, quando o máximo permitido naquele corredor ser 200 pés.
Como na grande maioria dos desastres aéreos, existem várias causas.
Pra dificultar a vida dos pilotos do helicóptero tinha outro CRJ decolando nesse momento. Uma das interpretações preliminares seriam eles terem visto esse CRJ e não o outro que estava vindo na direção deles.
Posso estar enganado, mas parece que o avião que estava decolando era um A319…..
Não creio que isso tenha tido alguma influência no acidente…
Incrível mesmo, é o número de “near miss” que tem acontecido nos últimos tempos em aeroportos dos EUA…..uma hora, um desastre iria acontecer….
O problema no controle de tráfego aéreo nos EUA vem desde os anos 80. No começo do governo Ronald Reagan houve uma grande greve de controladores de tráfego aéreo, que exigiam melhores condições de trabalho, O então Presidente dos EUA demitiu os grevistas, afrouxou as exigências técnicas para contratação de novos profissionais e piorou ainda mais as condições de trabalho dos novos contratados. É uma profissão que os norte-americanos evitam. É como ser agente prisional no Brasil. Ninguém quer e quem trabalha nela é considerado um fracassado.
Se o avião fosse da fabricante ( EMBRAER ), com certeza conseguiria pousar apesar da colisão com o helicóptero.
Sério?? Poderia por favor nos explicar a sua afirmação?
Sempre gosto de aprender algo novo!!
Ei Franz, está vestindo aquela áurea masoquista hoje?
Verdade…..acho que está na hora de “sextar”….fechar o barraco e ir para a balada!!
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Precisando de
Vai lá e toma uma por mim que vou pegar no batente agora eheheheh
Gostei do “com certeza”… Cansei… Acho que é um forista woke! Kkkkkkk
Desculpa ai. Só queria dizer que: tem um modelo de avião que a EMBRAER, fabrica que é parecido com este modelo do acidente que é um BOMBARDIE. Claro que esse tipo de acidente não pouparia qualquer tipo de aeronave
EDITADO:
COMENTÁRIO BLOQUEADO DEVIDO AO USO DE MÚLTIPLOS NOMES DE USUÁRIO.
Colisão aérea é o tipo de evento mais inaceitável na aviação. Ambos voam por instrumentos e tem tcas(talvez um substituto militar) Vamos aguardar os investigadores..
Ambos estavam muito baixo…..o TCAS não foi desenhado para isso.
Funciona em qualquer altitude.
Eu vi que o TCAS funciona sim, dá um alerta, mas não dá o advisory de subir ou descer quando se está abaixo de 1000 pés por receio de causar CFIT. Também li que naquele ambiente de DCA, o tráfego de aeronaves é tão intenso que a maioria dos pilotos bota o TCAS no mudo para não interferirem com a fonia, já que estaria dando alerta de diversas aeronaves em volta, etc.
Essa investigação será, no mínimo, esclarecedora.
Sim, não falei que não funciona…..apenas não foi planejado para baixas altitudes.
Abaixo de 1100 pés pode acabar “atrapalhar mais do que ajudar”…
Já imaginou a noite ambos a 300 pés e TCAS mandar descer?
Como o Leandro bem explicou, o risco de um CFIT é muito grande.
O TCAS não manda descer a 300ft.
Obrigado, não sabia!
E em meio a essa tragédia, o boçal laranja acusou que o acidente tem haver com decisões do governo Obama/Biden…
ridículo !
Li noutra matéria na imprensa norte americana que não descartam a possibilidade de suicídio do/da piloto do Black Hawk. Que afirmaram ser trans.
bem.. suicídio é sempre uma alternativa… Segundo a OMS, há um suicídio no mundo ha cada 40 s, algo em torno e 700 mil por ano. É uma coisa terrível.. A taxa de suicídio no mundo é de 11 mortes por 100.000 habitantes.. de um espiada na internet e encontrei que nas forças armadas dos EUA a taxa em 2022 foi de 24, algo em torno de 540 casos por ano. É algo terrível. Encontrei um artigo da BBC destacando que morrem ao ano mais militares dos EUA por suicídio do que em combate. Há muitos casos de suicídio relacionados… Read more »
Parece que a piloto trans que alegaram estar pilotando o Black Hawk está viva e não teve nada a ver com a tragédia, ela até deu entrevista para a CNN.
