O CEO da Dassault Aviation, Éric Trappier, apresentou o primeiro caça Rafale F4 produzido para a Força Aérea dos Emirados Árabes Unidos (UAEAF). A cerimônia contou com a presença do Ministro das Forças Armadas da França, Sébastien Lecornu, e do Ministro de Estado para Assuntos de Defesa dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Bin Moubarak Fadhel Al Mazrouei.

Este primeiro Rafale no padrão F4 para os Emirados Árabes é fruto da forte cooperação entre engenheiros franceses e emiradenses, demonstrando o alto nível de parceria estratégica entre as duas nações.

O contrato assinado em dezembro de 2021, que prevê a aquisição de 80 caças Rafale, é o maior contrato já firmado pela indústria aeronáutica militar francesa e simboliza 50 anos de colaboração bem-sucedida entre as Forças Armadas dos Emirados Árabes e a Dassault Aviation.

Com o apoio das autoridades francesas, a Dassault Aviation reafirma seu compromisso de fornecer aos Emirados Árabes Unidos capacidades tecnológicas de ponta, garantindo a soberania do país e fortalecendo sua influência no cenário internacional.

FONTE: Dassault Aviation

Subscribe
Notify of
guest


62 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Emmanuel

Caça bonito. Caça elegante.

Andiere

O mais belo dos que hoje voam pelos ceus do mundo.

Rodolfo
Rafael Ferreira

Caça formoso, caça valente, caça parrudo.

JuggerBR

Quando dinheiro não é problema…

Willber Rodrigues

Estar montado em petróleo te dá duas vantagens:

1- comprar o que quiser;
2- comprar o que quiser, de qualquer um, e fazer o que quiser, sem se preocupar com sancões e “preocupações com direitos humanos”.

Joanderson

Contanto que quem esteja montado no petróleo tenha alinhamento com os donos do mundo conhecidos como tio Sam tá tudo certo,se não fica cercado por sanções e pressões internacionais,veja o caso do Irã.

Leandro Costa

O Irã fez por merecer, né? Se qualquer um aqui fosse os EUA, teriam feito a mesma coisa.

Renato B.

Fizeram com a Arábia Saudita?

Leandro Costa

Quando a Arábia Saudita entrar na embaixada Americana, pegar todos os funcionários da Embaixada como prisioneiros, declarar que os EUA são os inimigos de Deus, dizer que o maior aliado Americano na região não pode existir e que deve acabar, começar à financiar grupos terroristas, e fazer de tudo para desestabilizar a região, etc., acho que você verá a mesma coisa acontecendo com eles.

Pragmatismo

A Arábia Saudita financia grupos terroristas.

Leandro Costa

Se você conseguir provar isso, já vai ser uma ajuda. Porque Arábia Saudita, como Estado, nunca ouvi falar que financia grupos terroristas.

Iran

Turquia tbm financia grupos terroristas mais que o Irã e Arábia Saudita

BlackRiver

Ate o Brasil finacia grupo terroristas quando permite que os mesmo transportam cocaina livremente através do nosso território ou através do garimpo ilegal… ou deixando agentes públicos impunes ou punidos com aposentadoria compulsória

Heli

Você realmente não faz ideia do que os EUA e Inglaterra fizeram no Irã antes da queda do governo democrático do Mossadeg pelo golpe dado pelo general que virou Xá Reza Pahlevi, e que depois caiu para a ascensão do Khomeini.

Leandro Costa

Tenho total idéia, desde a Segunda Guerra Mundial em diante. De novo, não é o período em debate. Esqueceu de incluir a URSS no meio, que também tomou parte no que fizeram durante a Segunda Guerra, mas foi mais lenta nas tentativas durante a década de 1950 e perdeu a chance. C’est la vie. Novamente, não estamos debatendo isso. Se você tem sua embaixada invadida, cidadãos aprisionados, com um Estado que declara abertamente que fará de tudo para agir contra os seus interesses não apenas politicamente, mas também violentamente, você deixaria barato? Ainda mais sendo a maior potência do Mundo?… Read more »

Joanderson

A Arábia Saudita fez uma atrocidade que foi cortar em tiras um opositor dentro de uma embaixada e até hoje nada da polícia do mundo aplicar sanções.

