A Bulgária está em processo de modernização de sua força aérea, substituindo seus antigos caças soviéticos MiG-29 pelos avançados F-16 Block 70, adquiridos da fabricante americana Lockheed Martin. Essa atualização representa um salto significativo em capacidades operacionais, alinhando o país com os padrões da OTAN e reforçando sua defesa aérea em um cenário de segurança cada vez mais complexo na Europa Oriental.

A Aquisição e o Processo de Entrega

Em 2019, a Bulgária assinou um contrato de US$ 1,25 bilhão para a compra de oito caças F-16 Block 70, com a previsão de entrega entre 2025 e 2026. Em 2022, o governo búlgaro aprovou a compra de mais oito unidades, elevando o total para 16 aeronaves. O pacote inclui suporte logístico, treinamento de pilotos e manutenção, garantindo uma transição eficiente para os novos caças.

Capacidades Avançadas do F-16 Block 70

O F-16 Block 70 é a versão mais moderna do lendário F-16 Fighting Falcon, incorporando avanços tecnológicos que o tornam um dos caças mais eficientes da atualidade. Entre suas principais características estão:

  • Radar AESA APG-83: Capacidade de detectar e rastrear múltiplos alvos simultaneamente, garantindo superioridade em combate.
  • Aviônicos Modernizados: Cockpit com telas digitais e sistemas de missão de última geração.
  • Sistema de Guerra Eletrônica Melhorado: Proteção contra ameaças como mísseis guiados por radar e sistemas de interferência inimigos.
  • Maior Capacidade de Combustível e Autonomia: Permitindo operações prolongadas sem necessidade de reabastecimento imediato.
  • Compatibilidade com Armas de Última Geração: Pode empregar mísseis AIM-120 AMRAAM, AIM-9X Sidewinder, bombas JDAM, além de armamentos guiados por laser.

Impacto na Defesa da Bulgária e da OTAN

A introdução do F-16 Block 70 na Força Aérea Búlgara não apenas melhora a capacidade de defesa aérea do país, mas também fortalece a interoperabilidade com os aliados da OTAN. Os novos caças permitirão que a Bulgária desempenhe um papel mais ativo nas missões de Polícia Aérea do Báltico, patrulhamento da região do Mar Negro e reforço da segurança da aliança contra ameaças emergentes.

Com essa modernização, a Bulgária se afasta da dependência de aeronaves e sistemas russos, consolidando-se como um parceiro estratégico confiável no flanco oriental da OTAN.

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Burgos

Bom pra Bulgária 👍
Bom pra OTAN com mais um aliado atualizado 💪

JuggerBR

Melhor ainda pra LM… Muitos anos de manutenção pela frente…

Chris

30 anos do início do programa FX, qdo nossos pais comemoraram… 10 da assinatura do contrato… 2 anos de linha brasileira inaugurada…

E 7 Gripens….

Isso sim são anos ! Acho que nossos netos conseguirão ver todos os Gripens voando… Quando os outros humanos ja estarem colonizando Marte ! rs

Fernando "Nunão" De Martini

Não que a quantidade faça muita diferença, mas são 9 caças Gripen operando no Brasil hoje, 8 no 1º GDA em Anápolis/ GO e 1 nos centros de desenvolvimento e de ensaios em voo da Saab e Embraer (GDDN e GFTC) em Gavião Peixoto / SP.

Chris

Chegam tão devagar que a gente até esquece da conta… rs

Last edited 17 dias atrás by Chris
Iran

O irônico é que o Elon Musk disse que a primeira missão da Starship em Marte deveria ocorrer entre 2029 e 2030, e o último Gripen do primeiro lote deverá ser entregue tbm entre 2029 e 2030 no novo cronograma senão me engano, então nossos 36 Gripens estarão voando quando literalmente já estiverem colonizando Marte…

Leonel matos

Então mas se não fosse para a LM seria para outro fabricante. Ou não?

FELIPE

Mais caro que o Gripen E/F

Henrique A

Nenhuma aeronave de caça tem um valor padrão, pode variar muito de contrato pra contrato; o Gripen quando foi contratado pela FAB tinha um preço, se fosse feito outro contrato hoje teria outro por exemplo.

