Jato da American Airlines e helicóptero do Exército dos EUA colidem no ar em Washington
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Na noite de quarta-feira, 29 de janeiro de 2025, um jato regional CRJ700 da American Airlines colidiu no ar com um helicóptero militar UH-60 Black Hawk nas proximidades do Aeroporto Nacional Ronald Reagan, em Washington, D.C.
O voo 5342, operado pela PSA Airlines, havia partido de Wichita, Kansas, transportando 60 passageiros e quatro tripulantes. O helicóptero, pertencente ao Exército dos Estados Unidos, estava baseado em Fort Belvoir, Virgínia, e levava três soldados a bordo.
A colisão ocorreu por volta das 21h, enquanto o jato se aproximava da pista 33 do aeroporto. Imagens de uma webcam próxima capturaram o momento do impacto, seguido por uma explosão luminosa. Equipes de emergência, totalizando cerca de 300 socorristas, foram rapidamente mobilizadas para a área do rio Potomac, enfrentando condições adversas, como águas escuras, ventos fortes e presença de gelo, na busca por sobreviventes.
O Aeroporto Nacional Ronald Reagan permanece fechado até novo aviso, e as autoridades, incluindo a Administração Federal de Aviação (FAA) e o Conselho Nacional de Segurança nos Transportes (NTSB), iniciaram investigações para determinar as causas do acidente. O presidente Donald Trump expressou condolências às vítimas e agradeceu aos primeiros socorristas pelo trabalho realizado.
Colisão ocorreu a cerca de 300 pés acima do nível do mar
A colisão entre o jato da American Airlines e o helicóptero UH-60 Black Hawk aconteceu a uma altitude de aproximadamente 300 pés (91 metros). Essa estimativa foi baseada nos dados do ADS-B do jato, uma tecnologia de rastreamento de última geração utilizada na aviação para determinar a longitude, latitude e altitude das aeronaves.
No entanto, o helicóptero não estava transmitindo dados via ADS-B, pois utilizava um sistema mais antigo, baseado no transponder ModeS. Esse sistema depende da triangulação de sinais por múltiplos receptores para calcular com precisão a posição da aeronave. Quanto mais baixo o voo, mais difícil se torna o rastreamento preciso.
Embora o helicóptero estivesse transmitindo dados no momento da colisão, a Flightradar24, empresa especializada em rastreamento de voos, informou que ele estava voando baixo demais para calcular sua posição exata. Ainda não está claro se a aeronave militar estava equipada com um transmissor ADS-B.
Áudio do Controle de Tráfego Aéreo revela momentos antes, durante e após a Colisão
O áudio do controle de tráfego aéreo, obtido pela CNN por meio do LiveATC.net, capturou a comunicação entre os operadores de tráfego e o helicóptero UH-60 Black Hawk, momentos antes da colisão com o voo comercial da PSA Airlines.
Em um dos trechos, um controlador de tráfego aéreo pergunta ao piloto do helicóptero: “PAT 2-5, você tem o CRJ à vista?”. Em seguida, o controlador instrui: “PAT 2-5, passe atrás do CRJ.” Pouco antes do impacto, o piloto do helicóptero responde: “PAT 2-5 tem a aeronave à vista, solicitamos separação visual.”
Menos de 13 segundos depois, o áudio registra sons de espanto na torre de controle, incluindo um alto “oooh”, indicando a reação dos operadores no momento da colisão. Logo após, a torre alerta outro piloto sobre o ocorrido: “Não sei se você percebeu o que aconteceu antes, mas houve uma colisão na aproximação da pista 33. Vamos interromper as operações por tempo indeterminado. Recomendo que retornem ao portão e coordenem com a companhia.”
Outro piloto, que testemunhou o acidente, relatou ao controle de tráfego aéreo: “Sim, estávamos na aproximação final curta e vimos clarões do outro lado do Potomac.” Pouco depois, um controlador de aproximação confirmou: “Aparentemente, ambas as aeronaves estão no rio. As operações de busca e resgate estão em andamento.”
Com o fechamento do Aeroporto Nacional Ronald Reagan (DCA), várias aeronaves tiveram que desviar para outros aeroportos, enquanto as autoridades iniciavam as investigações e as operações de resgate no local do acidente.
Estranho… na tela do radar o avião parece curvar em direção ao helicóptero… já o Black Hawk passa pela frente, e não por trás conforme orientado pela torre, da aeronave. E o piloto informou que está no visual com o CRJ…
O avião curva em direção a pista 33……normal…..o helicóptero é que deveria curvar para a esquerda, mas pelo visto, seguiu reto.
Mas ainda é cedo para tirarmos conclusões.
Que lambança…
pensei nisso. houve erros gravíssimos e trágicos
O Black Hawk estava usando o transponder, se ele tiver um?
O Tcas funcionou? Ou não funciona a 300 pés?
Controle de voo permitiu ao helicóptero cruzar a rampa de descida da pista, ou o helicóptero estava ali sem autorização?
Sim, ele tem e estava utilizando. Caso contrário, não apareceria o PAT25 no vídeo do radar. Não sei como o TCAS funciona com o PA em modo Approach, pois muitas vezes você voa muito próximo em aproximações, principalmente paralelas, e pode ser que tenha, neste caso, uma calibração diferente. Lembrando que as aeronaves em aproximação tem performance degradada devido configuração de flap/trem e baixa velocidade, limitando a possibilidade de realizar manobras evasivas também. Sobre o heli estar voando ali, é um corredor de voo utilizado sobre o Potomac, mas alguém não estava no lugar correto. Quem? Não tem como precisar… Read more »
O TCAS continua funcionando normalmente no modo approach. Provavelmente alarmou (resolution advisory). Resta saber porque não fizeram manobra evasiva.