Leandro Costa

E deveriam ter sido mais severos nisso. Mas isso foi um jornalista. Não foi uma embaixada. Não é discurso de eliminação de um Estado inteiro que é seu aliado, não é financiamento à grupos terroristas que tem o seu país e seu aliado como alvo, não está tentando deliberadamente desestabilizar a região, etc. Se eu já achei uma agressão incrível quando cercaram a embaixada Brasileira durante dias, comprometeram fornecimento de água e energia. Imagina invadir e aprisionar todo o corpo diplomático e funcionários? Se no Brasil a gente deixa esse tipo de coisa para lá, em países sérios esse tipo… Read more »

Renato

Falta muito, mas muito ainda para o Irã chegar perto das atrocidades que os EUA já fizeram mundo afora..
Mas claro, discutir isso com ____
______

EDITADO. DEBATA OS ARGUMENTOS SEM DESRESPEITAR OS OUTROS.

PRIMEIRO AVISO.

LEIA AS REGRAS DO BLOG:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/

Leandro Costa

É você quem está chamando de fanboy. Eu estou apresentando argumentos.

Não é uma questão de fazer um ranking sobre qual país fez mais coisa ruim do que o outro. Isso é impossível. Provavelmente chegaríamos à conclusão que pode ter sido o Império Romano, ou quem sabe os Hititas? Isso dos que sabemos, claro.

Estamos falando das relações entre Irã e EUA nos dias atuais e por que ficaram assim.

Rafael Ferreira

O mal do cara que é fã de URSS esquecer as atrocidades da mesma URSS. Tudo é agenda, desde a fundação dos EUA sua política é sempre de defender seus interesses e da liberdade. Na URSS de tinha a limitação de pensamento, nada que fosse contra os comunas já era pretexto de morte ou prisão. O comunismo é o luciferianismo pintado de política, comunismo é a essência satânica. Toma propriedades à força, manda seus cidadãos a seguir um regime que acaba com a cultura livre em prol de uma que o governo que que você adote, fode financeiramente a economia… Read more »

Willber Rodrigues

Qiando se tem petróleo e quando se é cliente assíduo da Boeing, LM, Raytheon e de empresas de defesa européias, você é livre para fazer igual ou pior que a Rússia, China e Irã, e ninguém te criticar por isso…

Marcelo

Aonde tem petróleo e não segui a cartilha Americana vira inimigo ex: Irã, Venezuela,Líbia, síria,no Iraque depois da invasão a Hallibourton e Exxon passou a tomar conta de todos os poços de petróleo.

Pedro Nham

Desde quando do a Bulgária tem petróleo??

rui mendes

Eu até fui atrás, ver se estava no sitio certo.
Onde na matéria, fala na Bulgária??

Rafael Ferreira

Direitos humanos é pra país que tem espírito de gazela. Os árabes tem o que os cristãos perderam faz tempo. Ocidente virou um lugar fraco por conta de políticas como o woke.

Shiryu

Não só isso. As forças armadas (total de todas as forças) de lá tem aproximadamente 65 mil militares na ativa, só a FAB tem 80 mil… Temos excesso de contingente.

JuggerBR

Temos excessos de estrelas no peito dos generais, brigadeiros e almirantes…

Shiryu

E, principalmente, excesso de generais, brigadeiros e almirantes

Rinaldo Nery

No peito ou sobre os ombros?

Rafael Cordeiro

Off topic: Pelo que vi em um outro site, a DESAER notificou as autoridades de Portugal por cópia do ATL-100, a mesma matéria cita que a aeronave segue em desenvolvimento e que algumas peças do protótipo está em fase de usinagem.