Chris

Pode apostar que nosso contrato com a SAAB ja foi reajustado varias vezes… rs

Tallguiese

Concordo com vc porém do jeito que tá ficando a novela do Gripem que tá parecido com a do AMX a conta gotas. A Fab vai acabar optando pelo FMS e vai acabar comprando F-16 também mesmo que a contra gosto senão corre o risco de ficar sem voar. O Brasileiro não faz pressão no congresso em favor da defesa né? Nem liga!

Henrique A

Eu acho que não faz muito sentido a FAB optar por outra caça dado o nível de investimento que foi feito no Gripen; ainda que a FAB não possa ter o dinheiro suficiente pra contratar todos os Gripen, o dinheiro que tiver disponível deve ser usado para comprar a maior quantidade possível, então se ela tiver o dinheiro suficiente para comprar 12 F-16 esse dinheiro seria usado melhor para comprar 4 Gripen por exemplo.

Fabio

12 F-16 reequipa um esquadrão completo . 4 Gripens não .

Sensato

Cada Gripen subsequente será fabricado aqui, nenhum F16 será

Fabio

A FAB precisa de caças pra ontem , não dá mais para se dar ao luxo de esperar Gripens a conta gotas por mais 10 anos . Se não houver um substituto para os A-1 os esquadrões serão desativados . Só lembrando que dois esquadrões de primeira linha já foram desativados sem substitutos ( Pacau com F-5 e Adelphi com A-1 ) se uma decisão seja por mais Gripens ou um caça usado não for tomada logo os dois esquadrões de Santa Maria ficam sem aviões . Eu prefiro ter nesses esquadrões um jato como o F-16 que embora não… Read more »

Fabio

Só lembrando que ano que vem fazem 30 anos do lançamento do programa FX e até hoje não conseguimos se quer reequipar um único esquadrão .

Felipe

A proposta da saab e a parceria tecnológica com eles foi ótima, mas infelizmente o Brasil é um país inconstante e a defesa não é levada a sério. Com os 5,4 bilhões de dolares dos 36 Gripen E/F que compramos talvez tivesse dado para comprar o dobro de caças de prateleira , vindo o código fonte aberto pelo menos para integrar outros armamentos. E para o Brasil teria de ter sido o F-16 novo mesmo ou o Gripen C/D na época, são os caças com custo menor de voo e manutenção. Hoje estaríamos modernizando os Gripen C/D ou F-16C, gastando… Read more »

Felipe

Pelo menos F-16C block 50/52 fabricados depois do ano 2000, mas pelo visto devem vir os block 40 com 30 anos de uso. É dose …

Fabio

Isso se não vier F-16A igual da Argentina . Eu não duvido de mais nada .

rui mendes

Os F-16 Argentinos do A, só mesmo por terem sido fabricados nessa altura, porque todo o seu interior é, MLU 5.5, equivalente ao Blq 50/52.
Não sei porque continuam dizendo que os F-16 Argentinos são modelo A, porque já foram modelo A, quando chegaram na Dinamarca, mas quando saíram de lá para a Argentina, estavam a muitos mlu’s do modelo A.

RRN

Se vier o 40 já seria algo surpreendente.

Henrique A

O seu argumento é válido, mas politicamente não é uma decisão que possa ser esperada do comandante da FAB, é uma questão semelhante ao subnuc da MB, ele consome uma quantidade enorme do orçamento, para concluir irá demandar ainda mais inviabilizando a renovação do resto da frota ainda assim sem garantia que irá ser concluído, mas é algo que o almirantado não é capaz de recuar.

Adquirir outra caça vai melindrar a aquisição de todos os Gripen inviabilizando a linha de produção nacional, só uma decisão dura do executivo pode dar solução à essa encruzilhada.

Santamariense

“… se uma decisão seja por mais Gripens ou um caça usado não for tomada logo os dois esquadrões de Santa Maria ficam sem aviões …”

Desde dezembro passado, o esquadrão Centauro não opera mais. Está em estado “de congelamento”, esperando uma decisão sobre seu futuro. Desde então, os últimos 5 A-1M operacionais da FAB (e do mundo), exemplares 5500, 5504, 5523, 5526 e 5654, estão sendo operados exclusivamente pelo esquadrão Poker.

José Gregório

Concordo plenamente.

Sensato

Enquanto forem feitos arremedos como tem ocorrido nas últimas décadas, a sociedade continuará pensando que está protegida quando na verdade não está. Somente quando se noticiar aos quatro ventos que estamos em situação crítica quanto a isso é que talvez, apenas talvez, o assunto ganhe relevância suficiente pra chamar atenção dos políticos e ser resolvido.