Estão bombardeando fake news para todos os lados para impulsionar narrativas, seja a favor ou contra o governo.
O USArmy não revelou a identidade do piloto do UH-60 a pedido da família, dizem. De fato a piloto trans (Jo Ellis), que é da Guarda Nacional, teve que vir a público dizer que não era ela no sinistrado Black Hawk. Resta saber se há algum motivo pra família pedir sigilo na informação inofensiva e se o USArmy precisa respeitar o pedido diante da comoção pública. Olhando a plotagem das posições das aeronaves, se tem a nítida impressão que o Heli, que, nem tanto fora de rota ?w=711&h=400 mas bem fora de altitude mandatoria, se elevou de 200 a 300… Read more »
Li em outros grupos que o piloto do UH-60 estaria usando NVG, e que a falta de visão periférica teria contribuído para o acidente. Nunca voei de NVG, mas não acredito muito nessa motivação para a colisão.
Parece, caro Rinaldo, que a atitude das aeronaves dificultou a visualização mútua: o AA 5342 estava com o nariz elevado no glide slope pousando visual e o UH-60 estava com o nariz abaixado (elevando e acelerando). Mesmo a cabine do Black Hawk contando com amplas visuais, há painéis sobre cabeça que impediriam divisar um ponto a cavaleiro. Dificilmente, mesmo com noite clara, o PAT-25 pôde ver claramente o jato AA a algumas milhas náuticas distante. As aeronaves se aproximavam uma da outra com velocidade de ~ 120 m/s (~ 70 m/s do jato, ~ 50m/s do helicóptero). Foi tudo muito… Read more »
O Exército identificou hoje a terceira tripulante do helicóptero, segundo o New York Times: capitã Rebecca M. Lobach, de 28 anos. Ontem o jornal já tinha identificado os dois outros tripulantes e informado que o terceiro era uma mulher, mas sem revelar o nome, retido pelo Exército a pedido da família dela, como você informou. A capitã era a mais graduada dos três, suponho que seria a piloto em comando. Os outros eram um sargento e um Chief Warrant Officer (não tenho certeza da tradução do equivalente, seria um suboficial?). Este último era o copiloto e checador da capitã, que… Read more »
Sim, Suboficial.
Obrigado
Rebecca Lobach era mulher cis, não que isso importe pro caso. Ela tinha 500 horas de vôo, não dá pra dizer que era um piloto experiente; Andrew Eaves, o CWO, tinha 1.000 horas de vôo. Não se sabe qual dos dois estaria pilotando na hora decisiva, mas o fato é que o PAT25, na intersecção dupla sobre o Anacostia River (Route 1, Route 2 e Route 4) decidiu elevar de 200 pra 300 pés (foi uma subida sensível, 100 pés em 5 segundos). A Route 2 tem um trecho descendente até intersecção, de 500 pra 300 pés, mas não li… Read more »
Corrigindo: a intersecção é simples, Route 1 e Route 4, a Route 2 não participa da intersecção. Acontece que a Route 1 entra no rio Anacostia até encontrar a Route 2. Dessa maneira, quando me referi as altitudes da Route 2 me referia as da Route 1 sobre o Anacostia. Desculpem a confusão.
Sim, a pergunta é essa. Erro, confusão dos pilotos na selva de luzes noturnas da cidade? Mas com a ignorancia de leigo curioso, pergunto: não seria tomar muita liberdade com os riscos, fazer passar um corredor de helicópteros movimentado, com mudanças frequentes de altitude, bem por baixo de uma rampa de descida de aviões, e tão perto da cabeceira da pista, num aeroporto tão movimentado? Um engano do piloto no momento de ganhar 100 ou 200 pés e em segundos o heli invade a rampa de descida de um avião com 64 pessoas a bordo (e podiam ser mais). Para… Read more »
Correto. Recebi essa informação hoje.