A Royal Air Force (RAF) juntou-se a aliados dos Estados Unidos e da Austrália para participar do Exercise Red Flag Nellis, que celebra seu 50º aniversário e marca 48 anos de participação do Reino Unido. A RAF enviou caças Typhoon, aeronaves Voyager e pessoal especializado para integrar a operação.

O Red Flag é um dos treinamentos de combate mais exigentes do mundo, projetado para testar e aprimorar as habilidades de pilotos, controladores, técnicos e equipes de suporte em missões realistas e de grande escala. As operações ocorrem na Base Aérea de Nellis, em Nevada (EUA), e na Nevada Test and Training Range, além de integrações com unidades marítimas no sudoeste dos EUA.

A RAF enviou militares de diversas especialidades, incluindo tripulações do 51 Squadron Rivet Joint, controladores de operações aéreas dos 19 e 20 Squadrons, além de engenheiros e pilotos dos 6, 10 e 101 Squadrons, operando os Typhoons e os Voyager. No total, 3.000 militares participam do exercício, incluindo 370 do Reino Unido e até 100 aeronaves executando missões complexas.

Criado pela Força Aérea dos EUA em 1975, o Red Flag surgiu como resposta às lições da Guerra do Vietnã, onde se identificou que as 10 primeiras missões de combate eram as mais perigosas. O exercício recria essas operações iniciais antes de um conflito real, garantindo que as tripulações estejam melhor preparadas.

O exercício é seguido pelo Exercise Bamboo Eagle, que simula um ambiente de combate multidimensional, integrando táticas avançadas e desenvolvimento de estratégias em cenários altamente contestados. Segundo o Group Captain Lefroy, comandante do destacamento da RAF, essas operações são fundamentais para fortalecer a interoperabilidade entre forças do Reino Unido, EUA e Austrália.

O Squadron Leader Raeburn, piloto do 6 Squadron, destacou a importância do Red Flag na criação de táticas e procedimentos de treinamento em um ambiente realista e dinâmico. O exercício inclui forças “agressoras”, como aviões inimigos simulados, radares terrestres, mísseis antiaéreos fictícios, além de ameaças cibernéticas e espaciais.

O Comando Tático e de Controle da RAF desempenha um papel crucial ao gerenciar e coordenar as aeronaves envolvidas, garantindo a sincronia entre forças aéreas, marítimas e espaciais. O alto nível de complexidade do Red Flag o torna um dos melhores treinamentos do mundo para fortalecer parcerias militares.

A participação da RAF no Red Flag Nellis reafirma seu compromisso com operações aéreas avançadas, fortalecendo parcerias estratégicas e garantindo que suas forças estejam preparadas para desafios modernos e dinâmicos no campo de batalha.

FONTE: Royal Air Force

Subscribe
Notify of
guest


16 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Burgos

Pergunta de prova: Vai haver Dogfight ?!💪
Pelo que li e entendi os exercícios parecem ser só estratégicos 👀

BlackRiver

Dogfight

A lenda da aviação de caça…
Há muitas décadas, esta deixou de ser uma prioridade, uma vez que se dois caças inimigos se enfrentarem numa situação de dogfighté por que tudo falhou: planejamento, tecnologia embarcada, radar, misseis, guerra eletrônica, radares de terra, inteligência, comando….

Talvez seja um cenário valido para avaliar flight skills, tomada de decisão sob pressão, ou em ambiente hostil, num curtíssimo espaço de tempo, capacidades psicológicas…

Mas no “tapa” a “tapa” isso não existe mais.

Fabio

Todos em todas as épocas que disseram que o dogfight estava acabado erraram totalmente .

BlackRiver

Dia, mês e ano do último dogfight real?

Fabio

Teve o F-18 super Hornet da Us navy que derrubou um SU-22 sírio já faz algum tempo . Que me lembre esse foi o último . Provável que na Ucrânia estejam acontecendo combates próximos mais só deveremos saber a realidade após o fim do conflito.

Last edited 18 dias atrás by Fabio
Rinaldo Nery

Os exercícios são táticos, não são estratégicos. O exercício visa “desenvolver estratégias de operações combinadas”. É igual à CRUZEX, somente numa dimensão maior.

Last edited 18 dias atrás by Rinaldo Nery
Burgos

Sim sim !!!
foi isso que eu quis dizer👍
não me expressei corretamente

JuggerBR

Quando os Gripen brasileiros serão convidados pra esse Red Flag? Certeza que tanto americanos quanto brasileiros querem essa interação.

Matheus R

Hoje nem que fosse convidado poderia ir, enquanto não for certificado para reabastecimento aéreo.

BlackRiver

Não estar certificado REVO não é nenhum impedimento!

Rinaldo Nery

Teriam que fazer muitas escalas. O apoio de solo nas escalas é complicado. Pode ser um fator impeditivo.

Rinaldo Nery

O convite é pra FAB, e ela decide quem vai. Não existe convite pra “avião “.

juggerbr

É mesmo, Coronel?

Rinaldo Nery

É mesmo. A não ser que você quis se referir ao 1° GDA, e escreveu “Gripen”.

Jaguar

Tramontina 🔪

Fabio

Acredito que só irão quando atingirem FOC no GDA .