Chris

Ja vai fazer 2 anos que a linha brasileira foi inaugurada e não saiu nenhum Gripen de la ainda…

Eu admiro o otimismo de vocês, principalmente com as notícias de economia que chegam de Brasília…

Santamariense

Quais Gripen subsequentes? Pelos planos iniciais, a produção brasileira seria de 7 Gripen E e 8 F. Com a transferência da produção dos F para a Suécia, aqui serão produzidos 15 da versão E. Então, 21 exemplares (13 E e 8 F) serão produzidos na Suécia. Como foram entregues 9 até sogra, faltam vir 12 aeronaves fabricadas na SAAB.

Luís Henrique

Eu tinha opinião parecida, mudei. Saiu agora um relatório com pilotos da força aérea francesa indicando que com os sensores atuais é Impossível o Rafale vencer o F-35 nos combates simulados. A Índia está considerando adquirir F-35 ou Su-57. Caças de 4a geração são modernos, perigosos e cumprem muitas missões, mas contratos caças de 5a geração ficam em uma enorme desvantagem. Lá em 2013 foi isso. Agora em 2025 acho um erro. Caças avançados da geração 4,5 são quase tão caros ou mais caros que um F-35. Não faz mais sentido investir bilhões de dólares na geração passada. Muito melhor… Read more »

Felipe

Somos um país continental, e ja foram extintos o Pacau e o Adelphi, precisamos de quantidade sim.

Dworkin

O brasileiro tem milhares de outras coisas mais relevantes pra se preocupar e mesmo assim não faz pressão no Congresso.

Pedro Fullback

Por favor, tira os civis dessa culpa!

A pasta da defesa sempre é top 3 de todos os governos, seja de direita ou esquerda, e isso há anos!!!

O orçamento do Brasil é muito maior que de muitos países, e mesmo assim, não temos uma FFAA eficiente.

Sensato

Não tem como tirar a culpa dos civis. Os militares são subordinados a eles!

Luís Henrique

Esse argumento é fraquissimo. Na maioria dos países com poder político “descentralizado”, formado pela esfera federal, estadual e municipal ou algo semelhante, a Defesa é Top 1. Educação e Saúde recebem muito investimento de Estados e Municípios, além da iniciativa privada. Uns 10 ou 15 anos atrás o orçamento militar rivalizava com Saúde e Educação, mas apenas contando orçamento federal. Incluindo orçamento de estados e municípios , Saúde e Educação sempre tiveram orçamento 3 ou 4 vezes maior que a Defesa, que recebe apenas orçamento federal. Hoje a diferença está muito maior, somente o orçamento federal já é praticamente o… Read more »

Felipe

No fim das contas teria sido melhor ter contratado as 4 unidades extras autorizadas pelo governo anterior para totalizar 40 Gripen E/F… Na verdade se esperava totalizar 40 e negociar um segundo lote de 26 a 30 caças. É triste ver a situação atual, 36 Gripen e 24 F-16 usados é a tendência. Vou me surpreender se ainda vier um aditivo do Gripen.

Kiko

Mais caro onde, explique? Onde o Gripem é melhor? Para pistas curtas somente isso, os F16 70/72 é o supra sumo da 4 geração, e esquece esse lance de +++, o F16 é comprovado o melhor depois do F14, o melhor na categoria, comprovado em missões no mundo todo.

Leandro Costa

Isso aí! Conta tudo pra sua mãe, Kiko!

(Foi mal, foi mais forte do que eu…)

Santamariense

😂😂😂😂😂

Felipe

O Gripen E/F não deve nada para o F-16 block 70 em radar e tecnologia embarcada e é um projeto muito mais novo. Num conflito entre os dois vai depender de fatores como piloto e etc, estão num mesmo patamar tecnológico. Mas a SAAB é uma parceira muito melhor , com o F-16 teríamos no máximo os códigos abertos para integrar outros armamentos.

BVR

Mesmo motor que o Gripen ?
Caso positivo, capaz de fazer supercruise também ?
Se não, o que explica não ter essa capacidade tendo mesmo motor ?

Saudações.