Obrigado pela informação. Bom saber que continua operando normalmente.
Rinaldo, tem este trecho na página 20, no item 5.6.2. da Portaria DECEA 72/2008, disponível aqui.
Acredito que seja um padrão internacional para isso.
Então, o “ovo da serpente” foi o BH estar com um transponder obsoleto.
Na verdade, considerando-se a quantidade de aeroportos de uso dual ( civil e militar ) pelo mundo ( o Brasil incluso ), é até milagre esse tipo de coisa raramente acontecer.
Nada a ver o transponder do UH-60 ser “antigo”. Não é fator contribuinte.
o fato dele estar numa cabeceira de pista com intenso tráfego troca mais grave o acidente no sentido de que existem rigorosos procedimentos de tráfego ali.
Acredito que em momentos de decolagem e aterrisagem, os pilotos devam estar com a atenção voltada para os instrumentos e procedimentos a seguir, deixando de lado o contato visual, embora o acidente tenha acontecido a noite.
Mesmo assim, acho que há evidências de negligência nisso.
Ninguém sobreviveu segundo a Globo
Se alguém sobrevivesse morreriam de hipotermia caso o socorro demorasse. A água naquele local é se cerca 1° C negativo.
Sim e não. Você sempre olha pra fora, a não ser que esteja em condições instrumento. Como a colisão ocorreu a 300ft, e estava em condições visuais (de acordo com o vídeo), provavelmente todos olhavam para fora.
https://youtu.be/ouDAnO8eMf8?si=wEsJMHg7AQFehCw8
Este vídeo traz algumas informações importantes sobre o acidente. O CRJ iniciou a aproximação para a pista 01, e fez um side step approach para a pista 33, quando ocorreu a colisão. Certamente estavam todos olhando pra fora, visto o procedimento side step ser feito na mão e em condições visuais.
Aparentemente o piloto do helicóptero estava com o CRJ no visual e foi instruído à passar por trás do CRJ, mas por algum motivo ele continuou em frente.
De qualquer maneira, como qualquer acidente, vamos ter que deixar as investigações apresentarem suas conclusões.
Houve sobreviventes?
Pelo o que eu li nos jornais americanos, eles não acreditam que alguém tenha sobrevivido.
Acredito que ninguém sobreviveria a algo assim e depois ainda tem a queda no rio, o que elimina praticamente qualquer possibilidade. Quem não morreu na pancada, morreu na queda, ou afogado.
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Que Deus nosso Senhor e o Mestre Jesus acolham aquelas pobres almas em seus braços na Espiritualidade!
Pergunta para os especialistas.
Um helicóptero com militares fazendo treinamento naquele lugar, à noite. Seria seguro ?
A base dele é próxima. Era um vôo de transporte.
Exatamente como fazem exercícios com helicópteros na proximidade de um aeroporto
Aparentemente o tráfego de helicópteros cruzando a cabeceira daquela pista é algo previsto. O que me deixou perplexo, porque me parece uma tragédia esperando acontecer, e aconteceu.
Alguém sabe dizer como são as regras de forma geral aqui no Brasil? É comum helicópteros cruzarem a rampa de pouso (e decolagem) de aviões por aqui?
Em Congonhas era. Não sei hoje.
Aqui em Canoas e Porto Alegre, helicópteros cruzam pela Br-116 e pela avenida Zaido Jarros, a cabeceira da BACO e do Salgado Filho respectivamente. Isso obviamente é coordenado.
Pois é meu caro Clésio, para mim, pelo menos e enquanto total amador nesta matéria, a trajetória de quem cruza o eixo da pista deveria obedecer a critérios tais como altitude e instante suficientemente seguros . As aeronaves em si, pelo que se depreende das informações dipsoníveis, não apresentavam problemas/emergência. O piloto do CRJ parece estar em conformidade com os procedimentos de pouso…sem querer definir peremptoriamente nada, me parece que a causa mais provavel tenham sido as comunicações (ou a falta de…) da torre de controle. O BH poderia, me parece, facilmente mudar suas componentes de velocidades e altitude, aguardando… Read more »
Trump culpou Biden e Obama e os programas de inclusão como causas do acidente..
eita nóis..
daqui a pouco alguém culpa o nome do aeroporto…
vai começar a batalha de empurra empurra.
uma coisa é certa: pessoas honestas e sérias e que entendem sabem que vai ter muita investigação e uma bagunça dessas é que houve muito erro. Pessoas de bem ainda não podem sair acusando pessoa alguma.
Algumas hipóteses/especulações na mídia americana : * os dois aparelhos, um descendo (o CRJ) e o outro subindo (o heli) estariam fazendo trajetórias que se cruzavam em ângulos “cegos”, um em relação ao outro. Uma situação que já aconteceu mais de uma vez em colisões desse tipo. Nenhum dos pilotos viu o outro até o choque. * a capitã-aviadora do Exército que pilotava o heli (e seu copiloto/checador), ao serem avisados pela torre para “passar por trás do CRJ” podem ter confundido as luzes de outro voo em aproximação com o avião da American Airlines que deveriam evitar. Ela pode… Read more »
É certo por ter sido uma mulher no comando no helicóptero vão jogar a culpa para cima dele por ser mulher