Carlos Campos

Eu vi isso, se for verdade é uma vergonha para os Portugueses

rui mendes

Se for verdade, é uma vergonha para essa empresa, não para os Portugueses, não são o presidente da República, não são o governo de Portugal, não representam os Portugueses.
Mas os tribunais dirão quem tem razão, porque assim a atirar para o ar, eu também posso dizer, que esse avião da Desaer, é uma cópia do Aviocar C-212 da antiga empresa Espanhola Casa, actualmente Airbus, mas pode ser verdade e a Desaer não ter copiado nada e a empresa Portuguesa ter copiado o projecto, os tribunais o dirão.

Carlos Campos

ótima compra

Joanderson

Rafale e Su-35 os caças mais bonitos do mundo.

JuggerBR

Da quarta geração… De todos os tempos eles são top 20.

Carlos Campos

Se for 4G é verdade mesmo

Maurício

Poderiam comprar uns 25 gripens pra ajudar manter a linha de montagem da embraer.

Rafael Costa

Quem tem dinheiro para comprar e manter Rafale está longe de querer o Gripen. Sem contar o peso político que influencia muito nessas decisões e nisso a Suécia tem bem menos relevância que a França.

Saudações a todos.

Carlos Campos

Eles não tem obrigação nenhuma de ajudar a Embraer, em breve serão rivais visto que vão proejtar um avião cargueiro com a Coreia

Wellington R. Soares

Que caça fantástico, uma aquisição de respeito, unindo Qualidade x Quantidade.

Por aqui, 80 Gripens já seria fantástico, porém ultimamente melhor se contentar se chegar os 36 mesmo rsrr…

Fabricio S

Uma pena não termos orçamento para tal quantidade,seria o mínimo,mas…

Rogério Loureiro Dhierio

Orçamento tem e de sobra.

Só é mal gerido e distribuído.

Luís Henrique

Pode ser mal gerido e distribuído mas não concordo que tem e de sobra. A média mundial está em 2,4% do PIB, nosso orçamento esta em 1,05%, menos da metade da média e ainda metade dele paga aposentadorias e pensões.

Luís Henrique

O caça é muito bom mas a questão de unir qualidade com quantidade deixa a desejar.
É muito caro. Parece que foram U$ 19 bi para 80 Rafale F4.
O Japão foi muito mais inteligente, investiu U$ 23 bi em 105 F-35 (63 F-35A e 42 F-35B).

Na conta de padaria ficou U$ 219 mi cada F-35 do Japão e U$ 237 mi cada Rafale dos EAU.

Luís Henrique

O Centro de Estudos de Segurança do Instituto de relações internacionais da França publicou um relatório essa semana com 114 páginas que menciona que pilotos franceses de Rafale indicaram que enfrentam regularmente caças F-35 em exercícios de combate e nas missões de combate é impossível para os pilotos de Rafale vencer os F-35, pelo menos com os atuais sensores que possuem.

Luís Henrique

Vi esta notícia em sites indianos. Existe uma discussão em sites indianos, por um lado estão felizes com os Rafale e é o grande favorito para vencer o MRFA para 114 caças. Por outro lado, outros indicam que deveriam focar em um caça de 5a geração (F-35 ou Su-57), já que a China está chegando perto de 500 J-20 e o Paquistão provavelmente terá 40 J-35 nos próximos 2 anos e possivelmente cerca de 100 até 2030
E que mesmo o Rafale sendo bom, fica em enorme desvantagem contra caças furtivos 5G.

Last edited 20 dias atrás by Luís Henrique
Rafael Ferreira

Caraca mano 500 jatos de “5° geração” parrudo do jeito que são os J-20’s não é para brincadeira.

Enquanto isso o Japão que tem tecnologia e apoio dos EUA dormiram sobre o próprio tesouro tecnológico.

O Japão deveria ter entrado de cabeça no projecto Sul-Coreano do KF-21. Mas já com apoio dos EUA e também com bases dos mesmos e creio eu os japas também devem ter participação do projecto do F-35 não fizeram questão de entrar na onda high-tec dos Coreanos do Sul.