André

Os motores são diferentes. No Gripen E/F, o motor é o GE 414, igual do F-18 Super Hornet e do E/A 18.
Já no Gripen C/D o motor é o GE 404 (Volvo RM12) igual do F-18 Legacy.

BVR

Salve André!
Grato pela informação.

Bom, então pode ser que o F-16 tenha um motor de melhor desempenho; mas incapaz de supercruise que é um diferencial entre caças de 4a geração.

No texto é dito que o Block 70 ganhou maior capacidade de combustível, talvez seja uma forma de “compensar” a relação Consumo X Permanência, já que motores capazes de supercruise parecem otimizar essa relação (chegam em menor tempo consumindo menos o que permite mais tempo no local).

Leandro Costa

BVR, supercruise não depende só do motor, mas também depende muito da aerodinâmica.

André

Nas turbinas do F-16 e as do F-18E e do Gripen você diferenças de potência significativas. A turbina do F-16 é mais comprida e tem um diâmetro maior que a do F414. Além disso, a F-414 tem algumas variações nas versões de produção. Ambas são testadas e seguras.

Leandro Costa

Sim, são modelos diferentes.

BVR

Salve Leandro Costa !!
Até pensei nessa possibilidade, mas como não tinha certeza…
Forte abraço.

Santamariense

O F-16V possui duas opções de motorização. O F-16V block 70 usa o General Electric F110-GE-129, com empuxo máximo de 29.500 libras e o F-16V block 72 usa o Pratt & Whitney F100-PW-229 que gera uma potência máxima de 29.100 lb.
O motor do Gripen E/F é o General Electric F414-GE-39E, que possui potência máxima de 22.000 libras.

Last edited 17 dias atrás by Santamariense
Fernando "Nunão" De Martini

A capacidade maior de combustível é com uso de tanques conformais.

BVR

Salve Nunão!!
Achei que tinha ocorrido alguma alteração interna (da mesma forma que mexeram no Gripen E), já que as linhas externas dele não apresentam semelhança com os F-16 de Israel – onde os tanques conformeis são evidentes. Por isso acreditei que a solução era outra (interna).

Enfim, grato.

Santamariense

Os tanques conformais do F-16 não são fixos. Podem ser colocados ou removidos, conforme necessidade. Mas imagens desse tópico, o F-16 está sem os tanques conformais.

BVR

Salve Santamariense !!
Entendi.

Fabio

Gripen E – F414
F-16V – F110

BVR

Salve Fábio!!
Grato pela informação.
Dê uma olhada na minha interação com o André (acima), pfvor, e se puder/quiser contribuir…

DSC

Só para complementar…

Se for Block 70 é sim o F110 da GE.
Mas se for um Block 72 o motor é o F100 da PW.

Last edited 17 dias atrás by DSC
DSC

O F-16 e o Gripen usam motores diferentes de diferentes classes de empuxo e peso. Motor do Gripen E/F: F414-GE-39E da General Electric Motor do F-16 Block 70/72: F110-GE-129 da General Electric no Block 70; F100-PW-229 da Pratt & Whitney no Block 72 Em relação à capacidade supercruise… O Gripen E/F não é realmente capaz de verdadeiro supercruise. Pelo menos, não de nenhum modo relavante e útil para ser aproveitado em combate, como se vê no F-22 ou no Eurofighter Typhoon. O “supercruise” do Gripen E é apenas ser capaz de voar sem pós combustão a velocidades de apenas Mach… Read more »

DSC

Só uma pequena correção no meu comentário acima:

Onde eu escrevi “F-16C Block 52+ da HAF:” não é Block 52, mas sim Block 50 (F110).

Last edited 17 dias atrás by DSC
BVR

Salve DSC !!
Grato pela informação.
Gripen E, então, é um supercruiser limitado. Li que o F-35 também seria um limitado nessa condição.
Quanto a perguntar a pilotos de F-15 ou F-16…kkkkkk
Eu passo, prefiro os gráficos.
Mais uma vz agradeço .

BVR

Off tópic (mas nem tanto já que a matéria fala sobre combustível e reabastecimento).

Eu sabia que reabastecimento aéreo era uma operação delicada e perigosa; mas em certas situações ela pode tornar-se explosiva.
Time line=> 0:00 – 0:29

https://youtu.be/479t9nSFDe8?feature=shared

Saudações.

Rinaldo Nery

Não consegui ver nada explosivo.

Saldanha da Gama

2!!!!!!

Rinaldo Nery

Creio que ele confundiu a luz de formação do KC-135 com algo explosivo.

BVR

Pô Nery !
Confundi a luz de formação com algo explosivo ?!

Ok. Pode ser que o pequeno feixe luminoso que aparece sobre o nariz do F-15 eu tenha confundido com “algo explosivo”; porém a partir dos 0:40 até 0:50 o feixe luminoso – que parece uma faísca elétrica – “circula” sobre a ponta de algo semelhante a um tanque que está sob uma das asas da aeronave; tanto é que ocorre um zoom justamente naquele ponto.

Por último, os comentários do vídeo mencionam a ocorrência.
Mas se vc não viu, ok. A caravana segue.

Santamariense

Está no título do vídeo. É o chamado Fogo de Santelmo, uma ionização do ar, causada por descargas elétricas. Observe que o ambiente onde ocorre o reabastecimento está bastante carregado (em meio a nuvens carregadas).

BVR

Salve Santamariense !!

Imagino que mexer com combustível em ambiente eletrificado (com faíscas aqui e acolá) deva ser bem perigoso e o risco de explosão elevadíssimo.

Já vi vídeos em que a mangueira de reabastecimento se rompe, e aí uma “nuvem” de combustível envolve o ambiente entre o reabastecedor e o caça.

Imagine uma faísca desse fenômeno numa situação dessa.
Enfim, talvez reabastecer no cesto seja mais seguro do que na haste.

Rinaldo Nery

TB Saito, quando foi cmt do 1°/14°, em Canoas, recebeu instrução de REVO, pois era piloto de Mirage III (Jaguar 17). Num REVO a baixa altura sobre a Lagoa dos Patos, recebendo instrução do seu ala (e Operações), o então Maj Burnier, teve um rompimento da cesta e o querosene derramou sobre o F-5. O avião do Saito foi envolto numa bola de fogo. Missão folclórica na FAB.

BVR

Eita !!!

Santamariense

Quando reabasteciam com os KC-137, as vezes ocorria flameout de um dos motores nos F-5, devido à esteira de turbulência gerada pelo KC.

Rinaldo Nery

Desculpe, não vi. Não é uma crítica à sua postagem.

Santamariense

Rinaldo, aquele feixe luminoso que aparece no nariz do F-15, no início do vídeo, é o chamado Fogo de Santelmo, uma ionização do ar, gerada por grande quantidade de cargas elétricas presentes no ambiente naquele momento.

Rinaldo Nery

Já tive muito fogo de Santelmo. Principalmente no T-27 e no A320.

Santamariense

Deve ser algo bonito de se ver ao vivo!

Rinaldo Nery

No T-27 tirava as luvas, e ao aproximar os dedos do canopy o fogo de Santelmo saía dos dedos. Já tive nas hélices, em São José dos Campos, ministrando uma instrução noturna prum colombiano.

Santamariense

Bah! Que legal!

BVR

Sério Nery !
Vc não notou nada !!
O próprio título do vídeo dá uma dica.

GBento

Se explosivo é quando ocorre uma explosão, então também não vi nada de explosivo. Só teve o tal Fogo de Santelmo, que não explodiu nada, portanto, explosivo não foi.

Antunes 1980

Mesmo potencial que o nosso Gripen. Excelente escolha !
Por mais ex repúblicas soviéticas se equipando com vetores ocidentais

RRN

Como eu gostaria de ver o F-16 na FAB.
O tempo passou e é quase certo que nunca teremos ele por aqui.

Skyhawk

Esse f-16 da Bulgária tem os tanques conformais, pq eu vi fotos dele e ele não tem a protuberância atrás do cockpit? Ou esses tanques é do tipo instalável?

Santamariense

Esses exemplares adquiridos da Noruega, pelos romenos, não possuem tanques conformais e nem capacidade para tal. Esses tanques, quando instalados, ficam sobre a junção da asa com a fuselagem, em ambos os lados da aeronave. Já aquela protuberância atrás do cockpit, exatamente no meio da fuselagem, longitudinalmente, abriga sistemas aviônicos/eletrônicos e é visto em exemplares biplaces, como os F-16D chilenos, entre outros. Já os F-16I Sufa israelenses possuem essa corcunda e também os tanques conformais:

comment image

Last edited 16 dias atrás by Santamariense