Carlos Campos

Muito legal saber disso, mas esses Rafeles tiverem o Padrão F3 com a melhoria do motor e o Radae AESA?

Luís Henrique

A França recebeu os primeiros Rafale com radares AESA em 2012 e o primeiro Rafale F4 em 2023. A França já tem quase 30 Rafale F4 e já está desenvolvendo o F5.
Então sim, mesmo Rafale com radar AESA são surrados pelo F-35.

rui mendes

Que 2012???
O primeiro Rafale com aesa foi o F3.3 recebido depois de 2022.

Carlos Campos

não achei, se puder passsar o link

Bardini

Eu li o relatório no começo da semana… . Ali tem coisas interessantes, ao passo que também trás coisas óbvias e já conhecidas, pra ser bastante sincero. Isso aí, em termos de F-35, não é novidade para quem realmente entendeu o que é um F-35 e como ele pode atuar. . Trecho sobre Rafale vs F-35, para interessados: . “L’asymétrie technologique est désormais franche : les pilotes français affrontant régulièrement des chasseurs de 5e génération en exercice interalliés constatent que « la mission de combat contre des chasseurs furtifs sur Rafale est impossible à gagner en l’état actuel des capteurs… Read more »

Last edited 20 dias atrás by Bardini
Luís Henrique

Sim, mas uma coisa é a Lockheed falar, ou os militares americanos. Mas um centro de estudos Francês é algo muito mais relevante. Até então liamos nas mídias que o Rafale já abateu F-22 e F-35 em exercícios, que em dogfight o Eurofighter também já venceu, etc. Junta isso com todos aqueles ataques ao programa F-35 que é o programa mais caro da história e que está cheio de problemas, etc, e as pessoas “se iludem” que não é tão vantajoso adquirir o F-35. Mas um centro de estudos francês, colocando a informação como vindo de pilotos franceses de Rafale,… Read more »

Toro

Não é a toa que o F-35 já tem mais de 20 usuários ao redor do mundo e muito mais de 1000 unidades vendidas entre todas as versões e ao mesmo tempo os franceses e outros países estão correndo atrás dos seus programas de 5/6 geração tipo o FCAS.

A 5/6 geração são realidades que não podem ser negadas e apresentam vantagens gigantes na prática. E sim com isso vem problemas e desafios, mas no fim das contas é um preço que vale a pena quando comparado aos benefícios Estratégicos.

No One

Comentei sobre essa disparidade tecnológica entre o Rafale e o F-35 poucos meses atrás… Sugerindo que a marinha indiana adquirisse o caça americano. Ganhei uma enxurrada de negativaçoes ( tudo bem, estou acostumado, o pessoal está nem aí para a argumentação, nem procura entender a lógica por trás, negativa por antipatia ou porque não gostou. não tenta nem argumentar, a negativação é o recurso do preguiçoso) . Comentei de novo sobre essa disparidade trazendo dados, informações e até briefings de oficiais da força aeronaval italiana, repeti a dose quando divulgaram o Rafale F5… Mas acho que o pessoal fica ofendido,… Read more »

Luís Henrique

Exato, não querem enxergar o óbvio.

Iran

Posso estar enganado, mas a França não estaria desenvolvendo um Rafale F5 que seria meio que um caça de quinta geração?

Toro

Sem pelo menos mudar a fuselagem e inserir baías internas (dentre outras centenas de alterações) não há como ser uma aeronave de 5 geração. F5 é só uma evolução do Rafale F4.

O salto maior será dado com o FCAS.

Last edited 20 dias atrás by Toro
Luís Henrique

Com o Rafale F5 a França vai tentar reduzir o Gap. Terá um radar melhor, um sistema de guerra eletrônica melhor, uma RCS ainda mais reduzida e poderá operar comandar um drone furtivo, dentre outras melhorias. Mas o Rafale não será furtivo, continuará sendo da geração anterior.